A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anunciou os mais de 20 convidados internacionais para a 17ª edição de seu Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado de 3 a 7 de agosto, em formato híbrido, com sessões online e gratuitas e outras presenciais e pagas, na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo.

O Congresso terá painéis com palestrantes de países como Estados Unidos, Ucrânia, Argentina, Peru, França, Nicarágua, El Salvador, Rússia, México e Colômbia. Outros nomes ainda estão sendo sondados.

Na versão online, estão confirmados Natalie Remøe Hansen, Erlend Ofte Arntsen e Kristoffer Kumar, do jornal norueguês VG; Laurent Richard, diretor do Projeto Pegasus, da Forbidden Stories; as ucranianas Katerina Sergatskova e Sevgil Musayeva, que estão cobrindo a guerra; Janine Jackson, criadora do programa crítico Fair Counter Spin; Julia Angwin, fundadora e editora-chefe da The Markup; o engenheiro Christopher Bouzy, do Bot Sentinel, programa de combate à desinformação e que descobriu milhares de perfis falsos no Twitter; e a peruana Paola Ugaz e as mexicanas Maria Teresa Montaño Delgado e Gabriela Martinez vão relatar os ataques sofridos em seus países.

E nas sessões presenciais, os convidados são Haley Willis, do The New York Times; Ben Welsh, do Los Angeles Times, Errin Haines, criadora da 19th News; o salvadorenho Carlos Dada, do jornal El Faro; e o nicaraguense Jennifer Ortiz. Além disso, a argentina Gabriela Bouret, do La Nación, a colombiana Claudia Báez (Cuestión Pública/Chicas Poderosas/Pulitzer Center), o peruano Jason Martínez (Salud con lupa), a norte-americana Jéssica Brice (Bloomberg) e um representante colombiano da Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP) serão os instrutores de cursos ligados à quarta edição do Domingo de Dados.

Mais informações no site da Abraji.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments