Marcelo Beraba e Angelina Nunes são os jornalistas homenageados na 17ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que começa nesta quarta-feira (3/8) e vai até domingo (7/8).

Na sexta-feira (5/8), na versão presencial do evento, na Faap (SP), o Congresso exibirá o documentário Notas sobre investigação jornalística, durante a sessão #Abraji20anos: cerimônia de homenagens, das 16h30 às 18 horas. A ideia central é não só homenagear os dois jornalistas por seus trabalhos, mas também pela grande presença de colegas que foram influenciados por eles em redações de todo o País.

“São dois expoentes, dois símbolos de uma geração”, explica Katia Brembatti, vice-presidente da Abraji. “A trajetória profissional de ambos é entrelaçada pela história da Abraji, que eles ajudaram a fundar, 20 anos atrás – instituição que representaram e ainda representam muito bem. Mas é importante destacar que esta homenagem é prestada pelo imenso papel que esses dois profissionais desempenharam e continuam a desempenhar como jornalistas, nos brilhantes trabalhos que já produziram”.

Angelina e Marcelo unem-se a outros nomes que receberam a homenagem em anos anteriores, como José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Paulo Totti, Lúcio Flávio Pinto, Rosental Calmon Alves, Tim Lopes, Marcos Sá Correa, Miriam Leitão, Kátia Brasil e Elaíze Farias, entre outros.

Angelina formou-se em 1982 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi repórter e editora assistente na rádio MEC (RJ), na TVE (RJ) e na TV Manchete (RJ). Fez parte dos jornais O Dia, como repórter de Cidades/Geral, e O Globo, atuando como repórter de Cidades e editora assistente da editoria Rio. Venceu em 2000 o Esso de Jornalismo na categoria Sudeste com a série Homens de bens da Alerj. É a atual coordenadora do Programa Tim Lopes da Abraji.

Beraba começou a carreira em 1971. Nos primeiros 14 anos, atuou como repórter. A partir de 1985 assumiu cargos de comando nas redações de Estadão, O Globo, Jornal do Brasil, TV Globo e Folha de S.Paulo, onde exerceu, entre outras funções, o cargo de ombudsman. É um dos fundadores e idealizadores da Abraji, entidade que presidiu entre 2003 e 2007. Recebeu, em 2005, em Washington, o Prêmio Excelência em Jornalismo do International Center for Journalism (ICFJ).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments