Caê Vasconcelos estreou na última quarta-feira (18/5) a coluna Pluralidades na Ponte Jornalismo. Autor do livro Transresistência: Pessoas Trans no Mercado de Trabalho, ele irá colaborar semanalmente com artigos que dão visibilidade à luta e às conquistas de pessoas trans, trazem dicas culturais, reflexão interseccional sobre gênero e raça, e principalmente, contam sua própria vivência como homem trans.

Sendo o primeiro jornalista trans a ocupar a bancada do Roda Viva e passar por mastectomia, hoje atua como editor na ESPN Brasil e, de acordo com a Ponte Jornalismo, deve lançar neste ano a primeira agência de jornalismo feita por pessoas transvestigêneres.

“Uma coisa que eu percebi com a transição é que o que eu tinha para falar era importante de ser ouvido. A gente está em um momento, ainda em 2022, em que poucas pessoas trans têm acesso efetivamente aos espaços e conseguem ter sua voz ouvida”, disse. “A galera está aí falando dentro de suas áreas, nas redes sociais, mas acho que o jornalismo tem um potencial que é diferente das outras áreas. As artes conseguem funcionar de uma forma, o esporte de outra, outras profissões também”.

Caê deu início à transição de gênero no período em que trabalhou como repórter na Ponte, entre 2017 e 2021. Ele já contribuía escrevendo sobre algumas de suas experiências mais marcantes.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments