A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) abriu inscrições para o Laboratório de Experimentação, Jornalismo Local e Cobertura Socioambiental, projeto de formação voltado para organizações da Amazônia Legal e da região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A ideia da iniciativa é ajudar esses veículos a desenvolverem e fortalecerem suas audiências e sua cobertura socioambiental. As inscrições vão até 4/7.
Serão selecionadas de 8 a 10 organizações. Os escolhidos terão acesso a seminários formativos e oficinais sobre cobertura socioambiental e desenvolvimento de audiência, e terão também apoio de mentores. Tais atividades terão início em agosto e seguirão até novembro. Cada organização receberá uma bolsa de R$ 5 mil para a produção de reportagens com temas socioambientais.
Para fazer a inscrição, é necessário que a organização tenha foco em coberturas socioambientais e esteja localizada em municípios da Amazônia Legal e Matopiba. Além disso, serão priorizadas as organizações que atuem em ou com comunidades locais, indígenas, quilombolas e/ou ribeirinhas, e que sejam geridas ou fundadas por mulheres e tenham sido premiadas ou contempladas com editais, prêmios e outras oportunidades ao longo dos últimos cinco anos.
A Ajor vai priorizar organizações associadas a ela, mas caso sobrem vagas, elas serão disponibilizadas para organizações que estejam em processo de associação ou que tenham intenção de se associar.
Mais informações e inscrições aqui.