A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou o ataque de Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República, contra Guilherme Amado, do portal Metrópoles.

Na sexta-feira (9/9), a vice-PGR enviou uma manifestação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, defendendo o arquivamento da investigação de mensagens compartilhadas por empresários aliados ao presidente Jair Bolsonaro, reveladas por Amado. Algumas das conversas pregam uma ruptura democrática caso Bolsonaro não seja reeleito.

Lindôra criticou o ministro, pediu a anulação do caso e chamou de “leviano” o trabalho feito pelo jornalista do Metrópoles: “O supramencionado desabafo do Exmo. Ministro seria suficiente para um olhar mais aprofundado acerca da veracidade da pretensa existência de uma conspiração criminosa de empresários e das terríveis consequências desse leviano ato jornalístico que deu ensejo à instauração de uma investigação e à decretação de diversas medidas cautelares”, declarou a vice-PGR.

O trecho citado se refere a um episódio de 2020 em que Amado errou ao informar que Alexandre de Moraes teria contraído Covid-19. Assim que percebeu o erro, o jornalista corrigiu a informação e se desculpou. A estratégia é insinuar que Amado teria um padrão de divulgar mentiras.

Para a Abraji, “é lamentável que uma procuradora da República faça uso do cargo para, em uma manifestação oficial perante a Suprema Corte do País, atacar um jornalista, sobretudo no período eleitoral, em que a imprensa é ainda mais necessária para garantir a lisura do processo democrático”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments