A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizou nos últimos dias a eleição para sua diretoria e conselho fiscal no biênio 2026-27. Pela primeira vez em 23 anos de história, a disputa ocorreu entre duas chapas, a Contraponto e a Plural. Na segunda-feira (3/11), a chapa Plural foi eleita com 158 votos (62,7%) e tomará posse em janeiro do ano que vem.

A votação, secreta, foi realizada de forma online, de 31 de outubro (sexta-feira) até 18h da segunda-feira (3/11), com a participação de 252 votantes, dos 286 aptos, representando cerca de 88% dos associados.

A nova gestão é liderada por Ana Carolina Moreno como presidente e Juliana Dal Piva (ICL Notícias/CLIP) como vice-presidente. A diretoria é composta por Basília Rodrigues (SBT News), Breno Pires (piauí), Catarina Barbosa (Sumaúma), Hyury Potter (jornalista e documentarista freelancer na Amazônia), João Pedro Pitombo (Folha de S.Paulo), Maiá Menezes (Estadão), Maíra Mathias (O Joio e O Trigo), Nayara Felizardo (g1) e Paula Bianchi (Repórter Brasil). Compõem o Conselho Fiscal Barbara Libório (AzMina/ESPM), Julia Affonso (UOL) e Sarah Teófilo (O Globo).

Atual diretora da entidade e jornalista especializada na cobertura de dados, Ana Carolina falou sobre os objetivos da nova diretoria e as expectativas para o biênio 2026-27:

Ana Carolina Moreno

“Faremos uma gestão interna democrática de apoio à equipe fixa e pautada pela ampla participação das pessoas associadas. Vamos focar no fortalecimento institucional com transparência e responsabilidade, garantindo os objetivos dos projetos e o sucesso do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Os desafios não serão poucos. O principal deles é captar recursos que permitam que a Abraji cumpra sua missão institucional e siga como referência na proteção e formação de jornalistas e na defesa do direito ao acesso à informação. Mas nossas expectativas são altas: a primeira eleição com duas chapas ajudou a Abraji a amadurecer. A abstenção caiu de cerca de 35% para 12%. A Chapa Plural recebeu 63% dos votos válidos, mas vai representar todos. Além dessa mobilização de associados, nosso grupo é composto de 14 pessoas muito bem preparadas e cientes do tamanho da tarefa que assumimos. Temos grandes desafios, mas várias fortalezas para enfrentá-los”.

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments