Jornalistas&Cia celebrará seu 30º aniversário na próxima segunda-feira (29/9), em festa para 400 convidados em São Paulo. Mais do que uma comemoração, ela representa um feito para o nosso mercado, um feito em que ninguém, em sã consciência, acreditaria três décadas atrás.

A celebração merece manchete porque não será apenas uma festa. Ela incluirá a cerimônia de premiação dos +Admirados Jornalistas Brasileiros 2025, que voltou com toda força dez anos após sua última edição, vencida pelo saudoso Ricardo Boechat, falecido em 2019; o lançamento da parceria entre J&Cia e JAL Comunicação, de José Alberto Lovetro, para oferecer ao mercado editorial e corporativo serviços na área de humor gráfico, ilustrações e desenhos; e um presente especial aos convidados: um recital com o tenor gaúcho Dirceu Pastori, que será acompanhado pelo pianista Paulo César Johann e pela mezzo-soprano Caroline Gobbato, em duetos cuidadosamente escolhidos para criar momentos de rara harmonia.

A festa será transmitida ao vivo pelo YouTube do Portal dos Jornalistas, a partir das 18h45.

+Admirados

Esta reedição do prêmio contou com a participação de quase 30 mil eleitores, um recorde para toda a série dos +Admirados. Eles registraram milhares de indicações para definir os TOP 100 +Admirados Jornalistas do Ano, que podem ser conferidos aqui.

Entre os homenageados deste ano, 39 já estiveram entre os premiados das duas edições anteriores, sendo que 24 integram a lista pela terceira vez. Outros 15 estiveram presentes na edição de 2014. E nos deixaram nesse período 13 referências do jornalismo brasileiro que figuraram entre os TOP 100 +Admirados do Ano.

Além do troféu ao +Admirado Jornalista do Ano, a cerimônia de premiação entregará uma série de troféus especiais aos profissionais que se destacaram ao longo da votação. Serão quatro prêmios regionais destinados aos mais votados em Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul (com exceção à região que tiver o mais votado no geral); distinção aos TOP 10 +Admirados nas categorias Vídeo e Áudio/Texto; a homenagem aos Correspondentes Estrangeiros no Brasil – o(a) mais votado(a) nesta categoria também receberá um troféu na cerimônia de premiação; e uma homenagem que faz justiça à história de dois decanos, José Hamilton Ribeiro e Lucio Flavio Pinto, que serão contemplados com o título de Hors Concours do Jornalismo Brasileiro.

C.A.S.E. também apoia o prêmio

Vale ressaltar que na última semana aderiu ao grupo de patrocinadores do prêmio a Climate Action Solutions & Engagement (C.A.S.E.), iniciativa conjunta de Bradesco, Itaúsa, Itaú Unibanco, Natura, Nestlé e Vale, criada para posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global. Ela se junta aos patrocinadores Grupo Nexcom, Syngenta e Uber. O prêmio também tem colaboração de Assaí, BRF-Marfrig, Cogna e JTI, apoios da Press Manager e do Portal dos Jornalistas e apoio de divulgação da 2Live.

Humor gráfico

Na parceria sobre humor gráfico, J&Cia atuará com sua expertise no relacionamento com as redações e com as áreas de comunicação corporativa, incluindo as agências, e JAL, com o relacionamento de décadas junto ao universo profissional dos artistas gráficos, ele que também é cartunista e jornalista e lidera a Associação dos Cartunistas do Brasil.

O segmento do humor gráfico e das ilustrações e desenhos, um dos que mais têm sofrido com a inteligência artificial e as novas tecnologias, sabe que tem qualidade e capacidade de entregar excepcionais retornos nas atividades das quais participa. “O mundo é altamente visual e o brasileiro aprecia o humor gráfico e o desenho desde sempre”, ressalta JAL. “Além disso”, garante, “a arte da ilustração e suas vertentes cartum, charge, caricatura e quadrinhos nunca deixaram de ser de grande importância na comunicação jornalística. Assim, a ideia é juntar os históricos das duas empresas para oferecer um serviço especializado e criativo aos mercados editorial e corporativo para que passem a ter uma opção profissional e de vanguarda em todas as áreas visuais”.

José Alberto Lovetro

São mais de duzentos os desenhistas brasileiros que estão no radar da parceria e que poderão ser acionados conforme a especificidade do trabalho desejado. E, ao lado deles, vários desenhistas estrangeiros também.

A parceria, que estará disponível após o anúncio oficial, na próxima semana, garantirá serviços como:

  • Trabalhos de cartum para exposições temáticas, de teor institucional e de conteúdo cultural/educativo.
  • Ilustrações para palestras, material de apresentação, matérias, livros e exposições.
  • Charges para jornais de todas as mídias com possibilidade de animação para TV e internet.
  • Quadrinhos para campanhas institucionais, aniversários de empresas com sua história contada em HQ, criação de personagens e pesquisa de mercado para lançamento de personagens próprios.
  • Cobertura de eventos em geral, com equipe de cartunistas ao vivo, tanto para fazer caricaturas como para desenvolver acompanhamento de eventos ao vivo nas áreas de esportes, shows e jornalismo, entre outras.

Recital

Sobre o recital, diz Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia: “Esse é o nosso presente de aniversário, um presente especial que traz para São Paulo Dirceu Pastori, uma atração que se divide entre os afazeres do campo e a atuação artística em festas, casamentos, shows, concertos e recitais, especialmente no Sul do País”. Ele é agricultor em sua propriedade em Nova Milano – Farroupilha (o berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul).

Dirceu Pastori

Eduardo lembra ter conhecido Pastori em dois shows para turistas, em Gramado: “Em ambos, impressionado, me perguntei: como um artista desse nível, com essa qualidade de voz e esse talento musical, não figura entre os grandes nomes da cena cultural brasileira? Dele próprio cheguei a ouvir que, mesmo adorando a música e o trabalho artístico, não abria mão da atividade no campo, de cultivar seus moranguinhos e outros produtos agrícolas”.

Na festa de J&Cia, Pastori mergulhará em um repertório de canções italianas clássicas, populares, folclóricas e árias de ópera consagradas, tendo como inspiração grandes tenores do mundo, como Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli, Plácido Domingo e José Carreras.

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments