Uma pesquisa junto a 1.040 consumidores do Brasil pela Two Sides, organização sem fins lucrativos com atuação em cinco continentes, mostrou que os hábitos de leitura dos brasileiros têm sido influenciados pelo avanço das mídias digitais, mas ainda prevalece, de forma acentuada, a preferência por publicações impressas em segmentos como o de livros e revistas. Segundo a pesquisa, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de dez países pesquisados, com maior adesão à impressão em papel. Quase 80% dos consultados afirmaram preferir o livro impresso, e a maioria raramente lê o livro pelo meio eletrônico, devido ao manuseio mais agradável e confortável do impresso. Já 61% têm preferência pelas revistas impressas.
No caso dos jornais, 54% dos brasileiros preferem o meio digital, e 71% leem notícias diariamente em dispositivos eletrônicos. Sessenta por cento consideram que o jornal impresso proporciona entendimento mais profundo do conteúdo, e 57% afirmam que esse meio tem maior credibilidade, em comparação a apenas 27% das mídias sociais. Por causa disso, a maioria teme que os jornais impressos desapareçam, mesmo com 77% deles prevendo ler mais notícias online no futuro.