Da esquerda para a direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, João Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto
Andrea Ramos, Boris Feldman e Karina Simões, e as publicações Quatro Rodas, Autoesporte, Jornal do Carro, FullCast, AutoPapo e Acelerados também foram premiados pelo concurso
Foram homenageados na noite dessa segunda-feira (25/4), em São Paulo, os +Admirados da Imprensa Automotiva 2022. O concurso, que chegou neste ano à quarta edição, elegeu João Anacleto, de A Roda, como o +Admirado Jornalista do Ano.
Da esquerda para a direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, João Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto (Foto: Doug Zuntta)
Dois representantes de Pernambuco completaram o pódio, que teve na segunda posição Jorge Moraes, apresentador dos programas AutoMotor e CBN Auto, e colunista do UOL Carros, e Silvio Menezes, do programa Carro Arretado, em terceiro lugar. Boris Feldman, do AutoPapo, e Bob Sharp, do Autoentusiastas, ocuparam, respectivamente, a quarta e a quinta posições.
Nas categorias temáticas, João Anacleto levou mais um troféu, desta vez como +Admirado Influenciador Digital. Além dele, foram premiados os jornalistas Karina Simões (KS1951), em Jornalista Especializado em Duas Rodas; Andrea Ramos (Estradão), em Jornalista Especializado em Veículos Pesados; e Boris Feldman (AutoPapo), como Colunista.
Já entre as publicações, os prêmios foram para Fullcast (Fullpower), na categoria Áudio – Podcast; AutoPapo, Áudio – Rádio; Jornal do Carro, em Jornal/Caderno Automotivo; Quatro Rodas, em Revista e Vídeo/Redes Sociais); Autoesporte, em Site; e Acelerados, em Vídeo/Programa de TV.
Além dos resultados anunciados durante a cerimônia (confira a transmissão na íntegra no YouTube), uma edição especial, que circulará nesta sexta-feira (29/4), trará detalhes da festa e da emoção dos premiados.
+Admirados da Imprensa Automotiva 2022 (Fotos: Doug Zuntta)
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A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva conta com os apoios de Abraciclo, Audi, Bosch, General Motors, Honda, Scania, Volkswagen e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Confira a relação completa dos homenageados na quarta edição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2022:
Autor de livro-reportagem de maior sucesso no Brasil, Laurentino Gomes fica na segunda colocação
Patrícia Campos Mello
Pela segunda edição consecutiva, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, iniciativa promovida desde 2011 por Jornalistas&Cia, com o apoio deste Portal dos Jornalistas, apontou a repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello como a jornalista mais premiada do ano no Brasil. Foi a primeira vez, não apenas de forma consecutiva, que um profissional repetiu a liderança da pesquisa.
No total, ela conquistou 150 pontos, cinco a mais do que em 2019, a partir de três prêmios de jornalismo. Dentre eles, destaque para o Maria Moors Cabot, mais antiga premiação de jornalismo do mundo, concedido pela Universidade Columbia, de Nova York. Ela também faturou neste ano o Mulher Imprensa de Contribuição ao Jornalismo e o Prêmio Folha, na categoria Reportagem, pelo especial Desigualdade Global.
Estes reconhecimentos são fruto do excelente trabalho investigativo que Patrícia vem realizando nos últimos anos. Em 2018, após publicar a reportagem Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp, que denunciava investimentos não declarados de R$ 12 milhões por apoiadores do então candidato Jair Bolsonaro, ação vedada pela Justiça Eleitoral, ela passou a receber inúmeros ataques e ameaças nas redes sociais. Ainda como desdobramento desse trabalho, em fevereiro deste ano ela foi alvo de insultos de cunho sexual durante a CPMI das Fake News por parte de membros do governo.
Laurentino Gomes
Na segunda colocação, com 110 pontos, aparece o premiado escritor de livros-reportagem Laurentino Gomes. Maior vencedor do Prêmio Jabuti, ele ergueu mais uma vez o tradicional troféu da literatura brasileira neste ano, com o livro Escravidão Volume I – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares.
Ele já havia conquistado a premiação anteriormente em outras três oportunidades com a trilogia 1808 (2008), 1822 (2011) e 1889 (2014). Também foi reconhecido neste ano com o prêmio Personalidade da Comunicação, concedido pela Mega Brasil.
Completando o pódio, aparece Rafael Ramos, da Record TV, que integrou as equipes do programa Câmera Record que venceram em 2020 os prêmios Rei da Espanha – Televisão, Vladimir Herzog – Multimídia e República – TV.
O SBT News, novo canal de notícias do Grupo Silvio Santos que estreará ainda em 2025, anunciou a contratação de Basília Rodrigues. Além de ser uma das principais analistas políticas do time do novo canal, ela fará participações no SBT Brasil, do SBT, terá uma coluna de informações no site SBT News. Sua estreia está marcada já para a próxima semana, quando participará do programa Poder Expresso, exibido pelo canal da plataforma no YouTube.
“Minha carreira se baseia em fazer jornalismo de maneira acessível para a população”, explica Basília. “Não é apenas sobre falar sobre política, mas entender do que está falando. Recebo com entusiasmo o convite para fazer parte de uma grande TV aberta e, ao mesmo tempo, uma das TVs com maior número de seguidores no YouTube. E é uma honra participar de um novo projeto de canal de notícias desta que é conhecida como a TV mais querida do Brasil”.
Recentemente eleita a +Admirada Jornalista do Centro-Oeste e a oitava colocada em todo o Brasil, em eleição promovida por Jornalistas&Cia, Basília trabalhou por 12 anos na rádio CBN e por cinco anos na CNN Brasil, onde ancorou o programa O Grande Debate o quadro CNN Dois Lados. Ela também está na lista dos profissionais negros mais admirados.
“Temos certeza de que a chegada de Basília Rodrigues, com toda sua experiência e credibilidade, dá uma demonstração do que pretendemos com o novo canal de notícias: ser um dos veículos de maior relevância do Brasil”, afirma Leandro Cipoloni, Diretor Nacional de Jornalismo do SBT.
Foram anunciados nesta quarta-feira (8/10), em São Paulo, os vencedores do 18º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo. A iniciativa tem como objetivo reconhecer reportagens sobre os avanços tecnológicos que abordem mobilidade urbana, veículos autônomos, sustentabilidade, soluções energéticas, mineração e aplicações no agronegócio.
Na categoria Mídia Impressa, o primeiro lugar ficou com Nubya Oliveira, do jornal O Tempo, de Belo Horizonte, com a matéria Lítio: o novo ouro de Minas. Nessa mesma categoria receberam Menções Honrosas Júlia Maria Toledo e André Paixão, da revista Autoesporte, com a matéria Como será o carro daqui a 60 anos?, e Domingos Zaparolli, da revista Pesquisa Fapesp, com Para capturar o CO2.
Em Internet, o prêmio principal foi para Fernando Miragaya, da Automotive Business, com a série de reportagem Os desafios das engenharias das montadoras com o Proconve L8. Já as Menções Honrosas foram para Sergio Quintanilha, do Guia do Carro, com Viagem de carro elétrico: BMW i5 M60 tem alcance real de 420 km, mas só a 120, e Júlia Maria Toledo, dessa vez para o site da Autoesporte, pela matéria Influencer PCD dirige picape só com os pés sem precisar de adaptação.
E na categoria Vídeo, Fábio Trindade, do Motor1.com, foi o vencedor com a matéria O consumo real de 10 carros elétricos em ciclo urbano e rodoviário – O maior teste do Brasil. Receberam Menção Honrosa nessa categoria Jason Vogel, também do Morot1, com a matéria Ferrari 499P: tecnologia híbrida usou “etanol de vinho” para vencer 24 Horas de Le Mans, e Alexandre Carneiro, por Carros elétricos têm maior risco de incêndio que os modelos a combustão?.
Julia Lopes de Almeida (Biblioteca Nacional/Reprodução)
Por Assis Ângelo
Voltando, voltando, devo dizer que essa história de reis é pra lá de curiosa. Tem lá a sua importância, mas nem tanto.
Rei disso, rei daquilo…
Édipo tinha dois olhos e os furou desesperadamente ao descobrir que cometera um erro, um crime imperdoável: matou o pai e desposou a mãe. Antes, tinha dois olhos vivos…
E o que tem a ver D. Manuel I com Édipo?
Manuel I tinha dois olhos sadios como os tinha Édipo.
E o que tinha a ver tudo isso com Lampião, o rei brasileiro do Cangaço?
Lampião e Pontaria diziam que não precisavam de dois olhos para acertar o alvo.
Manuel I não usava pistola e não sei que lá de outras armas de fogo. No entanto, em tudo que mirava acertava.
Em 1498, um ano e meio antes de Pedro Álvares Cabral desembarcar na Bahia, o navegador e cosmógrafo Duarte Pacheco Pereira pôs os pés no norte do Brasil.
Enquanto Duarte Pacheco punha os pés no Brasil, ali na divisa de Maranhão e Pará, Vasco da Gama naquele mesmo ano de 1498 desembarcava com força nas terras da Índia.
Manuel I era certeiro nos alvos que escolhia.
Foi esse mesmo D. Manuel que apostou e patrocinou a esquadra que chegou ao Brasil em 1500.
Muita coisa aconteceu desde então.
E aqui não vou falar daquele cara chamado Pinzón, espanhol, que passou dando adeus sem saber a Pernambuco três meses antes de Cabral desembarcar na Costa baiana.
Vocês devem, a essa altura, pensar o que estou querendo dizer com isso.
Sim, não estou fugindo da temática cego, cegueira.
Rei é uma coisa, imperador é outra.
Já falamos de reis disso e daquilo.
Os nossos primeiros e grandes intelectuais desabrocharam com obras marcantes e inesquecíveis como Teixeira e Sousa.
O tempo foi passando e outros autores da literatura brasileira foram surgindo.
Julia Lopes de Almeida (Biblioteca Nacional/Reprodução)
Em 1886, Júlia Lopes de Almeida publicou o primeiro livro de literatura infantil, junto com a irmã Adelina Lopes Vieira.
Até então, vivíamos o segundo Império, com D. Pedro II.
Julia Lopes de Almeida começou a marcar de modo mais visível a sua vida literária depois da proclamação da República, em 1889.
Estamos aqui falando do tempo da Belle Époque.
Foi nesse período que Júlia Lopes escreveu belos textos que com o tempo enriqueceram a literatura brasileira. Foi ela, por exemplo, a primeira escritora a gerar textos abordando a condição em que viviam as mulheres de seu tempo.
Bom, Júlia Lopes de Almeida foi a primeira intelectual brasileira a escrever contos sobre mulheres que sofreram terrivelmente pelo fato de serem cegas. E sem sombra de dúvida foi ela também a primeira mulher a criar personagens cegas. Exemplos: A Caolha, A Pobre Cega, A Morte da Velha e O Último Raio de Luz.
Muitos e muitos anos depois foi publicado mundo afora o romance intitulado Toda Luz que Não Podemos Ver, obra-prima do norte-americano Anthony Doerr. Virou filme. Trata de uma garota de seis anos, órfã de mãe e criada com todas as atenções pelo pai. Claro, ela é cega e a história se passa no correr da II Guerra Mundial.
No estúdio, a luz vermelha não mente: o programa está no ar. Mas, numa tarde recente, a voz que encheu a faixa FM não saiu de uma garganta − veio de um modelo sintético treinado para soar como ela. Na BandNews FM, durante a licença médica de Reinaldo Azevedo, a emissora optou por converter textos do comentarista em áudio com um clone de voz, autorizado por escrito, produzido em parceria com o braço digital do Grupo Bandeirantes (Vibra) e tecnologias como a ElevenLabs. Houve protocolo, transparência e teste − e também reação do público: aprovação, curiosidade e um reparo recorrente, o “faltou o tom de indignação” que só o original sustenta. A notícia, primeiro apurada pelo Estadão, virou um pequeno rito de passagem do rádio brasileiro rumo a uma convivência prática entre ética editorial e IA.
Quase em paralelo, o mercado sinalizou que o “próximo passo” já está aqui. Em poucas semanas, duas plataformas lançaram geradores de novas vozes por prompt: a ElevenLabs, com o Voice Design v3, e a Wondercraft, com um recurso semelhante − não para clonar timbres conhecidos, mas para descrever timbres que não existem e obtê-los em segundos, com controles de idade, sotaque, intenção e até “som de rádio antigo”. O objetivo declarado: acelerar produção, ampliar possibilidades criativas e permitir a marcas e criadores desenvolverem identidades sonoras originais, multilíngues e ajustáveis ao contexto.
Entre um caso e outro, abre-se a fenda que interessa: se a clonagem autorizada resolveu um problema factual (um jornalista sem voz entregar sua análise, sem enganar a audiência), o design de vozes por prompt reescreve a gramática do quem fala − e, por consequência, do quem responde. O rádio sempre foi uma arte de presença, timbre e trajetória. A IA traz uma estética de disponibilidade infinita, moldável. O benefício é objetivo (continuidade, escala, acessibilidade, personalização); o risco, também (confusão identitária, banalização do timbre, erosão do traço humano que ancora a credibilidade).
No episódio da BandNews, a emissora explicitou o uso da tecnologia, fez governança e preservou a autoria intelectual do comentário − não houve “fantasma”: houve uma ponte entre um texto e um público, com o consentimento do dono da voz. É um modelo de uso responsável e, por ora, raro. A audiência percebeu diferença? Sim. O “quase igual” não basta quando a assinatura emocional do comunicador é parte do valor entregue; ainda assim, o experimento conseguiu manter o contrato de confiança que sustenta o rádio de opinião.
Já os geradores por prompt contam a outra metade da história: vozes que nunca existiram, mas agora existem − e podem representar marcas, personagens, narradores. É o sonho do diretor de criação (brief preciso, entrega imediata) e o pesadelo do regulador (como demarcar o que é sintético? quem responde por danos? como evitar a “aproximação indevida” de um timbre real?). As próprias empresas destacam que o objetivo não é imitar celebridades, e sim criar identidades originais; na prática, a riqueza de controle (emoção, ritmo, sorriso na voz) aproxima o resultado de zonas cinzentas de confusão perceptiva.
(Crédito: Voicefy)
Há, portanto, três linhas de cuidado que o setor não pode terceirizar aos algoritmos:
Transparência editorial: avisar o ouvinte quando um conteúdo usar voz sintética; documentar consentimentos; registrar cadeia de produção. O caso da BandNews indica um caminho: autorização expressa, protocolos internos e comunicação pública do experimento.
Governança de identidade sonora: marcas e veículos que criarem “vozes de marca” por IA precisam de guias de uso, watermarking quando possível e trilhas de auditoria. As plataformas, por sua vez, já oferecem controles finos e modos distintos (realista vs. personagem), o que ajuda a separar jornalismo de entretenimento − mas exige política clara de cada emissora.
Curadoria humana: a síntese pode ler, mas quem assina a intenção continua sendo gente. No rádio opinativo, o timbre carrega ethos; no jornalismo, credibilidade é inseparável da responsabilidade. O uso mais promissor da IA é o que não substitui o jornalista − apenas dá continuidade, acessibilidade e escala ao trabalho dele.
Se a primeira crônica foi sobre uma voz conhecida “voltando” de licença com ajuda de silício, a segunda é sobre milhões de vozes inéditas nascendo de frases bem escritas. Entre elas, o rádio reencontra sua vocação: ser presença. A tecnologia resolve o gargalo da produção; a editoria resolve o da confiança. O desafio não é técnico − é de projeto. Sem projeto, a IA vira truque; com projeto, vira linguagem.
No fim das contas, o teste decisivo segue no ar: não é “se parece”, é “se convence”. Porque o ouvinte − este velho especialista em timbre, silêncio e subtexto − continua sendo, apesar de tudo, o nosso melhor algoritmo.
Fontes:
ZYDIGITAL − “Inteligência artificial dá voz a Reinaldo Azevedo durante licença médica na BandNews FM” (28 set. 2025), com detalhes sobre autorização, protocolos internos, uso da ElevenLabs/Vibra e reações de audiência. zydigital.com.br
ZYDIGITAL − “Plataformas de IA lançam recursos para criar novas vozes através de prompts” (14 set. 2025), com especificações do ElevenLabs Voice Design v3, modos Realistic e Character, e lançamento do recurso equivalente na Wondercraft. zydigital.com.br
ElevenLabs Introduces Voice Design − A ElevenLabs lançou o recurso Voice Design, permitindo gerar vozes únicas a partir de prompts textuais (idade, sotaque, tom, etc.). MarkTechPost
ElevenLabs now lets you create a custom voice from a text prompt − Reportagem no Tom’s Guide sobre a funcionalidade de criar vozes customizadas textualmente. Tom’s Guide
Friend or Faux: The Ethics of AI Voice Training and Why It Matters − Análise sobre consentimento e os dilemas éticos da clonagem de voz. Kits AI
Ethics in AI: Making Voice Cloning Safe − Aborda práticas recomendadas como consentimento explícito, compensação e controle ético. respeecher.com
Why Broadcasters Are Freaking Out About AI Voice Cloning − Radiodifusores comentam os cuidados éticos e técnicos ao usar clonagem de voz. Podcraftr
People are poorly equipped to detect AI-powered voice clones − Estudo que demonstra a dificuldade das pessoas em distinguir vozes reais de vozes geradas por IA; 80% das vezes atribuem a voz clonada à pessoa original. arXiv
Álvaro Bufarah
Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.
(*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo.
Em sessão pública transmitida pelo YouTube, a Comissão Organizadora do 47º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos definiu nesta terça-feira (7/10) os vencedores da edição 2025 da mais tradicional honraria ainda em atividade da imprensa brasileira.
A iniciativa, que reconhece trabalhos jornalísticos relacionados à defesa da democracia, da cidadania e dos direitos humanos, definiu como vencedores das categorias tradicionais os trabalhos:
Vinicius Sassine, Raphael Concli, Daniel Castro, Gustavo Simon e Magê Flores, da Folha de S.Paulo, com o 1º episódio da série Dois Mundos
Multimídia
Artur Rodrigues, Renan Porto, Fabio Leite, Rodrigo Freitas, Lilian Tahan, Otto Valle, Márcia Delgado, Olivia Meireles, Érica Montenegro, Juliana Garcês, Gui Prímola, Lygia Lyra, Gabriel Lucas, Michael Melo, Italo Ridney, Caio Sales e Saulo Marques, do portal Metrópoles, com A Política da Bala
Vídeo
Iolanda Depizzol, Nina Fideles, Vitor Shimomura, Camila Aguiar, Beatriz Drague Ramos, Gabriela Moncau, Gabriela Peres, Marco Antônio Vieira, Mãos Tagarelas, Isabela Gaia, Tatiana Solimeo, Cibele Lima, Carolina Apple, Monyse Ravena, Bruno Amorim, Igor Dutra e Jéssica Antunes, do Brasil de Fato, com Território em Fluxo
Para lembrar os 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog pela Ditadura Militar, a organização do prêmio também instaurou neste ano a categoria especial Defesa da Democracia vencida por Henrique Picarelli, Júlia Duailib, Rafael Norton, Diogo André, MJéssica Valença, Flávio Lôrdello, Lemonnier, Diego Rainho e Matheus Stone, da GloboNews, com o documentário 8/1 – A democracia resiste.
Além dos prêmios para reportagens, duas homenagens especiais foram concedidas a jornalista e documentarista Dorrit Harazim e ao bispo católico Dom Angélico Sândalo Bernardino (in memoriam), falecido em abril. Segundo os organizadores do prêmio, Harazim e Dom Angélico foram escolhidos para receberem o Prêmio Especial em decorrência de seus trabalhos que “fazem ecoar os princípios de solidariedade e respeito humano”, pelo jornalismo e pela defesa de vulneráveis.
Dorrit Harazim e Dom Angélico (Crédito: Prêmio Vladimir Herzog)
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio Sicredi Comunicação em Rede. A iniciativa, promovida pela Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e mais de 9,5 milhões de associados, irá reconhecer e premiar jornalistas e criadores de conteúdo que publicam materiais sobre o cooperativismo de crédito no país.
O lançamento aconteceu durante o 10º Encontro Nacional com Jornalistas e Formadores de Opinião do Sicredi, em Porto Alegre, e fez parte do movimento da marca em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela ONU.
Com premiação total de R$ 220 mil, o concurso está dividido em duas categorias principais: Jornalistas Profissionais (com subcategorias em Texto, Áudio e Audiovisual, nos âmbitos Nacional, Regional e Local) e Comunicadores em Rede (criadores de conteúdo digital com projetos multimídia). No total serão 11 prêmios de R$ 20 mil. Os três finalistas de cada categoria, formato e abrangência participarão da votação popular pela internet, também com premiação de R$ 20 mil.
Nas categorias jornalísticas poderão concorrer reportagens publicadas de 7 de outubro de 2025 a 30 de junho de 2026. Para os criadores de conteúdo digital, é necessário que o participante possua um mínimo de 5.000 seguidores em pelo menos um único perfil de rede social.
“O Prêmio Sicredi Comunicação em Rede simboliza nossa crença no papel transformador do cooperativismo por meio da comunicação e no potencial do jornalismo em amplificar o conhecimento da sociedade sobre cooperativismo de crédito. Nossa intenção é incentivar profissionais e criadores de conteúdo a contar histórias que inspirem, conscientizem e fortaleçam nossa identidade cooperativa”, afirma João Clark, superintendente de Marketing e Growth do Sicredi.
Ao longo de 2022, ainda sob a influência da Covid-19, a Mega Brasil pôs-se em campo para a realização da websérieA Comunicação Empresarial no Brasil – a história contada por quem ajudou a escrever a história, entrevistando 21 personalidades que fizeram parte dessa história, em especial nos anos 1960, 1970 e 1980.
Esse valioso acervo, que a Mega Brasil resgata e coloca novamente à disposição do público, é também uma homenagem aos 58 anos de vida da Aberje e ao avanço histórico experimentado pela atividade nessas últimas duas décadas e meia.
Dividida em 25 episódios, a webserie resgata cenários, demandas, recursos e soluções presentes em diferentes momentos da Comunicação Empresarial brasileira, e que se constituíram nos pilares desse setor, hoje consolidado como estratégico, sofisticado e plural para as organizações.
“Para planejar o futuro da Comunicação é preciso, antes de tudo, conhecer a sua origem, a sua trajetória. Só assim, entendendo cada momento dessa caminhada, é possível dimensionar sua importância e projetar seus próximos passos”, afirma Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil e também deste Portal dos Jornalistas.
Ele e o também diretor da Mega Brasil Marco Antonio Rossi, foram os protagonistas do primeiro episódio da webserie. Na sequência, ambos conduziram as entrevistas com outros 21 personagens dessa história: Amauri Marchese (2 episódios), Carlos Mestieri, Claudio Amaral,Elisa Prado, Enio Campoi, Fábio França, Francisco Soares Brandão, Gaudêncio Torquato, Izolda Cremonini, João José Forni, João Rodarte, Jorge Duarte, Lalá Aranha (2 episódios), Margarida Maria Krohling Kunsch, Mario Ernesto Humberg,Miguel Jorge,Nemércio Nogueira (2 episódios), Pedro Luiz Dias, Renato Gasparetto, Ruy Altenfelder e Walter Nori.
“Essa webserie, mais que um projeto editorial, é um arquivo vivo, eternizado, sobre a história do setor. Não é algo escrito em terceira pessoa, interpretado, às vezes até mesmo filtrado, mas um testemunho pessoal, feito com a emoção de quem se viu colocado diante de desafios até então inéditos e fez acontecer, pavimentando um trecho atrás do outro dessa história de conquistas, escrita com as tintas da criatividade, perseverança e, muitas vezes, coragem e ousadia” destaca Marco Rossi, que faz o convite para quem quiser mergulhar nessa história:
“Neste 8 de outubro de 2025, Dia da Comunicação Empresarial, venha maratonar com a gente a webserieA Comunicação Empresarial no Brasil – a história contada por quem ajudou a escrever a história, e entenda a importância que você tem, como agente cotidiano, nesta jornada estratégica e pautada por propósitos. Assista aqui ou ouça aqui.
Morreu em 2/10 Alan Schneider, ex-repórter da TV Tem, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo, aos 44 anos, vítima de um mal súbito, em Bauru (SP). Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Deixa a esposa e um filho de quatro anos.
Alan trabalhou por 12 anos na TV Tem, como produtor de reportagem, repórter investigativo, atuando nas praças de Bauru, Marília e São José do Rio Preto. Trabalhou também no g1. No interior de São Paulo, ficou conhecido como Jacaré do quadro Fala, Povão, da Tem Notícias. Há cerca de dois anos, trabalhava na assessoria de imprensa da Prefeitura de Bauru.
A Confederação Nacional do Transporte anunciou os 35 trabalhos finalistas do Prêmio CNT de Jornalismo 2025. A iniciativa, uma das maiores em valores pagos no Brasil, e que tem como objetivo destacar trabalhos de relevância para o setor de transporte e para a sociedade, distribuirá mais de R$ 300 mil em prêmios, sendo R$ 60 mil para o Grande Prêmio e R$ 35 mil para as demais categorias. Os vencedores serão conhecidos na primeira semana de novembro.
Confira a relação completa de finalistas:
Categoria: Áudio
Na estrada: a vida por trás do volante, de Lorena Malucelli Pelanda (BandNews FM Curitiba);
Na rota da mudança: qual o futuro do transporte no Brasil?, de Amanda Carvalho (Rádio Itatiaia);
No meio do caminho, de Thayane Keila Ribeiro (BandNews FM BH);
O corre delas: uma cidade para as mulheres, de Beatriz Irineu Ferreira (Rádio Verdinha FM 92.5 Fortaleza);
Rota IA: um novo tempo nas estradas do Brasil, de Vladimir Spinoza (Rádio Senado).
Categoria: Comunicação Setorial
A “pegada verde” começa nas garagens (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos);
De ponto a ponto – 3ª temporada (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará);
Na palma da mão (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos);
O desafio da descarbonização (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros);
O Mercosul cresce sobre rodas (Associação Brasileira de Transportadores Internacionais).
Categoria: Fotojornalismo
Impacto da destruição de rodovias e pontes um ano após a enchente no RS, de Maria Eduarda Fortes (Zero Hora);
Tempo perdido, de Domingos Peixoto (O Globo);
Trincheira carioca, de Fabiano Rocha (O Globo);
Um Brasil que desmorona: desabamentos de pontes atrasam o país, Breno Esaki (Metrópoles);
Vidas à beira do asfalto, de Hugo Barreto (Metrópoles).
Categoria: Meio Ambiente e Transporte
Amazônia à venda? BR-319: narrativas, negócios e poder, de Marcela Leiros (Revista Cenarium);
BR-319, a estrada da discórdia na Amazônia, de Marcio Isensee e Sá (Portal ((o))eco);
Caminhos de plástico, de Raphael Pati (Correio Braziliense)
Macaúba no motor: e se o combustível do futuro já estiver plantado?, de Victoria Rocha (R7)
Na contramão do clima: fuga de passageiros enfraquece ônibus de Fortaleza e incha vias públicas com transportes individuais, de Theyse Viana Santana (Diário do Nordeste).
Categoria: Multiplataforma
Fora dos trilhos, de Marcos Nunes (O Globo);
Mete marcha: gamificação coloca entregadores do iFood em risco, de William Gonçales Cardoso (Metrópoles);
Sobre duas rodas, uma campanha pela segurança de todos, de Eduardo Frumento (BandNews FM);
Um Brasil que desmorona, de Jade Abreu (Metrópoles);
Vidas à beira do asfalto: acidentes de trânsito crescem entre indígenas, de Maria Eduarda Portela (Metrópoles).
Categoria: Texto
Como age a quadrilha que despacha cocaína pelo Pecém há 6 anos, de Cláudio Ribeiro (O Povo);
Governador do MA beneficia fazenda da família com estrada custeada com empréstimo do BB, de Gustavo Côrtes (O Estado de S. Paulo);
O excesso de velocidade no trânsito e suas consequências para a vida e para o país, de Luiz Ribeiro (Estado de Minas);
Os caminhos que transplantam novas vidas, de Augusto Fernandes (Portal R7);
Risco urbano engole rodovias federais e avança sobre o pedestre, de Mateus Parreiras (Estado de Minas).
Categoria: Vídeo
Aeroporto de Guarulhos: desvendando o transporte clandestino, de Renato Ferezim (TV Globo);
Emendas derretem no asfalto, de Carlos de Lannoy (TV Globo);
Máfia dos táxis, de Felipe Wainer (TV Globo);
Mortes, sequelas e sustento perdido: o impacto dos acidentes de moto na conta do SUS e na vida de jovens trabalhadores, de Monica Marques (TV Globo);
O Rio Grande do Sul 1 ano depois da enchente que devastou o estado, de Carlos Henrique Dias (TV Globo).
Profissionais de jornais e revistas de veículos de São Paulo aprovaram em assembleia uma paralisação com um dia de duração na próxima quinta-feira (9/10). O ato faz parte da sequência de paralisações realizadas desde o mês passado para reivindicar o cumprimento de acordos referentes a reajustes salariais para a categoria na capital paulista. Outras paralisações foram realizadas em setembro e no começo de outubro.
Segundo informações do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), na semana passada, a categoria aprovou o envio de uma contraproposta para as direções das empresas, que ainda não foi respondida. Entre as reivindicações da proposta, estão reajuste de 5,9% no piso; reajuste de 5,2% para todos os salários até R$ 15 mil; e nos salários acima de R$ 15 mil, reajuste de 4,7% sobre a parcela excedente.
A entidade pede que os veículos se posicionem formalmente a respeito da proposta e que os profissionais fiquem à posição patronal e também às negociações e discussões sobre o tema ao longo desta semana. Além disso, o Sindicato está organizando uma ação nas redes sociais para convidar toda a categoria para maior engajamento na mobilização.