-2.5 C
Nova Iorque
segunda-feira, dezembro 8, 2025

Buy now

" "
InĂ­cio Site

JoĂŁo Anacleto Ă© o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2022

Da esquerda para a direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, JoĂŁo Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto

Andrea Ramos, Boris Feldman e Karina SimÔes, e as publicaçÔes Quatro Rodas, Autoesporte, Jornal do Carro, FullCast, AutoPapo e Acelerados também foram premiados pelo concurso

Foram homenageados na noite dessa segunda-feira (25/4), em São Paulo, os +Admirados da Imprensa Automotiva 2022. O concurso, que chegou neste ano à quarta edição, elegeu João Anacleto, de A Roda, como o +Admirado Jornalista do Ano.

Da esquerda para a direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, JoĂŁo Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto (Foto: Doug Zuntta)

Dois representantes de Pernambuco completaram o pódio, que teve na segunda posição Jorge Moraes, apresentador dos programas AutoMotor e CBN Auto, e colunista do UOL Carros, e Silvio Menezes, do programa Carro Arretado, em terceiro lugar. Boris Feldman, do AutoPapo, e Bob Sharp, do Autoentusiastas, ocuparam, respectivamente, a quarta e a quinta posiçÔes.

Nas categorias temåticas, João Anacleto levou mais um troféu, desta vez como +Admirado Influenciador Digital. Além dele, foram premiados os jornalistas Karina SimÔes (KS1951), em Jornalista Especializado em Duas Rodas; Andrea Ramos (Estradão), em Jornalista Especializado em Veículos Pesados; e Boris Feldman (AutoPapo), como Colunista.

JĂĄ entre as publicaçÔes, os prĂȘmios foram para Fullcast (Fullpower), na categoria Áudio – Podcast; AutoPapo, Áudio – RĂĄdio; Jornal do Carro, em Jornal/Caderno Automotivo; Quatro Rodas, em Revista e VĂ­deo/Redes Sociais); Autoesporte, em Site; e Acelerados, em VĂ­deo/Programa de TV.

Além dos resultados anunciados durante a cerimÎnia (confira a transmissão na íntegra no YouTube), uma edição especial, que circularå nesta sexta-feira (29/4), trarå detalhes da festa e da emoção dos premiados.

A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva conta com os apoios de Abraciclo, Audi, Bosch, General Motors, Honda, Scania, Volkswagen e Volkswagen CaminhĂ”es e Ônibus.

Confira a relação completa dos homenageados na quarta edição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2022:

Jornalistas – Geral

  • Alex Ruffo (MĂĄquinas na Pan)
  • Alzira Rodrigues (AutoIndĂșstria)
  • AndrĂ© Barros (AutoData)
  • AndrĂ© Deliberato (Webmotors)
  • AndrĂ© Marinho (Guia Automotivo)
  • AndrĂ© PaixĂŁo (Autoesporte)
  • Andrea Ramos (EstradĂŁo)
  • Bob Sharp (Autoentusiastas)
  • Boris Feldman (AutoPapo)
  • Charles Marzanasco Filho (Quatro Rodas)
  • Claudia Carsughi (Site do Carsughi)
  • Cleide Silva (O Estado de S.Paulo)
  • Emilio Camanzi (Carros com Camanzi)
  • Fernando Calmon (UOL Carros)
  • Giovanna Riato (Automotive Business)
  • JoĂŁo Anacleto (A Roda)
  • Jorge Moraes
  • Karina SimĂ”es (KS1951)
  • Marcus Lauria (CarPoint News)
  • Paulo BrandĂŁo (TV Auto)
  • Paulo Cruz (AutoNews)
  • SĂ©rgio Dias (Alpha Autos)
  • SĂ©rgio Quintanilha (Guia do Carro)
  • Silvio Menezes (Carro Arretado)
  • TarcĂ­sio Dias (MecĂąnica Online)
  • Zeca (Zeca ao volante)

 

Jornalistas – Duas Rodas

  • Karina SimĂ”es
  • Suzane Carvalho
  • Thiago Moreno (Motor1)

 

Jornalistas – Veículos Comerciais

  • Adamo Bazani (DiĂĄrio do Transporte)
  • Andrea Ramos (EstradĂŁo)
  • Pedro TrucĂŁo

 

Colunistas

  • Boris Feldman (AutoPapo)
  • Charles Marzanasco (Quatro Rodas)
  • TarcĂ­sio Dias (MecĂąnica Online)

 

Influenciadores Digitais

  • JoĂŁo Anacleto (A Roda)
  • Jorge Moraes
  • Silvio Menezes (Carro Arretado)

 

Caderno/Jornal

  • Carro Arretado (Jornal do Commercio – PE)
  • Jornal do Carro (EstadĂŁo – SP)
  • Jornal Motocycle

 

Canal Digital

  • Auto News
  • Carros com Camanzi
  • Quatro Rodas

 

Podcast

  • CBN Autoesporte
  • Fullcast (FullPower)
  • Motor 1

 

RĂĄdio

  • AutoPapo
  • Guia Automotivo
  • MĂĄquinas na Pan

 

Revista

  • Autoesporte
  • Motor Show
  • Quatro Rodas

 

Site/Blog

  • Autoesporte
  • Quatro Rodas
  • UOL Carros

 

TV

  • Acelerados
  • Auto Esporte
  • Carro Arretado

PatrĂ­cia Campos Mello repete 2019 e Ă© a +Premiada Jornalista do Ano

Patricia Campos Mello
Patricia Campos Mello

Autor de livro-reportagem de maior sucesso no Brasil, Laurentino Gomes fica na segunda colocação

PatrĂ­cia Campos Mello

Pela segunda edição consecutiva, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, iniciativa promovida desde 2011 por Jornalistas&Cia, com o apoio deste Portal dos Jornalistas, apontou a repĂłrter especial e colunista da Folha de S.Paulo PatrĂ­cia Campos Mello como a jornalista mais premiada do ano no Brasil. Foi a primeira vez, nĂŁo apenas de forma consecutiva, que um profissional repetiu a liderança da pesquisa.

No total, ela conquistou 150 pontos, cinco a mais do que em 2019, a partir de trĂȘs prĂȘmios de jornalismo. Dentre eles, destaque para o Maria Moors Cabot, mais antiga premiação de jornalismo do mundo, concedido pela Universidade Columbia, de Nova York. Ela tambĂ©m faturou neste ano o Mulher Imprensa de Contribuição ao Jornalismo e o PrĂȘmio Folha, na categoria Reportagem, pelo especial Desigualdade Global.

Estes reconhecimentos sĂŁo fruto do excelente trabalho investigativo que PatrĂ­cia vem realizando nos Ășltimos anos. Em 2018, apĂłs publicar a reportagem EmpresĂĄrios bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp, que denunciava investimentos nĂŁo declarados de R$ 12 milhĂ”es por apoiadores do entĂŁo candidato Jair Bolsonaro, ação vedada pela Justiça Eleitoral, ela passou a receber inĂșmeros ataques e ameaças nas redes sociais. Ainda como desdobramento desse trabalho, em fevereiro deste ano ela foi alvo de insultos de cunho sexual durante a CPMI das Fake News por parte de membros do governo.

Laurentino Gomes

Na segunda colocação, com 110 pontos, aparece o premiado escritor de livros-reportagem Laurentino Gomes. Maior vencedor do PrĂȘmio Jabuti, ele ergueu mais uma vez o tradicional trofĂ©u da literatura brasileira neste ano, com o livro EscravidĂŁo Volume I – Do primeiro leilĂŁo de cativos em Portugal atĂ© a morte de Zumbi dos Palmares.

Ele jĂĄ havia conquistado a premiação anteriormente em outras trĂȘs oportunidades com a trilogia 1808 (2008), 1822 (2011) e 1889 (2014). TambĂ©m foi reconhecido neste ano com o prĂȘmio Personalidade da Comunicação, concedido pela Mega Brasil.

Completando o pĂłdio, aparece Rafael Ramos, da Record TV, que integrou as equipes do programa CĂąmera Record que venceram em 2020 os prĂȘmios Rei da Espanha – TelevisĂŁo, Vladimir Herzog – MultimĂ­dia e RepĂșblica – TV.

Confira a relação completa com os +Premiados Jornalistas do Ano:

POSIÇÃOPONTOSNOME (Veículo)
1Âș150PATRICIA CAMPOS MELLO (Folha de S.Paulo)
2Âș110LAURENTINO GOMES
3Âș87,5RAFAEL RAMOS (Record TV)
4Âș80GUSTAVO COSTA (Record TV)
4Âș80MATEUS MUNIN (Record TV)
4Âș80PABLO TOLEDO (Record TV)
4Âș80SAULO ARAÚJO (MetrĂłpoles)
8Âș70FERNANDA GUIMARÃES (AgĂȘncia Estado)
8Âș70MANOELA ALCANTARA (MetrĂłpoles)
10Âș62,5MICHEL MENDES (Record TV)
11Âș60LAERTE COUTINHO (Folha de S.Paulo)
11Âș60TIAGO ROGERO (O Globo)
11Âș60YAN BOECHAT (O Globo)
14Âș57,5ERICA MONTENEGRO (MetrĂłpoles)
14Âș57,5JULIANA CONTAIFER (MetrĂłpoles)
14Âș57,5LILIAN TAHAN (MetrĂłpoles)
14Âș57,5MARIA EUGÊNIA MOREIRA (MetrĂłpoles)
14Âș57,5OLIVIA MEIRELES (MetrĂłpoles)
14Âș57,5PEDRO ROCKENBACH (Rede Globo)
14Âș57,5PRISCILLA BORGES (MetrĂłpoles)
14Âș57,5RAQUEL MARTINS RIBEIRO (MetrĂłpoles)
14Âș57,5RENATA GAROFANO (Record TV)
14Âș57,5STELA WOO (MetrĂłpoles)
14Âș57,5STEPHANIE ARCAS (MetrĂłpoles)
14Âș57,5YANKA ROMÃO (MetrĂłpoles)
26Âș55MARCEL HARTMANN PRESTES (Zero Hora)
26Âș55MARCELO CANELLAS (Rede Globo)
28Âș52,5LENO FALK (AgĂȘncia Radioweb)
29Âș50DAVID COHEN (Exame)
29Âș50FABIO ALARICO TEIXEIRA
29Âș50GUSTAVO MONTEIRO CHAGAS (RĂĄdio GuaĂ­ba)
29Âș50LUCAS CORRALES VIDIGAL (G1)
29Âș50RAFAEL SOARES (O Globo)
34Âș45VERA MAGALHÃES (TV Cultura)
35Âș40AUGUSTO FERNANDES CONCONI (EstadĂŁo)
35Âș40BRUNO PONCEANO (EstadĂŁo)
35Âș40FABIANA VILELLA (Record TV)
35Âș40GILSON FREDY SOUZA DE OLIVEIRA (Record TV)
35Âș40HENRIQUE BEIRANGÊ (Record TV)
35Âș40JULIA MARQUES (EstadĂŁo)
35Âș40MARCELO MAGALHÃES (Record TV)
35Âș40MARCUS FABRICIO MORAES REIS (Record TV)
35Âș40MARIANA CUNHA VISUAL (EstadĂŁo)
35Âș40NATALIA FLORENTINO (Record TV)
35Âș40RAFAEL GOMIDE (Record TV)
35Âș40ROMEU PICCOLI (Record TV
35Âș40VINICIUS SUEIRO (EstadĂŁo)
48Âș35ADELE SANTELLI (National Geographic)
48Âș35ANA CAROLINA DINIZ (O Globo)
48Âș35ANA PAULA OMENA (Portal Tribuna Hoje)
48Âș35ANDRÉ PAIXÃO (G1)
48Âș35CARLOS HENRIQUE FIORAVANTI (Pesquisa Fapesp)
48Âș35DIOGO OLIVIER (Zero Hora)
48Âș35FABIANO CANDIDO (PEGN)
48Âș35FABIO MOTTA (EstadĂŁo)
48Âș35GILMAR FRAGA (Zero Hora)
48Âș35GILMAR LUIZ TATSCH (Jornal ABC)
48Âș35HUMBERTO TREZZI (Zero Hora)
48Âș35ISABEL FILGUEIRAS (Valor.com)
48Âș35ISABELA BOLZANI (Valor EconĂŽmico)
48Âș35JOSÉ SERGIO CUNHA (DiĂĄrio do Nordeste)
48Âș35JULIA DANTAS SAAVEDRA (Revista RI)
48Âș35LARISSA ROSSO (GaĂșcha ZH)
48Âș35LEILANE MENEZES RODRIGUES (MetĂłpoles)
48Âș35LUCAS MORAES (Jornal do Commercio)
48Âș35MARCELA LUIZA ALVES RODRIGUES (TV Justiça)
48Âș35MARCELLE GUTIERREZ (Valor EconĂŽmico)
48Âș35MARCIA RODRIGUES (Plena Mulher)
48Âș35MARINA LOPES (Porvir)
48Âș35MATHEUS FELIPE DA SILVA (RBS TV)
48Âș35NAYARA OLIVEIRA (Intercept Brasil)
48Âș35PABLO LOPEZ GUELLI (Cine Brasil TV)
48Âș35RAFAELA BORGES (UOL)
48Âș35REGINALDO PIMENTA (O Dia)
48Âș35RICARDO GIUSTI (Correio do Povo)
48Âș35SÉRGIO TAUHATA YNEMINE (Valor EconĂŽmico)
48Âș35SHARON JEANINE ABDALLA (Gazeta do Povo)
48Âș35SULLIVAN SILVA (RĂĄdio Gazeta/ES)
48Âș35TALITA BERTOLIM MOREIRA (Valor EconĂŽmico)
80Âș30ALAN GRAÇA FERREIRA
80Âș30ALICE MACIEL
80Âș30AMANDA AUDI
80Âș30ANA MAGALHÃES
80Âș30ANDREW FISHMAN
80Âș30BASILIA RODRIGUES
80Âș30BOB SHARP
80Âș30BRUNO FONSECA
80Âș30CARLA BIGATTO
80Âș30CAROLINA OMS
80Âș30CRISTINE KIST
80Âș30DANIEL CAMARGOS
80Âș30DANIELA ARBEX
80Âș30DIMITRI CALDEIRA
80Âș30DJAMILA RIBEIRO
80Âș30ERICK ARAÚJO
80Âș30FERNANDO MARTINHO
80Âș30FLAVIA MARINHO
80Âș30GABRIELA BILÓ
80Âș30GEORGIA PELISSARO DOS SANTOS
80Âș30ILZE SCAMPARINI
80Âș30LARISSA FERNANDES
80Âș30MALU GASPAR
80Âș30MARCELA RAFAEL
80Âș30MARCOS AURÉLIO SILVA
80Âș30MARCOS SILVA
80Âș30MARIA JULIA COUTINHO
80Âș30MARIAM SALEH
80Âș30MARIANA DELLA BARBA
80Âș30MARINA AMARAL
80Âș30NATALIA VIANA
80Âș30NATHALIA ARCURI
80Âș30OTAVIO BURIN
80Âș30RAFAEL NEVES
80Âș30RUBEM BERTA
80Âș30SONIA BLOTA
80Âș30THEYSE VIANA SANTANA
80Âș30WESLEY FRANCISCO
118Âș25AMANDA PRADA
118Âș25ANGÉLICA ABREU
118Âș25ATALISSA ROSA
118Âș25CIBELE PENHOLATE
118Âș25CRISTIANO SOUZA
118Âș25DANIEL SERVIDIO
118Âș25DJAVAN FERREIRA
118Âș25EDIVALDO SIMÃO
118Âș25EDSON GABRIEL
118Âș25EVARISTO COSTA
118Âș25FABIO PROCÓPIO DE LIMA
118Âș25FELIPE SAVIOLI PAYÃO CRUZ
118Âș25GUILHERME ZWETSCH
118Âș25IGOR NATUSCH VIEIRA
118Âș25LUIZ CASTIGLIONI
118Âș25MARCELO OUTEIRAL
118Âș25MOACYR FARIA
118Âș25OMAR FLISTER
118Âș25PATRICIA KNEBEL
118Âș25PRIMITIVO FILHO
118Âș25RAFAEL MANO DIVÉRIO
118Âș25RENAN PAGLIARUSI
118Âș25RENATO DE NIZA E CASTRO
118Âș25RENATO NOGUEIRA
118Âș25SUELY FROTA BEZERRA
118Âș25TÚLIO CUNHA
144Âș22,5ALINE BERTOLI
144Âș22,5ANA PESSOA
144Âș22,5ARTUR RODRIGUES
144Âș22,5CAMILA BABILIUS
144Âș22,5CARLOS FRANCISCO
144Âș22,5CESAR MASSEI
144Âș22,5CRISTIANE MASSUYAMA
144Âș22,5FLAVIO LORDELLO
144Âș22,5FLAVIO PRADO
144Âș22,5FLAVIO TAVARES
144Âș22,5GISELE BARBIERI
144Âș22,5GLAUCO GIANI
144Âș22,5JÔ VITAL
144Âș22,5LEANDRO PASQUALIN
144Âș22,5LEOPOLDO DE MORAES
144Âș22,5LUCIANO ABREU
144Âș22,5MARCIO SESSIM
144Âș22,5MIGUEL WESLEY
144Âș22,5PRISCILLA GRANS
144Âș22,5QUEILA ARIADNE
144Âș22,5ROGÉRIO GUIMARÃES
144Âș22,5THAIS MIRANDA
144Âș22,5TONI MARQUES
144Âș22,5ZUILA DAVID
168Âș20AMANDA ARAÚJO
168Âș20JONAS CAMPOS
170Âș17,5ADRIANA DE BRITO COTIAS
170Âș17,5ADRIANA DE FARIAS
170Âș17,5ALEXANDRE DE PAULA SOUZA E SILVA
170Âș17,5ANA LOUISE NUNES VIRIATO
170Âș17,5ANDRE SCHAUN
170Âș17,5ANDRE VIEIRA
170Âș17,5BIANCA PINTO LIMA
170Âș17,5CAIO LARONGA
170Âș17,5CASSIA ALMEIDA
170Âș17,5CINTIA CRUZ
170Âș17,5CIRCE BONATELLI
170Âș17,5CRISTIANE CALIXTO COSTA MELO
170Âș17,5DIEGO MOLINA
170Âș17,5HENRIQUE GOMES BATISTA
170Âș17,5JOÃO PAULO MACHADO
170Âș17,5JULIANA SCHINCARIOL
170Âș17,5JULIANA SCHWARTZ DAL PIVA
170Âș17,5JULIO CABRAL
170Âș17,5MARCELO SERIKAKU
170Âș17,5MARCUS VINICIUS GASQUES
170Âș17,5MEL TRENCH LIMA
170Âș17,5MICHELLE FERREIRA
170Âș17,5NICOLLAS WITZEL
170Âș17,5RAPHAEL PANARO
170Âș17,5RENAN LARANJEIRA
170Âș17,5RENAN SOUSA
170Âș17,5RODRIGO RESENDE
170Âș17,5RODRIGO RIBEIRO
170Âș17,5RODRIGO SERPA
170Âș17,5TERESA KLEIN
170Âș17,5THIAGO AMANCIO
170Âș17,5THIAGO TANJI
170Âș17,5ULISSES MAEDA
170Âș17,5VANESSA SILVESTRE
204Âș15ALEXANDRE LOZETTI
204Âș15ALINE OLIVEIRA
204Âș15ANA THAIS MATOS
204Âș15ANDRE HERNAN
204Âș15BRUNA MARIN ASSUNÇÃO FERREIRA
204Âș15BRUNA TASCHETTO
204Âș15CARINE KRÜGER
204Âș15CARLOS GUIMARÃES
204Âș15CARLOS RODRIGO NASCIMENTO
204Âș15CESAR CIDADE DIAS
204Âș15CLAUDIO ZAIDAN
204Âș15CRISTINE RIBEIRO GALLISA
204Âș15DENISE SAUERESSIG
204Âș15ED MOREIRA WISNIEWSKI
204Âș15EDUARDO MATOS
204Âș15EDUARDO VIEIRA GABARDO
204Âș15EVERALDO MARQUES
204Âș15FÁBIO SCHAFFNER
204Âș15FABRICIO FALKOWSKI DE SOUZA
204Âș15GABI LERINA
204Âș15GIANE GUERRA
204Âș15GLAUCIUS OLIVEIRA
204Âș15GUILHERME BAUMHARDT SCHEINER
204Âș15IVAN DRAGO
204Âș15JEFFERSON KLEIN
204Âș15JOSÉ LUIZ PREVIDI
204Âș15JOSÉ PEDRO SOARES MARTINS
204Âș15LIA BENTHIEN
204Âș15LIVIA DA SILVA ANDRADE
204Âș15LUCAS BARBOSA
204Âș15LUCIA MATTOS
204Âș15LUIS AUGUSTO SIMON
204Âș15LUIZ CEARA
204Âș15LUIZA PRADO
204Âș15OSCAR ULISSES
204Âș15RENATA FAN
204Âș15RICARDO CAPRIOTTI
204Âș15SERGIO STOCK
242Âș12,5ABRAHAN LINCOLN DE SOUZA
242Âș12,5ANSELMO CAPARICA
242Âș12,5CRISTINA PIONER
242Âș12,5DANIELA DE LAVOR
242Âș12,5ELON NEPOMUCENO
242Âș12,5EMILIO BOTTA
242Âș12,5GABRIELA DOURADO
242Âș12,5GERMANA CABRAL
242Âș12,5GUSTAVO MARQUES
242Âș12,5HELENE CRISTIANE
242Âș12,5LEONARDO LOURENÇO
242Âș12,5LORENA CARDOSO
242Âș12,5LOUISE EUGÊNIO
242Âș12,5LYANA MARIA FRANÇA DA COSTA RIBEIRO
242Âș12,5MAURICIO OLIVEIRA
242Âș12,5ROBERTA KELLY DE SOUZA BRITO
258Âș10EDUARDO ANIZELLI
258Âș10SIMON DUCROQUET
260Âș7,5CARLA SORAYA
260Âș7,5DEBORA BRITTO
260Âș7,5EVANDRO LOPES
260Âș7,5HALISSON FERREIRA DE OLIVEIRA
260Âș7,5IGOR SILVEIRA
260Âș7,5JOCASTA PIMENTEL
260Âș7,5JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
260Âș7,5LUANA BARROS
260Âș7,5MAICON SILVA
260Âș7,5MANOELLA SMITH
260Âș7,5ROBERTA ROCHA
260Âș7,5THEA SEVERINO
260Âș7,5TIAGO LIMA MELO
260Âș7,5WILLIAM SANTOS
274Âș5ALEXA GONZALEZ SALOMÃO
274Âș5ANA PAULA BRANCO
274Âș5BERNARDO CARAM
274Âș5CLAYTON CASTELANI
274Âș5CRISTIANE GERCINA
274Âș5FERNANDA BRIGATTI
274Âș5FERNANDA MENA
274Âș5FERNANDO CANZIAN
274Âș5FERNANDO SCIARRA
274Âș5ISABELLA FARIA
274Âș5JOÃO PEDRO PITOMBO
274Âș5LAÍSA DALL`AGNOL
274Âș5LAÍSSA BARROS
274Âș5LALO DE ALMEIDA
274Âș5LUCIANA COELHO
274Âș5LUCIANA LAZARINI
274Âș5LUCIANO VERONEZI
274Âș5MAGÊ FLORES
274Âș5MARIANA GOULART
274Âș5MAX FRANCIOLI
274Âș5NATÁLIA CANCIAN
274Âș5PEDRO LADEIRA
274Âș5RAUL SPINASSÉ
274Âș5RENAN SUKEVICIUS
274Âș5RODRIGO VIZEU
274Âș5RUBENS RANA
274Âș5SALVADOR NOGUEIRA
274Âș5THIAGO ALMEIDA
274Âș5THIAGO RESENDE
274Âș5THOMÉ GRANEMANN
274Âș5VICTOR PAROLIN
274Âș5VINICIUS MARTINS
274Âș5ZANONE FRAISSAT

Mariana Becker deixa a Band e a cobertura da F1 em tevĂȘ aberta apĂłs 20 anos

Mariana Becker deixa a Band e a cobertura da F1 em tevĂȘ aberta apĂłs 20 anos
Mariana Becker (Crédito: Lucas Java Brito/Instagram)

A repĂłrter Mariana Becker, especializada no cobertura de automobilismo, deixarĂĄ no final de 2025 o Grupo Bandeirantes e tambĂ©m cobertura da FĂłrmula 1 em tevĂȘ aberta apĂłs 20 anos. A emissora perdeu os direitos de transmissĂŁo da F1, que passa a ser exibida na Globo a partir de 2026. O Ășltimo trabalho de Becker foi no Grande PrĂȘmio de Abu Dhabi, no Ășltimo final de semana, com o inglĂȘs Lando Norris como campeĂŁo mundial. Becker esclarece, porĂ©m, que pretende seguir prĂłxima ao automobilismo. As informaçÔes sĂŁo de Ana Clara Cottecco, do F5 (Folha de S.Paulo).

Em suas redes sociais, a repórter explicou que não se trata de uma aposentadoria, e que a ideia é, na verdade, buscar uma melhor qualidade de vida e desacelerar um pouco da rotina corrida, com menos voos, fusos e fins de semana a trabalho. Além disso, ela pretende tocar novos projetos, que devem ser anunciados nos próximos meses.

Um deles Ă© uma iniciativa, ainda em desenvolvimento, com foco em turismo, cultura e viagens: “Tem coisas que acontecem em comum em vĂĄrios lugares. Quero ver como essas coisas sĂŁo feitas em lugares diferentes”, declarou ao F5. Outro projeto Ă© um canal de entrevistas, que deve ser transmitido em televisĂŁo mas tambĂ©m nas redes sociais. Becker deve lançar tambĂ©m, no ano que vem, seu segundo livro de crĂŽnicas, escrito durante viagens a trabalho. A jornalista explicou que agora terĂĄ mais tempo para organizar o material e entregar Ă  editora.

Relembrando sua trajetĂłria, Becker refletiu sobre o aumento (ainda longe do ideal) da presença de mulheres no automobilismo em todas as vertentes, entre estrategistas, engenheiras e mecĂąnicas, alĂ©m de torcedoras: “É muito bom ver mais mulheres ali. Sempre achei estranho um ambiente onde sĂł tem um gĂȘnero. É saudĂĄvel ter essa troca”, afirmou.

AgressĂ”es a jornalistas marcam Ășltima rodada do Campeonato Brasileiro

AgressĂ”es a jornalistas na Ășltima rodada do Campeonato Brasileiro

Ao menos duas jornalistas foram vĂ­timas de violĂȘncia no domingo (7/12), dia da Ășltima rodada do Campeonato Brasileiro de futebol masculino. Aline Gomes, da CazĂ©TV, teve seu microfone arrancado com violĂȘncia nas dependĂȘncias da Vila Belmiro, em Santos, e Nani Chemello, da RĂĄdio Inferno, teve seu fone de ouvido puxado, de forma hostil, por um jogador do Internacional.

Após o jogo entre Santos e Cruzeiro, na Vila Belmiro, em Santos, Aline entrou ao vivo na CazeTV para falar sobre uma confusão entre torcedores do lado de fora do estådio, que terminou com gås de pimenta. Enquanto relatava o que estava acontecendo, um homem, ainda não identificado, passou correndo e deu um tapa com força no microfone da repórter, que acabou machucando a orelha, pois ela estava usando um ponto eletrÎnico que estava ligado no microfone derrubado. O mesmo homem tentou derrubar a cùmera e feriu também o cinegrafista da equipe. Após a agressão ao vivo, os apresentadores Casimiro Miguel e Igor Rodrigues repudiaram o ocorrido e pediram para Aline ficar em segurança.

“NĂŁo estou bem, mas vou ficar. Estou processando tudo. Quando fui entrar ao vivo, começou uma confusĂŁo. Eu sĂł estava relatando”, desabafou Aline em suas redes sociais. “Tive o cuidado de me afastar pela nossa segurança e pelo gĂĄs de pimenta. Foi uma agressĂŁo forte, ele puxou com agressividade a cĂąmera tambĂ©m. Foi pesado, nunca passei por isso. Foi chocante e eu tive uma crise de ansiedade depois”. A jornalista declarou que o Santos deu todo o apoio necessĂĄrio a ela e solicitou as imagens registradas para ajudar a identificar o agressor.

Outro caso de hostilidade contra jornalistas ocorreu no jogo entre Internacional e Red Bull Bragantino, no estĂĄdio Beira-Rio, em Porto Alegre, que decretou a permanĂȘncia do time gaĂșcho na primeira divisĂŁo do futebol brasileiro no ano que vem. ApĂłs o tĂ©rmino do jogo, o lateral argentino Alexandro Bernabei, do Internacional, abordou de forma hostil a repĂłrter Nani Chemello, puxando seu fone de ouvido e gritando “fala agora, fala agora!”. Ao longo da temporada, a jornalista fez comentĂĄrios crĂ­ticos sobre o desempenho do atleta dentro de campo.

No Instagram, Nani se pronunciou sobre o caso, afirmando que se sentiu “intimidada e incomodada” com a atitude do jogador: “Se faço uma crĂ­tica para ele e, depois do jogo, ele quiser conversar comigo, tudo bem. Mas, mexer no meu equipamento? Tirar o meu fone para gritar perto do meu rosto? NĂŁo tem necessidade. NĂŁo gostei nem um pouco”. A repĂłrter falou que, apĂłs o ocorrido, AndrĂ©s D’Alessandro, diretor esportivo do Internacional, e AndrĂ© Mazzuco, diretor executivo, pediram desculpas em nome do clube.

100 anos de RĂĄdio no Brasil: TendĂȘncias e mudanças no rĂĄdio

(Crédito: IBC Show)

Por Álvaro Bufarah (*)

Onde os racks antes ocupavam salas tĂ©cnicas agora sĂŁo apenas memĂłrias de um padrĂŁo que se despede. No IBC 2025, o encontro global dos atores de mĂ­dia, entretenimento e tecnologia, registraram-se 43 858 visitantes de mais de 170 paĂ­ses, reunidos com 1.300 expositores e centenas de sessĂ”es que se dedicaram a revelar o futuro da transmissĂŁo. O que sobressaiu, contudo, nĂŁo foi apenas o tamanho da convenção, mas a ĂȘnfase: nuvem, virtualização e inteligĂȘncia artificial tomaram o palco como vetores de transformação concreta – nĂŁo apenas promessas.

(Crédito: IBC Show)

Para o rĂĄdio – mĂ­dia que desde o inĂ­cio viveu de ondas e microfones – essa transformação ganha contornos de revolução silenciosa. Equipamentos fĂ­sicos de estĂșdio, consoles de mixagem, racks de hardware, enlaces dedicados – tudo isso passa a poder ser entregue “como cĂłdigo”, como serviço em nuvem, como plataforma distribuĂ­da. Um artigo de apoio aponta que o custo de infraestrutura caiu entre 50% e 70% para emissoras que adotaram automação em cloud, e o tempo de entrada de novos serviços reduziu significativamente. Esse cenĂĄrio significa que atĂ© uma emissora em cidade menor, com poucos recursos, pode competir em qualidade e flexibilidade com redes maiores – bastam conexĂŁo, automação e um bom conteĂșdo.

As fabricantes nĂŁo perdem tempo. No IBC foram apresentados consoles como o AEQ Capitol IP Plus, o Myriad Cloud da Broadcast Radio (com operação nativa na Microsoft Azure), o axia Altus SE Virtual Radio Mixer da Telos Alliance, e soluçÔes para transcrição automatizada, roteirização hĂ­brida e playout remoto. Essas ferramentas sugerem que “estação de rĂĄdio” deixa de ser um prĂ©dio com antena e vira “fluxo operativo” em mĂșltiplos locais, dispositivos ou ambientes de estĂșdio remoto. O benefĂ­cio: mobilidade, escalabilidade e redução de barreiras geogrĂĄficas. Um repĂłrter pode trabalhar de qualquer lugar – o que antes exigia sala tĂ©cnica, agora requer apenas uma conexĂŁo de internet.

Mas nĂŁo se trata apenas de economia ou eficiĂȘncia. Trata-se de contexto e audiĂȘncia. A mĂ­dia sonora estĂĄ cada vez mais on-demand, multiplataforma, distribuĂ­da. Essa nova infraestrutura permite experimentaçÔes com vozes geradas por IA, campanhas hiperlocalizadas, estaçÔes automatizadas que operam 24/7, e integração com streaming, podcast, rĂĄdio tradicional e vĂ­deo. Logo, a tarefa do gestor de rĂĄdio se amplia: nĂŁo basta tocar mĂșsicas ou transmitir programas ao vivo; Ă© preciso orquestrar ecossistema – analisar dados de audiĂȘncia em tempo real, personalizar oferta, adaptar conteĂșdo para voz, aplicativo, smart speaker, carro conectado. E tudo isso em um ambiente em que o hardware local – muitas vezes caro e lento para atualizar – perde centralidade.

HĂĄ, claro, tensĂ”es no horizonte. A dependĂȘncia de nuvem exige conectividade robusta e confiĂĄvel: em regiĂ”es onde a internet ainda oscila ou o custo de link Ă© proibitivo, a vantagem se esgarça. A migração implica tambĂ©m mudança de cultura: operadores de rĂĄdio precisam aprender a lidar com plataformas, interfaces web, mĂ©tricas de dados, licenciamento de cloud e segurança da informação. HĂĄ ainda o risco – debatido em painel do IBC – da homogeneização de vozes e programas: se uma estação “genĂ©rica” automatizada pode operar com custo mĂ­nimo, onde fica o diferencial local, a curadoria e a identidade comunitĂĄria do rĂĄdio?

No Brasil, isso Ă© especialmente relevante. Em comunidades onde a rĂĄdio local Ă© um pilar de comunicação, a adoção de plataforma cloud pode ser alavanca de impacto – mas tambĂ©m exige investimento em treinamento, conectividade e conteĂșdo relevante. Uma emissora que entende essa transição pode redescobrir seu papel: nĂŁo apenas “falar na antena”, mas ser hub de convergĂȘncia entre ĂĄudio tradicional, streaming, podcast, plataforma de dados, experiĂȘncia em aplicativos e voz. O mercado global de soluçÔes de transmissĂŁo cresce: estima-se que em 2025 o mercado de broadcasting solutions valerĂĄ US$ 10,33 bilhĂ”es, com taxa de crescimento de cerca de 9,7% atĂ© 2032. Isso significa que o cenĂĄrio tĂ©cnico e comercial estĂĄ pronto para expansĂŁo – e quem se mover cedo pode ganhar vantagem competitiva.

(Crédito: zydigital)

Ao final, a crĂŽnica se fecha com uma imagem: o tĂ©cnico de rĂĄdio abre seu laptop no sofĂĄ de casa, conecta-se Ă  plataforma cloud da estação, gerencia o playout, ajusta o bloco comercial e responde a um alerta de automação que detectou interação elevada no app da emissora. Ele nĂŁo liga um rack, nĂŁo sobe em torre, nĂŁo troca tubos de vĂĄlvula – sua “sala tĂ©cnica” cabe em wifi. A antena ainda estĂĄ lĂĄ fora, o microfone ainda capta vozes, o rĂĄdio ainda faz companhia. Mas agora pode fazer muito mais – ouvir dados, adaptar ofertas, distribuir para dispositivos, identificar quem estĂĄ ouvindo onde, e ajustar em tempo real. A transformação nĂŁo elimina o rĂĄdio. Transforma-o. E para quem liga o dial amanhĂŁ, a mudança jĂĄ estĂĄ no ar.

Fontes

IBC 2025 – “IBC delivers innovation, energy, impact and business outcomes” (IBC press release) IBC 2025 (NEW)+1

Jutel – “What are the benefits of cloud-based radio automation software in 2025” Jutel

Broadcast Radio – Myriad Cloud Radio product overview broadcastradio.com

Coherent Market Insights – Global Broadcasting Solutions Market size and forecast (2025-2032) coherentmarketinsights.com


Álvaro Bufarah

VocĂȘ pode ler e ouvir este e outros conteĂșdos na Ă­ntegra no RadioFrequencia, um blog que teve inĂ­cio como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rĂĄdio e mĂ­dia sonora. As entrevistas tambĂ©m podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

(*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de vårias universidades e regiÔes do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rådio, em emissoras como CBN, EBC e Globo.

Quintino Gomes Freire inaugura nova sede do DiĂĄrio do Rio

Quintino Gomes Freire restaurou o prédio onde funciona o Diårio do Rio. O jornal é digital, mas tem, nas palavras dele mesmo, uma redação à moda antiga, na Travessa do Comércio 6, a poucos metros do Arco do Teles, no Centro. A nova redação foi inaugurada em 27/11, com a exposição O cotidiano no Rio no século XIX, com litografias aquareladas de Jean Baptiste Debret e objetos de época. Só o cenårio jå vale uma visita.

O prĂ©dio, construĂ­do no sĂ©culo XVIII, estĂĄ localizada a poucos metros de onde funcionou seu antecessor impresso – o primeiro jornal diĂĄrio a circular no Brasil, entre 1821 e 1878. O novo DiĂĄrio do Rio, fundado em 2007, jĂĄ operava em parte deste endereço. Com 14 metros de frente e trĂȘs andares com pĂ© direito de mais de 4 metros, a nova sede conta com estĂșdio de podcast, rĂĄdio e vĂ­deo, tem fachada e interior com detalhes em vermelho, piso em ipĂȘ e forro em madeira pinho de riga.

E por falar em revitalização, o antigo edifĂ­cio do jornal vespertino A Noite, que tambĂ©m foi sede da RĂĄdio Nacional e da EBC, passa por um retrofit com previsĂŁo de tĂ©rmino em 2027. O prĂ©dio – tombado pelo Iphan como o primeiro arranha-cĂ©u de concreto armado da AmĂ©rica Latina – foi projetado por Joseph Gire, o mesmo do Copacabana Palace, em estilo art dĂ©co. TerĂĄ agora 447 apartamentos, trĂȘs lojas, restaurante temĂĄtico no 23Âș andar em homenagem Ă  RĂĄdio Nacional, e um mirante aberto ao pĂșblico no rooftop.

SBT News anuncia time de analistas polĂ­ticos e econĂŽmicos

SBT News, novo canal de notĂ­cias do Grupo Silvio Santos, estreia em 15 de dezembro

O SBT News, novo canal do Grupo Silvio Santos que estreia em 15/12, anunciou os profissionais que farĂŁo parte de sua equipe de analistas e comentaristas polĂ­ticos e econĂŽmicos.

Diretamente de Brasília, estarão alocados Anita Prado, Cezar Feitosa, Eduardo Gayer, Iander Porcela, Marcela Mattos, Ranier Bragon e Victoria Abel. Guilherme Seto atuarå na sede em São Paulo e Renato Machado, farå comentårios diretamente de Genebra, na Suíça. Eles se unem à equipe jå composta por importantes nomes do jornalismo, como Celso Freitas, Leandro Magalhães, Raquel Landim, Amanda Klein, Basília Rodrigues, Sidney Rezende, Roberta Russo, Nathalia Fruet e Lucio Sturm. Camila Mattoso, ex-Folha de S.Paulo, serå a diretora de redação do novo canal.

Vale lembrar que, no começo do mĂȘs, o SBT News anunciou mais contrataçÔes para sua equipe de jornalismo: Larissa Alves, ex-Bandeirantes, e Luara Castilho, que atĂ© entĂŁo atuava na TV Vanguarda, afiliada da Globo no interior paulista.

Novo prĂȘmio internacional de fotografia cientĂ­fica abre inscriçÔes

Novo prĂȘmio internacional de fotografia cientĂ­fica abre inscriçÔes
Crédito: Melissa Bradley/Unsplash

EstĂŁo abertas atĂ© 15 de fevereiro de 2026 as inscriçÔes para a primeira edição do Through Southern Lenses: Science in Focus, prĂȘmio internacional de fotografia que valoriza trabalhos com foco na ciĂȘncia. A iniciativa, fruto da parceria entre a Fundação Conrado Wessel (FCW) e a Academia Mundial de CiĂȘncias para o Avanço da CiĂȘncia nos PaĂ­ses em Desenvolvimento (TWAS), terĂĄ como tema principal Geleiras e Desertos.

Podem se inscrever fotĂłgrafos de paĂ­ses do Sul Global com trabalhos feitos de forma individual ou em grupo. O prĂȘmio concederĂĄ US$ 20 mil ao ensaio fotogrĂĄfico, com dez imagens originais, que melhor represente o tema da edição. A ideia Ă© que as fotografias inscritas representem os impactos das mudanças climĂĄticas, com foco no derretimento de geleiras e expansĂŁo de deserto, e como a emergĂȘncia climĂĄtica afeta ecossistemas e comunidades.

O objetivo do prĂȘmio Ă© valorizar e reconhecer a fotografia como instrumento para aproximar o pĂșblico da ciĂȘncia. Para Marcelo Knobel, diretor-executivo da TWAS, “a iniciativa reconhece a fotografia como um meio poderoso de inspirar o interesse pĂșblico pela ciĂȘncia, fortalecendo a conexĂŁo entre ciĂȘncia e sociedade por meio de narrativas visuais acessĂ­veis e envolventes”.

NĂŁo serĂŁo aceitas imagens produzidas por meio de InteligĂȘncia Artificial. Em caso de participação em grupo, o valor da premiação serĂĄ entregue a um representante designado. Confira o regulamento e inscreva-se aqui.

Igor JatobĂĄ Ă© o novo editor da Automotive Business

Igor JatobĂĄ
Igor JatobĂĄ

Em reestruturação apĂłs a saĂ­da, hĂĄ dois meses, da editora-chefe Giovanna Riato, agora no Jornal do Carro/EstadĂŁo, a Automotive Business segue reforçando a sua equipe. Sob os cuidados da head de Comunicação Thais Aleixo, a publicação ganhou na Ășltima semana o reforço do editor digital Igor JatobĂĄ. Ele se junta ao time de editores, que jĂĄ conta com Fernando Miragaya (Produto) e Bruno de Oliveira (NegĂłcios).

Pernambucano radicado desde 2018 em SĂŁo Paulo, Igor, alĂ©m de jornalista, Ă© advogado e tem larga experiĂȘncia em projetos culturais e comunicação digital, tendo ao longo de sua carreira passado por Sesc, onde cuidava da produção de conteĂșdo para as redes sociais e portal, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Sudene. Ele atende pelos 11-96317-6115 e [email protected].

Site Hall of Shame oficializa cruzada de Trump contra imprensa em meio a crĂ­ticas da prĂłpria base MAGA

(Crédito: Chinasa Nworu)

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

Quando parecia impossĂ­vel se surpreender com os ataques de Donald Trump Ă  imprensa independente e crĂ­tica de seu governo, a Casa Branca deu em 1Âș/12 um novo passo lançando o site Hall of Shame.

É uma alusĂŁo irĂŽnica aos populares Halls of Fame, criados para homenagear pessoas com contribuiçÔes positivas em suas ĂĄreas. No universo polĂ­tico de Trump, porĂ©m, o Hall of Shame tem objetivo oposto: listar veĂ­culos e jornalistas acusados de divulgar fake news, segundo critĂ©rios da prĂłpria Casa Branca.

A iniciativa, apresentada como um esforço pela defesa da verdade, foi imediatamente interpretada como uma tentativa de intimidação e deslegitimação da mĂ­dia crĂ­tica. A prĂĄtica de acusar reportagens desfavorĂĄveis de serem falsas – comum no discurso do presidente – agora se transforma em polĂ­tica pĂșblica com alvos nomeados.

Entre os primeiros estão CBS News, The Boston Globe e o britùnico The Independent, cuja inclusão provocou reação do outro lado do Atlùntico. O jornal denunciou o ataque à liberdade de imprensa e reafirmou seu compromisso com o jornalismo crítico. Trump anda de mal com a mídia britùnica, com a ameaça de exigir 1 bilhão da BBC em compensação pela edição de seu discurso no dia da invasão do Capitólio que sequer foi exibida nos EUA.

O gesto de Trump ocorre em um momento em que enfrenta críticas até mesmo de antigos aliados, como a parlamentar Marjorie Taylor-Greene, que deixou a base trumpista (e o posto de congressista) atirando contra o ex-presidente e seus rumos políticos.

E, segundo uma anĂĄlise recente do projeto Media Matters for America, parte da imprensa conservadora “MAGA”, que historicamente o apoiava, começa a romper o silĂȘncio e adotar posturas crĂ­ticas.

O site Hall of Shame pode parecer folclĂłrico, mas pode ser Ăștil  para manter mobilizada uma base disposta a aceitar a versĂŁo Trump dos fatos. As pesquisas e as eleiçÔes legislativas de meio de mandato, marcadas para novembro de 2026, dirĂŁo o efeito dessa estratĂ©gia.

Leia a matéria completa sobre o site Hall of Shame em MediaTalks.

Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.

Esta semana em MediaTalks

FĂșria online: DicionĂĄrio Oxford elege rage bait” como Palavra do Ano em 2025. Leia mais

Dublagem automåtica por IA de vídeo com Luis Navarro no Instagram vira alerta sobre rumos da mídia digital (por Flåvia Vígio, especial para MediaTalks). Leia mais

Ficando para trĂĄs na corrida pela liderança em IA, Apple troca chefia de sua divisĂŁo de inteligĂȘncia artificial em meio a crĂ­ticas e atrasos no projeto Apple Intelligence. Leia mais

Morre Fernando Hossepian, aos 60 anos

Morreu na quarta-feira (3/12) Fernando Hossepian, aos 60 anos, por problemas de saĂșde. Ele trabalhou no EstadĂŁo por quase 40 anos. O velĂłrio e sepultamento foram realizados em RibeirĂŁo Preto, no interior de SĂŁo Paulo.

Hossepian teve ao todo trĂȘs passagens pelo EstadĂŁo. Na primeira, cujo inĂ­cio foi em 1985, na antiga OESP GrĂĄfica, atuou como liberador. TrĂȘs anos mais tarde, foi transferido para a S.A. O Estado de S. Paulo como revisor. Posteriormente, foi promovido a chefe de seção, função que exerceu atĂ© 2003. Deixou o EstadĂŁo e retornou ao jornal um ano mais tarde, em 2004, como diagramador no Jornal da Tarde, onde permaneceu atĂ© 2012. E em 2013, iniciou sua terceira e Ășltima passagem pelo jornal, como analista de sistemas editoriais sĂȘnior, cargo que exerceu atĂ© seu falecimento.

Em texto publicado em homenagem ao jornalista, o EstadĂŁo o descreveu como “sereno, gentil e extremamente colaborativo”.

Fabrizio Leonardo passa a VP executivo na Weber Shandwick

Fabrizio Leonardo estĂĄ de cargo novo na Weber Shandwick. A agĂȘncia anunciou a promoção dele a vice-presidente executivo e a lĂ­der da Weber Advisory, braço estratĂ©gico para consultoria de alto nĂ­vel, com expertise em reputação corporativa, gestĂŁo de crises, engajamento de stakeholders e inteligĂȘncia de mercado.

Fabrizio Ă© jornalista e mestre em gestĂŁo e polĂ­ticas pela Fundação Getulio Vargas. EstĂĄ hĂĄ 10 anos na Weber Shandwick e desde janeiro de 2020 ocupava a posição de VP sĂȘnior da prĂĄtica Corporativa.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese