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quarta-feira, agosto 13, 2025

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João Anacleto é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2022

Da esquerda para a direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, João Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto

Andrea Ramos, Boris Feldman e Karina Simões, e as publicações Quatro Rodas, Autoesporte, Jornal do Carro, FullCast, AutoPapo e Acelerados também foram premiados pelo concurso

Foram homenageados na noite dessa segunda-feira (25/4), em São Paulo, os +Admirados da Imprensa Automotiva 2022. O concurso, que chegou neste ano à quarta edição, elegeu João Anacleto, de A Roda, como o +Admirado Jornalista do Ano.

Da esquerda para a direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, João Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto (Foto: Doug Zuntta)

Dois representantes de Pernambuco completaram o pódio, que teve na segunda posição Jorge Moraes, apresentador dos programas AutoMotor e CBN Auto, e colunista do UOL Carros, e Silvio Menezes, do programa Carro Arretado, em terceiro lugar. Boris Feldman, do AutoPapo, e Bob Sharp, do Autoentusiastas, ocuparam, respectivamente, a quarta e a quinta posições.

Nas categorias temáticas, João Anacleto levou mais um troféu, desta vez como +Admirado Influenciador Digital. Além dele, foram premiados os jornalistas Karina Simões (KS1951), em Jornalista Especializado em Duas Rodas; Andrea Ramos (Estradão), em Jornalista Especializado em Veículos Pesados; e Boris Feldman (AutoPapo), como Colunista.

Já entre as publicações, os prêmios foram para Fullcast (Fullpower), na categoria Áudio – Podcast; AutoPapo, Áudio – Rádio; Jornal do Carro, em Jornal/Caderno Automotivo; Quatro Rodas, em Revista e Vídeo/Redes Sociais); Autoesporte, em Site; e Acelerados, em Vídeo/Programa de TV.

Além dos resultados anunciados durante a cerimônia (confira a transmissão na íntegra no YouTube), uma edição especial, que circulará nesta sexta-feira (29/4), trará detalhes da festa e da emoção dos premiados.

A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva conta com os apoios de Abraciclo, Audi, Bosch, General Motors, Honda, Scania, Volkswagen e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Confira a relação completa dos homenageados na quarta edição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2022:

Jornalistas – Geral

  • Alex Ruffo (Máquinas na Pan)
  • Alzira Rodrigues (AutoIndústria)
  • André Barros (AutoData)
  • André Deliberato (Webmotors)
  • André Marinho (Guia Automotivo)
  • André Paixão (Autoesporte)
  • Andrea Ramos (Estradão)
  • Bob Sharp (Autoentusiastas)
  • Boris Feldman (AutoPapo)
  • Charles Marzanasco Filho (Quatro Rodas)
  • Claudia Carsughi (Site do Carsughi)
  • Cleide Silva (O Estado de S.Paulo)
  • Emilio Camanzi (Carros com Camanzi)
  • Fernando Calmon (UOL Carros)
  • Giovanna Riato (Automotive Business)
  • João Anacleto (A Roda)
  • Jorge Moraes
  • Karina Simões (KS1951)
  • Marcus Lauria (CarPoint News)
  • Paulo Brandão (TV Auto)
  • Paulo Cruz (AutoNews)
  • Sérgio Dias (Alpha Autos)
  • Sérgio Quintanilha (Guia do Carro)
  • Silvio Menezes (Carro Arretado)
  • Tarcísio Dias (Mecânica Online)
  • Zeca (Zeca ao volante)

 

Jornalistas – Duas Rodas

  • Karina Simões
  • Suzane Carvalho
  • Thiago Moreno (Motor1)

 

Jornalistas – Veículos Comerciais

  • Adamo Bazani (Diário do Transporte)
  • Andrea Ramos (Estradão)
  • Pedro Trucão

 

Colunistas

  • Boris Feldman (AutoPapo)
  • Charles Marzanasco (Quatro Rodas)
  • Tarcísio Dias (Mecânica Online)

 

Influenciadores Digitais

  • João Anacleto (A Roda)
  • Jorge Moraes
  • Silvio Menezes (Carro Arretado)

 

Caderno/Jornal

  • Carro Arretado (Jornal do Commercio – PE)
  • Jornal do Carro (Estadão – SP)
  • Jornal Motocycle

 

Canal Digital

  • Auto News
  • Carros com Camanzi
  • Quatro Rodas

 

Podcast

  • CBN Autoesporte
  • Fullcast (FullPower)
  • Motor 1

 

Rádio

  • AutoPapo
  • Guia Automotivo
  • Máquinas na Pan

 

Revista

  • Autoesporte
  • Motor Show
  • Quatro Rodas

 

Site/Blog

  • Autoesporte
  • Quatro Rodas
  • UOL Carros

 

TV

  • Acelerados
  • Auto Esporte
  • Carro Arretado

Patrícia Campos Mello repete 2019 e é a +Premiada Jornalista do Ano

Patricia Campos Mello
Patricia Campos Mello

Autor de livro-reportagem de maior sucesso no Brasil, Laurentino Gomes fica na segunda colocação

Patrícia Campos Mello

Pela segunda edição consecutiva, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, iniciativa promovida desde 2011 por Jornalistas&Cia, com o apoio deste Portal dos Jornalistas, apontou a repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello como a jornalista mais premiada do ano no Brasil. Foi a primeira vez, não apenas de forma consecutiva, que um profissional repetiu a liderança da pesquisa.

No total, ela conquistou 150 pontos, cinco a mais do que em 2019, a partir de três prêmios de jornalismo. Dentre eles, destaque para o Maria Moors Cabot, mais antiga premiação de jornalismo do mundo, concedido pela Universidade Columbia, de Nova York. Ela também faturou neste ano o Mulher Imprensa de Contribuição ao Jornalismo e o Prêmio Folha, na categoria Reportagem, pelo especial Desigualdade Global.

Estes reconhecimentos são fruto do excelente trabalho investigativo que Patrícia vem realizando nos últimos anos. Em 2018, após publicar a reportagem Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp, que denunciava investimentos não declarados de R$ 12 milhões por apoiadores do então candidato Jair Bolsonaro, ação vedada pela Justiça Eleitoral, ela passou a receber inúmeros ataques e ameaças nas redes sociais. Ainda como desdobramento desse trabalho, em fevereiro deste ano ela foi alvo de insultos de cunho sexual durante a CPMI das Fake News por parte de membros do governo.

Laurentino Gomes

Na segunda colocação, com 110 pontos, aparece o premiado escritor de livros-reportagem Laurentino Gomes. Maior vencedor do Prêmio Jabuti, ele ergueu mais uma vez o tradicional troféu da literatura brasileira neste ano, com o livro Escravidão Volume I – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares.

Ele já havia conquistado a premiação anteriormente em outras três oportunidades com a trilogia 1808 (2008), 1822 (2011) e 1889 (2014). Também foi reconhecido neste ano com o prêmio Personalidade da Comunicação, concedido pela Mega Brasil.

Completando o pódio, aparece Rafael Ramos, da Record TV, que integrou as equipes do programa Câmera Record que venceram em 2020 os prêmios Rei da Espanha – Televisão, Vladimir Herzog – Multimídia e República – TV.

Confira a relação completa com os +Premiados Jornalistas do Ano:

POSIÇÃOPONTOSNOME (Veículo)
150PATRICIA CAMPOS MELLO (Folha de S.Paulo)
110LAURENTINO GOMES
87,5RAFAEL RAMOS (Record TV)
80GUSTAVO COSTA (Record TV)
80MATEUS MUNIN (Record TV)
80PABLO TOLEDO (Record TV)
80SAULO ARAÚJO (Metrópoles)
70FERNANDA GUIMARÃES (Agência Estado)
70MANOELA ALCANTARA (Metrópoles)
10º62,5MICHEL MENDES (Record TV)
11º60LAERTE COUTINHO (Folha de S.Paulo)
11º60TIAGO ROGERO (O Globo)
11º60YAN BOECHAT (O Globo)
14º57,5ERICA MONTENEGRO (Metrópoles)
14º57,5JULIANA CONTAIFER (Metrópoles)
14º57,5LILIAN TAHAN (Metrópoles)
14º57,5MARIA EUGÊNIA MOREIRA (Metrópoles)
14º57,5OLIVIA MEIRELES (Metrópoles)
14º57,5PEDRO ROCKENBACH (Rede Globo)
14º57,5PRISCILLA BORGES (Metrópoles)
14º57,5RAQUEL MARTINS RIBEIRO (Metrópoles)
14º57,5RENATA GAROFANO (Record TV)
14º57,5STELA WOO (Metrópoles)
14º57,5STEPHANIE ARCAS (Metrópoles)
14º57,5YANKA ROMÃO (Metrópoles)
26º55MARCEL HARTMANN PRESTES (Zero Hora)
26º55MARCELO CANELLAS (Rede Globo)
28º52,5LENO FALK (Agência Radioweb)
29º50DAVID COHEN (Exame)
29º50FABIO ALARICO TEIXEIRA
29º50GUSTAVO MONTEIRO CHAGAS (Rádio Guaíba)
29º50LUCAS CORRALES VIDIGAL (G1)
29º50RAFAEL SOARES (O Globo)
34º45VERA MAGALHÃES (TV Cultura)
35º40AUGUSTO FERNANDES CONCONI (Estadão)
35º40BRUNO PONCEANO (Estadão)
35º40FABIANA VILELLA (Record TV)
35º40GILSON FREDY SOUZA DE OLIVEIRA (Record TV)
35º40HENRIQUE BEIRANGÊ (Record TV)
35º40JULIA MARQUES (Estadão)
35º40MARCELO MAGALHÃES (Record TV)
35º40MARCUS FABRICIO MORAES REIS (Record TV)
35º40MARIANA CUNHA VISUAL (Estadão)
35º40NATALIA FLORENTINO (Record TV)
35º40RAFAEL GOMIDE (Record TV)
35º40ROMEU PICCOLI (Record TV
35º40VINICIUS SUEIRO (Estadão)
48º35ADELE SANTELLI (National Geographic)
48º35ANA CAROLINA DINIZ (O Globo)
48º35ANA PAULA OMENA (Portal Tribuna Hoje)
48º35ANDRÉ PAIXÃO (G1)
48º35CARLOS HENRIQUE FIORAVANTI (Pesquisa Fapesp)
48º35DIOGO OLIVIER (Zero Hora)
48º35FABIANO CANDIDO (PEGN)
48º35FABIO MOTTA (Estadão)
48º35GILMAR FRAGA (Zero Hora)
48º35GILMAR LUIZ TATSCH (Jornal ABC)
48º35HUMBERTO TREZZI (Zero Hora)
48º35ISABEL FILGUEIRAS (Valor.com)
48º35ISABELA BOLZANI (Valor Econômico)
48º35JOSÉ SERGIO CUNHA (Diário do Nordeste)
48º35JULIA DANTAS SAAVEDRA (Revista RI)
48º35LARISSA ROSSO (Gaúcha ZH)
48º35LEILANE MENEZES RODRIGUES (Metópoles)
48º35LUCAS MORAES (Jornal do Commercio)
48º35MARCELA LUIZA ALVES RODRIGUES (TV Justiça)
48º35MARCELLE GUTIERREZ (Valor Econômico)
48º35MARCIA RODRIGUES (Plena Mulher)
48º35MARINA LOPES (Porvir)
48º35MATHEUS FELIPE DA SILVA (RBS TV)
48º35NAYARA OLIVEIRA (Intercept Brasil)
48º35PABLO LOPEZ GUELLI (Cine Brasil TV)
48º35RAFAELA BORGES (UOL)
48º35REGINALDO PIMENTA (O Dia)
48º35RICARDO GIUSTI (Correio do Povo)
48º35SÉRGIO TAUHATA YNEMINE (Valor Econômico)
48º35SHARON JEANINE ABDALLA (Gazeta do Povo)
48º35SULLIVAN SILVA (Rádio Gazeta/ES)
48º35TALITA BERTOLIM MOREIRA (Valor Econômico)
80º30ALAN GRAÇA FERREIRA
80º30ALICE MACIEL
80º30AMANDA AUDI
80º30ANA MAGALHÃES
80º30ANDREW FISHMAN
80º30BASILIA RODRIGUES
80º30BOB SHARP
80º30BRUNO FONSECA
80º30CARLA BIGATTO
80º30CAROLINA OMS
80º30CRISTINE KIST
80º30DANIEL CAMARGOS
80º30DANIELA ARBEX
80º30DIMITRI CALDEIRA
80º30DJAMILA RIBEIRO
80º30ERICK ARAÚJO
80º30FERNANDO MARTINHO
80º30FLAVIA MARINHO
80º30GABRIELA BILÓ
80º30GEORGIA PELISSARO DOS SANTOS
80º30ILZE SCAMPARINI
80º30LARISSA FERNANDES
80º30MALU GASPAR
80º30MARCELA RAFAEL
80º30MARCOS AURÉLIO SILVA
80º30MARCOS SILVA
80º30MARIA JULIA COUTINHO
80º30MARIAM SALEH
80º30MARIANA DELLA BARBA
80º30MARINA AMARAL
80º30NATALIA VIANA
80º30NATHALIA ARCURI
80º30OTAVIO BURIN
80º30RAFAEL NEVES
80º30RUBEM BERTA
80º30SONIA BLOTA
80º30THEYSE VIANA SANTANA
80º30WESLEY FRANCISCO
118º25AMANDA PRADA
118º25ANGÉLICA ABREU
118º25ATALISSA ROSA
118º25CIBELE PENHOLATE
118º25CRISTIANO SOUZA
118º25DANIEL SERVIDIO
118º25DJAVAN FERREIRA
118º25EDIVALDO SIMÃO
118º25EDSON GABRIEL
118º25EVARISTO COSTA
118º25FABIO PROCÓPIO DE LIMA
118º25FELIPE SAVIOLI PAYÃO CRUZ
118º25GUILHERME ZWETSCH
118º25IGOR NATUSCH VIEIRA
118º25LUIZ CASTIGLIONI
118º25MARCELO OUTEIRAL
118º25MOACYR FARIA
118º25OMAR FLISTER
118º25PATRICIA KNEBEL
118º25PRIMITIVO FILHO
118º25RAFAEL MANO DIVÉRIO
118º25RENAN PAGLIARUSI
118º25RENATO DE NIZA E CASTRO
118º25RENATO NOGUEIRA
118º25SUELY FROTA BEZERRA
118º25TÚLIO CUNHA
144º22,5ALINE BERTOLI
144º22,5ANA PESSOA
144º22,5ARTUR RODRIGUES
144º22,5CAMILA BABILIUS
144º22,5CARLOS FRANCISCO
144º22,5CESAR MASSEI
144º22,5CRISTIANE MASSUYAMA
144º22,5FLAVIO LORDELLO
144º22,5FLAVIO PRADO
144º22,5FLAVIO TAVARES
144º22,5GISELE BARBIERI
144º22,5GLAUCO GIANI
144º22,5JÔ VITAL
144º22,5LEANDRO PASQUALIN
144º22,5LEOPOLDO DE MORAES
144º22,5LUCIANO ABREU
144º22,5MARCIO SESSIM
144º22,5MIGUEL WESLEY
144º22,5PRISCILLA GRANS
144º22,5QUEILA ARIADNE
144º22,5ROGÉRIO GUIMARÃES
144º22,5THAIS MIRANDA
144º22,5TONI MARQUES
144º22,5ZUILA DAVID
168º20AMANDA ARAÚJO
168º20JONAS CAMPOS
170º17,5ADRIANA DE BRITO COTIAS
170º17,5ADRIANA DE FARIAS
170º17,5ALEXANDRE DE PAULA SOUZA E SILVA
170º17,5ANA LOUISE NUNES VIRIATO
170º17,5ANDRE SCHAUN
170º17,5ANDRE VIEIRA
170º17,5BIANCA PINTO LIMA
170º17,5CAIO LARONGA
170º17,5CASSIA ALMEIDA
170º17,5CINTIA CRUZ
170º17,5CIRCE BONATELLI
170º17,5CRISTIANE CALIXTO COSTA MELO
170º17,5DIEGO MOLINA
170º17,5HENRIQUE GOMES BATISTA
170º17,5JOÃO PAULO MACHADO
170º17,5JULIANA SCHINCARIOL
170º17,5JULIANA SCHWARTZ DAL PIVA
170º17,5JULIO CABRAL
170º17,5MARCELO SERIKAKU
170º17,5MARCUS VINICIUS GASQUES
170º17,5MEL TRENCH LIMA
170º17,5MICHELLE FERREIRA
170º17,5NICOLLAS WITZEL
170º17,5RAPHAEL PANARO
170º17,5RENAN LARANJEIRA
170º17,5RENAN SOUSA
170º17,5RODRIGO RESENDE
170º17,5RODRIGO RIBEIRO
170º17,5RODRIGO SERPA
170º17,5TERESA KLEIN
170º17,5THIAGO AMANCIO
170º17,5THIAGO TANJI
170º17,5ULISSES MAEDA
170º17,5VANESSA SILVESTRE
204º15ALEXANDRE LOZETTI
204º15ALINE OLIVEIRA
204º15ANA THAIS MATOS
204º15ANDRE HERNAN
204º15BRUNA MARIN ASSUNÇÃO FERREIRA
204º15BRUNA TASCHETTO
204º15CARINE KRÜGER
204º15CARLOS GUIMARÃES
204º15CARLOS RODRIGO NASCIMENTO
204º15CESAR CIDADE DIAS
204º15CLAUDIO ZAIDAN
204º15CRISTINE RIBEIRO GALLISA
204º15DENISE SAUERESSIG
204º15ED MOREIRA WISNIEWSKI
204º15EDUARDO MATOS
204º15EDUARDO VIEIRA GABARDO
204º15EVERALDO MARQUES
204º15FÁBIO SCHAFFNER
204º15FABRICIO FALKOWSKI DE SOUZA
204º15GABI LERINA
204º15GIANE GUERRA
204º15GLAUCIUS OLIVEIRA
204º15GUILHERME BAUMHARDT SCHEINER
204º15IVAN DRAGO
204º15JEFFERSON KLEIN
204º15JOSÉ LUIZ PREVIDI
204º15JOSÉ PEDRO SOARES MARTINS
204º15LIA BENTHIEN
204º15LIVIA DA SILVA ANDRADE
204º15LUCAS BARBOSA
204º15LUCIA MATTOS
204º15LUIS AUGUSTO SIMON
204º15LUIZ CEARA
204º15LUIZA PRADO
204º15OSCAR ULISSES
204º15RENATA FAN
204º15RICARDO CAPRIOTTI
204º15SERGIO STOCK
242º12,5ABRAHAN LINCOLN DE SOUZA
242º12,5ANSELMO CAPARICA
242º12,5CRISTINA PIONER
242º12,5DANIELA DE LAVOR
242º12,5ELON NEPOMUCENO
242º12,5EMILIO BOTTA
242º12,5GABRIELA DOURADO
242º12,5GERMANA CABRAL
242º12,5GUSTAVO MARQUES
242º12,5HELENE CRISTIANE
242º12,5LEONARDO LOURENÇO
242º12,5LORENA CARDOSO
242º12,5LOUISE EUGÊNIO
242º12,5LYANA MARIA FRANÇA DA COSTA RIBEIRO
242º12,5MAURICIO OLIVEIRA
242º12,5ROBERTA KELLY DE SOUZA BRITO
258º10EDUARDO ANIZELLI
258º10SIMON DUCROQUET
260º7,5CARLA SORAYA
260º7,5DEBORA BRITTO
260º7,5EVANDRO LOPES
260º7,5HALISSON FERREIRA DE OLIVEIRA
260º7,5IGOR SILVEIRA
260º7,5JOCASTA PIMENTEL
260º7,5JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
260º7,5LUANA BARROS
260º7,5MAICON SILVA
260º7,5MANOELLA SMITH
260º7,5ROBERTA ROCHA
260º7,5THEA SEVERINO
260º7,5TIAGO LIMA MELO
260º7,5WILLIAM SANTOS
274º5ALEXA GONZALEZ SALOMÃO
274º5ANA PAULA BRANCO
274º5BERNARDO CARAM
274º5CLAYTON CASTELANI
274º5CRISTIANE GERCINA
274º5FERNANDA BRIGATTI
274º5FERNANDA MENA
274º5FERNANDO CANZIAN
274º5FERNANDO SCIARRA
274º5ISABELLA FARIA
274º5JOÃO PEDRO PITOMBO
274º5LAÍSA DALL`AGNOL
274º5LAÍSSA BARROS
274º5LALO DE ALMEIDA
274º5LUCIANA COELHO
274º5LUCIANA LAZARINI
274º5LUCIANO VERONEZI
274º5MAGÊ FLORES
274º5MARIANA GOULART
274º5MAX FRANCIOLI
274º5NATÁLIA CANCIAN
274º5PEDRO LADEIRA
274º5RAUL SPINASSÉ
274º5RENAN SUKEVICIUS
274º5RODRIGO VIZEU
274º5RUBENS RANA
274º5SALVADOR NOGUEIRA
274º5THIAGO ALMEIDA
274º5THIAGO RESENDE
274º5THOMÉ GRANEMANN
274º5VICTOR PAROLIN
274º5VINICIUS MARTINS
274º5ZANONE FRAISSAT

Globo contrata Jorge Iggor e Mariana Spinelli para o GE TV

Globo contrata Jorge Iggor e Mariana Spinelli para o GE TV
Jorge Iggor e Mariana Spinelli (Crédito: Instagram)

O Grupo Globo deve lançar em breve o GE TV, canal no YouTube que transmitirá gratuitamente eventos e programas esportivos. Entre os contratados para o novo projeto, estão o narrador Jorge Iggor, ex-TNT Sports, e a apresentadora Mariana Spinelli, ex-ESPN. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo).

Jorge Iggor será o narrador principal do GE TV, comandando transmissões de jogos e outros eventos esportivos do projeto. Além de ser a voz titular, ele deve ser um dos principais rostos de divulgação do novo canal. Em paralelo ao trabalho na Globo, Iggor seguirá com seus projetos no digital, incluindo seu canal no YouTube, que tem quase 400 mil seguidores.

Iggor era um dos principais nomes da narração esportiva da TNT Sports e o segundo na hierarquia, atrás apenas de André Henning. Estava na emissora desde 2007, quando o canal ainda se chamava Esporte Interativo. Comandou transmissões de jogos da Champions League e do Campeonato Paulista, com diversas narrações marcantes nos últimos anos. Apresentava também os programas De Sola a Dez, De Zero a Dez e Arquibancada TNT.

Quem também chega para o GE TV é Mariana Spinelli, apresentadora do SportsCenter da ESPN. Ela será um dos principais rostos do projeto, à frente de programas esportivos e jornadas com eventos ao vivo. Além do trabalho como apresentadora, Mariana atuou nos últimos anos como comentarista de futebol feminino, função que deve ser aproveitada no GE TV. A jornalista também seguirá tocando seus projetos no digital. Segundo apurou o F5, a Globo está incentivando que os contratados do GE TV tenham forte atuação nas redes sociais.

Considerada uma das grandes revelações da ESPN, Mariana chegou à emissora em 2017, como estagiária. Em 2019, após terminar a graduação, foi contratada de forma efetiva, atuando em diferentes programas da casa. Em 2021, virou apresentadora, à frente de uma das edições do SportsCenter, ao lado de Bruno Vicari. No mesmo ano, foi a mais jovem apresentadora do Bola de Prata, prêmio que escolhe anualmente os melhores jogadores do futebol brasileiro. Além de apresentadora, comentava jogos de futebol feminino.

Sobre o GE TV

O GE TV é uma iniciativa do Grupo Globo, que deve ser lançada em breve. Trata-se de um canal no YouTube que transmitirá programas e eventos esportivos de forma gratuita. A ideia da emissora é atingir novos públicos, em especial os mais jovens, e competir com projetos esportivos concorrentes que atuam principalmente na internet, como a CazéTV.

A ideia do canal é utilizar um projeto esportivo semelhante a outros canais que atuam da mesma forma, com linguagem informal e transmissões descontraídas em debates e grandes eventos do Esporte. Segundo apurou o F5, a Globo não pretende utilizar quase ninguém de sua equipe esportiva da TV aberta e do SporTV. Serão escalados profissionais que atuam no setor de internet da empresa, além de influencers esportivos.

O principal atrativo do canal será a exibição de eventos, jogos e torneios esportivos, de forma gratuita. A oferta, porém, será limitada para manter a exclusividade de certas transmissões para a televisão.

O adeus a Moura Reis

O adeus a Moura Reis
Moura Reis (Crédito: Thayna Gomes/Mackenzie/Facebook)

Morreu em São Paulo em 9/8, aos 86 anos, Antonio Epifânio Moura Reis – ou simplesmente Moura Reis −, piauiense de Oeiras, que começou a carreira como repórter no jornal Unitário, de Fortaleza, onde ficou de 1958 a 1960. Depois de dois anos, retomou-a no Correio de Minas, de Belo Horizonte (MG), onde trabalhou de 1962 a 1964 e, além da atividade de repórter, atuou como diagramador e iniciou-se como crítico de Cinema, aproveitando a sua ligação com o Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC). Foi um dos fundadores do jornal Claquete (MG) e da Revista do Cinema (MG), lançados à época.

Ainda em 1964 mudou-se para o Rio de Janeiro, para atuar como repórter de Política no Correio da Manhã. Em 1966 migrou para o Última Hora, onde ficou até 1968. Passou depois pela revista Manchete e foi crítico de Cinema na Tribuna da Imprensa.

Mudou-se, novamente, então para São Paulo, trabalhando entre 1970 e 1972 na redação de O Estado de S.Paulo. Entre 1972 e 1980, atuou como chefe da sucursal paulistana de O Globo, voltando ao Rio para ocupar o cargo de editor de Política. Optando por morar em São Paulo, assumiu a Gerência de Comunicação da Corporação Bonfliglioli. Criou e dirigiu empresa de comunicação institucional, trabalhando simultaneamente como crítico de Cinema no Jornal da Tarde. Posteriormente, quando das primeiras eleições diretas para a Presidência da República após o período da ditadura militar, retomou o cargo de repórter de Política no Estadão, onde ficou até 1994.

Voltou a atuar na comunicação institucional integrando a área de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, inicialmente como editor do jornal Serviço Público e depois como coordenador das Assessorias de Imprensa dos órgãos da administração direta do governo estadual. Retomou, posteriormente, a atividade de crítico de Cinema colaborando com a revista Vip.

Em 1996, tornou-se diretor executivo do Diário do Comércio (SP), cargo que ocupou até 1999, onde implantou projeto de reformulação editorial e gráfica. Foi editor de Suplementos e Cadernos Especiais e crítico de Cinema do Diário de S.Paulo de 2001 a 2008.

Lançou o livro Ozualdo Candeias: Pedras e sonhos no Cineboca (Imprensa Oficial, 2010), retratando o mais marginal dos cineastas da Boca do Lixo paulistana, dono de apurado censo estético, aclamado pela crítica e estigmatizado pela censura. Foi membro atuante do Movimento Cine Belas Artes (MBA), que reuniu frequentadores e admiradores do espaço cultural da Rua da Consolação, em São Paulo, fechado em março de 2011 e retomado em julho de 2014.

Foi diretor da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em São Paulo e depois diretor de Jornalismo da entidade, na gestão de Domingos Meirelles.

Inscrições para o SAE Brasil se encerram nesta quinta-feira (14/8)

Termina nesta quinta-feira (14/8) o prazo para concorrer ao Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2025. A iniciativa, que tem como objetivo reconhecer o trabalho de jornalistas e publicações sobre tecnologia da mobilidade, chega à sua 18ª edição premiando reportagens nas categorias Mídia Impressa, Internet e Vídeo.

Podem concorrer reportagens veiculadas entre 1º de julho de 2024 e 1º de julho de 2025, sobre os avanços tecnológicos em diferentes modais – automotivo, aéreo, ferroviário e naval –, que abordem mobilidade urbana, veículos autônomos, sustentabilidade, soluções energéticas, mineração e aplicações no agronegócio.

Regulamento e inscrições em saebrasil.org.br/premios.

Jeduca abre inscrições para o 9º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação

9º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação

Estão abertas as inscrições para o 9º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, promovido pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). O evento será realizado nos dias 25 e 26 de agosto na Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), em São Paulo, e reunirá jornalistas, educadores, estudantes e pesquisadores para debater temas atuais da cobertura de educação no Brasil.

Entre os assuntos em destaque estão educação matemática e alfabetização, os impactos da crise climática nas escolas em um ano marcado pela COP 30, o papel dos influenciadores na educação midiática e os desafios enfrentados pela imprensa diante da crise da democracia e do ambiente nas redes sociais. A programação inclui palestras, mesas de debate, apresentações de cases de produções jornalísticas de veículos locais e periféricos e oficinas presenciais.

As taxas de inscrição variam de R$ 25 a R$ 50, e o congresso será realizado nos formatos presencial e online, com parte da programação transmitida a distância.

A inscrição e programação completa podem ser conferidas aqui.

Brasil 247 firma parceria de conteúdo com jornal chinês Global Times

Brasil 247 firma parceria de conteúdo com jornal chinês Global Times

O Brasil 247 anunciou uma parceria de conteúdo com o Global Times, jornal chinês especializado em cobertura internacional. O acordo entre as partes garante intercâmbio de conteúdo jornalístico: O Brasil 247 terá uma seção fixa com notícias do Global Times, enquanto o jornal chinês abrirá espaço em suas plataformas para conteúdo produzido pelo site brasileiro.

A ideia da iniciativa é trazer informações confiáveis e de qualidade sobre as visões e os desafios do chamado Sul Global, com foco no Brasil e na China. A parceria trará aos leitores brasileiros e chineses notícias sobre geopolítica, economia, meio ambiente e cultura, sempre a partir de perspectivas próprias de seus contextos nacionais.

Para Leonardo Attuch, presidente do Brasil 247, o acordo representa um passo importante para a democratização da informação mundial: “Faremos o máximo para sempre oferecer conteúdo da mais alta qualidade aos leitores do Global Times”, declarou. E Fan Zhengwei, presidente do Global Times, destacou a importância de aproximar leitores chineses das realidades brasileiras e latino-americanas: “Estamos ansiosos para ver como as reportagens aprofundadas do Brasil 247 abrirão novas janelas para os leitores do Global Times observarem o Brasil, revelando perspectivas latino-americanas únicas sobre questões globais”.

Confira a nova seção no Brasil 247.

Dulcineia Novaes, referência do jornalismo no Paraná, comemora 70 anos

Dulcineia Novaes (Crédito: Instagram)

Dulcineia Novaes, referência do jornalismo no Paraná, comemora neste mês de agosto 70 anos de vida, sendo mais de 40 deles dedicados à carreira como jornalista. Sua trajetória se confunde com a própria história da televisão no Estado. Novaes trabalha há 44 anos na RPC Curitiba, afiliada da Rede Globo no Paraná.

A repórter iniciou a carreira em 1979, na Folha de Londrina. Dois anos mais tarde, recebeu o convite para trabalhar na televisão, na TV Coroados, hoje a RPC Londrina. Em 1987, assinou com a RPC Curitiba, onde trabalha até hoje. Cobriu eventos e acontecimentos marcantes, e produziu diversas reportagens para o Jornal Nacional e o Globo Repórter, neste último gravou em países como Romênia, Noruega, Havaí, Madagascar, Ilhas Canárias, Ilha Madeira e Paraguai.

A RPC Curitiba produziu uma série de reportagens especiais relembrando a vida, trajetória e carreira da jornalista. Além disso, Novaes assinou uma matéria no Globo Repórter sobre a República Dominicana, que revelou os contrastes do país caribenho e roteiros turísticos, mostrando histórias de luta, sonhos e oportunidades. Assista aqui.

100 anos de Rádio no Brasil – De Gutenberg a Alexa: a nova revolução sonora da leitura

(Crédito: Futurimedia)

Por Álvaro Bufarah (*)

Depois da prensa tipográfica e do Kindle, o audiolivro é a mais recente expressão da revolução do texto. E a Audible, com sua base de mais de 500 mil títulos e alcance global, agora aposta na inteligência artificial para acelerar e democratizar essa experiência. O plano é ousado: permitir que editoras produzam audiolivros com narração automatizada, traduções por IA e múltiplas vozes sintéticas − tudo com qualidade editorial e alcance multilingue.

Segundo a empresa, as soluções já disponíveis permitem duas modalidades: produção gerenciada pela Audible, em que todo o processo é operado internamente; ou o modelo self-service, no qual as editoras utilizam a tecnologia de forma independente. Em ambos os casos, são mais de 100 vozes geradas por IA − com sotaques diversos em inglês, espanhol, francês e italiano − capazes de adaptar a leitura ao estilo e à emoção do texto.

O passo seguinte é igualmente ambicioso. A Audible lançou, em versão beta, uma funcionalidade de tradução por IA. Inicialmente disponível do inglês para espanhol, francês, italiano e alemão, o recurso visa internacionalizar obras de maneira rápida e econômica. A promessa é que o autor que publica hoje em Nova York possa, em questão de dias, ser ouvido em Paris, Roma ou Berlim − com tradução contextualizada e interpretação fiel.

Há duas opções de tradução: o modelo texto-para-texto, que transforma o conteúdo original para outro idioma e permite narração humana ou por IA; e o modelo fala-para-fala, que preserva a identidade vocal do narrador original, traduzindo o conteúdo e mantendo o tom, o ritmo e a expressividade − um feito notável, que depende de avanços recentes em deep learning e voice cloning.

Mais do que eficiência, essas inovações ampliam o acesso. No Brasil, onde quase 50% da população declara ter dificuldades em leitura contínua (IBGE, 2023), o audiolivro surge como porta de entrada para o conhecimento, e a produção automatizada permite a disponibilização de obras que antes seriam economicamente inviáveis de gravar.

Especialistas como o professor Daniel Gatti, da Universidade de Buenos Aires, argumentam que “a IA pode ser a ponte entre o conteúdo e o leitor ausente – aquele que não lê por limitação física, cognitiva ou econômica”. A Audible, nesse ponto, acerta ao colocar a tecnologia a serviço da inclusão.

Com essa virada, o mercado editorial global sente os impactos. Produzir um audiolivro tradicional pode custar entre US$ 5 mil e US$ 15 mil, dependendo do tempo, da complexidade e do narrador. Com IA, esse custo cai para menos de 10%, abrindo espaço para pequenas editoras, autores independentes e novos gêneros literários explorarem o áudio como forma primária de publicação.

Empresas como Apple Books, Google Play Books e Kobo já testam soluções semelhantes. A startup canadense Respeecher oferece dublagens automatizadas para obras literárias e até reinterpretações com vozes históricas. É a voz de Shakespeare renascendo em francês − com sotaque de Marselha, se desejar.

(Crédito: Futurimedia)

Ainda que o avanço seja bem-vindo, críticos alertam para os riscos. Como garantir que uma voz sintética transmita a emoção de um narrador humano? Como assegurar que a tradução por IA respeite nuances culturais, gírias, ironias e sotaques regionais? E mais: como proteger autores e artistas das clonagens vocais não autorizadas?

Segundo a pesquisadora Helen Slater, da Universidade de Oxford, “o futuro dos audiolivros será definido pelo equilíbrio entre personalização automatizada e curadoria ética”. A Audible, ciente disso, já oferece a opção de revisão humana nas traduções − feita por linguistas especializados − e garante que autores mantenham controle sobre as vozes e idiomas escolhidos.

O que se inicia com tecnologia termina em estética. Será que os ouvintes aceitarão a beleza da voz sintética como legítima? Ou será sempre uma simulação imperfeita da emoção humana? A julgar pela velocidade das transformações e pela qualidade dos resultados já apresentados por plataformas como ElevenLabs, Speechki e Murf AI, a resposta pode ser surpreendentemente afirmativa.

Na prática, a IA está criando uma nova linguagem sonora para a literatura, em que a voz não precisa ser humana para ser comovente. E nesse cenário híbrido, os ouvintes − agora também usuários − tornam-se coautores de sua experiência narrativa.

A Audible avança como protagonista de um novo pacto entre tecnologia e cultura. Ao oferecer produção e tradução automatizadas, ela abre uma nova porta para autores, amplia o alcance do conteúdo literário e desafia os modelos tradicionais de criação.

Ainda que a jornada esteja apenas no início, uma coisa é certa: a leitura em voz alta, que já foi privilégio de poucos, agora pode ecoar em muitos idiomas, estilos e vozes − inclusive aquelas que nunca existiram de verdade. Porque, no fim das contas, o que importa não é quem lê, mas o que se ouve.


Fontes consultadas:

  • Audible. Press Release – AI Narration and Translation Launch, jun. 2025.
  • IBGE. PNAD Contínua – Educação, 2023.
  • Gatti, Daniel. “La accesibilidad del contenido digital en América Latina”, Universidad de Buenos Aires, 2024.
  • Slater, Helen. “Artificial Narration and Literary Fidelity”, Oxford AI & Literature Review, vol. 17, 2025.
  • The Verge. “Audible AI Voices Could Reshape the Audiobook Market”, maio 2025.
  • Wired. “Synthetic Voices, Real Emotions: The Ethics of Audio AI”, mar. 2025.
  • ElevenLabs, Speechki, Murf AI – Whitepapers institucionais e estudos de caso.
Álvaro Bufarah

Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

(*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo.

Preciosidades do acervo Assis Ângelo: O cego na História (18)

Por Assis Ângelo

As mil e uma noites é um livro conhecido por quase todo mundo, ou quase todo mundo. Reúne o número de histórias que o título indica. Nessa obra destacam-se o rei Shariar e a bela e astuta Sherazade.

Eu cresci ouvindo aqui e ali histórias do mundo de Alá. Ainda guardo na memória algumas delas. Tem umas de cego, muitas.

Conta-se que um ambicioso mercador do Iraque antigo tudo que queria na vida era, simplesmente, ser o cara mais rico da sua região. Já tinha 80 camelos e dificuldade financeira nenhuma. Seu nome: Baba-Abdala.

Esse Baba um dia topou no caminho com um velho de fala e movimentos brandos. Seu modo simples era tocante. Do bem, como se diz.

O ambicioso mercador contou do seu sonho de ser o cara mais rico. O velho riu e disse que poderia ver isso. Assim dito, levou Baba a uma caverna atulhada de ouro e prata e tudo o mais. Encurtando a história:

Baba-Abdula encheu de joias tudo quanto era saco que tinha, carregando o quanto pôde nos seus camelos.

O trato era que os camelos carregados fossem divididos em duas partes iguais. Mas o mercador findou por ficar com tudo. Até com um vaso de ouro contendo uma pomada ou coisa que o valha o ambicioso mercador resolveu ficar. O velho avisou que se passasse a pomada no olho esquerdo veria tesouros e tesouros que estariam à sua disposição. Se passasse no olho direito, ficaria completamente cego.

Não crendo no que ouvira, Baba-Abdala continua cego até hoje.

Pois é, né?

Quem já não ouviu falar da capital da Síria, hein?

Damasco é uma cidade citada na Bíblia.

Em junho de 2025, Damasco foi atacada por forças de Israel.

Foi a caminho dessa cidade que Saulo teve um “encontro” com Deus. Ouviu Saulo uma voz perguntando-lhe porque perseguia os cristãos.

Sami era um cristão e Muhammad, mulçumano. O primeiro tinha o corpo disforme, como o nosso mineiro barroco Aleijadinho. Seus olhos eram perfeitos. O segundo era grandão e de corpo atlético. Era cego. Tornaram-se amigos e durante o tempo que Samir viveu, Muhammad o carregava às costas.

Sem Samir às suas costas, Muhammad não podia ver. Enfim, ambos se completavam pelas ruas estreitas de Damasco.

Mais uma historinha:

Tinha um rei que reinava num lugar qualquer do Oriente Médio. Havia muitos roubos nas ruas do tal reino. Um dia, o rei decidiu fazer uma lei determinando que todo e qualquer sujeito que roubasse teria os olhos arrancados.

E bom tempo se passou sem que roubo algum fosse praticado.

Porém − há sempre um porém: um jovem foi preso em flagrante com a mão na cumbuca.

Até aí tudo bem. O diacho é que o preso vinha a ser o filho do rei.

Neste nosso mundinho de Deus e do diabo há histórias do arco da velha.

Não é de se duvidar de que não nascemos para nos salvar.

Dentro e fora da Bíblia há casos de arrepiar.

Na Antiguidade teve um cara chamado Constantino. O pai morreu quando ele tinha nove anos de idade. A mãe, Irene, ocupou o lugar de rainha enquanto o filho não podia assumir o trono deixado pelo pai. É uma história sangrenta, de tortura e morte. De pessoas pagando com os olhos os pecados dos outros.


Contatos pelos assisangelo@uol.com.br, http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333

Ataque de Israel mata seis jornalistas em Gaza

Ataque de Israel mata seis jornalistas em Gaza
Anas Al-Sharif (Crédito: Instagram)

Pelo menos seis jornalistas foram mortos em um ataque israelense à Cidade de Gaza no domingo (10/8). Segundo informações da Al Jazeera, o bombardeio foi direcionado a uma tenda que abrigava profissionais da imprensa, localizada em frente ao portão principal do Hospital al-Shifa. O Exército Israelense admitiu o ataque, alegando que o alvo era o correspondente Anas Al-Sharif, considerado terrorista pelo governo de Benjamin Netanyahu.

Entre os mortos, cinco deles trabalhavam na Al Jazeera, incluindo Al-Sharif, que se dedicou nos últimos anos a trazer informações sobre o conflito em Gaza. O Exército Israelense alegou que o jornalista era terrorista e liderava uma célula do Hamas. Em comunicado, a Al Jazeera condenou o assassinato de Al-Sharif e dos outros jornalistas que perderam a vida no ataque, e repudiou as acusações de Israel.

Anas Al-Sharif (Crédito: Instagram)

“A ordem para matar Anas Al-Sharif, um dos jornalistas mais corajosos de Gaza, juntamente com seus colegas, é uma tentativa desesperada de silenciar vozes antes da ocupação de Gaza”, dizia o comunicado da Al Jazeera. Além de Al-Sharif, perderam a vida no ataque Mohammed Qreiqeh, Ibrahim Zaher, Mohammed Noufal e Moamen Aliwa, que também trabalhavam na emissora. A sexta vítima é Mohammad al-Khaldi, que criava conteúdo noticioso no YouTube.

Momentos após a morte de Al-Sharif, um texto de despedida foi publicado em seu perfil no X (ex-Twitter), que dizia que o jornalista sempre buscou informar o que de fato estava acontecendo no conflito entre Israel e o Hamas: “Se estas palavras chegarem até você, saiba que Israel conseguiu me matar e silenciar minha voz. (…) Alá sabe que dediquei todos os meus esforços e todas as minhas forças para ser um apoio e uma voz para o meu povo. Eu vivi a dor em todos os seus detalhes, experimentei o sofrimento e a perda muitas vezes, mas nunca hesitei em transmitir a verdade como ela é, sem distorção ou falsificação”.

Entidades defensoras do jornalismo lamentaram a morte dos jornalistas e condenaram o ataque direcionado de Israel. O Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) declarou que o governo israelense não tinha evidências para respaldar suas alegações contra Al-Sharif: “Este é um padrão que temos visto por parte de Israel — não apenas na guerra atual, mas nas décadas anteriores —, em que normalmente um jornalista é morto pelas forças israelenses e, depois, Israel afirma que ele era um terrorista, mas fornece muito poucas evidências para respaldar essas acusações”.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) descreveu Al-Sharif como “a voz do sofrimento imposto por Israel aos palestinos de Gaza”. A entidade denunciou “com veemência e indignação os assassinatos reivindicados” pelo Exército Israelense. E o Escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) classificou o ataque israelense como uma “grave violação do direito internacional humanitário”.

Prêmio Vladimir Herzog instaura categoria extra sobre defesa da Democracia

Prazo para concorrer ao Vladimir Herzog termina em 20 de julho

A 47ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos recebe até 23 de setembro inscrições para a categoria extra: Defesa da Democracia, instaurada para marcar os 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog. Na nova categoria, serão aceitas reportagens sobre política nacional, ataques ao Estado Democrático de Direito e como as instituições brasileiras, em todas as esferas, estão atuando na defesa da Democracia.

Na categoria extra, podem ser inscritos trabalhos nos formatos de texto, vídeo, áudio, multimídia, foto e arte, individuais ou em equipe, veiculados entre 8 de janeiro de 2023 e 23 de setembro de 2025. Serão premiados dois trabalhos vencedores, que receberão o troféu símbolo do Prêmio, criado pelo artista plástico Elifas Andreato. Jornalistas que tenham inscrito seus trabalhos nas categorias tradicionais do Prêmio Vladimir Herzog também podem se inscrever na categoria extra, desde que a obra ou matéria inscrita não seja a mesma.

A sessão pública de julgamento e divulgação dos vencedores será em 7 de outubro, às 14h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e pelas plataformas do Prêmio Vladimir Herzog. E a tradicional roda de conversa com os ganhadores, além da solenidade de premiação, será em 27 de outubro, no Tucarena, em São Paulo.

Confira o regulamento e inscreva-se aqui.

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