Introdução
O jornalismo brasileiro é plural em sua essência e enfrenta, como reflexo da sociedade que retrata, o desafio constante de representar com mais fidelidade a diversidade de vozes, olhares e experiências que moldam o País. Reconhecer e valorizar quem faz essa imprensa pulsar é o que move o Prêmio 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros, iniciativa do Jornalistas&Cia que, desde a sua criação, em 2014, se consolidou como uma das principais homenagens do setor.
Em 2025, o prêmio ganha uma importante ampliação: além da tradicional lista dos 100 profissionais mais admirados, passa a incluir uma nova categoria dedicada aos correspondentes estrangeiros que atuam no Brasil. Jornalistas que, vindos de diferentes partes do mundo, contribuem de forma decisiva para ampliar o entendimento internacional sobre o País e para fortalecer os laços entre o Brasil e o jornalismo global.
Mais do que celebrar talentos individuais, o prêmio é também um reflexo do engajamento da própria comunidade jornalística, já que os indicados e eleitos são definidos pelos votos de seus pares. Ao dar visibilidade a trajetórias inspiradoras e múltiplas formas de atuação, o 100 +Admirados reforça o compromisso com uma imprensa livre, diversa, ética e comprometida com a qualidade da informação.
O Prêmio
O Prêmio 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros é uma realização de Jornalistas&Cia, e tem por objetivo o reconhecimento dos jornalistas que atuam no Brasil.
Será realizado em dois turnos de votação, com eleição entre os próprios jornalistas e entre os profissionais das áreas afins, como assessorias de imprensa e comunicação, estudantes e professores de jornalismo e colegas das áreas de publicidade, propaganda e marketing.
O prêmio conferirá aos eleitos troféus e certificados alusivos à conquista em solenidade marcada para o dia 29 de setembro de 2025 que será realizada no Club Homs, em São Paulo.
Quem poderá ser indicado e concorrer à premiação
O Prêmio 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros não tem inscrições. Resultará de indicações espontâneas que se darão em um processo eleitoral com dois turnos de votação, o primeiro de livre indicação, de onde sairão os classificados; e o segundo, que elegerá os TOP 100 Profissionais Brasil; os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; e os TOP 10 Correspondentes Estrangeiros que atuam no Brasil. No caso, a categoria dos Correspondentes Estrangeiros entrará diretamente no segundo turno, incluindo todos os nomes dos associados à ACE (Associação dos Correspondentes Estrangeiros).
Poderão ser votados no primeiro turno e no segundo turno jornalistas em atividade em redações jornalísticas de qualquer região do País e de quaisquer plataformas editoriais (mídia impressa, eletrônica ou digital) e tipo (jornal, rádio, TV, revista, internet, blog, canal digital, podcast etc.), independentemente do porte, segmento ou especialização.
Indicações que fugirem a esse escopo serão desconsideradas.
Primeiro Turno
O primeiro turno é de livre indicação e, nele, cada eleitor poderá indicar até dez nomes de jornalistas. Os votos, ainda que parciais, ou seja, com menos de cinco indicações, serão considerados válidos.
Resultará dessas indicações a lista dos finalistas para o segundo turno, que irão concorrer aos TOP 100 Profissionais Brasil. Serão classificados os que obtiverem maior quantidade de votos.
Dos TOP 100 Profissionais Brasil sairão os TOP 10 Jornalistas +Admirados além dos Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
A apuração e a proclamação dos resultados finais terão a curadoria da equipe do Jornalistas&Cia.
Segundo Turno
O segundo turno começará com a votação zerada e será disputado pelos profissionais classificados no primeiro turno; e os nomes que irão concorrer na categoria Correspondentes Estrangeiros. Eles serão relacionados em ordem alfabética na cédula de votação.
Nesse turno, os eleitores escolherão seus preferidos, entre os profissionais Brasil e os Correspondentes Estrangeiros, até o limite de cinco nomes, classificando-os de 1º a 5º lugar.
Do mesmo modo, não será obrigatório votar em cinco nomes. Todos os votos, ainda que parciais, serão computados na apuração.
Os vencedores, ou seja, os que obtiverem as maiores pontuações no segundo turno, vão compor os TOP 100 Profissionais Brasil e os TOP 10 Correspondentes Estrangeiros.
Como será a votação
A votação, tanto no primeiro quanto no segundo turno, será feita em ambiente digital, na plataforma especialmente desenvolvida pelos organizadores da premiação.
Ela exigirá de cada eleitor um pequeno cadastro, necessário para validação dos votos e para garantir a confiabilidade da votação. Esse cadastro constará de nome completo, empresa, cargo, e-mail e CPF do votante, sendo que cada pessoa só poderá votar uma única vez no primeiro turno e uma única vez no segundo turno.
Essas informações serão mantidas sob guarda e sigilo dos organizadores, por até um mês após o evento de premiação, sendo depois excluídas do sistema, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sistema de pontuação
A pontuação seguirá os seguintes parâmetros:
- Primeiro Turno
- Todas as indicações valerão 1 ponto e a pontuação final de cada indicado será a soma das indicações recebidas.
- Segundo Turno
- As indicações valerão:
- 1º lugar – 100 pontos
- 2º lugar – 80 pontos
- 3º lugar – 65 pontos
- 4º lugar – 55 pontos
- 5º lugar – 50 pontos
Confidencialidade dos votos
A votação é secreta e inviolável e aos votantes é garantido sigilo absoluto de suas indicações. Todo o processo será conduzido por um moderno e seguro sistema de votação online desenvolvido e supervisionado pelos organizadores da premiação.
As Premiações
O Prêmio 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros terá o seguinte escopo:
- TOP 100 Profissionais Brasil
- Serão homenageados os 100 jornalistas classificados no primeiro turno e que, no segundo, obtiverem as maiores pontuações – independentemente de função, plataforma, veículo ou região em que atuem.
- Desses, os dez com as maiores votações integrarão o Pódio, recebendo um troféu alusivo à conquista, revelação que só será feita na cerimônia da premiação.
- TOP 10 Correspondentes Estrangeiros
- Serão homenageados os cinco correspondentes estrangeiros que atuam no Brasil que obtiverem as maiores pontuações no segundo turno – independentemente de função, plataforma, veículo ou região em que atuem.
- Desses, o mais votado, considerado campeão de admiração do prêmio nesta categoria, receberá adicionalmente um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.
- TOP Campeões Regionais
- Serão homenageados os jornalistas que em cada uma das cinco regiões do País receberem as maiores votações na região em que atuam. Seus nomes sairão dos eleitos entre os TOP 100 Profissionais Brasil.
- Todos eles receberão adicionalmente um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.
Calendário
O Prêmio 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros seguirá o seguinte calendário:
- 09/07/2025 – Lançamento
- 10/07/2025 – Início do 1º Turno
- 24/07/2025 – Final do 1º Turno
- 25 a 27/07/2025 – Apuração do 1º Turno
- 28/07/2025 – Divulgação
- 28/07/2025 – Início do 2º Turno
- 07/08/2025 – Final do 2º Turno
- 08 a 11/08/2025 – Apuração do 2º Turno
- 12/08/2025 – Divulgação
- 29/09/2025 – Premiação
Leia também: 20º Congresso da Abraji homenageará nomes reconhecidos em edições anteriores