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quarta-feira, julho 23, 2025

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João Anacleto é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2022

Da esquerda para a direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, João Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto

Andrea Ramos, Boris Feldman e Karina Simões, e as publicações Quatro Rodas, Autoesporte, Jornal do Carro, FullCast, AutoPapo e Acelerados também foram premiados pelo concurso

Foram homenageados na noite dessa segunda-feira (25/4), em São Paulo, os +Admirados da Imprensa Automotiva 2022. O concurso, que chegou neste ano à quarta edição, elegeu João Anacleto, de A Roda, como o +Admirado Jornalista do Ano.

Da esquerda para a direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, João Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto (Foto: Doug Zuntta)

Dois representantes de Pernambuco completaram o pódio, que teve na segunda posição Jorge Moraes, apresentador dos programas AutoMotor e CBN Auto, e colunista do UOL Carros, e Silvio Menezes, do programa Carro Arretado, em terceiro lugar. Boris Feldman, do AutoPapo, e Bob Sharp, do Autoentusiastas, ocuparam, respectivamente, a quarta e a quinta posições.

Nas categorias temáticas, João Anacleto levou mais um troféu, desta vez como +Admirado Influenciador Digital. Além dele, foram premiados os jornalistas Karina Simões (KS1951), em Jornalista Especializado em Duas Rodas; Andrea Ramos (Estradão), em Jornalista Especializado em Veículos Pesados; e Boris Feldman (AutoPapo), como Colunista.

Já entre as publicações, os prêmios foram para Fullcast (Fullpower), na categoria Áudio – Podcast; AutoPapo, Áudio – Rádio; Jornal do Carro, em Jornal/Caderno Automotivo; Quatro Rodas, em Revista e Vídeo/Redes Sociais); Autoesporte, em Site; e Acelerados, em Vídeo/Programa de TV.

Além dos resultados anunciados durante a cerimônia (confira a transmissão na íntegra no YouTube), uma edição especial, que circulará nesta sexta-feira (29/4), trará detalhes da festa e da emoção dos premiados.

A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva conta com os apoios de Abraciclo, Audi, Bosch, General Motors, Honda, Scania, Volkswagen e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Confira a relação completa dos homenageados na quarta edição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2022:

Jornalistas – Geral

  • Alex Ruffo (Máquinas na Pan)
  • Alzira Rodrigues (AutoIndústria)
  • André Barros (AutoData)
  • André Deliberato (Webmotors)
  • André Marinho (Guia Automotivo)
  • André Paixão (Autoesporte)
  • Andrea Ramos (Estradão)
  • Bob Sharp (Autoentusiastas)
  • Boris Feldman (AutoPapo)
  • Charles Marzanasco Filho (Quatro Rodas)
  • Claudia Carsughi (Site do Carsughi)
  • Cleide Silva (O Estado de S.Paulo)
  • Emilio Camanzi (Carros com Camanzi)
  • Fernando Calmon (UOL Carros)
  • Giovanna Riato (Automotive Business)
  • João Anacleto (A Roda)
  • Jorge Moraes
  • Karina Simões (KS1951)
  • Marcus Lauria (CarPoint News)
  • Paulo Brandão (TV Auto)
  • Paulo Cruz (AutoNews)
  • Sérgio Dias (Alpha Autos)
  • Sérgio Quintanilha (Guia do Carro)
  • Silvio Menezes (Carro Arretado)
  • Tarcísio Dias (Mecânica Online)
  • Zeca (Zeca ao volante)

 

Jornalistas – Duas Rodas

  • Karina Simões
  • Suzane Carvalho
  • Thiago Moreno (Motor1)

 

Jornalistas – Veículos Comerciais

  • Adamo Bazani (Diário do Transporte)
  • Andrea Ramos (Estradão)
  • Pedro Trucão

 

Colunistas

  • Boris Feldman (AutoPapo)
  • Charles Marzanasco (Quatro Rodas)
  • Tarcísio Dias (Mecânica Online)

 

Influenciadores Digitais

  • João Anacleto (A Roda)
  • Jorge Moraes
  • Silvio Menezes (Carro Arretado)

 

Caderno/Jornal

  • Carro Arretado (Jornal do Commercio – PE)
  • Jornal do Carro (Estadão – SP)
  • Jornal Motocycle

 

Canal Digital

  • Auto News
  • Carros com Camanzi
  • Quatro Rodas

 

Podcast

  • CBN Autoesporte
  • Fullcast (FullPower)
  • Motor 1

 

Rádio

  • AutoPapo
  • Guia Automotivo
  • Máquinas na Pan

 

Revista

  • Autoesporte
  • Motor Show
  • Quatro Rodas

 

Site/Blog

  • Autoesporte
  • Quatro Rodas
  • UOL Carros

 

TV

  • Acelerados
  • Auto Esporte
  • Carro Arretado

Patrícia Campos Mello repete 2019 e é a +Premiada Jornalista do Ano

Patricia Campos Mello
Patricia Campos Mello

Autor de livro-reportagem de maior sucesso no Brasil, Laurentino Gomes fica na segunda colocação

Patrícia Campos Mello

Pela segunda edição consecutiva, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, iniciativa promovida desde 2011 por Jornalistas&Cia, com o apoio deste Portal dos Jornalistas, apontou a repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello como a jornalista mais premiada do ano no Brasil. Foi a primeira vez, não apenas de forma consecutiva, que um profissional repetiu a liderança da pesquisa.

No total, ela conquistou 150 pontos, cinco a mais do que em 2019, a partir de três prêmios de jornalismo. Dentre eles, destaque para o Maria Moors Cabot, mais antiga premiação de jornalismo do mundo, concedido pela Universidade Columbia, de Nova York. Ela também faturou neste ano o Mulher Imprensa de Contribuição ao Jornalismo e o Prêmio Folha, na categoria Reportagem, pelo especial Desigualdade Global.

Estes reconhecimentos são fruto do excelente trabalho investigativo que Patrícia vem realizando nos últimos anos. Em 2018, após publicar a reportagem Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp, que denunciava investimentos não declarados de R$ 12 milhões por apoiadores do então candidato Jair Bolsonaro, ação vedada pela Justiça Eleitoral, ela passou a receber inúmeros ataques e ameaças nas redes sociais. Ainda como desdobramento desse trabalho, em fevereiro deste ano ela foi alvo de insultos de cunho sexual durante a CPMI das Fake News por parte de membros do governo.

Laurentino Gomes

Na segunda colocação, com 110 pontos, aparece o premiado escritor de livros-reportagem Laurentino Gomes. Maior vencedor do Prêmio Jabuti, ele ergueu mais uma vez o tradicional troféu da literatura brasileira neste ano, com o livro Escravidão Volume I – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares.

Ele já havia conquistado a premiação anteriormente em outras três oportunidades com a trilogia 1808 (2008), 1822 (2011) e 1889 (2014). Também foi reconhecido neste ano com o prêmio Personalidade da Comunicação, concedido pela Mega Brasil.

Completando o pódio, aparece Rafael Ramos, da Record TV, que integrou as equipes do programa Câmera Record que venceram em 2020 os prêmios Rei da Espanha – Televisão, Vladimir Herzog – Multimídia e República – TV.

Confira a relação completa com os +Premiados Jornalistas do Ano:

POSIÇÃOPONTOSNOME (Veículo)
150PATRICIA CAMPOS MELLO (Folha de S.Paulo)
110LAURENTINO GOMES
87,5RAFAEL RAMOS (Record TV)
80GUSTAVO COSTA (Record TV)
80MATEUS MUNIN (Record TV)
80PABLO TOLEDO (Record TV)
80SAULO ARAÚJO (Metrópoles)
70FERNANDA GUIMARÃES (Agência Estado)
70MANOELA ALCANTARA (Metrópoles)
10º62,5MICHEL MENDES (Record TV)
11º60LAERTE COUTINHO (Folha de S.Paulo)
11º60TIAGO ROGERO (O Globo)
11º60YAN BOECHAT (O Globo)
14º57,5ERICA MONTENEGRO (Metrópoles)
14º57,5JULIANA CONTAIFER (Metrópoles)
14º57,5LILIAN TAHAN (Metrópoles)
14º57,5MARIA EUGÊNIA MOREIRA (Metrópoles)
14º57,5OLIVIA MEIRELES (Metrópoles)
14º57,5PEDRO ROCKENBACH (Rede Globo)
14º57,5PRISCILLA BORGES (Metrópoles)
14º57,5RAQUEL MARTINS RIBEIRO (Metrópoles)
14º57,5RENATA GAROFANO (Record TV)
14º57,5STELA WOO (Metrópoles)
14º57,5STEPHANIE ARCAS (Metrópoles)
14º57,5YANKA ROMÃO (Metrópoles)
26º55MARCEL HARTMANN PRESTES (Zero Hora)
26º55MARCELO CANELLAS (Rede Globo)
28º52,5LENO FALK (Agência Radioweb)
29º50DAVID COHEN (Exame)
29º50FABIO ALARICO TEIXEIRA
29º50GUSTAVO MONTEIRO CHAGAS (Rádio Guaíba)
29º50LUCAS CORRALES VIDIGAL (G1)
29º50RAFAEL SOARES (O Globo)
34º45VERA MAGALHÃES (TV Cultura)
35º40AUGUSTO FERNANDES CONCONI (Estadão)
35º40BRUNO PONCEANO (Estadão)
35º40FABIANA VILELLA (Record TV)
35º40GILSON FREDY SOUZA DE OLIVEIRA (Record TV)
35º40HENRIQUE BEIRANGÊ (Record TV)
35º40JULIA MARQUES (Estadão)
35º40MARCELO MAGALHÃES (Record TV)
35º40MARCUS FABRICIO MORAES REIS (Record TV)
35º40MARIANA CUNHA VISUAL (Estadão)
35º40NATALIA FLORENTINO (Record TV)
35º40RAFAEL GOMIDE (Record TV)
35º40ROMEU PICCOLI (Record TV
35º40VINICIUS SUEIRO (Estadão)
48º35ADELE SANTELLI (National Geographic)
48º35ANA CAROLINA DINIZ (O Globo)
48º35ANA PAULA OMENA (Portal Tribuna Hoje)
48º35ANDRÉ PAIXÃO (G1)
48º35CARLOS HENRIQUE FIORAVANTI (Pesquisa Fapesp)
48º35DIOGO OLIVIER (Zero Hora)
48º35FABIANO CANDIDO (PEGN)
48º35FABIO MOTTA (Estadão)
48º35GILMAR FRAGA (Zero Hora)
48º35GILMAR LUIZ TATSCH (Jornal ABC)
48º35HUMBERTO TREZZI (Zero Hora)
48º35ISABEL FILGUEIRAS (Valor.com)
48º35ISABELA BOLZANI (Valor Econômico)
48º35JOSÉ SERGIO CUNHA (Diário do Nordeste)
48º35JULIA DANTAS SAAVEDRA (Revista RI)
48º35LARISSA ROSSO (Gaúcha ZH)
48º35LEILANE MENEZES RODRIGUES (Metópoles)
48º35LUCAS MORAES (Jornal do Commercio)
48º35MARCELA LUIZA ALVES RODRIGUES (TV Justiça)
48º35MARCELLE GUTIERREZ (Valor Econômico)
48º35MARCIA RODRIGUES (Plena Mulher)
48º35MARINA LOPES (Porvir)
48º35MATHEUS FELIPE DA SILVA (RBS TV)
48º35NAYARA OLIVEIRA (Intercept Brasil)
48º35PABLO LOPEZ GUELLI (Cine Brasil TV)
48º35RAFAELA BORGES (UOL)
48º35REGINALDO PIMENTA (O Dia)
48º35RICARDO GIUSTI (Correio do Povo)
48º35SÉRGIO TAUHATA YNEMINE (Valor Econômico)
48º35SHARON JEANINE ABDALLA (Gazeta do Povo)
48º35SULLIVAN SILVA (Rádio Gazeta/ES)
48º35TALITA BERTOLIM MOREIRA (Valor Econômico)
80º30ALAN GRAÇA FERREIRA
80º30ALICE MACIEL
80º30AMANDA AUDI
80º30ANA MAGALHÃES
80º30ANDREW FISHMAN
80º30BASILIA RODRIGUES
80º30BOB SHARP
80º30BRUNO FONSECA
80º30CARLA BIGATTO
80º30CAROLINA OMS
80º30CRISTINE KIST
80º30DANIEL CAMARGOS
80º30DANIELA ARBEX
80º30DIMITRI CALDEIRA
80º30DJAMILA RIBEIRO
80º30ERICK ARAÚJO
80º30FERNANDO MARTINHO
80º30FLAVIA MARINHO
80º30GABRIELA BILÓ
80º30GEORGIA PELISSARO DOS SANTOS
80º30ILZE SCAMPARINI
80º30LARISSA FERNANDES
80º30MALU GASPAR
80º30MARCELA RAFAEL
80º30MARCOS AURÉLIO SILVA
80º30MARCOS SILVA
80º30MARIA JULIA COUTINHO
80º30MARIAM SALEH
80º30MARIANA DELLA BARBA
80º30MARINA AMARAL
80º30NATALIA VIANA
80º30NATHALIA ARCURI
80º30OTAVIO BURIN
80º30RAFAEL NEVES
80º30RUBEM BERTA
80º30SONIA BLOTA
80º30THEYSE VIANA SANTANA
80º30WESLEY FRANCISCO
118º25AMANDA PRADA
118º25ANGÉLICA ABREU
118º25ATALISSA ROSA
118º25CIBELE PENHOLATE
118º25CRISTIANO SOUZA
118º25DANIEL SERVIDIO
118º25DJAVAN FERREIRA
118º25EDIVALDO SIMÃO
118º25EDSON GABRIEL
118º25EVARISTO COSTA
118º25FABIO PROCÓPIO DE LIMA
118º25FELIPE SAVIOLI PAYÃO CRUZ
118º25GUILHERME ZWETSCH
118º25IGOR NATUSCH VIEIRA
118º25LUIZ CASTIGLIONI
118º25MARCELO OUTEIRAL
118º25MOACYR FARIA
118º25OMAR FLISTER
118º25PATRICIA KNEBEL
118º25PRIMITIVO FILHO
118º25RAFAEL MANO DIVÉRIO
118º25RENAN PAGLIARUSI
118º25RENATO DE NIZA E CASTRO
118º25RENATO NOGUEIRA
118º25SUELY FROTA BEZERRA
118º25TÚLIO CUNHA
144º22,5ALINE BERTOLI
144º22,5ANA PESSOA
144º22,5ARTUR RODRIGUES
144º22,5CAMILA BABILIUS
144º22,5CARLOS FRANCISCO
144º22,5CESAR MASSEI
144º22,5CRISTIANE MASSUYAMA
144º22,5FLAVIO LORDELLO
144º22,5FLAVIO PRADO
144º22,5FLAVIO TAVARES
144º22,5GISELE BARBIERI
144º22,5GLAUCO GIANI
144º22,5JÔ VITAL
144º22,5LEANDRO PASQUALIN
144º22,5LEOPOLDO DE MORAES
144º22,5LUCIANO ABREU
144º22,5MARCIO SESSIM
144º22,5MIGUEL WESLEY
144º22,5PRISCILLA GRANS
144º22,5QUEILA ARIADNE
144º22,5ROGÉRIO GUIMARÃES
144º22,5THAIS MIRANDA
144º22,5TONI MARQUES
144º22,5ZUILA DAVID
168º20AMANDA ARAÚJO
168º20JONAS CAMPOS
170º17,5ADRIANA DE BRITO COTIAS
170º17,5ADRIANA DE FARIAS
170º17,5ALEXANDRE DE PAULA SOUZA E SILVA
170º17,5ANA LOUISE NUNES VIRIATO
170º17,5ANDRE SCHAUN
170º17,5ANDRE VIEIRA
170º17,5BIANCA PINTO LIMA
170º17,5CAIO LARONGA
170º17,5CASSIA ALMEIDA
170º17,5CINTIA CRUZ
170º17,5CIRCE BONATELLI
170º17,5CRISTIANE CALIXTO COSTA MELO
170º17,5DIEGO MOLINA
170º17,5HENRIQUE GOMES BATISTA
170º17,5JOÃO PAULO MACHADO
170º17,5JULIANA SCHINCARIOL
170º17,5JULIANA SCHWARTZ DAL PIVA
170º17,5JULIO CABRAL
170º17,5MARCELO SERIKAKU
170º17,5MARCUS VINICIUS GASQUES
170º17,5MEL TRENCH LIMA
170º17,5MICHELLE FERREIRA
170º17,5NICOLLAS WITZEL
170º17,5RAPHAEL PANARO
170º17,5RENAN LARANJEIRA
170º17,5RENAN SOUSA
170º17,5RODRIGO RESENDE
170º17,5RODRIGO RIBEIRO
170º17,5RODRIGO SERPA
170º17,5TERESA KLEIN
170º17,5THIAGO AMANCIO
170º17,5THIAGO TANJI
170º17,5ULISSES MAEDA
170º17,5VANESSA SILVESTRE
204º15ALEXANDRE LOZETTI
204º15ALINE OLIVEIRA
204º15ANA THAIS MATOS
204º15ANDRE HERNAN
204º15BRUNA MARIN ASSUNÇÃO FERREIRA
204º15BRUNA TASCHETTO
204º15CARINE KRÜGER
204º15CARLOS GUIMARÃES
204º15CARLOS RODRIGO NASCIMENTO
204º15CESAR CIDADE DIAS
204º15CLAUDIO ZAIDAN
204º15CRISTINE RIBEIRO GALLISA
204º15DENISE SAUERESSIG
204º15ED MOREIRA WISNIEWSKI
204º15EDUARDO MATOS
204º15EDUARDO VIEIRA GABARDO
204º15EVERALDO MARQUES
204º15FÁBIO SCHAFFNER
204º15FABRICIO FALKOWSKI DE SOUZA
204º15GABI LERINA
204º15GIANE GUERRA
204º15GLAUCIUS OLIVEIRA
204º15GUILHERME BAUMHARDT SCHEINER
204º15IVAN DRAGO
204º15JEFFERSON KLEIN
204º15JOSÉ LUIZ PREVIDI
204º15JOSÉ PEDRO SOARES MARTINS
204º15LIA BENTHIEN
204º15LIVIA DA SILVA ANDRADE
204º15LUCAS BARBOSA
204º15LUCIA MATTOS
204º15LUIS AUGUSTO SIMON
204º15LUIZ CEARA
204º15LUIZA PRADO
204º15OSCAR ULISSES
204º15RENATA FAN
204º15RICARDO CAPRIOTTI
204º15SERGIO STOCK
242º12,5ABRAHAN LINCOLN DE SOUZA
242º12,5ANSELMO CAPARICA
242º12,5CRISTINA PIONER
242º12,5DANIELA DE LAVOR
242º12,5ELON NEPOMUCENO
242º12,5EMILIO BOTTA
242º12,5GABRIELA DOURADO
242º12,5GERMANA CABRAL
242º12,5GUSTAVO MARQUES
242º12,5HELENE CRISTIANE
242º12,5LEONARDO LOURENÇO
242º12,5LORENA CARDOSO
242º12,5LOUISE EUGÊNIO
242º12,5LYANA MARIA FRANÇA DA COSTA RIBEIRO
242º12,5MAURICIO OLIVEIRA
242º12,5ROBERTA KELLY DE SOUZA BRITO
258º10EDUARDO ANIZELLI
258º10SIMON DUCROQUET
260º7,5CARLA SORAYA
260º7,5DEBORA BRITTO
260º7,5EVANDRO LOPES
260º7,5HALISSON FERREIRA DE OLIVEIRA
260º7,5IGOR SILVEIRA
260º7,5JOCASTA PIMENTEL
260º7,5JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
260º7,5LUANA BARROS
260º7,5MAICON SILVA
260º7,5MANOELLA SMITH
260º7,5ROBERTA ROCHA
260º7,5THEA SEVERINO
260º7,5TIAGO LIMA MELO
260º7,5WILLIAM SANTOS
274º5ALEXA GONZALEZ SALOMÃO
274º5ANA PAULA BRANCO
274º5BERNARDO CARAM
274º5CLAYTON CASTELANI
274º5CRISTIANE GERCINA
274º5FERNANDA BRIGATTI
274º5FERNANDA MENA
274º5FERNANDO CANZIAN
274º5FERNANDO SCIARRA
274º5ISABELLA FARIA
274º5JOÃO PEDRO PITOMBO
274º5LAÍSA DALL`AGNOL
274º5LAÍSSA BARROS
274º5LALO DE ALMEIDA
274º5LUCIANA COELHO
274º5LUCIANA LAZARINI
274º5LUCIANO VERONEZI
274º5MAGÊ FLORES
274º5MARIANA GOULART
274º5MAX FRANCIOLI
274º5NATÁLIA CANCIAN
274º5PEDRO LADEIRA
274º5RAUL SPINASSÉ
274º5RENAN SUKEVICIUS
274º5RODRIGO VIZEU
274º5RUBENS RANA
274º5SALVADOR NOGUEIRA
274º5THIAGO ALMEIDA
274º5THIAGO RESENDE
274º5THOMÉ GRANEMANN
274º5VICTOR PAROLIN
274º5VINICIUS MARTINS
274º5ZANONE FRAISSAT

Prêmio CNT de Jornalismo 2025 abre inscrições

Estão abertas até 12 de agosto as inscrições para o Prêmio CNT de Jornalismo 2025, que premia e valoriza trabalhos jornalísticos sobre o desenvolvimento do transporte brasileiro. A principal novidade deste ano é a inclusão de duas novas categorias: Texto e Multiplataforma.

A categoria Texto vai premiar reportagens em texto publicadas em veículos impressos ou eletrônicos; e Multiplataforma vai reconhecer trabalhos que combinam, de forma integrada, pelo menos dois formatos jornalísticos. Essas duas se juntam às já tradicionais categorias Áudio, Fotojornalismo, Meio Ambiente e Transporte, Vídeo e Comunicação Setorial, totalizando sete categorias.

Podem ser inscritos trabalhos veiculados entre 6 de agosto de 2024 e 12 de agosto de 2025. Os vencedores de cada categoria receberão R$ 35 mil e disputarão o Grande Prêmio CNT, que premiará o melhor trabalho entre os vencedores com a quantia de R$ 60 mil. Entre os critérios de avaliação dos trabalhos estão: impacto no setor de transporte e para os transportadores; excelência editorial; importância social; criatividade e originalidade; e pertinência atual.

Os vencedores serão anunciados em novembro.

Confira o regulamento completo e inscreva-se aqui.

Documentário brasileiro sobre Cuidados Paliativos está disponível no Globoplay

Documentário brasileiro sobre Cuidados Paliativos está disponível no Globoplay
Crédito: National Cancer Institute/Unsplash

Está disponível no catálogo do Globoplay, pela grade do Canal Futura, o filme Uma Boa Notícia – o conforto sob a tempestade, que aborda os Cuidados Paliativos no Brasil e a rotina dos profissionais de saúde e pacientes que enfrentam doenças graves e progressivas. É o primeiro documentário brasileiro sobre o tema que está disponível nas plataformas de streaming.

A equipe do documentário foi até o maior câncer center de Cuidados Paliativos do País para mostrar o dia a dia e as estratégias de atendimento dos profissionais de saúde. O filme mostra a atuação desses profissionais e o benefício da abordagem deles com pacientes e familiares impactados por doenças ameaçadoras, que inspiram um olhar mais humano dentro e fora dos hospitais. “Cuidados Paliativos não são o fim, são apenas o começo”, diz a sinopse do filme.

O documentário é uma realização de Instituto Ana Michelle Soares e A.C.Camargo Cancer Center. A direção é de Flávio Vieira, que também assina o roteiro, ao lado de Tom Almeida e Juliana Dantas, esta última jornalista especializada em Cuidados Paliativos, morte e luto, e que comandou por muitos anos o podcast Finitude, ao lado de Renan Sukevicius.

TV Fronteira processa Globo para manter contrato de afiliação em Presidente Prudente (SP) até 2030

TV Fronteira processa Globo para manter contrato de afiliação em Presidente Prudente (SP) até 2030

A TV Fronteira, afiliada da TV Globo em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, entrou na Justiça contra a emissora carioca para manter o contrato de afiliação até pelo menos 2030. Mesmo com um acordo para encerrar o contrato em agosto, a TV Fronteira alega que precisa do vínculo com a Globo para continuar existindo. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo).

Em outubro do ano passado, a Globo enviou uma notificação à TV Fronteira informando que o acordo de afiliação não seria renovado, e o contrato seria encerrado em agosto de 2025. O principal motivo alegado pela Globo é o uso inadequado da TV Fronteira por parte de Paulo Oliveira Lima, presidente do Grupo Paulo Lima, dono do canal. A emissora carioca alega que Paulo, que foi candidato à prefeitura de Presidente Prudente em 2024, usou a TV Fronteira para promover sua própria imagem.

Levantamento do F5 mostrou que Paulo apareceu, de forma positiva, em ao menos 25 reportagens no programa Fronteira Notícias, exibido diariamente no horário do almoço, no primeiro semestre do ano passado.

Já a TV Fronteira argumenta que, sem o aporte financeiro da Globo, a emissora deixaria de existir e precisaria demitir seus mais de 120 funcionários. No final do ano passado, a Fronteira assinou um termo aditivo para fazer a transição para a TV Tem, que vai ocupar o lugar como afiliada da Globo em Presidente Prudente. Mas a TV Fronteira explicou que só assinou o documento não fechar as portas naquele momento.

A ação da TV Fronteira contra a Globo é inspirada no caso da TV Gazeta, de Alagoas, cujo dono é o ex-presidente Fernando Collor. Desde 2023, as duas emissoras brigam na Justiça para manter ou romper o acordo de afiliação. O caso está agora no Superior Tribunal de Justiça.

Nova ferramenta de IA do Google pode reduzir audiência de sites noticiosos, diz Núcleo

Nova ferramenta de IA do Google pode reduzir audiência de sites noticiosos, diz Núcleo
Crédito: Christin Hume/Unsplash

O Google está testando novos recursos com Inteligência Artificial no Discover, ferramenta que exibe conteúdo personalizado para os usuários com base em seus interesses e atividades na web. A ideia é utilizar a IA para fazer resumos de notícias publicadas por sites de veículos jornalísticos. O problema é que esse recurso tem o potencial de diminuir drasticamente a audiência desses mesmos sites de notícias. As informações são do Núcleo Jornalismo.

Segundo a reportagem do Núcleo, diversos sites dos Estados Unidos especializados em tecnologia, como PC Mag, 9to5Google e Android Police, noticiaram que o Google está testando esse novo recurso com Inteligência Artificial. Porém, o Núcleo explicou que esses resumos de notícias que passarão a ser exibidos na ferramenta do Google vão reduzir significativamente o número de cliques nos links e sites de veículos jornalísticos. Se todo o conteúdo que as pessoas buscam for disponibilizado para elas via esse recurso do Google, elas não verão necessidade de clicar nos links dos sites noticiosos, o que reduzirá drasticamente a audiência.

“Caso confirmada a implementação mais ampla desses resumos no Discover, o Google poderá despencar ainda mais como fonte de referência para muitos veículos de notícia que dependem da ferramenta de recomendação da empresa – considerada um “canhão” de audiência”, diz a reportagem do Núcleo.

Um estudo publicado pela agência Ahrefs em abril deste ano analisou a queda de audiência causada pelo AI Overview, recurso do Google lançado em 2024 que permite sumarizar o resultado de buscas feitas por seu mecanismo. Segundo o estudo, quando uma dessas respostas automáticas é mostrada, o número de cliques em links de referência cai 34,5%.

Em maio deste ano, o Google anunciou que sua própria barra de buscas havia virado basicamente um chatbot de IA, gerando respostas automáticas que podem afetar ainda mais a audiência de sites noticiosos.

100 anos de Rádio no Brasil: Os podcasts conectaram-se ao mundo

Por Álvaro Bufarah (*)

O podcast vai se firmando como a trilha sonora do cotidiano de milhões de pessoas em todo o planeta. Longe de ser moda passageira, o formato já se tornou parte vital da dieta midiática global – e o Brasil, com seu DNA radiofônico e oralidade vibrante, posiciona-se acima da média mundial no consumo semanal de podcasts, segundo os dados mais recentes da YouGov (2025).

De acordo com a pesquisa YouGov Global Profiles, que cobre 49 mercados em todos os continentes, 41% dos consumidores globais escutam pelo menos uma hora de podcast por semana. E o Brasil não apenas acompanha esse ritmo, como ultrapassa a média: por aqui, 44% dos brasileiros declaram consumir o formato com frequência semanal, o que coloca o País entre os líderes da América Latina – atrás apenas do México (50%) e à frente da Colômbia (41%).

Berço da oralidade rica do rádio popular, das novelas radiofônicas e das rodas de conversa, o Brasil adaptou-se como poucos à lógica do podcasting. O formato, ao permitir escuta sob demanda, portabilidade e diversidade de vozes, encontrou solo fértil na pluralidade cultural e nas desigualdades de acesso que o País enfrenta. Afinal, como mostram dados do IBGE e do CETIC.br, o smartphone é o principal meio de acesso à internet no Brasil, sendo também o principal dispositivo de escuta de podcasts.

A expansão do formato, no entanto, não é exclusividade das terras tropicais. A pesquisa mostra que os maiores índices de engajamento estão em regiões aparentemente menos óbvias: o Oriente Médio e o norte da África são líderes globais na escuta regular. África do Sul, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos despontam com taxas que superam os 50%. Na Ásia, Tailândia, Indonésia e Índia reforçam a força do podcasting como um fenômeno de massas, com destaque para conteúdos educativos e espiritualistas, que se popularizam em apps locais.

Na Europa, o panorama é multifacetado. Enquanto os países escandinavos e do Leste Europeu já incorporaram o podcast como meio cotidiano, outras nações tradicionalmente ligadas à mídia impressa, como França e Alemanha, ainda demonstram um crescimento mais tímido. O Japão, por sua vez, registra níveis moderados, apesar de ser um dos maiores mercados de tecnologia e entretenimento do mundo – reflexo de uma preferência cultural por mídias visuais e conteúdos estruturados de forma diferente do modelo ocidental de podcast.

Os Estados Unidos, como era de se esperar, mantêm uma posição sólida. São o berço do podcast moderno – com plataformas como Apple Podcasts, Spotify e Amazon liderando a distribuição. Porém, a surpresa vem do Canadá, cujo engajamento é bem mais comedido, revelando que nem sempre o idioma ou a proximidade geográfica garantem aderência midiática semelhante.

No Brasil, os dados do Spotify e da Globo mostram que o público ouvinte cresce de forma exponencial, impulsionado por formatos variados: de investigações jornalísticas, como o Projeto Humanos, a humorísticos, como Podpah e Flow, passando por podcasts religiosos, de true crime e de educação financeira. Segundo a Kantar IBOPE Media, em 2024, mais de 40 milhões de brasileiros consumiam podcasts com regularidade.

Essa diversidade de vozes e narrativas dialoga com um mundo cada vez mais fragmentado e veloz. A escuta sob demanda oferece refúgio, companhia e, por vezes, sentido. Como destacou a jornalista americana Sarah Larson em artigo para a New Yorker, “os podcasts nos fazem companhia como um velho amigo invisível”. Esse companheiro invisível, aliás, atravessa fronteiras, sotaques e fusos horários com uma facilidade rara.

E por trás da expansão global do podcast está a sofisticação tecnológica: algoritmos de recomendação, análises de comportamento e a inteligência artificial já ajudam a moldar playlists personalizadas, criar vozes sintéticas e gerar transcrições automáticas. Ferramentas como a Podscribe e a Descript vêm transformando a forma como podcasts são editados e distribuídos.

Voltando ao Brasil, a oralidade que nasce no rádio, espalha-se pelos aplicativos de mensagens e encontra eco nos podcasts é parte da nossa identidade cultural. Ouvir, por aqui, é ato de resistência, de lazer, de aprendizado e de presença. Somos falantes por natureza – e agora também somos ouvintes de nós mesmos, em múltiplas telas e dispositivos.

A pesquisa da YouGov apenas confirma o que o cotidiano nos mostra: o podcast deixou de ser nicho. Tornou-se mainstream. E mais do que um formato, é uma linguagem, uma prática cultural que conecta vozes e mundos. Em tempos de ruído e dispersão, ainda há quem escolha escutar.


Fontes complementares:

  • YOU GOV. Global Profiles: Podcast listeners worldwide. 2025. Disponível em: https://yougov.com
  • KANTAR IBOPE MEDIA. Inside Radio Podcast Brasil. 2024.
  • LARSON, Sarah. Why Podcasts Are the Perfect Medium for the Pandemic Era. The New Yorker, 2020.
  • CETIC.br. TIC Domicílios 2023 – Acesso a dispositivos e conteúdos digitais.
Álvaro Bufarah

Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

(*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo.

Preciosidades do acervo Assis Ângelo: O cego na História (15)

Preciosidades do acervo Assis Ângelo: O cego na História (15)
Manuel Bandeira

Por Assis Ângelo

Neste mundo velho sem porteira todos influenciam todos. Quando todos têm o que dizer, pra lá ou pra cá.

Inteligência não é produto.

No campo da filosofia, Sócrates influenciou Platão, que influenciou Aristóteles, que influenciou…

O francês René Descartes (1596-1650) estudou filosofia e matemática. Como Newton, tinha também paixão pela Ciência.

Isaac Newton (1643-1727) foi aquele cara que tentou descobrir e provar que a luz saía dos olhos, da retina, ao contrário do que pensavam os gregos. Pra isso, chegou a furar seus olhos…

Em 1637, Descartes publicou Discurso do Método. Nesse livro, definiu com primor a razão do ser em movimento na vida. Está lá: “Penso, logo existo”.

A isso chamou-se racionalismo. Quer dizer: a razão antes de qualquer compreensão.

Claro que Descartes leu os gregos, pois não à toa cravou com simplicidade a frase que nos faz pensar até hoje: “Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir”.

E nesse mundo velho sem porteira quem não filosofa, hein?

Muita gente deve saber, e se não sabe fica sabendo agora, que o mineiro João Guimarães Rosa falava bem e muito bem umas 20 línguas, incluindo inglês, francês, italiano, espanhol, russo, árabe, húngaro, chinês, japonês e alemão.

João Guimarães Rosa (Reprodução: Wikimedia Commons)

Entre os autores alemães, Rosa apreciava e muito Schopenhauer e Nietzsche. Além desses dois, que ele cita aqui e ali em livros, gostava também de Franz Kafka (1883-1924).

De Kafka, Rosa colheu como fruto o fantástico permeado de um humor irretocável. Só dele.

Como se seguisse a dica de viver filosofando, o mestre de Minas faz isso em todos os seus contos e romances. Quer ver?

“As pessoas não morrem, ficam encantadas”.

“Viver é muito perigoso”.

“Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura”.

“Felicidade se acha é em horinha de descuido”.

“Metafísica: é um cego, com olhos vendados, num quarto escuro, à procura de um gato preto que não existe”.

O nosso Rosa tinha óculos com lentes dessa grossura. Ele e tantos outros escritores e poetas como Manuel Bandeira (1886-1968) e Carlos Drumond de Andrade (1902-1987).

Não são poucos os cegos que Rosa põe pra andar nas páginas dos seus livros.

No conto Um Moço Muito Branco, aparecem o cego Nicolau e um padre de nome Baião. Esses dois personagens, como o moço branco, dão vida ao povoado de Serro Frio.

Em Grande Sertão, o cego é Borromeu. A propósito, Bandeira enviou uma curiosa e engraçada carta a Guimarães Rosa, datada de 13 de março de 1957. Nessa carta, são elogiados o autor e personagens lá contidos, como o cego e o seu guia, Guirigó.

João Guimarães Rosa era uma pessoa muito antenada. Anotava tudo o que lhe interessava.

Os filósofos da predileção de Rosa eram ateus. Ele, não.

Manuel Bandeira também não era de frequentar igreja, mas era também um cara muito curioso. Lia muito. Entre as leituras de seu interesse, a história antiga.

Era menino ainda Bandeira quando a história de Pasárgada lhe chamou a atenção. Atenção essa que resultou, em 1930, no poema famoso Vou-me embora pra Pasárgada:

Manuel Bandeira

Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que quero

Na cama que escolherei

 

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconsequente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive

 

E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-sebo

Tomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado

Deito na beira do rio

Mando chamar a mãe-d’água

Pra me contar as histórias

Que no tempo de eu menino

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada

 

Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

Tem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcaloide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar

 

E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar

− Lá sou amigo do rei −

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

 

Passárgada foi a primeira capital do Império Persa.


Contatos pelos assisangelo@uol.com.br, http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333

O adeus a Luiz Roberto de Souza Queiroz

Bebeto Queiroz em depoimento para o documentário Estranhos na Noite – Mordaça no Estadão em tempos de censura (Crédito: Estadão/YouTube)

Morreu em 17/7 Luiz Roberto de Souza Queiroz, mais conhecido como Bebeto Queiroz, aos 83 anos, vítima de um infarto fulminante. Com mais de 50 anos de jornalismo, o profissional fez carreira atuando no Grupo Estado. Foi também um dos principais colaboradores do espaço Memórias da Redação, do Jornalistas&Cia.

Bebeto formou-se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Ainda na faculdade, chegou ao Grupo Estado, onde faria sua carreira como jornalista. No Grupo, atuou como repórter do Estadão, Jornal da Tarde e Rádio Eldorado (no programa Horizontes). Em 1966, publicou um de seus primeiros trabalhos no Estadão: uma série de reportagens, no Suplemento Turismo, sobre uma viagem que fez em um Jipe de São Paulo até Rondônia, com o título De São Paulo até onde deu, publicada em cinco semanas.

Fez parte da equipe vencedora do Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 1975 pelo Suplemento Especial publicado em comemoração aos 100 anos do Estadão. O suplemento foi fruto de três anos de trabalho em um levantamento histórico, que serviu como base para a produção dos cadernos do centenário. Bebeto esteve presente também em momentos importantes da trajetória do Estadão, como o caso de censura em 1973 durante a Ditadura Militar que proibiu a publicação da demissão do então ministro da Agricultura, Cirne Lima. Além disso, auxiliou Carlos Lacerda na pesquisa para um livro sobre Julio Mesquita, proprietário do Estadão, e acompanhou Claude Lévi-Strauss na visita do antropólogo francês à USP em 1985.

Além do trabalho no Estadão, Bebeto atuou em TV Globo e Bandeirantes e foi diretor do Departamento de Jornalismo da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Fundou, ao lado da esposa e também jornalista Táta Gago Coutinho, a agência de conteúdo LRSQ Comunicação Empresarial. É autor de livros como A imprensa brasileira e O Eucalipto – Cem anos de Brasil. Escreveu também diversas obras focadas em pesquisa histórica e fauna silvestre.

Planejar pensando nas pessoas: curso completo discute urgência do planejamento em comunicação pública

Webinário debate Inteligência Artificial e Comunicação Pública em lançamento de e-book

Crises inesperadas, excesso de demandas operacionais, urgências e interferências externas: todos esses fatores impactam diretamente o cotidiano dos comunicadores públicos. Ainda assim, planejar é preciso. Esse foi o eixo central do segundo módulo do Curso Completo em Comunicação Pública – parceria da ABCPública com a Aberje – realizado no mês de maio.

“Planejar a comunicação é justamente o que permite atravessar os momentos de maior instabilidade sem perder o rumo”, destacou Aline Castro, comunicadora e uma das docentes do curso. Segundo ela, é essencial que os profissionais desenvolvam planos consistentes e realistas, com metas mensuráveis, que levem em conta a realidade institucional (diagnóstico) e o que se pretende construir (objetivos), considerando os cenários existentes.

Planejamento para pessoas, não públicos

Uma provocação importante do módulo foi a necessidade de romper com a lógica abstrata do “público-alvo” e adotar uma visão mais empática e segmentada. A pergunta central proposta foi: “Para quem estamos planejando a comunicação?”.

“Temos que ver as pessoas menos como público e mais como indivíduos. Quanto mais fizermos isso, mais efetivos vamos ser”, afirmou Aline durante a aula. Ela lembrou que cidadãos são diversos, com interesses e necessidades distintas, e que pensar neles como massa homogênea compromete a eficácia da comunicação pública.

A lógica do planejamento deve ser, portanto, um mix entre as necessidades das pessoas e os objetivos da instituição pública. Uma comunicação sem planejamento, alertou Aline, “tem potencial de atrapalhar mais do que ajudar”.

Antes de planejar, é preciso construir uma Política de Comunicação

Convidado especial do módulo, o professor Wilson da Costa Bueno chamou a atenção para um ponto central quando o assunto é comunicação estratégica: a importância de se institucionalizar políticas de comunicação. “Muitas instituições ainda enxergam o planejamento de forma exclusivamente operacional, o que reduz sua potência estratégica”, observou o professor.

Segundo ele, uma política de comunicação sólida deve vir antes do plano de ações e envolver instâncias como a alta administração, a área de recursos humanos, a tecnologia da informação e outros setores-chave. Ele destacou que esse processo de construção da política exige tempo e comprometimento: “Qualquer coisa feita em menos de seis meses não discutiu todas as questões de forma abrangente.”

O professor Wilson ressaltou ainda que a política de comunicação é o que permite decisões mais integradas e sustentáveis ao longo do tempo, alinhando expectativas, prioridades e recursos disponíveis.

O Curso Completo em Comunicação Pública ainda está acontecendo e tem módulos agendados até outubro de 2025. Veja aqui a programação completa e participe!

Band FM estreará afiliada em Porto Alegre (RS)

Band FM estreará afiliada em Porto Alegre (RS)
Tadeu Correia, Pedro Luiz Ronco e Emerson França comandam A Hora do Ronco diretamente do estúdio da Band FM na capital paulista. Crédito: Divulgação/Band FM

A Band FM está expandindo sua rede e vai estrear na próxima terça-feira (22/7) uma afiliada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A frequência 93.3 MHz vai atender cidades como Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Viamão, entre outras, totalizando uma cobertura de 60 municípios e mais de 4,2 milhões de pessoas.

“A chegada da Band FM a Porto Alegre marca um passo importante na consolidação da nossa presença nacional. Ficamos muito felizes em levar nossa programação para uma praça estratégica como a capital gaúcha. Esse crescimento reforça o compromisso da emissora em estar cada vez mais próxima do público e dos parceiros em todo o Brasil”, declarou Amanda Andrade, diretora nacional de Rede e Rádios do Grupo Bandeirantes.

A estreia será às 6h, com o programa A Hora do Ronco, apresentado por Pedro Luiz RoncoTadeu Correia e Emerson França. Com a nova frequência, a Band FM passa a contar com 69 afiliadas em 13 estados brasileiros.

Nasce o “Movimento bstory − A experiência que transforma”

O Grupo Empresarial de Comunicação – Gecom, integrado pelos dirigentes das empresas Boxnet, Business News, Jornalistas&Cia e Mega Brasil, uniu-se aos irmãos comunicadores Paulo José Marinho (ex-Itaú) e Daniel Marinho (ex-Grupo CCR) para lançarem um movimento integralmente focado na geração 50+, o Movimento bstory.

“O Movimento bstory nasce com a proposta de catalisar, repercutir e dar ampla visibilidade às múltiplas iniciativas em curso no País, cujas contribuições já são uma realidade social, e de também incentivar e fomentar novas ações que possam amplificar e disseminar de forma ainda mais intensa a luta antietarista na sociedade brasileira”, afirma Eduardo Ribeiro, sócio do Gecom e do bstory.

O envelhecimento da população é fato. Segundo o IBGE, as pessoas acima dos 50 anos representam, atualmente, mais de 25% da população e 22% da força de trabalho no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 2 bilhões de pessoas no mundo terão 60 anos até 2050. E até 2030 o Brasil estará em quinto colocado no ranking da população mais idosa do mundo.

“Queremos unir todas e todos em prol do bom combate ao preconceito do etarismo. Essa rede será ancorada em premiações, produção e disseminação de conteúdos, ofertas de mentorias, além de eventos estratégicos, como congressos, seminários, fóruns, workshops etc. O nosso objetivo é também o de conectar o Brasil com outros mercados, fortalecendo internacionalmente a reputação do País nas discussões e trocas sobre o tema”, complementa Paulo José Marinho, jornalista e um dos sócios no bstory.

Um prêmio inédito como ponto de partida

O ponto de partida do Movimento bstory é a criação do Prêmio bstory − A experiência que transforma, que mobilizará os múltiplos segmentos profissionais do País na jornada antietarismo. A premiação irá valorizar, dar visibilidade e reconhecer trajetórias bem-sucedidas que homens e mulheres aportam à causa, nas múltiplas atividades a que se têm dedicado ao longo de suas carreiras. E, paralelamente, também o fará em relação às iniciativas corporativas e sociais que façam a diferença nesse campo. Contará com 15 categorias, 12 delas contemplando perto de 40 setores da atividade econômica e inteiramente focadas nos Profissionais; e três dedicadas às iniciativas organizacionais, abrangendo os macrossetores Indústria, Comércio e Serviço.

A premiação terá o Conselho Maestro, que ficará incumbido de “reger” o Prêmio bstory – A experiência que transforma. Esse Conselho, estratégico para a premiação e os propósitos do Movimento bstory, será integrado por executivos que lideram as áreas de reputação e comunicação corporativas de empresas e instituições dos mais diversos setores econômicos, por uma razão simples e pragmática: a transversalidade de atuação deles nas organizações a que estão vinculados.

O Conselho Maestro, que poderá ser integrado por até 150 executivos, terá uma segunda atribuição no Prêmio bstory – A experiência que transforma: seus membros também vão integrar, nas respetivas especialidades, os Conselhos Orquestrais, aos quais caberá julgar as 15 categoriais da premiação. Serão, portanto, 15 Conselhos Orquestrais, cada um com média de dez integrantes, que deverão escolher, após duas rodadas de votação, os premiados com as medalhas de ouro (1º colocado), prata (2º colocado) e bronze (3º colocado).

Todos os demais finalistas, que não ficarem nas três primeiras colocações, receberão certificados de participação e reconhecimento. A solenidade de premiação está marcada para 2 de fevereiro de 2026, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Mais informações sobre o movimento e a premiação no www.bstory.com.br.

O simbolismo e a sonoridade da palavra bstory

Em um mundo onde palavras e imagens moldam destinos, a marca bstory surge com uma visão singular: dar vida aos legados de pessoas e mostrar o poder de transformação dessas experiências. A concepção da ideia e o desenvolvimento da marca couberam a Vitor Patoh, sócio executivo da Yemni – Branding, Design & Comm. A escolha da palavra “story” remete às histórias de vida, experiências, da própria existência. Enquanto o “b”, representação fonética do verbo inglês “to be”, dá movimento, ação e capacidade de realização às narrativas.

Contatos: Paulo José Marinho – paulo.marinho@bstory.com.br / Edu Ribeiro – eduardo.ribeiro@bstory.com.br

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