27 C
Nova Iorque
sábado, junho 28, 2025

Buy now

Início Site

João Anacleto é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2022

Da esquerda para a direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, João Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto

Andrea Ramos, Boris Feldman e Karina Simões, e as publicações Quatro Rodas, Autoesporte, Jornal do Carro, FullCast, AutoPapo e Acelerados também foram premiados pelo concurso

Foram homenageados na noite dessa segunda-feira (25/4), em São Paulo, os +Admirados da Imprensa Automotiva 2022. O concurso, que chegou neste ano à quarta edição, elegeu João Anacleto, de A Roda, como o +Admirado Jornalista do Ano.

Da esquerda para a direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, João Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto (Foto: Doug Zuntta)

Dois representantes de Pernambuco completaram o pódio, que teve na segunda posição Jorge Moraes, apresentador dos programas AutoMotor e CBN Auto, e colunista do UOL Carros, e Silvio Menezes, do programa Carro Arretado, em terceiro lugar. Boris Feldman, do AutoPapo, e Bob Sharp, do Autoentusiastas, ocuparam, respectivamente, a quarta e a quinta posições.

Nas categorias temáticas, João Anacleto levou mais um troféu, desta vez como +Admirado Influenciador Digital. Além dele, foram premiados os jornalistas Karina Simões (KS1951), em Jornalista Especializado em Duas Rodas; Andrea Ramos (Estradão), em Jornalista Especializado em Veículos Pesados; e Boris Feldman (AutoPapo), como Colunista.

Já entre as publicações, os prêmios foram para Fullcast (Fullpower), na categoria Áudio – Podcast; AutoPapo, Áudio – Rádio; Jornal do Carro, em Jornal/Caderno Automotivo; Quatro Rodas, em Revista e Vídeo/Redes Sociais); Autoesporte, em Site; e Acelerados, em Vídeo/Programa de TV.

Além dos resultados anunciados durante a cerimônia (confira a transmissão na íntegra no YouTube), uma edição especial, que circulará nesta sexta-feira (29/4), trará detalhes da festa e da emoção dos premiados.

A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva conta com os apoios de Abraciclo, Audi, Bosch, General Motors, Honda, Scania, Volkswagen e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Confira a relação completa dos homenageados na quarta edição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2022:

Jornalistas – Geral

  • Alex Ruffo (Máquinas na Pan)
  • Alzira Rodrigues (AutoIndústria)
  • André Barros (AutoData)
  • André Deliberato (Webmotors)
  • André Marinho (Guia Automotivo)
  • André Paixão (Autoesporte)
  • Andrea Ramos (Estradão)
  • Bob Sharp (Autoentusiastas)
  • Boris Feldman (AutoPapo)
  • Charles Marzanasco Filho (Quatro Rodas)
  • Claudia Carsughi (Site do Carsughi)
  • Cleide Silva (O Estado de S.Paulo)
  • Emilio Camanzi (Carros com Camanzi)
  • Fernando Calmon (UOL Carros)
  • Giovanna Riato (Automotive Business)
  • João Anacleto (A Roda)
  • Jorge Moraes
  • Karina Simões (KS1951)
  • Marcus Lauria (CarPoint News)
  • Paulo Brandão (TV Auto)
  • Paulo Cruz (AutoNews)
  • Sérgio Dias (Alpha Autos)
  • Sérgio Quintanilha (Guia do Carro)
  • Silvio Menezes (Carro Arretado)
  • Tarcísio Dias (Mecânica Online)
  • Zeca (Zeca ao volante)

 

Jornalistas – Duas Rodas

  • Karina Simões
  • Suzane Carvalho
  • Thiago Moreno (Motor1)

 

Jornalistas – Veículos Comerciais

  • Adamo Bazani (Diário do Transporte)
  • Andrea Ramos (Estradão)
  • Pedro Trucão

 

Colunistas

  • Boris Feldman (AutoPapo)
  • Charles Marzanasco (Quatro Rodas)
  • Tarcísio Dias (Mecânica Online)

 

Influenciadores Digitais

  • João Anacleto (A Roda)
  • Jorge Moraes
  • Silvio Menezes (Carro Arretado)

 

Caderno/Jornal

  • Carro Arretado (Jornal do Commercio – PE)
  • Jornal do Carro (Estadão – SP)
  • Jornal Motocycle

 

Canal Digital

  • Auto News
  • Carros com Camanzi
  • Quatro Rodas

 

Podcast

  • CBN Autoesporte
  • Fullcast (FullPower)
  • Motor 1

 

Rádio

  • AutoPapo
  • Guia Automotivo
  • Máquinas na Pan

 

Revista

  • Autoesporte
  • Motor Show
  • Quatro Rodas

 

Site/Blog

  • Autoesporte
  • Quatro Rodas
  • UOL Carros

 

TV

  • Acelerados
  • Auto Esporte
  • Carro Arretado

Patrícia Campos Mello repete 2019 e é a +Premiada Jornalista do Ano

Patricia Campos Mello
Patricia Campos Mello

Autor de livro-reportagem de maior sucesso no Brasil, Laurentino Gomes fica na segunda colocação

Patrícia Campos Mello

Pela segunda edição consecutiva, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, iniciativa promovida desde 2011 por Jornalistas&Cia, com o apoio deste Portal dos Jornalistas, apontou a repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello como a jornalista mais premiada do ano no Brasil. Foi a primeira vez, não apenas de forma consecutiva, que um profissional repetiu a liderança da pesquisa.

No total, ela conquistou 150 pontos, cinco a mais do que em 2019, a partir de três prêmios de jornalismo. Dentre eles, destaque para o Maria Moors Cabot, mais antiga premiação de jornalismo do mundo, concedido pela Universidade Columbia, de Nova York. Ela também faturou neste ano o Mulher Imprensa de Contribuição ao Jornalismo e o Prêmio Folha, na categoria Reportagem, pelo especial Desigualdade Global.

Estes reconhecimentos são fruto do excelente trabalho investigativo que Patrícia vem realizando nos últimos anos. Em 2018, após publicar a reportagem Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp, que denunciava investimentos não declarados de R$ 12 milhões por apoiadores do então candidato Jair Bolsonaro, ação vedada pela Justiça Eleitoral, ela passou a receber inúmeros ataques e ameaças nas redes sociais. Ainda como desdobramento desse trabalho, em fevereiro deste ano ela foi alvo de insultos de cunho sexual durante a CPMI das Fake News por parte de membros do governo.

Laurentino Gomes

Na segunda colocação, com 110 pontos, aparece o premiado escritor de livros-reportagem Laurentino Gomes. Maior vencedor do Prêmio Jabuti, ele ergueu mais uma vez o tradicional troféu da literatura brasileira neste ano, com o livro Escravidão Volume I – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares.

Ele já havia conquistado a premiação anteriormente em outras três oportunidades com a trilogia 1808 (2008), 1822 (2011) e 1889 (2014). Também foi reconhecido neste ano com o prêmio Personalidade da Comunicação, concedido pela Mega Brasil.

Completando o pódio, aparece Rafael Ramos, da Record TV, que integrou as equipes do programa Câmera Record que venceram em 2020 os prêmios Rei da Espanha – Televisão, Vladimir Herzog – Multimídia e República – TV.

Confira a relação completa com os +Premiados Jornalistas do Ano:

POSIÇÃOPONTOSNOME (Veículo)
150PATRICIA CAMPOS MELLO (Folha de S.Paulo)
110LAURENTINO GOMES
87,5RAFAEL RAMOS (Record TV)
80GUSTAVO COSTA (Record TV)
80MATEUS MUNIN (Record TV)
80PABLO TOLEDO (Record TV)
80SAULO ARAÚJO (Metrópoles)
70FERNANDA GUIMARÃES (Agência Estado)
70MANOELA ALCANTARA (Metrópoles)
10º62,5MICHEL MENDES (Record TV)
11º60LAERTE COUTINHO (Folha de S.Paulo)
11º60TIAGO ROGERO (O Globo)
11º60YAN BOECHAT (O Globo)
14º57,5ERICA MONTENEGRO (Metrópoles)
14º57,5JULIANA CONTAIFER (Metrópoles)
14º57,5LILIAN TAHAN (Metrópoles)
14º57,5MARIA EUGÊNIA MOREIRA (Metrópoles)
14º57,5OLIVIA MEIRELES (Metrópoles)
14º57,5PEDRO ROCKENBACH (Rede Globo)
14º57,5PRISCILLA BORGES (Metrópoles)
14º57,5RAQUEL MARTINS RIBEIRO (Metrópoles)
14º57,5RENATA GAROFANO (Record TV)
14º57,5STELA WOO (Metrópoles)
14º57,5STEPHANIE ARCAS (Metrópoles)
14º57,5YANKA ROMÃO (Metrópoles)
26º55MARCEL HARTMANN PRESTES (Zero Hora)
26º55MARCELO CANELLAS (Rede Globo)
28º52,5LENO FALK (Agência Radioweb)
29º50DAVID COHEN (Exame)
29º50FABIO ALARICO TEIXEIRA
29º50GUSTAVO MONTEIRO CHAGAS (Rádio Guaíba)
29º50LUCAS CORRALES VIDIGAL (G1)
29º50RAFAEL SOARES (O Globo)
34º45VERA MAGALHÃES (TV Cultura)
35º40AUGUSTO FERNANDES CONCONI (Estadão)
35º40BRUNO PONCEANO (Estadão)
35º40FABIANA VILELLA (Record TV)
35º40GILSON FREDY SOUZA DE OLIVEIRA (Record TV)
35º40HENRIQUE BEIRANGÊ (Record TV)
35º40JULIA MARQUES (Estadão)
35º40MARCELO MAGALHÃES (Record TV)
35º40MARCUS FABRICIO MORAES REIS (Record TV)
35º40MARIANA CUNHA VISUAL (Estadão)
35º40NATALIA FLORENTINO (Record TV)
35º40RAFAEL GOMIDE (Record TV)
35º40ROMEU PICCOLI (Record TV
35º40VINICIUS SUEIRO (Estadão)
48º35ADELE SANTELLI (National Geographic)
48º35ANA CAROLINA DINIZ (O Globo)
48º35ANA PAULA OMENA (Portal Tribuna Hoje)
48º35ANDRÉ PAIXÃO (G1)
48º35CARLOS HENRIQUE FIORAVANTI (Pesquisa Fapesp)
48º35DIOGO OLIVIER (Zero Hora)
48º35FABIANO CANDIDO (PEGN)
48º35FABIO MOTTA (Estadão)
48º35GILMAR FRAGA (Zero Hora)
48º35GILMAR LUIZ TATSCH (Jornal ABC)
48º35HUMBERTO TREZZI (Zero Hora)
48º35ISABEL FILGUEIRAS (Valor.com)
48º35ISABELA BOLZANI (Valor Econômico)
48º35JOSÉ SERGIO CUNHA (Diário do Nordeste)
48º35JULIA DANTAS SAAVEDRA (Revista RI)
48º35LARISSA ROSSO (Gaúcha ZH)
48º35LEILANE MENEZES RODRIGUES (Metópoles)
48º35LUCAS MORAES (Jornal do Commercio)
48º35MARCELA LUIZA ALVES RODRIGUES (TV Justiça)
48º35MARCELLE GUTIERREZ (Valor Econômico)
48º35MARCIA RODRIGUES (Plena Mulher)
48º35MARINA LOPES (Porvir)
48º35MATHEUS FELIPE DA SILVA (RBS TV)
48º35NAYARA OLIVEIRA (Intercept Brasil)
48º35PABLO LOPEZ GUELLI (Cine Brasil TV)
48º35RAFAELA BORGES (UOL)
48º35REGINALDO PIMENTA (O Dia)
48º35RICARDO GIUSTI (Correio do Povo)
48º35SÉRGIO TAUHATA YNEMINE (Valor Econômico)
48º35SHARON JEANINE ABDALLA (Gazeta do Povo)
48º35SULLIVAN SILVA (Rádio Gazeta/ES)
48º35TALITA BERTOLIM MOREIRA (Valor Econômico)
80º30ALAN GRAÇA FERREIRA
80º30ALICE MACIEL
80º30AMANDA AUDI
80º30ANA MAGALHÃES
80º30ANDREW FISHMAN
80º30BASILIA RODRIGUES
80º30BOB SHARP
80º30BRUNO FONSECA
80º30CARLA BIGATTO
80º30CAROLINA OMS
80º30CRISTINE KIST
80º30DANIEL CAMARGOS
80º30DANIELA ARBEX
80º30DIMITRI CALDEIRA
80º30DJAMILA RIBEIRO
80º30ERICK ARAÚJO
80º30FERNANDO MARTINHO
80º30FLAVIA MARINHO
80º30GABRIELA BILÓ
80º30GEORGIA PELISSARO DOS SANTOS
80º30ILZE SCAMPARINI
80º30LARISSA FERNANDES
80º30MALU GASPAR
80º30MARCELA RAFAEL
80º30MARCOS AURÉLIO SILVA
80º30MARCOS SILVA
80º30MARIA JULIA COUTINHO
80º30MARIAM SALEH
80º30MARIANA DELLA BARBA
80º30MARINA AMARAL
80º30NATALIA VIANA
80º30NATHALIA ARCURI
80º30OTAVIO BURIN
80º30RAFAEL NEVES
80º30RUBEM BERTA
80º30SONIA BLOTA
80º30THEYSE VIANA SANTANA
80º30WESLEY FRANCISCO
118º25AMANDA PRADA
118º25ANGÉLICA ABREU
118º25ATALISSA ROSA
118º25CIBELE PENHOLATE
118º25CRISTIANO SOUZA
118º25DANIEL SERVIDIO
118º25DJAVAN FERREIRA
118º25EDIVALDO SIMÃO
118º25EDSON GABRIEL
118º25EVARISTO COSTA
118º25FABIO PROCÓPIO DE LIMA
118º25FELIPE SAVIOLI PAYÃO CRUZ
118º25GUILHERME ZWETSCH
118º25IGOR NATUSCH VIEIRA
118º25LUIZ CASTIGLIONI
118º25MARCELO OUTEIRAL
118º25MOACYR FARIA
118º25OMAR FLISTER
118º25PATRICIA KNEBEL
118º25PRIMITIVO FILHO
118º25RAFAEL MANO DIVÉRIO
118º25RENAN PAGLIARUSI
118º25RENATO DE NIZA E CASTRO
118º25RENATO NOGUEIRA
118º25SUELY FROTA BEZERRA
118º25TÚLIO CUNHA
144º22,5ALINE BERTOLI
144º22,5ANA PESSOA
144º22,5ARTUR RODRIGUES
144º22,5CAMILA BABILIUS
144º22,5CARLOS FRANCISCO
144º22,5CESAR MASSEI
144º22,5CRISTIANE MASSUYAMA
144º22,5FLAVIO LORDELLO
144º22,5FLAVIO PRADO
144º22,5FLAVIO TAVARES
144º22,5GISELE BARBIERI
144º22,5GLAUCO GIANI
144º22,5JÔ VITAL
144º22,5LEANDRO PASQUALIN
144º22,5LEOPOLDO DE MORAES
144º22,5LUCIANO ABREU
144º22,5MARCIO SESSIM
144º22,5MIGUEL WESLEY
144º22,5PRISCILLA GRANS
144º22,5QUEILA ARIADNE
144º22,5ROGÉRIO GUIMARÃES
144º22,5THAIS MIRANDA
144º22,5TONI MARQUES
144º22,5ZUILA DAVID
168º20AMANDA ARAÚJO
168º20JONAS CAMPOS
170º17,5ADRIANA DE BRITO COTIAS
170º17,5ADRIANA DE FARIAS
170º17,5ALEXANDRE DE PAULA SOUZA E SILVA
170º17,5ANA LOUISE NUNES VIRIATO
170º17,5ANDRE SCHAUN
170º17,5ANDRE VIEIRA
170º17,5BIANCA PINTO LIMA
170º17,5CAIO LARONGA
170º17,5CASSIA ALMEIDA
170º17,5CINTIA CRUZ
170º17,5CIRCE BONATELLI
170º17,5CRISTIANE CALIXTO COSTA MELO
170º17,5DIEGO MOLINA
170º17,5HENRIQUE GOMES BATISTA
170º17,5JOÃO PAULO MACHADO
170º17,5JULIANA SCHINCARIOL
170º17,5JULIANA SCHWARTZ DAL PIVA
170º17,5JULIO CABRAL
170º17,5MARCELO SERIKAKU
170º17,5MARCUS VINICIUS GASQUES
170º17,5MEL TRENCH LIMA
170º17,5MICHELLE FERREIRA
170º17,5NICOLLAS WITZEL
170º17,5RAPHAEL PANARO
170º17,5RENAN LARANJEIRA
170º17,5RENAN SOUSA
170º17,5RODRIGO RESENDE
170º17,5RODRIGO RIBEIRO
170º17,5RODRIGO SERPA
170º17,5TERESA KLEIN
170º17,5THIAGO AMANCIO
170º17,5THIAGO TANJI
170º17,5ULISSES MAEDA
170º17,5VANESSA SILVESTRE
204º15ALEXANDRE LOZETTI
204º15ALINE OLIVEIRA
204º15ANA THAIS MATOS
204º15ANDRE HERNAN
204º15BRUNA MARIN ASSUNÇÃO FERREIRA
204º15BRUNA TASCHETTO
204º15CARINE KRÜGER
204º15CARLOS GUIMARÃES
204º15CARLOS RODRIGO NASCIMENTO
204º15CESAR CIDADE DIAS
204º15CLAUDIO ZAIDAN
204º15CRISTINE RIBEIRO GALLISA
204º15DENISE SAUERESSIG
204º15ED MOREIRA WISNIEWSKI
204º15EDUARDO MATOS
204º15EDUARDO VIEIRA GABARDO
204º15EVERALDO MARQUES
204º15FÁBIO SCHAFFNER
204º15FABRICIO FALKOWSKI DE SOUZA
204º15GABI LERINA
204º15GIANE GUERRA
204º15GLAUCIUS OLIVEIRA
204º15GUILHERME BAUMHARDT SCHEINER
204º15IVAN DRAGO
204º15JEFFERSON KLEIN
204º15JOSÉ LUIZ PREVIDI
204º15JOSÉ PEDRO SOARES MARTINS
204º15LIA BENTHIEN
204º15LIVIA DA SILVA ANDRADE
204º15LUCAS BARBOSA
204º15LUCIA MATTOS
204º15LUIS AUGUSTO SIMON
204º15LUIZ CEARA
204º15LUIZA PRADO
204º15OSCAR ULISSES
204º15RENATA FAN
204º15RICARDO CAPRIOTTI
204º15SERGIO STOCK
242º12,5ABRAHAN LINCOLN DE SOUZA
242º12,5ANSELMO CAPARICA
242º12,5CRISTINA PIONER
242º12,5DANIELA DE LAVOR
242º12,5ELON NEPOMUCENO
242º12,5EMILIO BOTTA
242º12,5GABRIELA DOURADO
242º12,5GERMANA CABRAL
242º12,5GUSTAVO MARQUES
242º12,5HELENE CRISTIANE
242º12,5LEONARDO LOURENÇO
242º12,5LORENA CARDOSO
242º12,5LOUISE EUGÊNIO
242º12,5LYANA MARIA FRANÇA DA COSTA RIBEIRO
242º12,5MAURICIO OLIVEIRA
242º12,5ROBERTA KELLY DE SOUZA BRITO
258º10EDUARDO ANIZELLI
258º10SIMON DUCROQUET
260º7,5CARLA SORAYA
260º7,5DEBORA BRITTO
260º7,5EVANDRO LOPES
260º7,5HALISSON FERREIRA DE OLIVEIRA
260º7,5IGOR SILVEIRA
260º7,5JOCASTA PIMENTEL
260º7,5JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
260º7,5LUANA BARROS
260º7,5MAICON SILVA
260º7,5MANOELLA SMITH
260º7,5ROBERTA ROCHA
260º7,5THEA SEVERINO
260º7,5TIAGO LIMA MELO
260º7,5WILLIAM SANTOS
274º5ALEXA GONZALEZ SALOMÃO
274º5ANA PAULA BRANCO
274º5BERNARDO CARAM
274º5CLAYTON CASTELANI
274º5CRISTIANE GERCINA
274º5FERNANDA BRIGATTI
274º5FERNANDA MENA
274º5FERNANDO CANZIAN
274º5FERNANDO SCIARRA
274º5ISABELLA FARIA
274º5JOÃO PEDRO PITOMBO
274º5LAÍSA DALL`AGNOL
274º5LAÍSSA BARROS
274º5LALO DE ALMEIDA
274º5LUCIANA COELHO
274º5LUCIANA LAZARINI
274º5LUCIANO VERONEZI
274º5MAGÊ FLORES
274º5MARIANA GOULART
274º5MAX FRANCIOLI
274º5NATÁLIA CANCIAN
274º5PEDRO LADEIRA
274º5RAUL SPINASSÉ
274º5RENAN SUKEVICIUS
274º5RODRIGO VIZEU
274º5RUBENS RANA
274º5SALVADOR NOGUEIRA
274º5THIAGO ALMEIDA
274º5THIAGO RESENDE
274º5THOMÉ GRANEMANN
274º5VICTOR PAROLIN
274º5VINICIUS MARTINS
274º5ZANONE FRAISSAT

Aos Fatos recebe prêmio internacional por checagens em tempo real nas eleições de 2024

Aos Fatos recebe prêmio internacional por checagens em tempo real nas eleições de 2024
Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

A International Fact-Checking Network (IFCN) anunciou na quinta-feira (26/6) os vencedores do Global Fact Awards, premiação que reconhece e valoriza trabalhos jornalísticos de checagem de fatos e combate à desinformação. Aos Fatos, agência de checagem brasileira, foi uma das premiadas.

Os vencedores do prêmio foram anunciados no 12º Global Fact, evento organizado pelo IFCN que reúne checadores de todo o mundo, no Rio de Janeiro. Aos Fatos recebeu o prêmio na categoria Impacto por seu trabalho de combate à desinformação e checagem em tempo real de declarações de candidatos à Prefeitura de São Paulo em 2024.

Nas eleições municipais de São Paulo no ano passado, Aos Fatos checou em tempo real as falas de candidatos em programas como o Roda Viva, da TV Cultura, e em podcasts de grande audiência como Flow e Inteligência Ltda. O trabalho de Aos Fatos possibilitou que informações fossem contestadas ao vivo, no caso do Roda Viva. No caso dos podcasts, links com as checagens foram disponibilizados na descrição dos vídeos para que os eleitores pudessem verificar as mentiras e verdades ditas pelos candidatos.

Foi justamente graças à este trabalho que Aos Fatos conseguiu desmentir, em cerca de uma hora, o laudo médico falso que o então candidato Pablo Marçal apresentou contra o concorrente Guilherme Boulos. O documento forjado, que alegava que Boulos havia sido internado por uso de drogas, foi exibido na antevéspera do primeiro turno das eleições, no podcast Inteligência Ltda. Cerca de uma hora depois, Aos Fatos foi o primeiro veículo a publicar que o laudo em questão tinha indícios de falsificação, com erros no número de RG de Boulos e no nome da clínica.

Além de Aos Fatos, também foram premiados a agência Tempo, da Indonésia, em Formato Criativo; FactChequeado, comunidade de veículos em espanhol contra a desinformação nos Estados Unidos, na categoria Colaboração; e a Agence France-Presse, que recebeu o Prêmio Padrão de Ouro.

Exame tem novidades na equipe e cria regional em Florianópolis

Exame tem novidades na equipe e cria regional em Florianópolis

A revista Exame anunciou recentemente uma série de mudanças em sua equipe. Uma é a saída da repórter Raquel Brandão Inácio, que atuava na editoria Invest, sobre mercado financeiro e investimentos, após três anos de casa. Ela assinou com o Invest News. Antes, trabalhou como repórter do Estadão e do Valor Econômico.

Quem chega à publicação é o repórter Mitchel Diniz, que ficará responsável pela cobertura de Negócios e Finanças. Antes, trabalhou em Valor Econômico, Folha de S.Paulo, GloboNews e InfoMoney.

Exame também está ampliando sua cobertura, com a criação de uma regional em Florianópolis, que será responsável pelos principais assuntos de negócios e economia no Sul do País. Ela ficará sob a responsabilidade de Rafael Martini, que atuava como diretor de comunicação do Tribunal de Contas de Santa Catarina e antes passou por Grupo RBS, NSC Total e Diário Catarinense. Rafael vai se reportar diretamente a Lucas Amorim, diretor de Redação da Exame.

Digital News Report 2025: direita avança no Twitter/X sob Musk e influência global da rede segue alta apesar de críticas

Elon Musk no comício do partido AID, da Alemanha (Crédito: Reprodução/YouTube)

Por Luciana Gurgel

Contrariando as apostas em um esvaziamento após o êxodo de jornalistas, celebridades e empresas insatisfeitas com as transformações no X (antigo Twitter) sob Elon Musk, a plataforma não recuou em número de usuários e ainda elevou a quantidade dos que a acessam para se informar.

Luciana Gurgel

No entanto, o perfil ideológico mudou. Antes da aquisição por Musk, em 2022, os usuários do Twitter eram majoritariamente de perfil progressista. Desde então a audiência de pessoas de direita aumentou em vários países, incluindo no Brasil.

Os dados são Digital News Report 2025 do Instituto Reuters para Estudos do Jornalismo, da Universidade de Oxford, divulgado na semana passada em Londres.

O estudo anual investiga o comportamento no consumo de notícias em 48 países por meio de pesquisas locais sob rigorosa metodologia acadêmica.

Os dados mostram também que o uso de X para notícias é estável ou crescente em muitos mercados, com as maiores elevações nos Estados Unidos (+8 pontos), Austrália (+6) e Polônia (+6).

“Desde que Elon Musk assumiu a plataforma em 2022, muito mais pessoas de direita, principalmente homens jovens, se reuniram na rede, enquanto uma parte do público de inclinação progressista saiu ou a está usando com menos frequência”, diz Nic Newman, autor principal do estudo.

Redes rivais como Threads, Bluesky e Mastodon estão causando pouco impacto globalmente, com alcance de 2% ou menos para notícias.

A transformação do perfil dos usuários do Twitter foi analisada em 12 dos países pesquisados, e cresceu 50% em média. Nos EUA ela triplicou, e no Reino Unido dobrou.

Elon Musk no comício do partido AID, da Alemanha (Crédito: Reprodução/YouTube)

Leia a matéria completa em MediaTalks.


Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.

Esta semana em MediaTalks

Apresentadora da Iran International em Londres tem família sequestrada pela Guarda Revolucionária Nacional em Teerã para forçá-la a sair do ar. Leia mais

Elon Musk processa Nova York contra lei de transparência na moderação de conteúdo digital. Leia mais

Justiça filipina absolve Maria Ressa, jornalista Nobel da Paz, mas ela ainda pode ser presa por “difamação cibernética”. Leia mais

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, confirma presença no 20º Congresso da Abraji

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, confirma presença no 20º Congresso da Abraji
Marina Silva (Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizará, de 10 a 13 de julho, a 20ª edição de seu Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. A entidade confirmou a presença de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, no evento. Ela será keynote speaker (palestrante especialista) em uma das principais trilhas do congresso, que abordará a COP30 e o meio ambiente.

A ideia é fazer uma integração e reunir jornalistas de diferentes partes do mundo para debater as mudanças climáticas. Adriana Garcia, secretária executiva da Abraji, explicou que as bolsas que a entidade fornece para profissionais indígenas e que moram na Amazônia, além da presença de jornalistas estrangeiros de diferentes países, possibilitarão um cenário diverso de comunicadores, de um lado aqueles que vivem diariamente as mudanças climáticas na região Amazônica, e, do outro, repórteres de clima de fora do País, todos unidos em um só lugar e evento para debater justamente o clima e a COP30. Jornalistas de tradicionais veículos estrangeiros, como The Guardian e El País, estão entre os convidados do congresso.

Outra novidade é que, a partir desta quarta-feira (25/6), as pessoas que já compraram ingresso para o evento poderão fazer a pré-reserva de seus lugares nas palestras mais concorridas do congresso. Nesta 20ª edição, a Abraji anunciou que terá mais de dois mil presentes, entre jornalistas, estudantes de jornalismo e interessados por temas da comunicação.

Katia Brembatti (crédito: LinkedIn)

Além da trilha com foco nas mudanças climáticas e na COP30, o evento terá debates, palestras e atividades sobre inteligência artificial. Além disso, haverá uma mesa especial sobre jornalismo e cinema, com a presença de Marcelo Rubens Paiva, Fábio Gusmão e Juliana Dal Piva, autores, respectivamente, das seguintes obras: Ainda Estou Aqui, Vitória e Crime sem Castigo: Como os Militares Mataram Rubens Paiva. Os palestrantes falarão sobre os desafios de transformar reportagens de fôlego em narrativas cinematográficas. Antes da mesa, haverá sessão de autógrafos.

“O Congresso da Abraji chega à sua 20ª edição mostrando que o espírito do jornalismo está forte, olhando para o passado, analisando o presente e apontando as tendências para o futuro”, afirmou Katia Brembatti, presidente da entidade. “A Abraji segue firme no seu propósito de ajudar a formar os melhores repórteres do Brasil”.

Confira a programação e inscreva-se aqui.

Ajor abre inscrições para projeto de formação para veículos da Amazônia Legal e Matopiba

Abraji e Transparência Brasil levarão 12 jornalistas da Amazônia Legal para o 20º Congresso em SP
Crédito: Vlad Hilitanu/Unsplash

A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) abriu inscrições para o Laboratório de Experimentação, Jornalismo Local e Cobertura Socioambiental, projeto de formação voltado para organizações da Amazônia Legal e da região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A ideia da iniciativa é ajudar esses veículos a desenvolverem e fortalecerem suas audiências e sua cobertura socioambiental. As inscrições vão até 4/7.

Serão selecionadas de 8 a 10 organizações. Os escolhidos terão acesso a seminários formativos e oficinais sobre cobertura socioambiental e desenvolvimento de audiência, e terão também apoio de mentores. Tais atividades terão início em agosto e seguirão até novembro. Cada organização receberá uma bolsa de R$ 5 mil para a produção de reportagens com temas socioambientais.

Para fazer a inscrição, é necessário que a organização tenha foco em coberturas socioambientais e esteja localizada em municípios da Amazônia Legal e Matopiba. Além disso, serão priorizadas as organizações que atuem em ou com comunidades locais, indígenas, quilombolas e/ou ribeirinhas, e que sejam geridas ou fundadas por mulheres e tenham sido premiadas ou contempladas com editais, prêmios e outras oportunidades ao longo dos últimos cinco anos.

A Ajor vai priorizar organizações associadas a ela, mas caso sobrem vagas, elas serão disponibilizadas para organizações que estejam em processo de associação ou que tenham intenção de se associar.

Mais informações e inscrições aqui.

Editora Abril estreia canal de tevê Veja+

Editora Abril estreia canal de tevê Veja+

Em celebração aos seus 75 anos, a Editora Abril lançou nesta quarta-feira (25/6) o Veja+, canal gratuito de tevê disponível para Samsung TV Plus, site vejamais.abril.com.br e por aplicativo próprio.

Para comandar o projeto foi contratado o diretor de audiovisual Rodrigo Hornhardt, que teve passagens por diversas emissoras como CNN, SBT e Globo. O grupo investiu ainda em dois estúdios próprios, que serão utilizados inicialmente para atrações gravadas, e em breve passará a contar também com transmissões ao vivo.

Além do conteúdo da Veja, com temas sobre política, economia e sociedade, Veja+ apresentará atrações e notícias das 22 marcas da Abril, como Quatro Rodas, Comer & Beber, Claudia, Você RH e Capricho. A proposta é aumentar a conexão com o público e levar ao telespectador programas de variedades, esportes, saúde, cultura e análises políticas, entre outros.

“O canal Veja+ é a materialização da força das nossas marcas editoriais em um novo formato, no momento em que o consumo de conteúdo por vídeo nunca foi tão alto”, destacou Mauricio Lima, CEO da Editora Abril.

ABCPública: “Antes de falar em crises, que tal falarmos sobre risco de reputação?”

O trabalho do Comunicador com frequência fica tomado pelos “incêndios”. Pequenos ou grandes, ambos afetam a reputação e a credibilidade de seu trabalho e da sua organização. Por isso mesmo, ferramentas adequadas para lidar com situações de crise se tornam cada vez mais necessárias, pesquisadas e difundidas.

Que tal falar em gestão de reputação antes de falar em crise? Foi com esse mote que ferramentas para combater desinformação, modelos de prevenção de riscos e formas de atuação reativa em casos foram debatidos no Seminário Gestão de Riscos e Reputação, neste dia 25 de junho, em uma realização da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) com apoio do Capítulo Aberje Brasília.

O evento online contou com duas apresentações, com abordagens distintas, sobre gestão de riscos e crise em comunicação pública.  O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Avançada, Antonio Lassance, apresentou uma ferramenta inédita de prospecção de cenários futuros que tem por objetivo identificar possíveis riscos e ameaças que comprometem a reputação da Administração Pública. E o diretor do capítulo Aberje Brasília, Giovanni Nobile, que também é gerente da gestão de risco de reputação no Banco do Brasil, argumentou sobre o valor da reputação como um ativo intangível para as empresas, além de contar sobre boas práticas e experiências no BB.

Armando Medeiros, vice-presidente de Coordenação Regional da ABCPública, afirma que há muito debate sobre crises, mas considera que o fundamento anterior da gestão de crises é a construção da reputação. “Construir reputação depende da mitigação de riscos e da capacidade ativa de detectar, hoje, os indícios das desagradáveis surpresas de amanhã. Os palestrantes trouxeram muitos insights para os comunicadores públicos com esta visão diária de identificar problemas, defender e aprimorar a reputação de empresas públicas e administração pública”, considera Medeiros, que coordena todas as diretorias regionais da ABC Pública no país.

“Desinformação e crises são produzidas em escala industrial atualmente. Se não houver legislação legitimada pela sociedade para impedir que a pessoa tenha sua reputação jogada no esgoto, não vamos poder proteger pessoas e organizações em relação à espiral de desinformação”, comentou Antônio Lassance, pesquisador do IPEA.

Giovanni Nobile, gerente de Risco de Reputação no BB e Diretor do Capítulo Aberje Brasília, comentou que a gestão do Risco de Reputação combina ações preventivas e reativas. “É importante ter uma estrutura preparada para agir nos dois momentos. Se no lado preventivo, o foco está em antecipar tendências de crises corporativas (realizando estudos estratégicos, mapear megatendências, simular cenários, revisar processos, monitorar percepções e indicadores, além de promover uma cultura de gestão de riscos); no campo reativo, a atuação entra em cena quando algo acontece, sendo o momento de consultar intervenientes especializados sobre o tema elacionado, consolidar informações e acionar estratégias de comunicação para mitigar impactos e proteger a imagem institucional”, disse. “O BB traduz esses princípios em verbos de gestão: identificar, avaliar, controlar, reportar, mensurar, mitigar, monitorar e aprimorar”, complementou. Além disso, contar com boas práticas de mercado para ter aprendizados é sempre saudável para a comunicação das empresas.

A vice-presidente de Comunicação da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), Lília Gomes de Menezes, lembrou que “gerenciar bem informações estratégicas é levar, no momento exato, o que de fato importa para auxiliar os gestores na tomada decisão”. “As exposições dos convidados Giovanni e Lassance estão recheadas de dicas úteis para os ABCPúbliquers”, afirmou, destacando que a apresentação estará disponível no canal da ABCPública no Youtube.

Quer saber mais sobre a atuação da ABCPública? Acesse nossas redes sociais e o nosso site e venha ser um ABCPúbliquer você também.

Guilherme Amado lança Amado Mundo, canal que une jornalismo e entretenimento

Guilherme Amado (Crédito: Amado Mundo/YouTube

Estreou nesta quarta-feira (25/6) o Amado Mundo, canal no YouTube com uma série de programas que abordarão temas como política, negócios e cultura. Idealizado por Guilherme Amado, o projeto tem na sua equipe cerca de 25 profissionais entre jornalistas, criadores de conteúdo e publicitários.

Fazem parte do time a diretora-executiva Yvna Sousa (ex-Valor Econômico e ex-TV Globo), o diretor audiovisual Luís Gustavo Ferraz (premiado diretor e roteirista de cinema) e a diretora comercial Bárbara Guimarães (há 20 anos no mercado publicitário). Também integram a equipe as jornalistas Beatriz Bulla e Raquel Cozer, que apresentarão programas no canal, além de Caio Barretto Briso (ex-O Globo e The Guardian) e Gabriela Ferreira (ex-Globonews), que atuarão na produção e nos bastidores dos programas.

“O Amado Mundo tem o objetivo de gerar conversas que apontem para um mundo melhor. É uma combinação entre o mundo do jornalismo e dos criadores de conteúdo para passarmos longe do pessimismo fatalista ou daquela arrogância que muitas vezes o jornalismo tradicional projeta”, declarou Guilherme Amado, em vídeo de introdução publicado no canal.

O Amado Mundo tem ao todo nove programas. Entre eles: Lisboa Connection, programa de entrevistas com personalidades no eixo Brasil-Europa, comandado por Amado e Paulo Dalla Nora Macedo; Notas de Rodapé, com Raquel Cozer, que discutirá questões da atualidade a partir de um livro diferente a cada episódio; Tech Tech Tech, comandado por Fabro Steibel, sobre as novidades do momento na tecnologia. Além disso, o canal terá programas sobre entretenimento, humor e culinária, com a escritora Eliana Alves, a humorista Claudia Campolina e a chef de cozinha Bel Coelho.

A estreia do Amado Mundo foi com uma edição especial do programa Matinal, comandado por Guilherme Amado e Beatriz Bulla, colunista do UOL e apresentadora da RedeTV!. O programa será apresentado ao vivo, de segunda a sexta-feira.

Conteúdo e Ink anunciam fusão e integração com o grupo Nexcom

Claudio Sá, Roberta Montanaro e Raul Fagundes Neto; sentado, Alcides Ferreira

As agências Conteúdo e Ink anunciaram a fusão de seus negócios, dando origem à ConteúdoInk, que já nasce com 70 clientes, 62 funcionários e um faturamento estimado de R$ 15 milhões para este ano, o que a posiciona entre as 30 maiores do mercado de comunicação corporativa do País, tendo por base o Ranking das Agências do Anuário da Comunicação Corporativa.

O acordo também inclui a integração da nova agência à holding Nexcom, criada há quatro anos, que abriga as agências Fato Relevante, Tridente.ag, Avenida, SP4 e a empresa de tecnologia Charisma. Com a entrada da ConteúdoInk, o Nexcom atinge uma receita total de R$ 60 milhões e mais de 200 clientes.

A Conteúdo foi fundada em 2001 por Claudio Sá e Roberta Montanari. Ao longo de quase duas décadas e meia, atuou com predominância em segmentos como saúde, farma, seguros, indústria, beleza, serviços, legal, representação setorial, instituições culturais e fundações. A Ink nasceu em 2004 por iniciativa de Raul Fagundes Neto e especializou-se em áreas como tecnologia da informação, telecomunicações, franquias, varejo, finanças, consumo e serviços.

Claudio Sá, Roberta Montanaro e Raul Fagundes Neto; sentado, Alcides Ferreira

“A fusão combina a força de duas agências reconhecidas pela alta capacidade de fidelização de clientes, com projetos de 20 anos de casa, e pela expertise em reposicionar líderes de mercado que apresentam baixa visibilidade de marca”, diz Sá. “Fazemos comunicação de resultados, com atendimento personalizado, e isso é uma característica fundamental que nos levou a esta fusão e, também, ao acordo com o grupo Nexcom, reconhecido por entregas diferenciadas”.

Para Fagundes Neto, o movimento é mais do que uma união de agências: “O mercado de comunicação vem mudando rapidamente e de forma radical. Nossa proposta é unir todo conhecimento e especialização que temos em construção de reputação com uma abordagem digital, orientada a dados e estratégia multiplataforma para alcançar públicos estratégicos, estejam eles na mídia tradicional, nas redes sociais, em conteúdos proprietários, mecanismos de busca ou ferramentas de IA generativa”. Roberta destaca que “a fusão permitirá atingir objetivos comuns, como o de expandir o acesso a novos mercados e talentos”.

Alcides Ferreira, sócio-diretor da Fato Relevante e fundador da holding Nexcom, afirma que a fusão cria uma nova força de comunicação integrada dentro da organização: “A união demonstra a solidez do grupo e reforça nossa estratégia de nos posicionarmos como um consolidador do mercado”.

A nova agência, que tem em seu portfólio empresas como Fundação Itaú, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Page Group, Marsh MacLennan, Mercer, Museu do Ipiranga, Schmersal, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), Conselho Regional de Contabilidade SP, Taco Bell, Mundo Verde, Topper, Havanna, Lojas Quero-Quero e RSM, será liderada pelos sócios Claudio Sá, Roberta Montanari e Raul Fagundes Neto.

Podcast narra lutas de mulheres negras no jornalismo televisivo

Podcast narra lutas de mulheres negras no jornalismo televisivo

Hellen Souza, que por pouco mais de dois anos integrou a equipe de redação deste Portal dos Jornalistas e Jornalistas&Cia, apresentou na última semana seu Trabalho de Conclusão de Curso no Centro Universitário FAM. Ao lado de Larissa Rodrigues, e com orientação da professora Mayara Luma Maia Lobato, ela produziu o podcast A Luta por Trás das Câmeras, sobre o racismo e o machismo que atingem mulheres negras na mídia telejornalística de São Paulo.

“Tudo começou com uma palestra da Regina Dourado em que ela falava sobre os desafios de ser uma jornalista negra na televisão brasileira e isso me fez refletir sobre algo que erroneamente normalizamos: a ideia de que nós vamos ter que nos esforçar três vezes mais, primeiro, porque somos mulheres, segundo porque não somos brancas e terceiro por, na grande maioria das vezes, sermos de origem periférica”, explica a agora jornalista formada.

Larissa Rodrigues, Regina Dourado e Hellen Souza

Além de trazer relatos da própria Regina Dourado, que inclusive integrou a banca de avaliação, o podcast ouviu profissionais como Joyce Ribeiro, Luciana Barreto, Jordana Araújo, Larissa Alves e Maria Lucia da Silva. A capa do podcast, produzida por Arthur Cordeiro, foi inspirada na jornalista Glória Maria em início de carreira.

Com o diploma em mãos, e a nota dez pelo projeto, Hellen (hellen_mvss@outlook.com.br) e Larissa (larirodrigues2031@gmail.com) partem agora em busca de novos desafios profissionais.

pt_BRPortuguese