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terça-feira, junho 24, 2025

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João Anacleto é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2022

Da esquerda para a direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, João Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto

Andrea Ramos, Boris Feldman e Karina Simões, e as publicações Quatro Rodas, Autoesporte, Jornal do Carro, FullCast, AutoPapo e Acelerados também foram premiados pelo concurso

Foram homenageados na noite dessa segunda-feira (25/4), em São Paulo, os +Admirados da Imprensa Automotiva 2022. O concurso, que chegou neste ano à quarta edição, elegeu João Anacleto, de A Roda, como o +Admirado Jornalista do Ano.

Da esquerda para a direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, João Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto (Foto: Doug Zuntta)

Dois representantes de Pernambuco completaram o pódio, que teve na segunda posição Jorge Moraes, apresentador dos programas AutoMotor e CBN Auto, e colunista do UOL Carros, e Silvio Menezes, do programa Carro Arretado, em terceiro lugar. Boris Feldman, do AutoPapo, e Bob Sharp, do Autoentusiastas, ocuparam, respectivamente, a quarta e a quinta posições.

Nas categorias temáticas, João Anacleto levou mais um troféu, desta vez como +Admirado Influenciador Digital. Além dele, foram premiados os jornalistas Karina Simões (KS1951), em Jornalista Especializado em Duas Rodas; Andrea Ramos (Estradão), em Jornalista Especializado em Veículos Pesados; e Boris Feldman (AutoPapo), como Colunista.

Já entre as publicações, os prêmios foram para Fullcast (Fullpower), na categoria Áudio – Podcast; AutoPapo, Áudio – Rádio; Jornal do Carro, em Jornal/Caderno Automotivo; Quatro Rodas, em Revista e Vídeo/Redes Sociais); Autoesporte, em Site; e Acelerados, em Vídeo/Programa de TV.

Além dos resultados anunciados durante a cerimônia (confira a transmissão na íntegra no YouTube), uma edição especial, que circulará nesta sexta-feira (29/4), trará detalhes da festa e da emoção dos premiados.

A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva conta com os apoios de Abraciclo, Audi, Bosch, General Motors, Honda, Scania, Volkswagen e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Confira a relação completa dos homenageados na quarta edição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2022:

Jornalistas – Geral

  • Alex Ruffo (Máquinas na Pan)
  • Alzira Rodrigues (AutoIndústria)
  • André Barros (AutoData)
  • André Deliberato (Webmotors)
  • André Marinho (Guia Automotivo)
  • André Paixão (Autoesporte)
  • Andrea Ramos (Estradão)
  • Bob Sharp (Autoentusiastas)
  • Boris Feldman (AutoPapo)
  • Charles Marzanasco Filho (Quatro Rodas)
  • Claudia Carsughi (Site do Carsughi)
  • Cleide Silva (O Estado de S.Paulo)
  • Emilio Camanzi (Carros com Camanzi)
  • Fernando Calmon (UOL Carros)
  • Giovanna Riato (Automotive Business)
  • João Anacleto (A Roda)
  • Jorge Moraes
  • Karina Simões (KS1951)
  • Marcus Lauria (CarPoint News)
  • Paulo Brandão (TV Auto)
  • Paulo Cruz (AutoNews)
  • Sérgio Dias (Alpha Autos)
  • Sérgio Quintanilha (Guia do Carro)
  • Silvio Menezes (Carro Arretado)
  • Tarcísio Dias (Mecânica Online)
  • Zeca (Zeca ao volante)

 

Jornalistas – Duas Rodas

  • Karina Simões
  • Suzane Carvalho
  • Thiago Moreno (Motor1)

 

Jornalistas – Veículos Comerciais

  • Adamo Bazani (Diário do Transporte)
  • Andrea Ramos (Estradão)
  • Pedro Trucão

 

Colunistas

  • Boris Feldman (AutoPapo)
  • Charles Marzanasco (Quatro Rodas)
  • Tarcísio Dias (Mecânica Online)

 

Influenciadores Digitais

  • João Anacleto (A Roda)
  • Jorge Moraes
  • Silvio Menezes (Carro Arretado)

 

Caderno/Jornal

  • Carro Arretado (Jornal do Commercio – PE)
  • Jornal do Carro (Estadão – SP)
  • Jornal Motocycle

 

Canal Digital

  • Auto News
  • Carros com Camanzi
  • Quatro Rodas

 

Podcast

  • CBN Autoesporte
  • Fullcast (FullPower)
  • Motor 1

 

Rádio

  • AutoPapo
  • Guia Automotivo
  • Máquinas na Pan

 

Revista

  • Autoesporte
  • Motor Show
  • Quatro Rodas

 

Site/Blog

  • Autoesporte
  • Quatro Rodas
  • UOL Carros

 

TV

  • Acelerados
  • Auto Esporte
  • Carro Arretado

Patrícia Campos Mello repete 2019 e é a +Premiada Jornalista do Ano

Patricia Campos Mello
Patricia Campos Mello

Autor de livro-reportagem de maior sucesso no Brasil, Laurentino Gomes fica na segunda colocação

Patrícia Campos Mello

Pela segunda edição consecutiva, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, iniciativa promovida desde 2011 por Jornalistas&Cia, com o apoio deste Portal dos Jornalistas, apontou a repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello como a jornalista mais premiada do ano no Brasil. Foi a primeira vez, não apenas de forma consecutiva, que um profissional repetiu a liderança da pesquisa.

No total, ela conquistou 150 pontos, cinco a mais do que em 2019, a partir de três prêmios de jornalismo. Dentre eles, destaque para o Maria Moors Cabot, mais antiga premiação de jornalismo do mundo, concedido pela Universidade Columbia, de Nova York. Ela também faturou neste ano o Mulher Imprensa de Contribuição ao Jornalismo e o Prêmio Folha, na categoria Reportagem, pelo especial Desigualdade Global.

Estes reconhecimentos são fruto do excelente trabalho investigativo que Patrícia vem realizando nos últimos anos. Em 2018, após publicar a reportagem Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp, que denunciava investimentos não declarados de R$ 12 milhões por apoiadores do então candidato Jair Bolsonaro, ação vedada pela Justiça Eleitoral, ela passou a receber inúmeros ataques e ameaças nas redes sociais. Ainda como desdobramento desse trabalho, em fevereiro deste ano ela foi alvo de insultos de cunho sexual durante a CPMI das Fake News por parte de membros do governo.

Laurentino Gomes

Na segunda colocação, com 110 pontos, aparece o premiado escritor de livros-reportagem Laurentino Gomes. Maior vencedor do Prêmio Jabuti, ele ergueu mais uma vez o tradicional troféu da literatura brasileira neste ano, com o livro Escravidão Volume I – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares.

Ele já havia conquistado a premiação anteriormente em outras três oportunidades com a trilogia 1808 (2008), 1822 (2011) e 1889 (2014). Também foi reconhecido neste ano com o prêmio Personalidade da Comunicação, concedido pela Mega Brasil.

Completando o pódio, aparece Rafael Ramos, da Record TV, que integrou as equipes do programa Câmera Record que venceram em 2020 os prêmios Rei da Espanha – Televisão, Vladimir Herzog – Multimídia e República – TV.

Confira a relação completa com os +Premiados Jornalistas do Ano:

POSIÇÃOPONTOSNOME (Veículo)
150PATRICIA CAMPOS MELLO (Folha de S.Paulo)
110LAURENTINO GOMES
87,5RAFAEL RAMOS (Record TV)
80GUSTAVO COSTA (Record TV)
80MATEUS MUNIN (Record TV)
80PABLO TOLEDO (Record TV)
80SAULO ARAÚJO (Metrópoles)
70FERNANDA GUIMARÃES (Agência Estado)
70MANOELA ALCANTARA (Metrópoles)
10º62,5MICHEL MENDES (Record TV)
11º60LAERTE COUTINHO (Folha de S.Paulo)
11º60TIAGO ROGERO (O Globo)
11º60YAN BOECHAT (O Globo)
14º57,5ERICA MONTENEGRO (Metrópoles)
14º57,5JULIANA CONTAIFER (Metrópoles)
14º57,5LILIAN TAHAN (Metrópoles)
14º57,5MARIA EUGÊNIA MOREIRA (Metrópoles)
14º57,5OLIVIA MEIRELES (Metrópoles)
14º57,5PEDRO ROCKENBACH (Rede Globo)
14º57,5PRISCILLA BORGES (Metrópoles)
14º57,5RAQUEL MARTINS RIBEIRO (Metrópoles)
14º57,5RENATA GAROFANO (Record TV)
14º57,5STELA WOO (Metrópoles)
14º57,5STEPHANIE ARCAS (Metrópoles)
14º57,5YANKA ROMÃO (Metrópoles)
26º55MARCEL HARTMANN PRESTES (Zero Hora)
26º55MARCELO CANELLAS (Rede Globo)
28º52,5LENO FALK (Agência Radioweb)
29º50DAVID COHEN (Exame)
29º50FABIO ALARICO TEIXEIRA
29º50GUSTAVO MONTEIRO CHAGAS (Rádio Guaíba)
29º50LUCAS CORRALES VIDIGAL (G1)
29º50RAFAEL SOARES (O Globo)
34º45VERA MAGALHÃES (TV Cultura)
35º40AUGUSTO FERNANDES CONCONI (Estadão)
35º40BRUNO PONCEANO (Estadão)
35º40FABIANA VILELLA (Record TV)
35º40GILSON FREDY SOUZA DE OLIVEIRA (Record TV)
35º40HENRIQUE BEIRANGÊ (Record TV)
35º40JULIA MARQUES (Estadão)
35º40MARCELO MAGALHÃES (Record TV)
35º40MARCUS FABRICIO MORAES REIS (Record TV)
35º40MARIANA CUNHA VISUAL (Estadão)
35º40NATALIA FLORENTINO (Record TV)
35º40RAFAEL GOMIDE (Record TV)
35º40ROMEU PICCOLI (Record TV
35º40VINICIUS SUEIRO (Estadão)
48º35ADELE SANTELLI (National Geographic)
48º35ANA CAROLINA DINIZ (O Globo)
48º35ANA PAULA OMENA (Portal Tribuna Hoje)
48º35ANDRÉ PAIXÃO (G1)
48º35CARLOS HENRIQUE FIORAVANTI (Pesquisa Fapesp)
48º35DIOGO OLIVIER (Zero Hora)
48º35FABIANO CANDIDO (PEGN)
48º35FABIO MOTTA (Estadão)
48º35GILMAR FRAGA (Zero Hora)
48º35GILMAR LUIZ TATSCH (Jornal ABC)
48º35HUMBERTO TREZZI (Zero Hora)
48º35ISABEL FILGUEIRAS (Valor.com)
48º35ISABELA BOLZANI (Valor Econômico)
48º35JOSÉ SERGIO CUNHA (Diário do Nordeste)
48º35JULIA DANTAS SAAVEDRA (Revista RI)
48º35LARISSA ROSSO (Gaúcha ZH)
48º35LEILANE MENEZES RODRIGUES (Metópoles)
48º35LUCAS MORAES (Jornal do Commercio)
48º35MARCELA LUIZA ALVES RODRIGUES (TV Justiça)
48º35MARCELLE GUTIERREZ (Valor Econômico)
48º35MARCIA RODRIGUES (Plena Mulher)
48º35MARINA LOPES (Porvir)
48º35MATHEUS FELIPE DA SILVA (RBS TV)
48º35NAYARA OLIVEIRA (Intercept Brasil)
48º35PABLO LOPEZ GUELLI (Cine Brasil TV)
48º35RAFAELA BORGES (UOL)
48º35REGINALDO PIMENTA (O Dia)
48º35RICARDO GIUSTI (Correio do Povo)
48º35SÉRGIO TAUHATA YNEMINE (Valor Econômico)
48º35SHARON JEANINE ABDALLA (Gazeta do Povo)
48º35SULLIVAN SILVA (Rádio Gazeta/ES)
48º35TALITA BERTOLIM MOREIRA (Valor Econômico)
80º30ALAN GRAÇA FERREIRA
80º30ALICE MACIEL
80º30AMANDA AUDI
80º30ANA MAGALHÃES
80º30ANDREW FISHMAN
80º30BASILIA RODRIGUES
80º30BOB SHARP
80º30BRUNO FONSECA
80º30CARLA BIGATTO
80º30CAROLINA OMS
80º30CRISTINE KIST
80º30DANIEL CAMARGOS
80º30DANIELA ARBEX
80º30DIMITRI CALDEIRA
80º30DJAMILA RIBEIRO
80º30ERICK ARAÚJO
80º30FERNANDO MARTINHO
80º30FLAVIA MARINHO
80º30GABRIELA BILÓ
80º30GEORGIA PELISSARO DOS SANTOS
80º30ILZE SCAMPARINI
80º30LARISSA FERNANDES
80º30MALU GASPAR
80º30MARCELA RAFAEL
80º30MARCOS AURÉLIO SILVA
80º30MARCOS SILVA
80º30MARIA JULIA COUTINHO
80º30MARIAM SALEH
80º30MARIANA DELLA BARBA
80º30MARINA AMARAL
80º30NATALIA VIANA
80º30NATHALIA ARCURI
80º30OTAVIO BURIN
80º30RAFAEL NEVES
80º30RUBEM BERTA
80º30SONIA BLOTA
80º30THEYSE VIANA SANTANA
80º30WESLEY FRANCISCO
118º25AMANDA PRADA
118º25ANGÉLICA ABREU
118º25ATALISSA ROSA
118º25CIBELE PENHOLATE
118º25CRISTIANO SOUZA
118º25DANIEL SERVIDIO
118º25DJAVAN FERREIRA
118º25EDIVALDO SIMÃO
118º25EDSON GABRIEL
118º25EVARISTO COSTA
118º25FABIO PROCÓPIO DE LIMA
118º25FELIPE SAVIOLI PAYÃO CRUZ
118º25GUILHERME ZWETSCH
118º25IGOR NATUSCH VIEIRA
118º25LUIZ CASTIGLIONI
118º25MARCELO OUTEIRAL
118º25MOACYR FARIA
118º25OMAR FLISTER
118º25PATRICIA KNEBEL
118º25PRIMITIVO FILHO
118º25RAFAEL MANO DIVÉRIO
118º25RENAN PAGLIARUSI
118º25RENATO DE NIZA E CASTRO
118º25RENATO NOGUEIRA
118º25SUELY FROTA BEZERRA
118º25TÚLIO CUNHA
144º22,5ALINE BERTOLI
144º22,5ANA PESSOA
144º22,5ARTUR RODRIGUES
144º22,5CAMILA BABILIUS
144º22,5CARLOS FRANCISCO
144º22,5CESAR MASSEI
144º22,5CRISTIANE MASSUYAMA
144º22,5FLAVIO LORDELLO
144º22,5FLAVIO PRADO
144º22,5FLAVIO TAVARES
144º22,5GISELE BARBIERI
144º22,5GLAUCO GIANI
144º22,5JÔ VITAL
144º22,5LEANDRO PASQUALIN
144º22,5LEOPOLDO DE MORAES
144º22,5LUCIANO ABREU
144º22,5MARCIO SESSIM
144º22,5MIGUEL WESLEY
144º22,5PRISCILLA GRANS
144º22,5QUEILA ARIADNE
144º22,5ROGÉRIO GUIMARÃES
144º22,5THAIS MIRANDA
144º22,5TONI MARQUES
144º22,5ZUILA DAVID
168º20AMANDA ARAÚJO
168º20JONAS CAMPOS
170º17,5ADRIANA DE BRITO COTIAS
170º17,5ADRIANA DE FARIAS
170º17,5ALEXANDRE DE PAULA SOUZA E SILVA
170º17,5ANA LOUISE NUNES VIRIATO
170º17,5ANDRE SCHAUN
170º17,5ANDRE VIEIRA
170º17,5BIANCA PINTO LIMA
170º17,5CAIO LARONGA
170º17,5CASSIA ALMEIDA
170º17,5CINTIA CRUZ
170º17,5CIRCE BONATELLI
170º17,5CRISTIANE CALIXTO COSTA MELO
170º17,5DIEGO MOLINA
170º17,5HENRIQUE GOMES BATISTA
170º17,5JOÃO PAULO MACHADO
170º17,5JULIANA SCHINCARIOL
170º17,5JULIANA SCHWARTZ DAL PIVA
170º17,5JULIO CABRAL
170º17,5MARCELO SERIKAKU
170º17,5MARCUS VINICIUS GASQUES
170º17,5MEL TRENCH LIMA
170º17,5MICHELLE FERREIRA
170º17,5NICOLLAS WITZEL
170º17,5RAPHAEL PANARO
170º17,5RENAN LARANJEIRA
170º17,5RENAN SOUSA
170º17,5RODRIGO RESENDE
170º17,5RODRIGO RIBEIRO
170º17,5RODRIGO SERPA
170º17,5TERESA KLEIN
170º17,5THIAGO AMANCIO
170º17,5THIAGO TANJI
170º17,5ULISSES MAEDA
170º17,5VANESSA SILVESTRE
204º15ALEXANDRE LOZETTI
204º15ALINE OLIVEIRA
204º15ANA THAIS MATOS
204º15ANDRE HERNAN
204º15BRUNA MARIN ASSUNÇÃO FERREIRA
204º15BRUNA TASCHETTO
204º15CARINE KRÜGER
204º15CARLOS GUIMARÃES
204º15CARLOS RODRIGO NASCIMENTO
204º15CESAR CIDADE DIAS
204º15CLAUDIO ZAIDAN
204º15CRISTINE RIBEIRO GALLISA
204º15DENISE SAUERESSIG
204º15ED MOREIRA WISNIEWSKI
204º15EDUARDO MATOS
204º15EDUARDO VIEIRA GABARDO
204º15EVERALDO MARQUES
204º15FÁBIO SCHAFFNER
204º15FABRICIO FALKOWSKI DE SOUZA
204º15GABI LERINA
204º15GIANE GUERRA
204º15GLAUCIUS OLIVEIRA
204º15GUILHERME BAUMHARDT SCHEINER
204º15IVAN DRAGO
204º15JEFFERSON KLEIN
204º15JOSÉ LUIZ PREVIDI
204º15JOSÉ PEDRO SOARES MARTINS
204º15LIA BENTHIEN
204º15LIVIA DA SILVA ANDRADE
204º15LUCAS BARBOSA
204º15LUCIA MATTOS
204º15LUIS AUGUSTO SIMON
204º15LUIZ CEARA
204º15LUIZA PRADO
204º15OSCAR ULISSES
204º15RENATA FAN
204º15RICARDO CAPRIOTTI
204º15SERGIO STOCK
242º12,5ABRAHAN LINCOLN DE SOUZA
242º12,5ANSELMO CAPARICA
242º12,5CRISTINA PIONER
242º12,5DANIELA DE LAVOR
242º12,5ELON NEPOMUCENO
242º12,5EMILIO BOTTA
242º12,5GABRIELA DOURADO
242º12,5GERMANA CABRAL
242º12,5GUSTAVO MARQUES
242º12,5HELENE CRISTIANE
242º12,5LEONARDO LOURENÇO
242º12,5LORENA CARDOSO
242º12,5LOUISE EUGÊNIO
242º12,5LYANA MARIA FRANÇA DA COSTA RIBEIRO
242º12,5MAURICIO OLIVEIRA
242º12,5ROBERTA KELLY DE SOUZA BRITO
258º10EDUARDO ANIZELLI
258º10SIMON DUCROQUET
260º7,5CARLA SORAYA
260º7,5DEBORA BRITTO
260º7,5EVANDRO LOPES
260º7,5HALISSON FERREIRA DE OLIVEIRA
260º7,5IGOR SILVEIRA
260º7,5JOCASTA PIMENTEL
260º7,5JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
260º7,5LUANA BARROS
260º7,5MAICON SILVA
260º7,5MANOELLA SMITH
260º7,5ROBERTA ROCHA
260º7,5THEA SEVERINO
260º7,5TIAGO LIMA MELO
260º7,5WILLIAM SANTOS
274º5ALEXA GONZALEZ SALOMÃO
274º5ANA PAULA BRANCO
274º5BERNARDO CARAM
274º5CLAYTON CASTELANI
274º5CRISTIANE GERCINA
274º5FERNANDA BRIGATTI
274º5FERNANDA MENA
274º5FERNANDO CANZIAN
274º5FERNANDO SCIARRA
274º5ISABELLA FARIA
274º5JOÃO PEDRO PITOMBO
274º5LAÍSA DALL`AGNOL
274º5LAÍSSA BARROS
274º5LALO DE ALMEIDA
274º5LUCIANA COELHO
274º5LUCIANA LAZARINI
274º5LUCIANO VERONEZI
274º5MAGÊ FLORES
274º5MARIANA GOULART
274º5MAX FRANCIOLI
274º5NATÁLIA CANCIAN
274º5PEDRO LADEIRA
274º5RAUL SPINASSÉ
274º5RENAN SUKEVICIUS
274º5RODRIGO VIZEU
274º5RUBENS RANA
274º5SALVADOR NOGUEIRA
274º5THIAGO ALMEIDA
274º5THIAGO RESENDE
274º5THOMÉ GRANEMANN
274º5VICTOR PAROLIN
274º5VINICIUS MARTINS
274º5ZANONE FRAISSAT

Agência Lupa lança Observatório Lupa, área de pesquisa e dados sobre desinformação

A Agência Lupa, especializada em checagem de fatos, estreou na segunda-feira (23/6) a expansão Observatório Lupa, área dedicada à pesquisa, inteligência e análise de dados sobre desinformação e seus impactos nos ambientes digitais e na sociedade como um todo.

Em texto publicado sobre a novidade, a Lupa explica que o objetivo da iniciativa é gerar conhecimento prático, confiável e acessível sobre o fenômeno das fake news, através do mapeamento de narrativas, comportamentos e técnicas que fazem a desinformação se espalhar.

O Observatório Lupa tem três grandes frentes: Lupa Pesquisa, que traz relatórios, estudos e análises sobre os impactos da desinformações em diferentes contextos sociais, políticos e digitais; Achado, que faz uma curadoria de pesquisas científicas e estudos acadêmicos, nacionais e internacionais, sobre desinformação; e Banco de Dados Lupa, plataforma que permitirá, em breve, a consulta e extração de dados de verificações, checagens e análises realizados ao longo dos últimos dez anos pela Lupa.

O primeiro grande trabalho do Observatório é o relatório Jornada dos Golpes, estudo sobre a evolução e sofisticação de golpes financeiros nos últimos cinco anos no Brasil. A pesquisa aborda mostra como esses golpes se popularizam ao oferecer benefícios, como brindes e promoções, além do uso crescente de tecnologias como Inteligência Artificial e deepfakes por parte dos golpistas. Leia na íntegra aqui.

VIII Prêmio de Jornalismo em Seguros abre inscrições

VIII Prêmio de Jornalismo em Seguros abre inscrições

Estão abertas até 21 de novembro as inscrições para a oitava edição do Prêmio de Jornalismo em Seguros, organizado por Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Escola de Negócios e Seguros (ENS) e Federação Nacional dos Corretores de Seguros (FENACOR). A premiação valoriza e reconhece trabalhos jornalísticos sobre o mercado de seguros.

O prêmio tem seis categorias: Capitalização, Previdência e Vida, Saúde Suplementar, Seguros Gerais, Sustentabilidade e Seguros, além da Categoria Especial Produto – Seguro Rural. Podem ser inscritos trabalhos em diferentes tipos de mídia, veiculados entre 1º de janeiro e 21 de novembro de 2025.

O primeiro colocado em cada uma das categorias receberá R$ 20 mil. O segundo lugar será premiado com R$ 10 mil e o terceiro colocado ganhará uma quantia de R$ 5 mil. Entre os vencedores das seis categorias será eleito o vencedor geral do VIII Prêmio de Jornalismo em Seguros, que receberá uma bolsa de estudos integral em uma das imersões internacionais que a ENS organizará no segundo semestre de 2026 ou ao longo de 2027.

Mais informações e inscrições aqui.

Kelly Godoy, da Record News, é bicampeã entre os +Admirados da Imprensa do Agro

Kelly Godoy, da Record News, eleita a +Admirada Jornalista do Agro 2025

Pelo segundo ano consecutivo, Kelly Godoy, apresentadora e editora de Agro da Record News, foi eleita a +Admirada Jornalista do Agronegócio. O anúncio foi feito em cerimônia na noite desta segunda-feira (23/6), em São Paulo, quando também foram divulgados os TOP 10 +Admirados Jornalistas do Ano e os veículos vencedores em suas respectivas categorias.

Com o resultado, Kelly tornou-se a primeira jornalista a faturar o prêmio em duas oportunidades. Nos anos anteriores, ganharam o troféu de +Admirado Jornalista do Agronegócio Renata Maron, do Terraviva (2023), Beatriz Gunther, do Canal Rural (2022) e Sidnei Maschio, também do Terraviva, em 2021.

“Que honra estar aqui ao lado de tantas pessoas que eu admiro”, celebrou Kelly. “Vocês me inspiram todos os dias, mesmo quando há concorrência, porque afinal estamos todos no mesmo barco. Quero agradecer também à direção da Record News por acreditar no nosso trabalho e investir no Agro. Espero que a gente possa seguir trabalhando forte para valorizar setor, porque ele é fantástico e precisa da gente”.

Kelly Godoy, da Record News, eleita a +Admirada Jornalista do Agro 2025

Esta quinta edição da iniciativa promovida por Jornalistas&Cia foi a maior de sua história, com destaque para o aumento de 30 para 50 no número de jornalistas homenageados entre os +Admirados do Ano. Com isso, a entrega de troféus aos primeiros colocados na votação também aumentou, passando a reconhecer os TOP 10 +Admirados do Ano em vez dos cinco como nas edições anteriores.

“Estas mudanças são resultado direto do engajamento impressionante dos profissionais do mercado nos anos anteriores, reforçando ainda mais o valor e a legitimidade de um prêmio que se fortalece na participação dessa rede que vive e respira a comunicação do agro todos os dias”, destacou Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia, em seu discurso de boas-vindas. “O jornalismo de qualidade é um pilar estratégico do desenvolvimento do agronegócio brasileiro e merece ser valorizado”.

Completaram os TOP 10: em 2º lugarAlessandra Mello, editora executiva do AgFeed; Isadora Duarte, repórter do Broadcast Agro, da Agência Estado; Aleksander Horta, diretor de Jornalismo do Notícias Agrícolas; Isadora Camargo, repórter do hub de Agronegócios da Editora Globo (Globo Rural e Valor Econômico); Gabriel Azevedo, repórter do Broadcast Agro, da Agência Estado; Pryscilla Paiva, âncora do Mercado & Cia e editora de Tempo e Clima do Canal Rural; Pedro Costa, apresentador do Jornal AgroManhã, dos canais AgroMais e Terraviva; Ângela Ruiz, responsável pelo conteúdo de Agro da Climatempo; e 10º Wanessa Ferri, diretora do Urbana Caipira.

Entre os veículos, a Agência Embrapa venceu pelo segundo ano consecutivo na categoria Agência de Notícias, que também homenageou a Agência Brasil e o Broadcast Agro da Agência Estado.

Na categoria Áudio, o vencedor foi o CBN Agro, que conquistou seu quarto título em cinco anos de eleição. Nesta categoria, destaque também para Agrodinheiro, Agrolink News e AgroTalk, somando quatro as publicações homenageadas.

Em Canal de Vídeo, o vencedor foi o Canal Rural, que levantou seu quarto troféu na eleição dos +Admirados − o segundo nesta categoria, que também homenageou Notícias Agrícolas e Terraviva.

Na categoria Site, o Notícias Agrícolas levou o seu terceiro troféu. Integraram ainda os TOP 3 da categoria os sites do Canal Rural e do Globo Rural.

Entre os Programas de TV − Mídia Geral, o mais votado foi novamente o Globo Rural, que levantou o troféu em todos os cinco anos da eleição. Agro Band e Record News Rural também foram homenageados nesta categoria.

Em Veículo Geral, a Record News foi eleita a +Admirada do Ano. Também integraram os TOP 3 mais votados os jornais O Estado de S. Paulo e Valor Econômico.

Na categoria Programa de TV − Canal Especializado, o Jornal Terraviva foi o mais votado pela terceira vez na história da premiação. A atração do canal Terraviva foi homenageada ao lado dos programas AgriculturaBR, do Canal do Boi, e Rural Notícias, do Canal Rural.

E em Periódico Especializado, o prêmio foi para a revista Globo Rural, que conquistou o tetracampeonato consecutivo na categoria. Também integraram os TOP 3 o caderno Agro Estadão e a newsletter do Notícias Agrícolas.

Vencedores da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agro 2025

Prêmios especiais valorizam a experiência e o futuro do setor

Além de contemplar os já tradicionais +Admirados Jornalistas e Veículos da Imprensa do Agro, a premiação contou neste ano com dois troféus especiais. Eles foram entregues a dois profissionais, de diferentes gerações, que representam, respectivamente, a jornada de crescimento do setor ao longo das décadas e quem será protagonista pelos próximos anos.

Com mais de 40 anos de atuação no setor, Demétrio Costa, diretor executivo e de Redação do DBO Agro, foi homenageado com o Troféu de Contribuição à Imprensa do Agro. Com passagens por rádio e tevê Bandeirantes, United Press International, Jornal da Tarde, rádios Eldorado, Tupi-Difusora e Capital, e TV Cultura, Demétrio fundou em 1982, ao lado dos seus irmãos Daniel Bilk Costa e Odemar Costa, a DBO Editores Associados, inicialmente para produzir o Informativo DBO. Três anos depois, a publicação foi ampliada e ganhou o nome de DBO Rural, e, em 1988, transformou-se na Revista DBO, que segue até hoje.

“É uma honra ser distinguido com esse troféu, principalmente por ter como homenageados anteriores nomes como os de José Hamilton Ribeiro e Mauro Zafalon”, comemorou Demétrio. “Aceito essa homenagem com orgulho e humildade. Orgulho pelo reconhecimento do trabalho construído pela DBO ao longo de quatro décadas. E humildade porque essa construção só foi possível pela excelência de profissionais que passaram ou que ainda permanecem conosco. Eu reparto essa homenagem com todos vocês”.

Eduardo Ribeiro e Demétrio Costa

Representando o futuro do setor, o prêmio Revelação do Ano, criado para reconhecer o trabalho de profissionais em início de carreira que obtiveram melhor resultado entre os +Admirados Jornalistas do Ano, foi entregue a Gustavo Lustosa, repórter da AgFeed, pelas mãos de Vinicius Ribeiro, diretor de Projetos do Jornalistas&Cia.

Formado em Jornalismo pela Unesp Bauru e com especialização em Jornalismo Econômico pela FGV, Gustavo atua há dois anos como repórter de agro, agtechs e inovação para a plataforma AgFeed, em São Paulo. Antes, foi trainee no 11º Curso Estado de Jornalismo Econômico, passou pelo atendimento à XP pela agência Fato Relevante e foi repórter de Mercado e Empresas na TradeMap.

“Queria agradecer em primeiro lugar ao AgFeed por ter acreditado no meu trabalho desde o início, afinal somos um site jovem, com apenas dois anos de vida”, destacou Gustavo. “Quero agradecer também ao meus colegas jornalistas, que me ajudaram muito nesse meu começo no setor, aos assessores de comunicação e às empresas do Agro que acreditaram no meu trabalho. É um momento de celebração, mas que também devemos aproveitar para fazer uma reflexão, afinal, temos aqui uma plateia qualificada de jornalistas, e é importante ressaltar que se queremos que o Agro seja visto com bons olhos por toda a população, sem vieses negativos, é preciso investir no jornalismo”.

Gustavo Lustosa e Vinicius Ribeiro

Sobre os +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025

Assim como nos anos anteriores, os homenageados da quinta edição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio foram definidos a partir de dois turnos de eleição, em que participaram jornalistas e profissionais de comunicação de todo o Brasil.

No primeiro turno, de livre indicação, os eleitores puderam escolher até cinco profissionais e veículos de suas preferências em cada categoria, com os mais citados sendo classificados para a etapa final.

Já no segundo turno, de votação dirigida, os finalistas podiam ser classificados do 1º ao 5º colocado, de acordo com a preferência dos eleitores. Para cada posição foi atribuída uma pontuação, sendo 100 pontos para o 1º colocado, 80 para o 2º, 65 para o 3º, 55 para o 4º e 50 para o 5º lugar. O resultado final foi obtido após a somatória dessas pontuações.

A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025 contou com os patrocínios de Cargill, Copersucar, Mosaic e Syngenta; os apoios da Bosch, CNA, Elanco, Tereos e Yara; e as colaborações da Agrel, BRF e JohnDeere, além do apoio institucional da Agrojor.

Preciosidades do acervo Assis Ângelo: O cego na História (11)

Guimarães Rosa

Por Assis Ângelo

Ali mais pra frente do que pra trás de Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa põe no livro o seu Riobaldo convencendo o cego bom Borromeu e o seu guia menino Guirigó a irem com ele para o bando que comanda. E lá vão eles.

Outros cegos aparecem nas histórias do escritor.

No conto A Benfazeja, inserido no livro Primeiras Estórias (1962), Rosa cria uma mulher, Mula-Marmela, como guia de um cego chamado Retrupé.

O cego Retrupé tem cara de mau, de matador de gente. Por essa razão é evitado o tempo todo por quem cruza o seu caminho. A sua guia também tem cara de gente que não gosta de gente. Há quem diga que ela é assassina.

A Benfazeja é um conto quase fora de rota de Guimarães Rosa. Claro, tem o seu lado fantástico.

Sei não, mas acho que Rosa trouxe de leituras antigas o personagem refeito que representava para os gregos Tirésias.

Não só Tirésias, mas na Antiguidade os cegos eram tidos como figuras especiais, capazes de prever o futuro. Foi nesse contexto que Rosa pôs Borromeu no caminho do jagunço Riobaldo.

Riobaldo via nos cegos algo como um bom amuleto.

Entre os grandes personagens criados por Rosa se acha Miguilim, um garoto muito sabido de apenas oito anos. Sofria com as agressões que o pai, Bernardo, desferia na mãe.

Miguilim tinha vários irmãos e um tio de nome Terez que vivia esticando os olhos em direção à mulher de Bernardo. Mas isso o pai de Miguilim estava longe de desconfiar. Desconfiou de um amigo, Luisaltino.

Enciumado, o suposto candidato a corno matou aquele que considerava rival. Após matar o amigo, o assassino pendurou-se num cipó e morreu.

Tragédia por tragédia, ainda adianto que um irmão de Miguilim, Dito, de quem ele muito gostava, cortou-se num caco de vidro que o levou à morte.

Miguilim tinha os olhos avariados desde nascença. Sua visão era curtíssima. Tudo que viam os seus olhos eram figuras embaçadas, irreconhecíveis. Até que um dia, bateu à porta da casa onde morava um doutor, que lhe emprestou um par de óculos. Foi uma festa. O menino saiu às carreiras feliz da vida.

Guimarães Rosa

A tragédia grega que tanta gente inspirou − e continua inspirando − levou o alagoano Graciliano Ramos  a criar o guia de cego Paulo Honório, personagem do livro São Bernardo.

João Guimarães Rosa nasceu no dia 27 de junho de 1908. Foi cônsul e tudo mais. Falava bem um monte de línguas, umas 15.

À boca miúda, dizia que morreria logo depois de assumir a cadeira n° 2 da Academia Brasileira de Letras, ABL, por isso prorrogou enquanto pôde a sua posse.

O escritor famoso de Minas trocou de andar no dia 19 de novembro de 1967, três dias após assumir a tal cadeira.

Evento online e gratuito discutirá como praticar jornalismo antirracista

Evento online e gratuito discutirá como praticar jornalismo antirracista
Crédito: Aarón Blanco Tejedor/Unsplash

O Observatório da Imprensa e o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) realizam na quarta-feira (25/6), às 19h, o webinário Como praticar um jornalismo antirracista. O evento, online e gratuito, reunirá profissionais com anos de experiência para debater o que a imprensa pode fazer para tornar as coberturas jornalísticas mais diversas, inclusivas e livres de preconceitos.

Participarão do webinário Marcelle Chagas, fundadora e coordenadora da Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação; Kelvyn Araújo, coordenador de comunicação da Rede de Jornalistas Pretos; Geraldo Nascimento, editor-chefe de A Gazeta e da Rádio CBN Vitória (Espírito Santo); e Flavia Lima, secretária-assistente de redação da Folha de S. Paulo. A mediação é de Denize Bacoccina, editora do Observatório da Imprensa.

A Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação, inclusive, está lançando o Manual de Boas Práticas Antirracistas para a Comunicação Digital, documento que traz conceitos-chave e dicas para evitar a reprodução de desigualdades raciais nas redações e no trabalho jornalístico. Os participantes vão falar também sobre outras iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelos veículos para tentar reduzir qualquer tipo de desigualdade, desde a base, na formação de jovens jornalistas, até o trabalho em reportagens de fôlego de profissionais já veteranos.

O evento será transmitido ao vivo no canal do Projor no YouTube. Assista aqui.

100 anos de Rádio no Brasil: Onde o rádio alcança?

Por Álvaro Bufarah (*)

Numa era dominada por telas, swipes e algoritmos de recomendação, o rádio continua sendo um daqueles sobreviventes improváveis − não porque ficou no passado, mas porque aprendeu a atravessar o tempo. E a nova pesquisa divulgada pelo Katz Radio Group, com base em dados da Nielsen Scarborough USA+ 2023, mostra com precisão matemática o que muitos já percebiam na prática: o rádio segue firme como trilha sonora da vida moderna, não importa o quanto você assista à TV ou navegue na internet.

O levantamento traz um recorte valioso: o público entre 25 e 54 anos, faixa etária que reúne Geração X, Millennials e a ponta mais velha da Geração Z − ou seja, quem está no auge da produtividade e do consumo. Neste grupo, o rádio alcança impressionantes 91% da audiência toda semana, com a média diária de 1 hora e 12 minutos de escuta ativa. E aqui entra o dado mais intrigante: isso vale tanto para os usuários mais intensivos de outras mídias quanto para os mais moderados. Ou seja, mesmo quem passa horas no TikTok ou na Netflix não deixa de ouvir rádio.

O estudo mostra que 93% dos “superusuários” de TV e 90% dos “heavy users” de internet continuam ouvindo rádio em níveis semelhantes à média nacional dos EUA. Mas o destaque talvez esteja na outra ponta do gráfico: usuários “leves” − aqueles que quase não veem TV ou navegam pouco online − têm no rádio seu principal ponto de contato com o mundo. O rádio alcança 91% dos consumidores leves de internet e 89% daqueles que assistem pouca televisão, revelando sua importância para públicos menos impactados por campanhas digitais ou por excesso de informação visual.

Esses dados reforçam uma verdade antiga com roupagem atual: o rádio é a mídia da ubiquidade. Ele está presente no carro, na cozinha, no trabalho, na fila do banco, no campo, no smartphone, no alto-falante do motorista de aplicativo. Não exige conexão banda larga nem atenção exclusiva. O rádio cabe nos intervalos da vida − enquanto a gente dirige, lava louça, arruma a casa ou apenas quer companhia sem distração.

O cenário norte-americano ajuda a compreender o fenômeno global, mas tem eco direto no Brasil. Segundo o Kantar Ibope Media, o rádio brasileiro alcança 84% da população nas 13 maiores regiões metropolitanas do País, com média diária de escuta acima de 4 horas − uma das maiores do mundo. Em 2023, o Brasil já contabilizava mais de 4.800 rádios comerciais e comunitárias ativas, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e a presença digital só cresce.

O Painel Nacional de Audiência de Rádio de 2024 mostrou que mais de 70% dos ouvintes brasileiros escutam rádio também pela internet, seja via aplicativos, streaming ou smart speakers. Essa transição da frequência para a nuvem só reforça o que a pesquisa americana já indica: o rádio não compete com o digital − faz parte dele.

Os anunciantes começam a redescobrir esse poder. O rádio é um meio de alta penetração, segmentação geográfica precisa e impacto emocional imediato. Segundo o Audio Advertising Report da IAB (2024), campanhas em rádio geram aumento médio de 18% em lembrança de marca e podem ser até 50% mais eficientes em termos de custo por mil impressões, em comparação com mídias digitais de display.

O rádio não precisa de tela para ser visto, nem de efeito sonoro para ser notado. Ele apenas precisa ser ouvido. E os dados do Katz e da Nielsen são um lembrete técnico e contundente de que a escuta é um comportamento resiliente e profundamente humano. Num mundo onde o excesso de informação gera confusão, o rádio oferece clareza. Onde há ruído, ele entrega contexto. Onde falta tempo, ele ocupa com leveza.

Ele (rádio) pode não ser o meio mais moderno, mas é, paradoxalmente, o mais adaptável. E, por isso mesmo, talvez seja o mais difícil de substituir.

Fontes utilizadas:

  • Katz Radio Group. Scarborough USA+ 2023 R2 Report.
  • Nielsen Scarborough. U.S. Audio Media Consumption Trends, 2023.
  • Kantar Ibope Media. Inside Radio Brasil 2024. https://www.kantaribopemedia.com
  • Anatel. Painel de Rádios no Brasil, 2024. https://www.gov.br/anatel
  • IAB. Audio Advertising Effectiveness Report, 2024. https://www.iab.com
  • Journal of Advertising Research. Audio in the Cross-Platform Ecosystem, 2023.
  • Entrevistas com executivos da P&G e análises publicadas em Inside Radio e Radio Ink.

Álvaro Bufarah

Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no r, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

(*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo.

Jornalistas foram espionados pela Abin paralela

Jornalistas críticos ao governo Bolsonaro foram espionados pela Abin paralela
Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, retirou na quinta-feira (19/6) o sigilo do relatório da Polícia Federal sobre a atuação de uma estrutura clandestina da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), chamada de Abin paralela, que investigou ilegalmente, durante o governo de Jair Bolsonaro, adversários políticos e críticos ao ex-presidente. A lista inclui jornalistas, parlamentares e ministros do STF.

Entre os jornalistas espionados estão profissionais que investigaram ações do governo Bolsonaro, como Alice Maciel (Agência Pública), José Vitor de Castro Imafuku (assessor da Central dos Sindicatos Brasileiros), Luiza Alves Bandeira (Atlantic Council), Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo), Pedro Cesar Batista (aReinaldo Azevedo (UOL e BandNews FM), Ricardo Noblat (Metrópoles) e Vera Magalhães (TV Cultura e O Globo).

Alice Maciel, por exemplo, rotulada como “jornalista left“, foi monitorada em maio de 2022 por investigadores que queriam determinar uma suposta afinidade política da repórter. Segundo a Agência Pública, dias antes da investigação, Alice havia publicado reportagens investigativas que revelaram que o então secretário nacional de Incentivo e Fomento à Cultura do governo Bolsonaro prometeu usar 1 bilhão de reais via Lei Rouanet em conteúdos pró-armas; e que verbas do orçamento secreto do Ministério da Educação tinham sido destinadas à empresa do pai de aliado de Arthur Lira.

No caso de Ricardo Noblat, o monitoramento ocorreu em 23 de julho de 2020, no mesmo dia em que o jornalista havia publicado uma matéria na qual refletiu sobre a forte presença de militares no governo Bolsonaro. A esposa dele, Rebeca Scatrut, também foi alvo de investigação.

Outro exemplo é o de Luiza Bandeira, que foi investigada por um estudo coordenado por ela, publicado em julho de 2020, que levou o Facebook e o Instagram a removerem perfis e páginas ligados a um assessor do gabinete do então presidente Jair Bolsonaro.

Já Pedro Batista e José Vitor de Castro Imafuku foram investigados por suas atuações na mobilização de atos contra o governo Bolsonaro. Batista foi um dos organizadores do ato Fora Bolsonaro e Imafuku teve forte atuação em mobilizações contra a Reforma da Previdência, aprovada em 2019.

Só um em dez ainda lê jornal impresso no Brasil e confiança nas notícias no País é maior que a média global, diz relatório do Instituto Reuters

Decisão do CNJ garante jornais como veículos oficiais de publicidade legal
Crédito: Utsav Srestha/Unsplash

Por Luciana Gurgel

Apenas um em cada dez entrevistados brasileiros ainda se informa por veículos impressos, segundo o Digital News Report 2025, divulgado nessa terça-feira (17/6) pelo Reuters Institute, da Universidade de Oxford.

Luciana Gurgel

O fenômeno da queda dos jornais impressos é mundial. Nos EUA, apenas 7% ainda consomem notícias no papel.

No Brasil, esse declínio é intensificado pela alta conectividade (86%, segundo o estudo anual DataReportal) e pelo tempo médio de uso de redes sociais − 3h 37 min por dia, o terceiro maior do mundo.

No País, 35% dos entrevistados disseram informar-se por mídias digitais, taxa superior a de vários outros países com igual ou maior acesso à internet entre a população.

O relatório mostra também que o Brasil segue acima da média global em confiança na imprensa (42% contra 40% no mundo), acima de países como a França (29%) e os EUA (30%).

Ainda assim, persiste uma tendência alarmante de evasão de notícias, com muitos evitando o noticiário por razões emocionais ou por excesso de conteúdo.

O levantamento destaca ainda uma tendência no comportamento global: influenciadores digitais e plataformas como YouTube e TikTok são agora fontes frequentes de informação, sendo a opção para 65% dos entrevistados.

O TikTok foi apontado como principal rede social emergente para consumo de notícias. Apesar de seu alcance, a plataforma é vista como um dos maiores riscos em termos de disseminação de desinformação, ao lado do Facebook.

Os pesquisadores alertam para o aumento da dificuldade do público em distinguir notícias verdadeiras de falsas − um desafio agravado pelo uso de mídias sociais e ferramentas baseadas em IA.

Leia mais sobre o relatório em MediaTalks.


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Plataforma do BB tem novo portal de notícias para o agronegócio

O Broto, ecossistema digital de soluções para o agronegócio do Banco do Brasil, acaba de lançar o Broto Notícias. O canal chega com o objetivo de informar e apoiar a tomada de decisão de produtores rurais de todos os portes, culturas e regiões do País.

O novo portal reúne notícias diárias, reportagens especiais, entrevistas exclusivas, artigos sobre tendências, boas práticas e inovações no campo, além de conteúdos multimídia, com produção de Ana Cristina Rosado e Victor Yemba, e curadoria da consultoria Datagro. Sugestões de pauta podem ser enviadas para marketing@broto.com.br.

“Acreditamos que a informação tem um papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio”, afirma José Evaldo Gonçalo, CEO do Broto. “Com o Broto Notícias, queremos facilitar o acesso dos produtores a conteúdos confiáveis e relevantes para o seu dia a dia, além de abrir uma frente robusta de mídia para empresas que buscam se comunicar com esse público de forma segmentada, eficiente e contextualizada”.

Brasileiros entre os 50 indicados ao Prêmio Gabo 2025

Brasileiros entre os 50 indicados ao Prêmio Gabo 2025

A Fundação Gabo anunciou nesta quarta-feira (18/6) os 50 indicados para o Prêmio Gabo 2025. A lista é composta por dez trabalhos jornalísticos em cada uma das cinco categorias do prêmio: Áudio, Cobertura, Fotografia, Imagem e Texto. Entre os indicados, estão reportagens de Metrópoles, piauí, Sumaúma, Diálogo Terra, Reuters Brasil e BBC News Brasil.

Na categoria Cobertura, foi indicada a reportagem Baixada Sangrenta, do Metrópoles, sobre homicídios e atos de violência cometidos por policiais durante a Operação Verão, realizada em comunidades carentes de São Paulo.

Também em Cobertura, foi indicada a matéria O orçamento secreto de Arthur Lira, assinada por Breno Pires, da revista piauí. O texto mostra de que forma o presidente da Câmara dos Deputados manipulou o orçamento secreto em benefício próprio.

Ainda em Cobertura, está na lista a reportagem Insustentável, de Sumaúma, sobre a exploração (e impunidade) de grandes corporações na Amazônia.

E por fim, na mesma categoria, a investigação colaborativa As rotas sujas do ouro transfronteiriça, que envolveu jornalistas de Brasil, Bolívia, Colômbia e Equador. A reportagem mostra a rota do ouro extraído ilegalmente na América do Sul e revela fornecedores ligados a empresas na Índia e nos Emirados Árabes acusados ​​de lavagem de dinheiro e destruição ambiental.

Em Fotografia, foi indicada a reportagem A cura está na floresta: a jornada de um pajé na Amazônia brasileira, do Diálogo Terra, que mostra a trajetória da formação espiritual do jovem aspirante a pajé, Xinã Yurá, do povo indígena Yawanawá.

Na mesma categoria, está na lista a cobertura fotográfica Os piores enchentes de todos os tempos no Brasil, feita por Amanda Maciel Perobelli, da Reuters Brasil, que retrata os impactos ambientais, estruturais e humanos após as piores enchentes da história do Rio Grande do Sul.

Em Imagem, foi indicada a reportagem Para a Fox, feita pela BBC News Brasil em parceria com a BBC World Service, do Reino Unido, que revela histórias de brasileiros inocentes presos por tráfico de drogas.

Ainda na categoria Imagem, está na lista outra colaboração entre Brasil e Reino Unido, pela BBC News Brasil. A reportagem Sexo, ouro e violência: a vida perigosa das mulheres na Amazônia mostra a vida de mulheres envolvidas em trabalho sexual nas minas de ouro da Amazônia.

Em Texto, foi indicada a matéria Sorriso: uma biografia, de Angélica Santa Cruz, da revista piauí, que conta a história de uma mulher sorridente e silenciosa que se tornou símbolo de um país inteiro.

Na mesma categoria aparece o texto Bahia Triste – Como eu fui o policial que mais mata, de Marcelo Canellas, também da piauí. A reportagem explica como a Bahia se tornou o estado brasileiro com a maior taxa de mortalidade policial.


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