O 2° Encontro de Jornalistas Negros, Indígenas e Periféricos, promovido pelo Mandato Movimento Pretas, foi realizado na última terça-feira (13/6). O objetivo foi criar um espaço seguro para a discutir os desafios enfrentados pelos profissionais na área.

Além das integrantes do coletivo Movimento Pretas, o encontro contou com a presença de Lázara Carvalho, chefe de gabinete da Secretária Nacional de Justiça e coordenadora do Observatório Nacional de Violência contra Jornalistas. O evento, que durou pouco mais de uma hora, comandado pela jornalista e assessora de imprensa Daniela Ribeiro, gerou a discussão do papel do jornalismo nas pautas que envolvem minorias.

O debate trouxe o retorno da necessidade da produção de matérias positivas sobre a periferia, ação apontada como essencial para a desconstrução da imagem negativa de seus moradores.

Durante a reunião, Lázara anunciou a criação de um canal de denúncia exclusivo para casos de violência contra comunicadores, que será disponibilizado nos sites do Ministério da Justiça e no Fala.BR.

Também mencionou a importância da presença da diversidade em ambientes de fiscalização jornalística: “Nós precisamos de mais veículos, associações e profissionais negros e periféricos para que a diversidade seja real. A colaboração desses profissionais, de pequenas e grandes mídias de todo o País, é essencial para o funcionamento e alcance do Observatório”.

Os interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments