Rodrigo Burgarelli

    Rodrigo Burgarelli iniciou sua graduação na Universidade Federal de Minas Gerais no curso de Engenharia Eletrônica, que estudou entre 2003 e 2004 e concluiu que optaria pelo curso de Jornalismo. A graduação em Jornalismo veio em 2009 também Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2014 foi aluno visitante na Universidade de Columbia, Columbia University em Nova York, no curso de Ciências Políticas e governamental. Concluiu em 2015 pela Universidade de São Paulo, no Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da USP, NUPPs/SP, o Master em Ciência Política.

    É repórter do jornal O Estado de S.Paulo desde janeiro de 2010. São quase seis anos completados em 2015, atuando para a editoria de Política e escrevendo também para as Economia, Cidades e Políticas públicas.

    Rodrigo conquistou o Prêmio Estado de Jornalismo 2010 na categoria reportagem. A premiação destaca os melhores trabalhos produzidos pelo jornal durante o ano. Ganhou na categoria de melhor edição em equipe com os jornalistas Viviane Kulczynski, Vitor Hugo Brandalise, Keiny Andrade pelo caderno A Alma da Metrópole, em comemoração aos 456 anos de São Paulo. O material retrata o cotidiano de moradores anônimos da capital.

    É um dos tutores do curso Introdução ao jornalismo de dados realizado em várias capitais. Houve uma edição em Salvador e outra no Rio de Janeiro, e chegou a São Paulo entre os dias 06 e 10 de abril de 2015, oferecido pela Escola de Dados junto com a Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA/USP). O treinamento é gratuito e faz parte do programa Partnership for Open Data (POD), uma parceria entre o Banco Mundial, o Open Data Institute e a Open Knowledge Foundation para acelerar a abertura de dados em países em desenvolvimento. Além de Rodrigo como repórter do jornal O Estado de S.Paulo e com experiência em administração pública e jornalismo de dados estão entre os tutores estão Marco Túlio Pires, coordenador da Escola de Dados no Brasil; e Vitor George, desenvolvedor de software e especialista em mapas da equipe do EcoLab.

    Assina o Estadão Dados, o blog lançou em outubro de 2015 um aplicativo que permite ao internauta prever o resultado das votações do Câmara dos Deputados e estimar as chances de um projeto ser aprovado ou não: Vai Passar? 

    Em outubro de 2015 Rodrigo Burgarelli com Paulo Saldaña e José Roberto de Toledo conquistaram o prêmio principal da 60ª edição do Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, com o trabalho Farra do Fies, publicado pelo Estadão. A série de reportagens investigou as mudanças ocorridas no programa em 2010. Além de entrevistas e análise de documentos, os repórteres cruzaram grandes bancos de dados, como o Censo de Educação Superior e Portal da Transparência, bem como registros de mais de 300 instituições de ensino. O esforço revelou, entre outros aspectos até então ocultos, que o programa consumiu R$ 28 bilhões em quatro anos, endividando alunos que dificilmente terão condições de ressarcir os cofres públicos.

     

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.linkedin.com/pub/rodrigo-burgarelli/18/690/6aa

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,pelo-segundo-ano-consecutivo–estado-vence-o-principal-premio-de-jornalismo-no-brasil,1782259

    https://twitter.com/rodrigoburg

    http://observatoriodaimprensa.com.br/entre-aspas/o_estado_de_s_paulo__41015/

    http://br.okfn.org/tag/escola-de-dados/