Juliana Diógenes

    Juliana Diógenes nasceu em Fortaleza (CE), mora em São Paulo, é pós-graduada na Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL). É jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com um semestre realizado na Universidade do Porto (Portugal).

    Durante a graduação foi bolsista, participou de grupos de estudo em jornalismo de cidades e jornalismo internacional; organizou as Semanas de Jornalismo e apresentou artigos científicos em congressos de comunicação.

    Começou a trajetória no jornalismo como trainee, entre os selecionados para o programa de Novos Talentos do jornal O Povo – Grupo de Comunicação, em Fortaleza, Ceará. Ficou lá de setembro de 2010 a dezembro de 2010. Passou, então, a repórter plantonista do jornal por um mês, período em que cuidou da apuração, redação e edição de textos para a seção Radar.

    Teve experiência em escrever para revistas e produziu um livro-reportagem no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o título IJF – histórias despercebidas de um hospital.

    Foi segunda colocada no Concurso Adísia Sá de Jornalismo e finalista do VI Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo com o projeto Plano da Copa do Mundo de 2014 não contempla combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Turismo e sociedade se tornam vulneráveis com esse comércio informal e ilegal.

    Entre fevereiro de 2011 e julho de 2011 foi repórter do Jornal Universitário do Porto, na cidade com o mesmo nome em Portugal. Para o jornal fez entrevista para a seção cultural Parêntesis, além do trabalho diário em reportagens para as editorias Internacional, Educação, Cultura e Política.

    Continuou no jornal O Povo a partir de agosto de 2011. Foi repórter do jornal nos núcleos de Economia e Cidades, onde acumulou experiência nas áreas de Ciência & Saúde, bem como de Esporte, até maio de 2012.

    A partir de outubro de 2011, após quase quatro anos, segue como repórter da revista Pense!, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), em Fortaleza.

    Neste período também foi trainee no jornal O Estado de S.Paulo, a partir de setembro de 2013, em São Paulo. Desde fevereiro de 2014 passou atuar como repórter do portal Estadão, escrevendo para o Aliás e responsável pelas mídias sociais do caderno. Com foco especial em Cidades, Juliana acompanha os desdobramentos das ações do prefeito da capital paulista, como na matéria de capa assinada por ela sobre as ciclovias.

     

     

    Atualizado em agosto/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.linkedin.com/pub/juliana-di%C3%B3genes/28/3a/b36

    https://www.facebook.com/juliana.diogenes.7