Flávia Oliveira

    Flávia Oliveira da Fraga é formada em Jornalismo pelo Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (Iacs-UFF/RJ), em 1992. Especializou-se na cobertura de temas socioeconômicos, como pobreza, desenvolvimento humano e desigualdade social.
     
    Começou a carreira como repórter do Jornal do Commercio (RJ), em 1992, no Rio de Janeiro (RJ). Em seguida, foi trabalhar como repórter de Economia no jornal O Globo. Desde então, atuou como repórter especial e interina da coluna Panorama Econômico, cuja titular é Miriam Leitão.
     
    A partir de agosto de 2006, passou a produzir a coluna Negócios & Cia do diário, com a colaboração de Glauce Cavalcanti, Cláudia Santos e Paulo Thiago. E, desde 2009, é também uma das comentaristas fixas do programa Estúdio i, apresentado por Maria Beltrão, na GloboNews (RJ). Desde abril de 2011 comenta sobre Finanças Pessoais e Economia Doméstica nos programas Bom Dia Rio e RJTV – 1ª e 2ª edições, sempre às sextas-feiras.
     
    Em 2003, ganhou o Prêmio Jornalismo para Tolerância, concedido pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), pela coedição do suplemento A Cor do Brasil, no jornal O Globo. No mesmo ano, dividiu com a jornalista Luciana Rodrigues o Prêmio Elizabeth Neuffer da Associação dos Correspondentes da ONU, por um conjunto de reportagens sobre Desenvolvimento Humano.
     
    Também foi agraciada com os prêmios: Esso de Jornalismo 2001, na categoria Melhor Contribuição à Imprensa, pela série de reportagens Retratos do Rio; Fiat Allis de Jornalismo Econômico, Ayrton Senna e Imprensa Embratel, em 2002, pelo caderno Pirataria S/A, com Nelson Vasconcelos; e Imprensa Embratel 2003, pelo caderno Exclusão Digital, também coeditado com Vasconcelos.
     
    Assina a coluna Fora de Foco do jornal O Globo – reflexões sobre Economia, temas sociais, Rio de Janeiro & outros pitacos. É comentarista de Economia do telejornal Estúdio i, da GloboNews, por mais de oito anos, desde outubro de 2007 até o momento. 
     
    Estreou em 18 de março no programa de entrevistas Espelhos do Canal Brasil. Gravou cinco entrevistas sobre o universo feminino para a 11ª temporada do programa do artista Lázaro Ramos que vai ao ar sempre às segundas-feiras, às 21h30.
     
    Além disso, começou em março um blog no site da empresa de micropagamentos PayPal Brasil. A proposta divulgada previu que toda primeira segunda-.feira do mês, seja publicado um artigo relacionado a Educação Financeira, Empreendedorismo e Tendências de Consumo. O tema inicial foi a diversidade no ambiente de negócios e a atenção que os empreendedores devem prestar a alguns nichos importantes do mercado.
     
    Mantém sua coluna em O Globo às quintas-feiras, na editoria Sociedade, os comentários no Estúdio i da Globo News, e a cobertura às ausências de Míriam Leitão no programa que leva o nome desta, também na Globo News. Foi eleita para compor o Top 10 entre Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil 2016, conforme apuração do J&Cia em parceria com a Maxpress. Nesse ano, apresentou cinco programas da temporada de Espelho, de Lázaro Ramos, no Canal Brasil, e participou como comentarista de Economia e Comportamento da regravação do TV Mulher, com Marília Gabriela, no Canal Viva. 
     
    Gravou, em janeiro de 2017, o piloto da segunda temporada do programa TED: Compartilhando Ideias para o Canal Futura, em parceria com o grupo americano Technology, Entertainment, Design (TED), que terá 26 episódios e será exibido em meados do ano.
     
     
    Atualizado em janeiro de 2017
     
    Fontes:
    Jornalistas& Cia – Edição 789