Filipe Coutinho

Filipe Coutinho é jornalismo investigativo premiado, atuante em Brasília (DF).

Foi repórter da Folha de S.Paulo por cinco anos, entre 2009 e setembro de 2014. No mesmo mês passou a repórter da ÉPOCA Magazine, Editora Globo, na sucursal de Brasília, na capital federal, onde passou a atuar na reportagem investigativa.

Pela Folha conquistou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 com a série O jogo suspeito e a queda de Ricardo Teixeira. Com a mesma reportagem ganhou também o Prêmio Embratel, em início de 2013 – Esportes

A série de 20 reportagens foram publicadas entre fevereiro e junho de 2012, e levou à conquista da principal categoria do Prêmio Esso 2012, da qual participaram os repórteres da Folha de S.Paulo Filipe Coutinho, Julio Wiziack, Leandro Colon, Rodrigo Mattos e Sérgio Rangel resultou na queda do ex-mandatário da CBF.

Sobre o assunto o time foi convidado a contar os detalhes dos bastidores da apuração da série que durou quatro meses, no 1º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo – Abraji em março de 2013.

Ao lado de Leandro Colon e Vera Magalhães, Filipe Coutinho voltou a ser escolhido do Prêmio Esso entre os finalistas da categoria Regional Sudeste de 2013, com a reportagem Nas asas da FAB, também pela Folha de S.Paulo.

Leandro Colon e Filipe Coutinho, da sucursal Brasília da Folha de S.Paulo, que lideraram o Ranking do Centro-Oeste em 2012, entre os ‘Os jornalistas mais vitoriosos do ano e voltaram a figurar juntos no ranking de 2013, na 15ª posição. O placar foi divulgado pelo Jornalistas&Cia em janeiro de 2014.

Ao lado da jornalista Ana Clara Costa assinou em 12 de janeiro de 2016 a reportagem exclusiva da revista Época sobre um terrorista no Brasil, com salário pago pelo governo federal e investigado pela PF. O professor da UFRJ, Adlene Hicheur, foi condenado na França por terrorismo. O assunto ganhou repercussão internacional.

 

Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

https://www.linkedin.com/in/filipe-coutinho-6b278817

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/01/os-e-mails-que-levaram-condenacao-por-terrorismo-do-professor-da-ufrj.html

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/vencedores-esso-sao-destaque-em-seminario-da-abraji

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/finalistas-em-58-%C2%A0premio-esso-em

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/os-mais-vitoriosos-2013-regiao-centro-oeste

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/filipe-coutinho-deixou-folha-s-paulo-comecou-na-sucursal-epoca-no-df

www.epoca.com.br

https://twitter.com/filipecoutinho_

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *