A apresentadora Vera Magalhães anunciou sua saída da TV Cultura após seis anos de trabalho à frente do programa Roda Viva. Em suas redes sociais, ela explicou que tomou a decisão após uma quebra de acordo “já selado presencialmente” com a Fundação Padre Anchieta para a renovação de seu contrato por mais uma temporada. O substituto de Vera na apresentação do Roda Viva ainda não foi anunciado.
No Instagram, Vera publicou que, em 10 de dezembro do ano passado, ela havia acertado junto à direção da TV Cultura a renovação de seu contrato até o final de 2026. A ideia era que Vera continuasse por mais um ano à frente do Roda Viva e, aos poucos, fosse feita a transição do comando do programa para outro profissional. Ela foi informada que seria chamada até o final de 2025 para a assinatura do contrato, porém isso não aconteceu.
Por decisão de Maria Ângela de Jesus, diretora-presidente da Fundação Padre Anchieta, as conversas de renovação dos contratos de diversos profissionais, incluindo Vera, foram adiadas para depois do recesso de fim de ano, pois a ideia era analisar cada caso individualmente. Vera entrou em contato com Marília Assef, diretora de Jornalismo da TV Cultura, que lhe informou sobre a mudança de planos e pediu que a apresentadora ficasse na emissora até abril.
“Diante da quebra de um acordo já selado presencialmente, optei por me desligar de imediato”, explicou Vera em suas redes sociais. Ela agradeceu à equipe do Roda Viva pelos anos de trabalho e desejou sucesso ao seu sucessor no comando do programa.
Segundo apurou o F5 (Folha de S.Paulo), a TV Cultura também não renovou os contratos de outros profissionais cujos vínculos com a emissora se encerravam em 31 de dezembro do ano passado. É o caso de Marcelo Tas, do Provoca, e apresentadores do setor de Esportes do canal. Nas próximas semanas, a TV Cultura exibirá episódios pré-gravados do Roda Viva e do Provoca.
- Leia também: Comunicação Pública terá 30 novas estações de televisão e rádio no primeiro semestre de 2026









