Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

A nova edição do relatório da Unesco sobre tendências em liberdade de expressão e desenvolvimento da mídia, divulgado nesta semana, constata um declínio histórico de 10% na liberdade de expressão em todo o mundo desde 2012 – um nível não visto em décadas.

Essa tendência é consequência do alarmante aumento da autocensura por parte dos jornalistas e dos ataques que enfrentam – tanto na vida real quanto online, diz a organização. No período analisado, a autocensura aumentou 63%, a uma taxa de cerca de 5% ao ano.

O comportamento defensivo, que priva a sociedade de informações confiáveis, tem múltiplos fatores: governos repressores que condenam profissionais de imprensa se importando cada vez menos com pressões internacionais, assédio digital que atinge até famílias dos que expõem poderosos, e grupos criminosos que ameaçam ou matam jornalistas cidadãos em pequenas localidades, silenciando denúncias de seus atos.

O caso mais recente mostrando a indiferença de nações repressoras da liberdade de imprensa sobre o que o mundo pensa sobre elas é o do magnata da mídia Jimmy Lai, de 78 anos. Ele foi condenado à prisão perpétua em Hong Kong no início da semana, depois de ver seu conglomerado de jornalismo extinto por ter defendido o movimento pró-democracia no território controlado pela China.

As formas de autoproteção variam, todas dolorosas. Para fugir de ameaças digitais, físicas ou legais, muitos jornalistas são empurrados para o exílio com suas famílias, sobretudo na América Latina. Segundo a Unesco, 913 profissionais da região tiveram que imigrar entre 2028 e 2024.

As guerras também estão cobrando seu preço. Entre 2022 (quando a Rússia invadiu a Ucrânia) e 2025, 186 jornalistas perderam a vida em zonas de conflito – um aumento de 67% em comparação com o período anterior coberto pelo relatório.

Ao todo, 310 profissionais de imprensa morreram nos últimos três anos e meio. E em 85% dos casos, os crimes ficaram impunes.

Leia a matéria completa e veja o relatório da Unesco em MediaTalks.


Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.

Esta semana em MediaTalks

Mundo reage à condenação de Jimmy Lai, magnata da mídia de Hong Kong, à prisão perpétua por defender democracia. Leia mais

Trump processa BBC por difamação pedindo US$ 10 bi – e caso vira batata-quente para governo britânico. Leia mais

Assédio digital é ameaça sistêmica a jornalistas até na segura Europa – e mulheres são as mais afetadas, mostra estudo da Federação Europeia de Jornalismo. Leia mais

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments