Foi ao ar em novembro em Portugal a TV Luso-Brasil, iniciativa que visa a valorizar a língua portuguesa e unir falantes de Brasil, Portugal e África. Com sede em Parede, em Cascais, a ideia da iniciativa é reunir em um só lugar a comunidade dos países de língua portuguesa, por meio de uma programação com foco em empreendedorismo, cultura, entretenimento, marketing, imigração e turismo.
O projeto é tocado por Aline Castelo Branco, CEO e apresentadora, que tem mais de 15 anos de experiência em TV, com passagens por Record, RedeTV e TV Cultura; os sócios Jorge du Lomo, gerente técnico, e Mirian du Lomo, que atua na produção; e a diretora comercial Maria Carol, ex-Globo Internacional.
A TV Luso-Brasil estreia com dois programas: Entre Atlântico, talkshow descontraído de 40 minutos que entrevista políticos, empresários, celebridades e personalidades que fazem Portugal pulsar; e Cascais Life, programa 100% externo que mostra as maravilhas de Cascais, destacando os “protagonistas invisíveis”, as histórias por trás dos lugares, as curiosidades e os detalhes que tornam a cidade única.
Em 2026, a emissora pretende estrear o projeto Startup Luso: O Desafio, programa inspirado em outras atrações internacionais que selecionará 100 empreendedores de diferentes países que terão a oportunidade de apresentar seus projetos e solicitar apoio financeiro para uma bancada de investidores composta por empresários portugueses, brasileiros e africanos.
Confira a programação aqui.










