Por Luciana Gurgel

Quando parecia impossível se surpreender com os ataques de Donald Trump à imprensa independente e crítica de seu governo, a Casa Branca deu em 1º/12 um novo passo lançando o site Hall of Shame.
É uma alusão irônica aos populares Halls of Fame, criados para homenagear pessoas com contribuições positivas em suas áreas. No universo político de Trump, porém, o Hall of Shame tem objetivo oposto: listar veículos e jornalistas acusados de divulgar fake news, segundo critérios da própria Casa Branca.
A iniciativa, apresentada como um esforço pela defesa da verdade, foi imediatamente interpretada como uma tentativa de intimidação e deslegitimação da mídia crítica. A prática de acusar reportagens desfavoráveis de serem falsas – comum no discurso do presidente – agora se transforma em política pública com alvos nomeados.
Entre os primeiros estão CBS News, The Boston Globe e o britânico The Independent, cuja inclusão provocou reação do outro lado do Atlântico. O jornal denunciou o ataque à liberdade de imprensa e reafirmou seu compromisso com o jornalismo crítico. Trump anda de mal com a mídia britânica, com a ameaça de exigir 1 bilhão da BBC em compensação pela edição de seu discurso no dia da invasão do Capitólio que sequer foi exibida nos EUA.
O gesto de Trump ocorre em um momento em que enfrenta críticas até mesmo de antigos aliados, como a parlamentar Marjorie Taylor-Greene, que deixou a base trumpista (e o posto de congressista) atirando contra o ex-presidente e seus rumos políticos.
E, segundo uma análise recente do projeto Media Matters for America, parte da imprensa conservadora “MAGA”, que historicamente o apoiava, começa a romper o silêncio e adotar posturas críticas.
O site Hall of Shame pode parecer folclórico, mas pode ser útil para manter mobilizada uma base disposta a aceitar a versão Trump dos fatos. As pesquisas e as eleições legislativas de meio de mandato, marcadas para novembro de 2026, dirão o efeito dessa estratégia.
Leia a matéria completa sobre o site Hall of Shame em MediaTalks.
Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.
Esta semana em MediaTalks
Fúria online: Dicionário Oxford elege “rage bait” como Palavra do Ano em 2025. Leia mais
Dublagem automática por IA de vídeo com Luis Navarro no Instagram vira alerta sobre rumos da mídia digital (por Flávia Vígio, especial para MediaTalks). Leia mais
Ficando para trás na corrida pela liderança em IA, Apple troca chefia de sua divisão de inteligência artificial em meio a críticas e atrasos no projeto Apple Intelligence. Leia mais










