O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) e a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) realizam nessa quarta-feira (24/11), às 19h30, a mesa-redonda Negritude no Jornalismo − 20 anos de histórias contadas e não contadas, para debater a representatividade negra na imprensa. O evento, online, marca também os 20 anos de criação da Cojira-SP.

Participam do evento Claudia Nonato, mestre e doutora pela ECA/USP e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho; Flávio Carrança, integrante da Cojira-SP e coautor de Espelho Infiel: o negro no jornalismo brasileiro; Thais Folego, diretora de operações e tecnologia da revista AzMina, membro da Cojira-SP e militante do movimento de mulheres negras de São Paulo; e Oswaldo Faustino, escritor, com 12 livros publicados, militante negro desde os anos 1970 e cofundador da Cojira-SP.

A mesa-redonda será transmitida no canal do SJSP no YouTube e em seu perfil no Facebook.

Vale lembrar que o Portal dos Jornalistas e a newsletter Jornalistas&Cia lançaram recentemente o estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira, que indicou que os negros são pouco mais de 20% dos jornalistas brasileiros. A imensa maioria dos entrevistados (98%) acredita que os profissionais negros ou pardos encontram mais dificuldades do que profissionais brancos no desenvolvimento da carreira em geral.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments