Foram anunciados no começo da semana os vencedores da 6ª edição do Prêmio IREE de Jornalismo, que reconhece trabalhos sobre a importância e o fortalecimento da democracia. O grande vencedor da premiação foi Vinícius Valfré, do Estadão, com uma série de reportagens que mostra a influência das bets na economia, no Estado, no futebol e nos poderes públicos do País.
Ao longo de oito reportagens, Valfré mostra como funcionam as apostas no Brasil, cujo consumo vem crescendo exponencialmente, destacando inclusive temas como fraudes, golpes e a relação das bets com o jogo do bicho.
Na categoria de Política, o primeiro lugar ficou com Rafael Soares, de O Globo, com a série de reportagens Os tentáculos do Comando Vermelho. Nos textos, o repórter abordou grandes esquemas da organização criminosa, mostrando conversas nas quais chefes do Comando Vermelho dão ordens até a policiais do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão.
E na categoria Economia e Negócios, o troféu foi para Idiana Tomazelli, da Folha de S. Paulo, com a série Desafio fiscal de estados e municípios, sobre a relação entre gastos com emendas parlamentares e o aumento da despesa dos municípios.
Além das categorias, o Prêmio IREE de Jornalismo concedeu dois prêmios Hours Concours pelo conjunto da obra e carreiras de dois nomes muito importantes para o jornalismo: Ricardo Kotscho e Fausto Macedo.
- Leia também: SBT News contrata Larissa Alves e Luara Castilho










