O site de humor Sensacionalista – de Nelito Fernandes, Martha Mendonça, Marcelo Zorzanelli e o roteirista Leonardo Lanna – terá um blog no portal de O Globo. Será também publicado no jornal impresso, a partir do próximo domingo (13/6), e assim todos os domingos, no Segundo Caderno, com conteúdo inédito.

A troupe deixa a revista Veja, onde esteve desde 2017. Sob o slogan “jornal isento de verdade”, está há 11 anos na trajetória que une jornalismo e humor. Costumam ser chamados para debates sobre fake news e precisam explicar às pessoas que fazem humor com o noticiário, não notícias falsas, e que levam o jornalismo a sério. Entrevistados por Nelson Gobbi para O Globo, eles definem seu trabalho.

O que é mais fácil, nas palavras de Martha: “Acho uma ótima frase de efeito dizer que o humor não pode mais concorrer com a realidade, mas, para mim, o sentimento é o oposto. Quanto mais louco é o noticiário, quanto mais besteiras as autoridades falam, maior é o potencial para a gente”. 

E o mais difícil, conforme Nelito Fernandes: “Talvez a maior dificuldade seja fazer humor sem estar com raiva, algo que, na maioria das vezes, é o que o noticiário provoca no leitor. Você pode até governar o País com raiva, mas fazer humor com raiva não dá, fica uma coisa rancorosa”.

Zorzanelli chama a atenção para os limites do humor na pandemia, que vitimou centenas de milhares de brasileiros: “Ainda que as piadas e críticas sejam sobre os responsáveis por esta situação, temos cuidado com alguns termos ou imagens que possam ser de mau gosto. Aí preferimos não fazer”. E sobre o politicamente correto dos dias atuais: “A gente olha para o passado e entende que certo tipo de piada não seria mais possível, passamos a ouvir grupos que foram ganhando voz de uns anos para cá”. E conclui: “A gente não quer humor a qualquer preço”.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments