Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

A notícia não surpreende em um país onde a monarquia resiste firme, mas é preocupante para a sociedade e para o jornalismo: a nova edição do relatório anual Elitist Britain (Grã-Bretanha Elitista) mostrou que a parcela mais influente da mídia do país permanece “altamente não representativa” da população geral.

Feito pela ONG de mobilidade social The Sutton Trust,  o estudo analisa o perfil educacional de profissionais que atuam em atividades diversas, como política, funcionalismo público, corporações, esportes e entretenimento.

O levantamento mostrou que metade dos colunistas da imprensa (sobre todos os assuntos) e 47% dos colunistas políticos receberam educação básica particular, e 20% deles se formaram em “Oxbridge” (Oxford ou Cambridge), taxas mais altas do que a média da população.

Os podcasters, adicionados pela primeira vez, espelharam a mídia tradicional − lembrando que muitos são também colunistas e jornalistas da grande mídia.

No entanto, a situação muda no grupo de influenciadores e criadores de conteúdo, também analisados pela primeira vez. Apenas 18% deles frequentaram escolas particulares, enquanto pouco mais da metade tem nível universário.

Mais do que o fato de atuarem em plataformas digitais − coisa que colunistas tradicionais hoje também fazem −, a identidade maior do público com os criadores pode explicar por que se tornaram tão relevantes, dividindo cada vez mais o espaço com o jornalismo em confiança e em audiência.

Os dados do Digital News Report 2025, do Instituto Reuters, apontam que a confiança no noticiário (categoria que engloba principalmente os grandes veículos) caiu de 51% para 35% em dez anos, o que tem se refletido em redução do alcance.

Leia a matéria completa sobre o British Elitist 2025 e veja a íntegra do relatório em MediaTalks.


Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.

Esta semana em MediaTalks

Jornalista italiana é julgada por calúnia após denunciar negócios da máfia com prefeituras na Puglia. Leia mais

Parentes de celebridades falecidas revoltam-se contra o novo Sora2, app de vídeos realistas da OpenAI. Leia mais

Trump reclama da sua foto na capa da revista Time sobre Gaza: “Sumiram com meu cabelo”. Leia mais


" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments