Premiação é o ponto de partida do Movimento bstory, iniciativa que mobiliza os múltiplos segmentos profissionais do País na jornada antietarismo.
O Movimento bstory (https://www.bstory.com.br/),focado na geração 50+, na diversidade geracional e na longevidade, anuncia hoje a lista de finalistas ao Prêmio bstory 2025. O Movimento é fruto de uma parceria entre o Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), integrado pelos dirigentes das empresas Boxnet, Business News, Jornalistas&Cia e Mega Brasil, e os irmãos comunicadores Paulo José Marinho (ex-Itaú) e Daniel Marinho (ex-Motiva).
O Prêmio bstory – A experiência que transforma é o ponto de partida do Movimento bstory, lançado em 17 de julho de 2025. A iniciativa mobiliza os múltiplos segmentos profissionais do País na jornada antietarismo. A premiação valoriza, dá visibilidade e reconhece trajetórias bem-sucedidas que homens, mulheres, empresas, instituições, governos aportam à causa, nas múltiplas atividades a que têm se dedicado ao longo de suas carreiras. Conta com 10 categorias.
Nesta primeira edição, os 135 membros do Conselho Maestro do Movimento bstory (https://www.bstory.com.br/os-conselheiros) indicaram nada menos que 275 iniciativas para concorrer nas 10 categorias da premiação. Sem poder votar nas indicações feitas por eles mesmos, dentro de cada uma das categorias, julgaram os quesitos relacionados a seguir, atribuindo a cada um deles notas de zero a 10, sem casa decimal:
- Ideia/Inspiração
- Originalidade
- Adequação à categoria
- Criatividade na sua implementação e disseminação
- Dificuldades enfrentadas e grau de superação
- Impacto público
- Repercussão junto à opinião pública (nos limites de sua abrangência)
- Resultados práticos das ações empreendidas ao longo da jornada
- Mobilização do público (nos limites de sua abrangência) em torno da causa
- Legado
Os finalistas, vencedores por categoria, após este julgamento, estão anunciados abaixo. Os finalistas que receberão medalhas de ouro (1º colocado), prata (2º colocado) e bronze (3º colocado) só serão anunciados no dia da premiação. A solenidade de premiação está marcada para 02 de fevereiro de 2026, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
TRÊS FINALISTAS EM CADA UMA DAS 10 CATEGORIAS DO PRÊMIO bstory 2025 (em ordem alfabética)
Categoria: Empreendedores
Alexandre Kalache – Gerontólogo, presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil. É um pioneiro no estudo das questões do envelhecimento, com 40 anos de atividades dedicadas ao tema, como professor, funcionário público internacional e ativista junto a organizações não governamentais. Foi um dos primeiros a visualizar o envelhecimento populacional como um fenômeno mundial e a apontar as potencialidades e os riscos a ele inerentes. Suas contribuições para a mudança do paradigma tradicional no campo do envelhecimento são amplamente reconhecidas no cenário internacional.
Flavia Ranieri – Especialista em envelhecimento e referência no mercado, ela dirige o Gero.pro, plataforma de educação para empresas e profissionais. Professora de pós-graduação do Hospital Albert Einstein. Também é professora no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Além de dar aulas no Instituto Europeo di Design e na Fundação Dom Cabral. Possui mais de 5 mil seguidores no Instagram e mais de 500 conexões no LinkedIn. Responsável pela arquitetura de interiores dos projetos imobiliários para idosos mais emblemáticos recentemente lançados no Brasil,
Willians Fiori – Gerontólogo, professor, especialista em Economia da Longevidade, atuando na construção de marcas com foco no público 60+, é idealizador do Gerocultura. Autor dos livros Diversa-IDADE, Brasil 2060, Alzheimer – Desafios do Cuidar, entre outros. É também criador do Gerocast (maior podcast sobre longevidade da América Latina, com mais de 1.400 episódios publicados).
Categoria: Empresas Privadas ou Públicas
data8 – O Data8 é o principal hub líder na América Latina em pesquisa, inteligência de mercado e inovação sobre a revolução da longevidade. Desde 2016, é referência em dados, estudos e tendências sobre o comportamento e o consumo dos 50+, transformando esse conhecimento em vantagem competitiva para as organizações que desejam liderar, de forma inovadora e responsável, a transição para a Economia Prateada. Com uma equipe multigeracional, pioneira e altamente especializada, tem como missão cocriar uma sociedade longeva mais inclusiva e próspera.
Nestlé Brasil – O tema “gerações” é um dos pilares estratégicos para a frente de D&I da Nestlé, que conta com mais de 2 mil profissionais com mais de 50 anos no quadro de funcionários e segue atraindo talentos com maior experiência e impulsionando carreiras mais longas na empresa.
Talento Sênior – A Talento Sênior é uma seniortech que visa conectar empresas e profissionais maduros (45+) e experientes a empresas que demandem seus serviços. A Talento Sênior conecta empresas e pessoas. Oferecem “Talent as a Service “(TaaS), conectando o talento de profissionais maduros (45+), com vasta experiência de mercado, a pequenas, médias e grandes empresas que precisam dele. O TaaS traz economia e ao mesmo tempo acesso a profissionais muito experientes, transformando as relações profissionais e acelerando a economia do país.
Categoria: Eventos
1ª edição do Festival da Longevidade em Florianópolis – Florianópolis sediou pela primeira vez o Festival da Melhor Idade, unindo inovação, qualidade de vida e um rico ecossistema tecnológico.
Fórum da Longevidade Bradesco Seguros – Na décima oitava edição, o Fórum da Longevidade da Bradesco Seguros é uma referência na difusão e debate dos temas geracionais.
Sebrae – O Sebrae oferece cursos, orientação e ajuda para superar o medo de empreender novamente, com soluções específicas para o público 50+. Atua também com as jornadas de solução, com soluções específicas para empresas, incluindo programas voltados para a longevidade e o empreendedorismo feminino 50+. Outra frente do Sebrae é o atendimento personalizado. É possível obter ajuda por meio de atendimento online ou pelo telefone 0800 570 0800 para encontrar as soluções ideais para o negócio. O Sebrae promove eventos, inclusive gratuitos, que abordam temas como empreendedorismo após os 50, planejamento de futuro e redes sociais para negócios.
Categoria: Influenciadores Sociais
Mariana Mello – jornalista especializada em Gerontologia (PUC-SP e Einstein) e idealizadora do Maturidades, fala sobre envelhecimento de um jeito leve. Se dedica ao estudo da Gerontologia Social, com curso de extensão pela PUC-SP e pós-graduada em Gerontologia pelo Hospital Albert Einstein
Miriam Goldenberg – Antropóloga, pesquisadora, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, escritora (autora de 30 livros), colunista do jornal Folha de S. Paulo e da Vogue.
Sandra Quinteiro (San Quinteiro) – Facilitadora, consultora e mentora com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de pessoas e organizações. Autora do Livro “Reinventando vida e carreira depois dos 40 – Do quebra-cabeça ao mosaico.”
Categoria: Iniciativas Culturais (Literatura, Cinema, Teatro, Artes Plásticas etc.)
Criativa Idade – É um projeto intergeracional com nove anos de existência na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Vinculado ao programa 50+ 60+. Oferece acesso gratuito a pessoas com mais de 60 anos, promovendo inclusão, qualidade de vida, protagonismo, acesso à comunicação digital e desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o século 21.
Envelhescência: documentário sobre a vida e a rotina de 6 pessoas, que após os 60 anos vivem de forma plena e bem-humorada. O documentário “Envelhescência” mostra que a idade não é um limite para recomeçar. As principais mensagens do filme são a importância de manter a fé na capacidade de iniciar algo novo em qualquer idade e a necessidade de planejar o pós-carreira com antecedência. O filme sugere uma nova perspectiva sobre o envelhecimento, combatendo o etarismo e mostrando que essa fase pode ser vivida intensamente e com significado.
“Vitória” – Filme do diretor Andrucha Waddington. Estrelado por Fernanda Montenegro, o filme é baseado na história real de Joana Zeferino da Paz, que viveu anos sob anonimato forçado no programa de proteção a testemunhas. A atriz indicada ao Oscar tem uma atuação intensa e autêntica no papel de protagonista. Aos 95 anos, ícone do cinema nacional, brilha novamente. Inspirado em fatos reais, “Vitória” conta a emocionante trajetória de uma aposentada que desmontou uma perigosa quadrilha de traficantes e policiais, após entregar imagens e depoimentos a um jornalista. A partir de filmagens feitas da janela de seu apartamento no Rio de Janeiro, ela enfrentou a corrupção de frente, lutando por um futuro melhor.
Categoria: Iniciativas Digitais (Sites, Blogs, Podcasts/Videocasts)
Avosidade – É uma plataforma de conteúdo dedicada à longevidade e à intergeracionalidade, que reúne portal, podcast, núcleo de eventos e redes sociais. Lançado em julho de 2015, após dois anos de pesquisas no Brasil e no exterior, o projeto surgiu diante da ausência de veículos especializados no tema. Já são cerca de 4.000 posts, 220 episódios de podcast, 12 eventos e 3.000 publicações nas redes sociais. Mantém independência editorial e promove o diálogo entre especialistas, leitores e ouvintes.
Drauzio Varella – Um dos principais nomes da comunicação em saúde no Brasil. Aos 82 anos de idade mantém o compromisso de popularizar o conhecimento médico e científico com empatia, acreditando na comunicação como ferramenta de transformação social. É Colunista do UOL. Tem um dos maiores portais de saúde do país, PORTAL DRAUZIO VARELLA, um espaço para informação sobre questões sociais, como aborto, discriminação e sexualidade.
Rede Longevidade – Consultoria em Gerontologia e Direito da Pessoa Idosa. A metodologia educacional é composta por 04 núcleos: Vida Sou, Vida Social, Vida Saudável e Vida Inova. As soluções educacionais gratuitas já alcançaram mais de 1,5 milhão de pessoas em todas as regiões do país, através de palestras, rodas de conversa, formações, eventos, além de uma plataforma de conteúdo integrada.
Categoria: Iniciativas Educacionais
Age-Free World – Liderado por Fábio Betti, o projeto Age-Free World promove inclusão intergeracional, combate ao preconceito etário e valoriza o potencial de todas as idades. Por meio da educação e do letramento, busca sensibilizar as pessoas sobre o fato de que melhores resultados surgem do encontro de distintas gerações e não da concentração em uma ou outra. Para Betti, não existe geração melhor do que a outra, mas sim a potência advinda do encontro entre elas.
Maturar Projetos para adultos e +60 – A Maturar surgiu em 2016, a partir do encontro de duas educadoras que acreditam no potencial transformador da arte, para públicos adultos e +60. O foco é trabalhar com o repertório de cada pessoa e expandir as vivências por meio da arte, educação e curiosidade. É uma proposta de trabalho colaborativo, em que o aprendizado é mútuo.
Rede Educativa para a Longevidade – Liderado por Ana Bianca Flores Ciarlini, projeto foi implantado nas escolas do município de Santos, levando o conceito do “Envelhecimento Ativo e Saudável” e as informações sobre a “Revolução da Longevidade”. O programa “Inovação e Longevidade” utiliza a Tecnologia da Informação (TI) para suprir as necessidades e os desafios para a população 50+ na cidade de Santos e tem a duração de sete meses no ano de 2025, atendendo até 300 alunos, distribuídos em três bimestres.
Categoria: Iniciativas Jornalísticas (Artigos, Programas, Quadros, Reportagens, Séries, Ilustrações, Quadrinhos etc.)
Canal VivaBem UOL Longevidade – O canal de bem-estar do portal UOL possui uma seção dedicada à longevidade, cobrindo saúde, alimentação e qualidade de vida na terceira idade. O VivaBem já foi eleito o site de saúde mais admirado do país, reconhecido pela qualidade e credibilidade do seu conteúdo jornalístico.
Portal Viva Notícias do Grupo Estado – É o maior portal de notícias com foco exclusivo na geração 50+, na diversidade geracional e na longevidade. Da Broadcast/Agência Estado, criado em maio de 2025 para levar ao público 50+ informações jornalísticas de qualidade e com a confiabilidade do Grupo Estado. Nele, os leitores encontram informações atuais, na seção Últimas Notícias, e também reportagens especiais sobre temas como Saúde e Bem-estar, Cultura e Lazer, Carreira e Educação, Estilo de Vida, Dinheiro, Cidadania e Direitos, Tecnologia e Conteúdos Especiais (seção Premium). O Portal conta com equipe própria, integrada por 13 jornalistas.
TV Globo: Globo Repórter/Profissão Repórter/Fantástico – O Grupo Globo tem se destacado dentre os meios de comunicação de massa no Brasil pela cobertura dos temas geracionais. O programa “Profissão Repórter, em 2025, se destacou pela cobertura: “Parece que você fez 50 anos e não presta para mais nada”. Também o programa Globo Repórter tem apresentado as consequências da Revolução da Longevidade na economia, na cultura e na sociedade. E o programa Fantástico também se destacou em 2025 por uma ampla e rica série sobre a potência da longevidade e da geração 50+ nas famílias, na sociedade e para a economia.
Categoria: Instituições da Sociedade Civil
Fundação Dom Cabral – FDC Longevidade – FDC Longevidade é iniciativa pioneira de geração e disseminação de conhecimento sobre o tema, que já lançou 7 publicações desde 2020, tudo disponível gratuitamente. Foram mais de 40 especialistas entrevistados, mais de 5.000 downloads dos estudos e milhares de pessoas impactadas por meio da imprensa. Além disso a FDC desenvolve outras iniciativas como disciplinas de Longevidade em vários programas e iniciativas sociais envolvendo a população idosa.
Instituto de Longevidade MAG – O Instituto de Longevidade MAG é uma associação sem fins lucrativos idealizada pela MAG Seguros que estuda os impactos socioeconômicos do envelhecimento e oferece soluções para auxiliar a conquista da Longevidade Financeira. Estão sempre em busca de novas soluções para estar ao lado dos brasileiros em todos os seus momentos de vida, sendo referência de confiança. Destacam-se por ser um instituto inovador, e especialista na oferta de conteúdo sobre longevidade.
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) – Fundada em 16 de maio de 1961, é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados. A SBGG é composta por Seções na maioria dos estados e é filada à Associação Médica Brasileira (AMB) e à Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria (International Association of Gerontology and Geriatrics – IAGG).
Categoria: Políticas Públicas
Programa Empregabilidade 50+ da Prefeitura do Rio de Janeiro – Com o objetivo de promover inclusão no mercado de trabalho e valorizar a experiência profissional do público 50+, a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (Semesqv), lançou o Programa Empregabilidade, que oferece diversas oportunidades de trabalho exclusivas para pessoas com 50 anos ou mais. Os contratados recebem, além dos salários, benefícios como vale-transporte e alimentação. O programa disponibiliza vagas para diversas funções, como auxiliar de serviços gerais, repositor, auxiliar de cozinha, estoquista, atendente de padaria e fiscal de loja.
Programa Maior Cuidado da Prefeitura de Belo Horizonte – O Programa Maior Cuidado tem como objetivo apoiar as famílias no cuidado com os idosos e aumentar a qualidade de vida de todos. O Programa se tornou benchmark no Brasil e vem sendo copiado por inúmeras cidades. Os idosos de baixa renda em situação de abandono ou semiabandono são atendidos por equipes multidisciplinares que atuam em cuidados, mas sem substituir as famílias. Trata-se de um atendimento integral que garante saúde e qualidade de vida.
Programa “São Paulo Amigo do Idoso (SPAI) do Governo de SP – Atualmente, a rede de atenção do Estado conta com 120 Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) e 70 Centros Dia da Pessoa Idosa (CDI), financiados pelo SPAI e espalhados por todas as regiões. O programa ainda incentiva os municípios a fortalecerem suas ações por meio do Selo Paulista da Longevidade, que já certificou 300 cidades em diferentes modalidades. Além disso, a cobertura estadual inclui os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e serviços específicos para o acompanhamento da população idosa, inclusive em domicílio.
Maturi – Pelo bom desempenho geral de votação entre as 10 categorias, foi eleita pelo Conselho Gestor do Movimento bstory como Destaque do Prêmio bstory 2025. A Maturi completou este ano 10 anos de existência. Foi criada como MaturiJobs em 2015, um negócio de impacto social, que em 2020 mudou o nome para Maturi, ampliando o escopo, além do recrutamento e seleção de profissionais maduros, incluindo também treinamentos e consultoria para empresas, além da capacitação e geração de oportunidades de trabalho em diferentes formatos para os 50+. A Maturi tem 815 empresas parceiras, 279 mil profissionais cadastrados, mais de 88 mil pessoas 50+ capacitadas e mais de 9 mil recolocadas.








