Por Assis Ângelo

A terra prometida constante da Bíblia hebraica ficava ali onde hoje se acham Israel e Palestina.

Considerada a principal religião daquelas bandas, o judaísmo foi criado por Abraão e disseminado por Moisés, Davi e Salomão.

O calhamaço bíblico da Antiguidade registra texto atribuído a Daniel. Segundo o texto, identificado como o Livro de Daniel, o fim do mundo deverá ocorrer sabe-se lá quando. Um trecho:

E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve… Mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo… E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e horror eterno.”

Algo sobre o fim do mundo pode ser conferido em Matheus, 24:

Porque se levantará nação contra nação e reino contra reino e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém, tudo isso é o princípio das dores.”

Há muitas histórias no Livro de Daniel, além das profecias referentes aos nossos dias finais.

Noutros livros, como o de Tobias, as histórias mais do que se multiplicam. Sem falar nos poemas e cantos, alguns majestosos.

Em Tobias é dito que Tobit era judeu de profundas raízes enfincadas no mais profundo chão. Simples, quase simplório, fazia o bem a todos das tribos que o procuravam.

Leem-se nos escritos que Tobit ficou cego da maneira mais boba possível.

Um dia, dizem, que ele estava assim, assim, à toa. Admirava a natureza quando sua atenção foi despertada por um bando de pássaros. Ao olhar para cima deslumbrado, num instante seus olhos foram atingidos por excrementos da passarinhada.

Tobit era casado com Ana, que lhe deu um filho: Tobias.

Tobit (Crédito: pintura de Gerrit van der Horst, c.1645)

O tempo passou, Tobias cresceu e o pai preocupado com o seu futuro recomendou-lhe procurar um velho parente. Esse parente, Gabael, devia grana a Tobit. Encurtando a história: Tobias pegou estrada junto com um amigo recente, que viríamos a saber ser o anjo Rafael.

No decorrer do percurso até a casa de Gabael, ao cruzar um rio, Tobias por pouco não foi engolido por um peixe. O anjo o salvou e do peixe extraiu o coração, o fel e o fígado.

Na volta à casa paterna, Tobias chegou todo feliz trazendo a tiracolo a mulher da sua vida, sua prima distante, Sara.

Pra findar tudo pra lá de melhor e por recomendação de Rafael, Tobias passou o fel do peixe nos olhos cegos do pai e… milagre, milagre!

E foi assim que a história de Tobias com o seu pai terminou.

A história, as histórias, tudo isso faz parte do tempo. De qualquer tempo.

Contatos pelo http://assisangelo.blogspot.com.

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments