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quinta-feira, dezembro 11, 2025

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Playboy brasileira será publicada pela PBB Entertainment

A partir de março de 2016, a lendária Playboy será veiculada pela PBB Entertainment. A informação foi publicada em primeira mão no blog de Lauro Jardim e o contrato deve ser anunciado oficialmente nesta 3ª.feira (8/12). A PBB Entertainment – liderada por Marcos de Abreu – integra um grupo do Paraná dono de empresas no setor de Recursos Humanos, locação de veículos e gestão de carreiras de celebridades. O publisher da nova Playboy, segundo Lauro, será André Sanseverino, que já atuou como fotógrafo da revista. Segundo o UOL, além de Marcos e André, Edson Oliveira seria o terceiro sócio responsável pela publicação. Vale lembrar que a revista foi editada por 40 anos pela Abril, que anunciou em 19/11 a desistência de seguir com o licenciamento do título.

Audálio Dantas recebe título de Doutor Honoris Causa da Uneal

Alagoano de nascimento, Audálio Dantas recebeu em 2/12 o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Estadual de Alagoas. A honraria é em reconhecimento por sua relevante atuação como jornalista na defesa dos direitos humanos e do trabalho em Alagoas. A solenidade foi realizada durante o último encontro dos Assessores de Comunicação do Governo do Estado, promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), no Palácio República dos Palmares. “Estou voltando às minhas origens, repetindo o que disse ao receber o título da Ordem do Mérito Zumbi dos Palmares. Como alagoano que sou e me orgulho de ser, estou muito lisonjeado de receber um título importante como este. Aprendi o jornalismo lendo o também alagoano e escritor Graciliano Ramos, e é uma satisfação estar participando desta homenagem”, disse Audálio. 

Definida a equipe da revista Traços

Está formada a equipe da revista Traços, lançada no início de novembro em Brasília: André Noblat, idealizador do projeto, é o editor-chefe; Fábia Pessoa, a sub; José Rezende Jr. está na Chefia de Redação e divide a reportagem com Marcus Lacerda, além dos estagiários Devana Babu e Marcela Lembruguer; e Bento Viana e Thaís Mallon estão na Fotografia. A revista conta ainda com diversos colaboradores. 

Helcio Costa deixa o comando de O Vale

O comando de O Vale, de São José dos Campos, passou em 1º/12 às mãos de Sheila Faria, em substituição ao editor-chefe Hélcio Costa, que ocupava o posto desde a criação do jornal, em abril de 2010. Sheila ([email protected]) era editora-executiva, a segunda na hierarquia. Com 35 anos de jornalismo, sendo 25 à frente de redações de jornais, Hélcio deixa o jornalismo diário para se dedicar a projetos pessoais na área de consultoria e assessoria, que pretende tocar a partir de fevereiro. Deverá permanecer na casa por mais 60 dias para fazer a transição, segundo ele “pacífica”, e, como consultor, implantar novo projeto, que une impresso e online. Nesse período, o e-mail [email protected] continuará ativo. “Depois, vou tirar duas semanas de férias, pescar na minha terra e encarar 2016”, disse ao Portal dos Jornalistas. Formado em Jornalismo pela Universidade de Taubaté em 1982, começou em 1979 como repórter do antigo ValeParaibano, onde foi editor regional de 1983 a 1985. Depois trabalhou como assessor de imprensa e voltou ao jornalismo diário em 1988, na Agência Folha e em seguida na Gazeta Mercantil. Em 1990 trabalhou na implantação dos cadernos regionais da Folha de S.Paulo, dos quais foi chefe de Reportagem e editor do Folha Vale, que circulava no Vale do Paraíba. Nesse caderno ficou até 1997, quando assumiu como editor-chefe do ValeParaibano, onde esteve até 2010, quando da criação de O Vale, projeto que desenvolveu desde a sua concepção editorial e gráfica.

Caio Bednarski começa na Carro Online

A Carro Online passou a contar desde o último mês com mais um repórter em sua equipe. Após dois anos e meio na Agência Autoinforme, de Joel Leite, de onde se despediu em setembro, Caio Bednarski começou como repórter na publicação da Motorpress Editora. Ele responderá ao editor-chefe de Mídias Digitais Claudio Luis de Souza e terá ao seu lado o também repórter Hector Vieira. “Era uma vaga que eu já vinha batalhando há algum tempo e, apesar de todo medo que a gente vê hoje no mercado, a direção da empresa decidiu investir e apostar ainda mais no projeto”, destaca Claudio. “Quando soube que o Caio havia saído da Autoinforme fui atrás dele. Conversei com o Joel e tive ótimas recomendações. É um bom reforço para o nosso time”. Formado em Jornalismo pela FIAM/FMU, de São Paulo, Caio começou sua carreira justamente estagiário na própria Autoinforme, posto que ocupou por um ano e meio, até ser efetivado no final do ano passado. “Estou nas nuvens. Tudo o que eu queria era uma nova oportunidade no setor e felizmente ela veio bem rápido”, comemora Caio.

João Caminoto assume Direção de Jornalismo do Grupo Estado

O jornalista João Fábio Caminoto assume a partir de 21/12 a função de diretor de Jornalismo do Grupo Estado, com responsabilidade sobre Estadão impresso e digital, Broadcast/Agência Estado e rádios Estadão e Eldorado. Caminoto substitui Ricardo Gandour, que entra em licença para atuar como pesquisador da Columbia, em Nova York.

Na mesma data, Teresa Navarro passa a editora-chefe de Broadcast/Agência Estado, reportando-se matricialmente a Daniel Parke, diretor geral da Agência Estado.

Neivia Justa assume Comunicação da AlmavivA

Após despedir-se no mês passado da Goodyear, onde por um ano e meio comandou a diretoria de Comunicação e Relações Públicas para América Latina, Neivia Justa começou na última semana como diretora de Comunicação e Relações Externas da AlmavivA do Brasil, empresa do segmento de Contact Center, CRM e Trade Marketing operacional. Entre suas atribuições estão desenvolver e executar a estratégia de comunicação integrada da empresa e fazer a gestão de sua reputação junto a todos os seus públicos de relacionamento. A empresa conta ainda com o apoio da CDN na assessoria de imprensa, com atendimento de Vanessa Cunha ([email protected] e 11-3643-2906), gerência de Juliana Gattone e direção de Paula Didier.

Apesar da crise, Ideal deve fechar o ano com crescimento superior a 30%

Resultado não considera impacto da incorporação pela WPP Adquirida em setembro pelo grupo britânico WPP, a Agência Ideal deve fechar 2015 com um faturamento 30% maior do que 2014. E acredita que o desempenho poderia ter sido ainda melhor se a economia do País não estivesse em queda livre. Não que deixe de identificar problemas no horizonte. Agora Grupo Ideal, formado pelas fusões das agências Ideal e Hill+Knowlton Strategies, de um lado, e Comcept PR e Ogilvy PR Brasil, de outro, já em fase de conclusão, a empresa vê com otimismo os resultados da incorporação pela multinacional de comunicação. Sobre esse processo, o mercado de RP no Brasil, as expectativas e perspectivas do negócio falaram ao Portal dos Jornalistas os sócios (agora minoritários) e gestores Ricardo Cesar e Eduardo Vieira: Portal dos Jornalistas – Como o ano tem sido para a Ideal? A agência conseguirá crescer? Em que percentual? Ricardo Cesar – Tudo indica que 2015 será outro ano de forte crescimento para a Ideal, com um incremento do faturamento perto de 30%. Isso ocorre porque, basicamente, os clientes seguem procurando soluções contemporâneas de relações públicas, conteúdo e redes sociais que tragam retorno comprovado por métricas sólidas. Também temos nos destacado muito em gestão de crises – este ano a Ideal firmou-se como uma agência com excelência nessa área e atuamos em diversos casos complexos com grandes resultados. O ano seria ainda melhor se o cenário econômico do País não fosse tão complicado. Muitas empresas estão segurando investimentos em diversas áreas e a de comunicação é frequentemente atingida.   Portal dos Jornalistas – A venda do controle da agência para a WPP trouxe algum impacto nesse desempenho? Qual? Eduardo Vieira – Esse crescimento ainda é “puro”, ou seja, não considera o impacto da WPP, que será muito forte e muito positivo. A partir de janeiro vamos contabilizar nos resultados da Ideal os diversos clientes que estão vindo da Hill+Knowlton Strategies no Brasil – os atuais e os novos que estão chegando. Já estamos atuando junto a esses clientes, aliás. Apenas não incluímos nos nossos resultados de 2015. A integração com a WPP tem sido excelente e rápida. Já participamos ativamente de concorrências dentro da estrutura da WPP, trocamos melhores práticas e incorporamos processos importantes. A Ideal H+K Strategies – que é a marca que estamos assumindo com a fusão entre Ideal e Hill+Knowlton Strategies – é hoje uma agência em um momento espetacular, de vibração e transformação, juntando o que de melhor a Ideal desenvolveu em seus oito anos de vida com toda a capacidade internacional de uma das mais respeitadas grifes de relações públicas do mundo. É um dos momentos de maior entusiasmo e energia desde a nossa fundação.       Portal dos Jornalistas – A propósito, em que estágio estão as fusões operacionais de Ideal, H+K, Concept e Ogilvy PR? Ricardo – Ambos estão muito adiantados. Fisicamente, Ideal e H+K Strategies estarão unificadas no mesmo escritório ainda em dezembro. No caso de Concept e Ogilvy PR, a união física das operações será no início de 2016, porque estamos reformando um novo espaço, maior, para comportar todo mundo. Mas do ponto de vista de integração de processos, atendimento a clientes e concorrências os dois estão em etapas parecidas. Importante destacar que são dois projetos distintos, cada um com suas características. H+K e Ogilvy PR são agências diferentes e separadas em todos os países onde operam, incluindo o Brasil. Os times, a cultura, as expertises, o espaço físico, a maneira de trabalhar, tudo é particular em cada uma dessas agências. O que elas têm em comum é que pertencem ao maior grupo de comunicação do mundo, o WPP. E no Brasil ambas as agências são controladas pela mesma holding, que tem a mim e ao Eduardo como gestores e sócios minoritários e a WPP como sócia majoritária. Mas sempre preservando a independência e a separação das marcas.     Portal dos Jornalistas – Com que cenários a agência trabalha para 2016? Haverá espaço para crescimento, a despeito da crise política e econômica enfrentada pelo País? Eduardo – Haverá espaço para crescimento, sim, mas será um ano difícil, que vai exigir cautela nos investimentos e controle de custos. A economia do Brasil como um todo deve encolher outra vez. Talvez o mercado de RP cresça muito pouco ou fique estagnado. Mas sempre haverá quem possa conseguir uma fatia maior do bolo, mesmo que o bolo permaneça do mesmo tamanho. Para o ano que vem, contabilizando o “fator WPP”, acredito que cresceremos de forma expressiva. Essa é uma vantagem que nós temos agora – estamos plugados no maior grupo de comunicação do mundo. A outra vantagem é que a Ideal é reconhecida por fazer RP e estratégia de conteúdo muito inovadoras. Somando as duas coisas teremos uma oferta perfeita para o mercado brasileiro. Isso é verdade tanto para a Ideal H+K Strategies como para a Ogilvy PR.      Portal dos Jornalistas – E quanto ao setor de RP como um todo, qual avaliação pode ser feita em relação a 2015 e uma projeção para 2016? Ricardo – O setor de RP não é uma bolha imune ao que está em volta. A economia do Brasil sofreu muito em 2015 e continuará ruim em 2016. Isso não ajuda ninguém. Pode, talvez, proporcionar um número maior de trabalhos de gestão de crise, mas mesmo isso não é o suficiente para compensar um PIB de -3%. Avalio 2015 como um ano desafiador para o setor de RP e, infelizmente, acho que 2016 não será melhor.  Portal dos Jornalistas – Quais os principais investimentos realizados pela agência em 2015 e o que está sendo projetado para os próximos anos, em especial 2016? Ricardo – Em 2015 nos concentramos muito no projeto de associação com a WPP – que exigiu foco nosso antes, durante a negociação, e agora, na integração. Para 2016 esperamos ampliar os treinamentos para os nossos talentos, trazer para o Brasil melhores práticas mundiais de atendimento que beneficiem nossos clientes e aprimorar a infraestrutura – em todos os casos, fazer parte da WPP facilitará e ampliará muito a nossa capacidade de fazer tudo isso. Portal dos Jornalistas – Como anda a prospecção de novos clientes e negócios e o que se pode falar do atual estágio de concorrência no setor? Eduardo – Temos um bom volume de concorrências acontecendo, mas acredito que seria uma quantidade ainda maior, e com investimentos mais expressivos, se o Brasil não estivesse passando pela atual crise. O estágio atual das concorrências é bem heterogêneo. Há empresas que sabem pedir um trabalho de comunicação mais atual, outros ainda seguem o que se fazia há alguns anos. O mercado está no meio de uma transformação, então é normal que coexistam modelos mais antigos e outros mais contemporâneos.  Portal dos Jornalistas – A internacionalização do setor de RP, na visão de vocês, deve continuar em 2016? Tivemos, este ano, o movimento de vocês com a WPP, da S/A com a Llorente & Cuenca e, nos últimos dias, o anúncio da venda do controle do Grupo ABC para o Grupo Omnicom, o que internacionaliza também a CDN, que havia sido comprada dois anos antes pelo ABC. E também vimos Ketchum comprando participação na Estragégia e Grupo In Press vendendo parte de seu controle para o Grupo DAS/Omnicom. Isso vai mudar muito o perfil do setor? Eduardo – Sim, acho que o movimento deve continuar. E, sim, vai mudar o perfil. O mercado será cada vez mais profissional, cada vez com mais controles, robustez e acesso às melhores práticas internacionais. Será menos caseiro, menos com base no jeitinho.   Portal dos Jornalistas – Que novidades o Grupo Ideal reserva para 2016? Ricardo – O que podemos antecipar é que vamos concluir toda a integração com a WPP, trazendo ganhos para nossos colaboradores e clientes em múltiplas frentes.

Delmo Moreira deixa a IstoÉ

O redator-chefe Delmo Moreira deixou a IstoÉapós o fechamento da edição da semana passada. Ele estava desde 2010 na revista, onde entrou como editor executivo, depois de nove anos em Época. Gaúcho de Esteio, no Rio Grande do Sul passou por Zero Hora, RBS (então TV Gaúcha), Band (TV Difusora), Gazeta Mercantil e Diário do Sul, entre outros. Em 1988 veio para São Paulo coordenar a Economia da TV Globo. No ano seguinte voltou a Porto Alegre, agora na Agência Estado. Transferido para São Paulo em 1992, ficou no jornal até 1997, tendo chegado a editor-chefe. Passou nova temporada na Gazeta Mercantil, de onde saiu em 2001 como chefe da Redação, em direção a Época. Também em IstoÉ, Sérgio Pardellas, que desde 2011 era editor de Política, passou na última semana a editor executivo da revista. O contato dele é [email protected].

Successful Farming Brasil está na rede

Nascido de uma joint venture do Grupo Spring com o Grupo americano Meredith, está na rede o portal Successful Farming Brasil, portal de conteúdo sobre agronegócio que já conta com 70 mil seguidores nas redes sociais. A parceria entre os grupos foi anunciada em julho desde ano, sendo o Brasil o primeiro país a lançar uma edição de SF fora dos Estados Unidos. À frente da equipe do novo portal está a jornalista Darlene Santiago. Graduada em Comunicação Social pela UnB, Darlene tem MBA em Economia de Empresa pela FEA-USP. Começou a carreira como estagiária da Secom da Presidência da República, em 2006. Foi assessora da deputada federal Alice Portugal e da Duratex. Em redação, atuou no Portal UnB, na Abril e na Editora Três, em que por três anos foi repórter de IstoÉ Dinheiro Rural.

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