Morreu na madrugada do último sábado (21/12), aos 76 anos, em São Paulo, João Batista Natali Jr. Com quase 40 anos de atuação pela Folha de S.Paulo, onde se aposentou em 2008, ele estava internado desde 11 de novembro no hospital Sírio-Libanês para tratar de complicações decorrentes de um câncer no cérebro.
Contratado em 1969 em caráter emergencial pelo jornal paulista, na época para integrar a equipe responsável pela criação de um caderno especial sobre a chegada do homem à Lua, pela publicação ele atuou como repórter, editor, colunista, correspondente internacional e secretário de Redação. “A missão Apollo 11 já estava havia dias no espaço”, lembra Natali. “Fui avisado que precisaria fazer um teste para conseguir o emprego. Não deu tempo. Precisavam de gente para aquela cobertura”.
Depois de sua saída do jornal, também atuou como comentarista da TV Gazeta, professor, foi diretor de Redação do Diário do Comércio e escreveu até o fim, nos últimos anos a coluna Mundo Leu, na Folha.
Casado com Daniele, deixa os filhos André e Heitor.
A Cinemateca Brasileira lançou recentemente um projeto de recuperação, catalogação e digitalização do acervo do Canal 100, principal cinejornal do País, exibido nas salas de cinema antes dos filmes no período de 1959 a 1986. A iniciativa pretende resgatar essa parte do acervo da instituição, que é um dos maiores registros audiovisuais do futebol brasileiro. “Criado pelo cineasta Carlos Niemeyer em 1957, foi um cinejornal que revolucionou a cobertura esportiva e cultural no Brasil, tornando-se um marco na história audiovisual do País”, divulgou a Cinemateca.
O acervo Canal 100 é formado por 21.793 segmentos de notícias, em 8.044 latas e 15.252 folhas de documentos textuais. Todo esse material está sob a guarda da Cinemateca, em São Paulo, responsável pela preservação. São materiais de imagens positivas em cores e em preto e branco, além de negativos originais de imagem e de som, conforme informou a instituição, acrescentando que apenas uma pequena amostra da coleção está digitalizada.
A captação de recursos para a execução do projeto alcançou 40% de um custo total de R$ 22,7 milhões. Além do Instituto Cultural Vale, da Shell e do Itaú, o projeto do Canal 100 ainda precisa de apoiadores, pois prevê a análise, digitalização e difusão dos conteúdos para a população, além da modernização tecnológica do parque de preservação audiovisual da instituição.
“O acervo do Canal 100 ficou muito tempo guardado em função de todas as crises da Cinemateca e agora, então, nós estamos com o projeto no Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura), e já conseguimos captar uma boa parte, que nos permitiu iniciar esse processo de verificação do material”, relatou Maria Dora Mourão, diretora-geral da Cinemateca.Saiba+. (Com informações de Camila Bohem/Agência Brasil)
Placar anunciou reforços para 2025. Mais do que uma revista esportiva, a marca se reposicionará como um hub de negócios voltado ao futebol. Entre as primeiras contratações anunciadas estão Patrícia Vidal, Carolina Oliveira e Igor Martinelli.
Patrícia assumirá o cargo de diretora de Marketing e Plataformas Digitais, trazendo mais de 20 anos de experiência em empresas como Grupo Bandeirantes, Jovem Pan e Estadão. Carolina integrará o time comercial como gerente executiva de negócios, com especialização em projetos especiais e uma sólida trajetória em veículos como NBCU, Paramount e Globo. Igor Martinelli reforçará as estratégias comerciais como executivo de negócios, trazendo sua expertise em marketing e publicidade, com passagens por empresas como Unilever e Groupon.
A revista continuará com a versão impressa, mas ampliará sua presença digital para alcançar diferentes gerações de leitores e consumidores. Essa nova fase também inclui investimentos em novos formatos, programas e expansão multiplataforma.
O Poder360 anunciou um programa de trainees focado em formar novos talentos e cultivar a prática do bom jornalismo profissional. O treinamento será realizado entre fevereiro a abril de 2025, na sede do jornal em Brasília.
O programa terá foco na cobertura de áreas vitais nas esferas do poder público e privado. Além de colocar os trainees em contato com os conceitos básicos sobre os Três Poderes, com ênfase em temas relevantes como agronegócio, energia, infraestrutura e saúde. Mais detalhes aqui.
O grupo de mídia alemão Axel Springer nomeou Frederico Ventura Wollny, brasileiro radicado na Alemanha, como o novo conselheiro sênior para relacionamentos estratégicos para o Brasil. O grupo Alex Springer é dono de mais de 200 marcas de mídia impressa e eletrônica, incluindo os jornais Die Welt e o Bild Zeitung, o jornal digital Politico (que tem operação nos EUA e na Europa) e as publicações digitais Business Insider e Morning Brew.
Fred Wollny, como é conhecido, terá como prioridade promover marcas do Axel Springer perante entidades públicas e privadas, estabelecendo contato com áreas da economia do Brasil que possam ter sinergia com negócios na Alemanha, como os setores do agro, de energia e biocombustível. A ideia é que ele prospecte eventuais parcerias estratégicas no Brasil.
Wollny formou-se em Filosofia na PUC do Rio de Janeiro. Também graduou-se em desenho industrial e comunicação na ESDI e UniCidade e comércio exterior em Hamburgo, na Alemanha. Filho de pai alemão e de mãe brasileira, está radicado na Alemanha desde 2008. É co-fundador do think tank fBGS – forum Brazil-Space gGmbH, debate que reúne brasileiros e alemães empresários, políticos e referências do setor industrial.
Foram anunciados em 18/12 os vencedores do Prêmio Autoinforme Estudantes de Jornalismo 2024. Em sua 11ª edição, a iniciativa teve como tema O uso da IA na mobilidade e concedeu ao potiguar Willian Rubens Silva de Medeiros, estudante do oitavo semestre de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o primeiro lugar geral da competição pela reportagem A inteligência artificial vai ser usada para diminuir o impacto da poluição veicular. Além do troféu, ele receberá R$ 3.500,00.
A segunda colocada foi Júlia Galter Martins, do sexto semestre do Centro Universitário Faesa, do Espírito Santo, com a reportagem IA no trânsito: otimizando o fluxo e reduzindo o congestionamento; e Ana Pereira Guercio, do segundo semestre da Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, ficou na terceira posição, pelo trabalho Como a IA pode ajudar na mobilidade. Elas também receberão premiações em dinheiro: R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente.
Integraram o júri desta edição: Cezar Bresolin (Band Motor), Diego Castellari (ex-Auto Esporte), Fabio Trindade (Motor 1), Fernando Calmon (coluna do Fernando Calmon), Gabriel Marazzi (Cultura do Automóvel), Joel Leite (Autoinforme), Koichiro Matsuo (Textofinal), Leonardo Felix, (Autoesporte), Marli Olmos (Valor Econômico), Maurício Jordão (Hyundai), Milene Rios (Auto Esporte), Ricardo Dilser (Auto Esporte) e Tião Oliveira (Jornal do Carro/Estadão).
A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) publicou a 8ª edição da sua Carta de Conjuntura e Tendências, que apresenta um balanço dos principais desafios enfrentados em 2024 e traça perspectivas para o futuro da Comunicação Pública no Brasil para 2025.
O documento destaca cinco pontos críticos enfrentados em 2024:
Desafios da comunicação em ano eleitoral, como o uso excessivo da legislação pré-eleitoral, impactando a transparência e a prestação de informações úteis à população.
A falta de regulamentação das plataformas digitais, gerando conflitos com o STF e acirrando o debate sobre regulação de mídias sociais no País.
Intimidações à imprensa, com exemplos de abuso de poder e assédio judicial contra jornalistas investigativos, ameaçando o direito à informação.
Impacto das emergências climáticas, reforçando o papel da comunicação pública na prevenção e mitigação de riscos.
Gastos com publicidade pública, agora sob fiscalização mais rigorosa para garantir eficiência, transparência e foco em utilidade pública.
Tendências para 2025
Além de analisar os desafios, a Carta de Conjuntura e Tendências 2024 apresenta as principais perspectivas para o próximo ano:
Regulação das plataformas digitais: O debate deve ganhar força com o julgamento do STF sobre o Marco Civil da Internet e a necessidade de legislações que enfrentem a desinformação.
Fortalecimento do jornalismo local: Veículos regionais e comunitários devem se consolidar, ampliando a cobertura hiperlocal e a proximidade com a população.
Uso ético da Inteligência Artificial: Ferramentas de IA devem se integrar à comunicação pública e jornalística com limites éticos para evitar manipulação e desinformação.
Educação midiática: Políticas públicas voltadas para a alfabetização midiática serão fundamentais para capacitar cidadãos a consumir e avaliar informações de forma crítica.
Comunicação pública como eixo estratégico: A digitalização, a inclusão e o uso de ferramentas de análise de dados devem fortalecer a comunicação como um pilar da transparência e da governança democrática.
Na avaliação da ABCPública, a Comunicação Pública tende a se consolidar como eixo estratégico para fortalecer a transparência, a governança democrática e a confiança da sociedade nas instituições.
ABCPública é selecionada para compor comitê da EBC após votação popular
Maiara Sobral
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) publicou em 16/12 a Portaria-Presidente nº 634/2024, que implanta o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi). A instância faz parte do Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas).
A ABCPública é uma das entidades selecionadas para fazer parte desse comitê. A eleição ocorreu por meio de votação popular, realizada através do site da EBC, em novembro. Quem representará a ABCPública, com um mandato de três anos, são os associados Maiara Sobral, como titular, e Lincoln Macário, como suplente.
Lincoln Macário
Maiara, diretora da ABCPública no Tocantins, afirma que representar a ABCPública no Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão significa fortalecer e divulgar os princípios da associação, tais como: comunicação como política de Estado, focada na cidadania ativa, ouvindo a sociedade e combatendo a desinformação: “Eu e Lincoln estamos à disposição para receber contribuições e construirmos um diálogo permanente em favor de uma nova comunicação pública, emancipadora e, acima de tudo, radicalmente democrática”.
Para Lincoln Macário, vice-presidente de Relações Legislativas e Governamentais da ABCPública, a expectativa com a instalação do conselho de participação popular é ajudar a resgatar o projeto original da EBC, focado no cidadão.
Sobre o Cpadi
O Cpadi terá entre suas funções o acompanhamento das diretrizes da programação veiculada pelas emissoras de comunicação pública operadas pela EBC no que tange a participação social, diversidade social, cultural, regional e étnica. O foco do Cpadi também está na pluralidade de ideias na abordagem dos fatos, na perspectiva da observância dos princípios de promoção da cultura nacional, pluralidade de fontes de conteúdo, estímulo à produção regional e à produção independente, além de suas finalidades educativas, artísticas, culturais, científicas, informativas e promotoras da cidadania.
Baixe agora o e-book sobre Linguagem Simples produzido por alunos do curso de ABCPública e Aberje
ABCPública e Aberje estão disponibilizando para acesso gratuito um livro de casos bem-sucedidos em Linguagem Simples. A edição, produzida por alunos da edição 2024 do Curso Completo em Comunicação Pública, reúne exemplos concretos de como a linguagem simples pode transformar a comunicação pública, promovendo acessibilidade, transparência e engajamento cidadão. Na ocasião do lançamento, o livro foi disponibilizado aos associados de ABCPública e Aberje e agora fica em acesso público.
Todos as turmas do curso da parceria ABCPública e Aberje lançaram livros. Entre eles estão um Glossário de Comunicação Pública, dois com casos de sucesso em Comunicação Pública e um livro com depoimentos de profissionais de Comunicação Pública falando sobre o dia a dia da atividade. Todos estão disponíveis para download na Biblioteca Digital da ABCPública.
A criação do livro Simplificar para Incluir: Casos Inspiradores de Linguagem Simples em Comunicação Pública envolveu pesquisa e colaboração entre os alunos do curso, profissionais e pesquisadores de comunicação pública. A organização é de Jorge Duarte, presidente da ABCPública e um dos curadores do curso. Acesse o e-book aqui.
Novo Manual de Comunicação da Câmara dos Deputados têm integrantes da ABCPública no Grupo de Trabalho
Um grupo com representantes das diversas áreas da comunicação da Câmara dos Deputados preparou a nova edição do Manual. Durante o processo, eles pesquisaram outros manuais, documentos internos e, principalmente, consultaram as equipes para sistematizar os consensos que construímos ao longo dos anos sobre as melhores práticas no jornalismo, redes sociais, interação com a sociedade.
O objetivo principal é dar transparência para os critérios e procedimentos. O Manual também inclui material de referência, como glossários de termos legislativos e de comunicação pública. A partir da publicação da versão online, que pode ser facilmente atualizada, está sendo preparada uma versão impressa, para ser lançada como parte das comemorações dos 25 anos da Agência Câmara de Notícias, em 2025.
Participaram do grupo de trabalho as integrantes da ABCPública Ana Marusia Lima, Daniela André, Ginny Morais e Cláudia Lemos. O grupo foi coordenado pelo jornalista Wilson Silveira, da Agência Câmara de Notícias.
Lembrete: prazo para inscrições no edital da ABCPública termina em 31 de janeiro
O Comitê Editorial da ABCPública vai selecionar trabalhos originais, como teses, dissertações e obras coletivas, que serão publicadas digitalmente, em formato de e-book, com acesso gratuito e o selo da ABCPública.
A iniciativa visa ampliar o alcance de pesquisas e incentivar a produção acadêmica e profissional na área, promovendo práticas que favoreçam a transparência, a prestação de contas e o diálogo entre a sociedade e as instituições públicas.
Este é o primeiro Edital de Seleção de Obras da ABCPública, lançado em comemoração ao aniversário de 8 anos da associação.
Participe! As propostas podem ser encaminhadas até 31 de janeiro de 2025.
Comunicadores públicos podem responder à pesquisa sobre uso de IA em órgãos públicos até 22 de dezembro
Você já viu por aqui que pesquisadores da ABCPública irão estudar o uso de Inteligência Artificial na Comunicação Pública a partir do resultado de uma pesquisa elaborada.
Se você ainda não respondeu ao questionário, saiba que o prazo foi prorrogado até o dia 22 de dezembro. Então, que tal já deixar sua resposta agora?
A pesquisa está sendo feita por três integrantes da ABCPública: Cláudia Lemos, Allana Albuquerque e Murilo Abreu. A pesquisa pretende responder como a Inteligência Artificial está sendo recebida pelas equipes de Comunicação Pública no Brasil e como está sendo a adoção dessa tecnologia e quais os impactos percebidos por esses profissionais.
As informações fornecidas serão utilizadas para a produção de artigo para a publicação Inteligência Artificial, Comunicação Pública e Comunicação Política, em organização pelos pesquisadores Heloíza Matos e Nobre, Maria Ângela Mattos e Guilherme Fráguas Nobre, para a ECA-USP.
Você já pode se inscrever no Curso Completo em Comunicação Pública 2025 com desconto para associados e parceiros
Se você é comunicador público e pretende realizar uma capacitação de qualidade em 2025, escolha o Curso Completo em Comunicação Pública, o bem-sucedido curso de 60 horas-aula de ABCPública e Aberje − Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
Serão 10 módulos, realizados aos sábados através da plataforma Zoom, de 17 de maio a 1º de novembro de 2025.
Novos parceiros
Nesta sexta edição do Curso Completo, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) serão parceiras de ABCPública e Aberje.
Associados dessas duas entidades terão um desconto de 20% no curso. Para conseguir o desconto, basta informar nos comentários da ficha de inscrição que é integrante doConif ou da Abel.
A Record TV realizou nessa semana mais cortes em sua redação em São Paulo. Deixam a emissora o apresentador André Azeredo e a repórter Thatiana Brasil. Desde o final de novembro, a Record tem feito demissões em diversos setores da empresa, incluindo o de Jornalismo. As informações são de Ana Cora Lima, do F5 (Folha de S.Paulo).
André Azeredo, ex-Globo e RBS, foi contratado em 2019. Apresentou o Fala Brasil e ultimamente comandava o Balanço Geral aos sábados. Trabalhou também no setor de reportagem, cobrindo diversos acontecimentos internacionais, incluindo recentes conflitos no Oriente Médio.
Thatiana Brasil tinha 16 anos de casa. Começou na redação da Record no Rio de Janeiro e, após breve passagem pela Globo, mudou-se para a sede da Record em São Paulo, em 2008. Trabalhou nos telejornais Câmera Record e Repórter Record. Ultimamente, produzia reportagens para o Domingo Espetacular.
Além de Azeredo e Brasil, dois produtores do Jornal da Record também foram demitidos.
Vale lembrar que, na semana passada, a Record demitiu sete profissionais do setor de Jornalismo, entre eles nomes veteranos que estavam há mais de 15 anos na casa. Outros cortes já haviam sido feitos no final de novembro. Na ocasião, o Portal dos Jornalistas entrou em contato com a emissora, que falou sobre “demissões pontuais”.
A população de Belém acordou assustada em 11/12, quando tomou conhecimento de que o governador do Estado, Hélder Barbalho (MDB) tinha mandado para análise e votação na Assembleia Legislativa de um projeto de reforma administrativa no Estado. Um dos pontos do projeto era a extinção da Fundação Paraense de Radiodifusão – Funtelpa, que congrega rádio FM, televisão e portal de internet, chamados Cultura.
Pelo projeto, a Fundação seria extinta e absorvida pela Secretaria de Comunicação. Na prática, o projeto subordinava os recursos humanos e o aparato técnico da Fundação ao interesse da assessoria de imprensa e do marketing governamental, acabando assim com a autonomia que sempre foi uma característica marcante da Fundação.
O anúncio recebeu diversas críticas e repúdios diante de tamanho desmonte. Por causa da repercussão negativa, o Governo do Pará anunciou a retirada temporária do projeto e justificou o recolhimento do texto, afirmando que ajustes serão feitos antes de um novo envio. Depois do susto inicial, servidores da Funtelpa, com apoio do Sindicato dos Jornalistas do Pará, além da população, começaram uma série de reuniões e manifestações contra a medida do governador. Quem quiser ajudar, dar uma força aos coleguinhas das emissoras Cultura no Pará, há um abaixo-assinado contra esse absurdo.
Maira Pinheiro, gerente sênior de Comunicação Corporativa, Reputação e DE&I, despediu-se em novembro da Alpargatas, após 5 anos de casa. Antes, esteve em Triunfo Participações, Grupo Confidence e Máquina CW.
Em seu Linkedin, Maira Maira despediu-se e agradeceu pelo período na empresa: “Foram anos intensamente vividos na Alpargatas. Momentos icônicos, bem a cara da marca Havaianas que tanto me representa. Conheci pessoas incríveis e competentes, líderes que me desafiaram e me fizeram crescer de forma acelerada. […] Foi uma caminhada inspiradora, leve, colorida e cheia de realizações, pegadas que ficarão pra sempre na minha jornada. Chegou a hora de voar, sempre com a Alpa no coração e Havaianas nos pés!”.