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Por dentro da Comunicação Pública: ABCPública repudia a eliminação da verificação de fatos nas plataformas da Meta

Webinário debate Inteligência Artificial e Comunicação Pública em lançamento de e-book

A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) divulgou nessa terça-feira (14/1) uma nota de repúdio contra as mudanças anunciadas pela empresa Meta nas políticas de verificação de fatos (fact-checking) e na dinâmica de inserção de notas da comunidade. Medidas que terão implicações diretas na veracidade e confiabilidade das informações que circulam no espaço digital.

A ABCPública enfatiza que “as alterações anunciadas criam um ambiente favorável à proliferação de conteúdos inverídicos, não apenas facilitando, mas também incentivando a construção de narrativas falsas que poderão ser disseminadas de forma intencional e massiva. Esse cenário representa uma ameaça direta à qualidade do ambiente comunicacional, resultando na perda de credibilidade das informações de interesse público e impactando, de maneira irreparável, a sociedade brasileira”.

Ao enfraquecer mecanismos que garantem a precisão e a imparcialidade das informações, como atuam as entidades independentes de fact-checking, a Meta contribui para disseminar diretamente para a população conteúdos falsos e preconceituosos, em prejuízo ao debate público e à qualidade da informação que circula na sociedade. Leia a íntegra aqui.

Organizações da sociedade civil articulam-se para reivindicar a regulamentação das plataformas digitais

A discussão sobre os limites para a atuação das big techs é pauta do dia no mundo inteiro, por meio da mídia comercial, de organizações públicas e da sociedade civil. Até onde podem chegar os prejuízos da ausência total de limites para essas megaempresas que concorrem com empresas jornalísticas sem se curvar à legislação que regula o setor e a nenhuma outra?

Mais de 170 organizações da sociedade civil, inclusive a ABCPública, já assinaram um  manifesto público Contra o Retrocesso na Moderação de Conteúdo da Meta e os Ataques à Regulação Democrática do Espaço Digital.

A próxima iniciativa é a construção de uma agenda de mobilizações e luta em defesa de uma regulação sobre as grandes plataformas digitais, que assegure direitos às pessoas, institua instrumentos de transparência sobre a moderação de conteúdos e as responsabilize pelos atuais danos e futuros riscos que seus sistemas acarretam e venham acarretar.

Se você representa alguma instituição e deseja participar desse debate, acesse o site da Coalisão Direitos na Rede.

UNB lança Comitê de Enfrentamento à Desinformação

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Em 8/1, a Universidade de Brasília (UnB) lançou o Comitê de Enfrentamento à Desinformação, iniciativa que reforça o compromisso da Universidade com a promoção de informação qualificada e com a defesa da verdade, em especial no contexto digital contemporâneo.

O comitê tem a missão de fomentar debates, pesquisas e ações no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, além de apoiar a comunicação institucional e propor estratégias de letramento digital e educação midiática.

É composto por representantes de diversas unidades e áreas de conhecimento da UnB e entidades como a Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Confira a íntegra do evento de lançamento do Comitê aqui.

Vem aí o 2º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública no Sudeste

O 2º Congresso de Comunicação Pública será nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2025, na Câmara Municipal de Campinas (SP) e tem como objetivo principal promover um espaço de reflexão, a troca de experiências, e o aprendizado sobre práticas inovadoras e estratégias eficientes de comunicação voltadas para o interesse público.

O tema Da mão na massa ao estratégico propõe uma mudança de paradigma na forma como a comunicação pública é percebida e executada.

O evento procura ampliar o entendimento sobre o papel estratégico da comunicação pública, destacando sua importância não apenas na execução de tarefas operacionais, mas também na formulação de políticas, no fortalecimento do diálogo com a sociedade e na promoção da transparência e do engajamento social.

Para participar do evento é preciso fazer a inscrição aqui. Mais informações neste link.

Diretor da ABCPública em São Paulo ministrará curso sobre “mandato cidadão”

Existe um consenso acerca da distância entre representantes e representados nas diferentes esferas de poder. A população em geral tem a percepção que não é ouvida pelos agentes políticos. Por outro lado, o Legislativo Municipal é, por excelência, o espaço que discute os temas de interesse do município.

Diante desse paradoxo, as Câmaras de Vereadores nos últimos anos estão aperfeiçoando seus canais de comunicação para se aproximarem dos cidadãos.

O minicurso O papel da Comunicação na construção de um mandato cidadão: um guia para parlamentares e assessores busca apresentar estratégias para que os mandatos parlamentares tenham uma atuação mais responsiva, ou seja, que respondam de uma maneira mais apropriada do ponto de vista cidadão.

O curso, uma organização da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Praia Grande (SP) e da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCública), será ministrado por Michel Carvalho, diretor regional da ABCPública São Paulo, no dia 22 de janeiro, às 14 horas, no Plenário da Câmara de Praia Grande.

Estão convidados assessores políticos, parlamentares, servidores, estudantes universitários e demais interessados no tema. Inscrições neste link.

Quem faz a Comunicação Pública pelo País?

Mudanças na Secom da Presidência da República

Sidonio Palmeira. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Sidônio Palmeira assumiu a Secom da Presidência, substituindo o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que ficou dois anos à frente da comunicação do Planalto. Sidônio foi o marqueteiro de Lula na campanha presidencial de 2022.

Laércio Portela Delgado, secretário de Comunicação Institucional que foi ministro interino de maio a setembro de 2024, assumirá como secretário de Imprensa. (Com informações de g1 e Poder360)

Daniela Moraes assume como chefe de gabinete e assessora de imprensa da prefeitura de Morro Reuter (RS)

Daniela Moraes

A jornalista Daniela Moraes foi nomeada recentemente como chefe da Assessoria de Imprensa do município Morro Reuter, no Rio Grande do Sul.  Em suas experiências, a profissional trabalhou no Grupo Sinos, por mais de 20 anos, onde foi repórter, editora, revisora e chefe de reportagem. Durante o ano passado, também teve passagem no governo do Rio Grande do Sul, integrando o gabinete da Secretaria de Educação do Estado.

Não perca a agenda de oportunidades de capacitação e de publicação de conteúdo sobre Comunicação Pública

1- E-book Comunicação Pública e Governamental − iniciativa da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas, com prazo para submissão de artigos sendo encerrado em 30 de abril e a publicação prevista para outubro de 2025. O tema é Comunicação Pública e Governamental, Relacionamento entre órgãos Públicos e População e temáticas. Veja os detalhes aqui.

São organizadores da publicação os professores Leandro Peters Heringer (PUCMinas), Wilson da Costa Bueno (USP), Verônica Soares da Costa (PUC Minas), Letícia Alves Lins (PUCMinas) e Kárita Emanuelle Ribeiro Sena (UFMS).

2- V Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC − uma iniciativa da Universidade de Coimbra. Tem como tematica (Re)pensar a comunicação alternativa no mundo contemporâneo. Submissão de comunicações até 8 de março e todos os detalhes neste link.

3- E-book gratuito sobre Comunicação Pública. Somente até 31 de janeiro, interessados em publicar livro sobre o tema podem submeter o conteúdo à ABCPública. O edital marca as comemorações dos 8 anos da associação.

O Comitê Editorial da associação irá avaliar e selecionar propostas de publicação de teses, dissertações e obras coletivas alinhadas com a missão da entidade, “que estejam com a produção textual concluída e pronta para diagramação e edição eletrônica”, conforme prevê o edital. Não haverá nenhum custo para autores e organizadores das obras, que serão publicadas em formato digital (e-book) com o selo ABCPública e disponibilizadas gratuitamente na Biblioteca Digital da ABCPública.

“O nosso objetivo é fortalecer a pesquisa e as práticas em comunicação pública no Brasil, ampliando o acesso a estudos que contribuam para o avanço desse campo”, explica Jorge Duarte, presidente da ABCPública.Queremos promover a difusão do conhecimento, estimular o debate qualificado, disseminar boas práticas e incentivar a produção intelectual sobre comunicação pública, um fator essencial na qualidade dos serviços públicos, no fortalecimento da cidadania e na consolidação da democracia”. Saiba mais aqui.

Curso Completo de Comunicação Pública, parceria ABCPública e Aberje ainda está com inscrições abertas.

As aulas são ministradas por uma equipe de pesquisadores e profissionais experientes, que discutem casos e apresentam práticas atuais no campo da comunicação pública.

Os encontros são realizados online, aos sábados, das 14h às 17h, proporcionando flexibilidade para os participantes. Saiba mais aqui.


 

Abraji divulga data do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Abraji divulga data do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Crédito: Reprodução/Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou a data e o local do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Este ano, o evento será realizado de 10 a 12 de julho, enquanto o Domingo de Dados ocorrerá em 13 de julho. Toda a programação será sediada no campus Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo.

De acordo com a associação, o objetivo desta edição é ampliar a diversidade de temas e participantes. As linhas de comunicação para envio de propostas de debates, temas e convidados serão abertas em breve, assim como os lotes para compra antecipada de ingressos.

Confira a programação das últimas edições aqui.

Record fecha parceria de conteúdo com Desimpedidos para cobertura do futebol em 2025

Record fecha parceria de conteúdo com Desimpedidos para cobertura do futebol em 2025
Crédito: Edu Moraes

A Record TV anunciou uma parceria de conteúdo com o grupo Desimpedidos para a cobertura dos campeonatos Paulista e Brasileiro de futebol em 2025. O projeto inclui também a realização coletiva do programa Joga nas 11, criado em 2022 para o portal R7 e redes sociais da emissora.

Com a parceria, os jogos exibidos pela Record terão, além das transmissões na TV, narração e comentários exclusivos no digital, com a equipe do Desimpedidos. A equipe será composta pelo narrador Chico Pedrotti, o comentarista Rudy Landucci e os repórteres Danilo Soto e Marília Galvão. A ideia é fazer uma transmissão diferente daquela que vai ao ar na televisão.

Além disso, a parceria inclui mudanças nos pré e pós-jogos e no Joga nas 11. O apresentador Zé Luiz segue no comando dos programas no ambiente digital e ganha o reforço de Yara Fantoni, Rudy Landucci, Danilo Soto e Marília Galvão. No Joga nas 11, a equipe será composta pelos mesmos profissionais, além de Bira e Felipe Silva.

O primeiro jogo transmitido pela Record, na TV e no digital, será Palmeiras e Portuguesa pelo Paulistão, na quarta-feira (15/1), às 21h25. E o novo Joga nas 11 estreia na sexta-feira (17/1), às 18 horas.

O adeus a Lucia Boldrini

O adeus a Lucia Boldrini
Crédito: Instagram

Morreu em 10/1 a jornalista Lucia Boldrini, aos 61 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ela estava há um ano em uma clínica de reabilitação após sofrer um grave AVC que paralisou o lado esquerdo de seu corpo. Deixa a filha, a também jornalista Angela Boldrini.

Na carreira como jornalista, Lucia trabalhou em tradicionais veículos como Folha de S.Paulo e Estadão. Foi por quase seis anos editora-chefe do Destak Jornal. Atuou também como editora de mercado financeiro no Bom Dia Mercado e como editora sênior do TC.

Em texto publicado no site Bem Blogado, Carlos Eduardo Alves, amigo de Lucia, escreveu sobre a vida e carreira da jornalista: “O que dizer da bonitona, que era como eu a chamava? Muita coisa. (…) A inteligência da Lucia era descomunal, avassaladora. Os comentários dela, sempre certeiros e mordazes. Em segundos, resumia uma questão complexa com poucas e definitivas palavras. Era um fenômeno. Como jornalista, a Lúcia era dona de texto impecável e uma editora com olhar de repórter, sempre buscando o fundamental que muitas vezes passara batido por outros profissionais”.

E-book aponta tendências para a comunicação em 2025

E-book aponta tendências para a comunicação em 2025

A Oficina Consultoria lançou o e-book Tendências 2025 para Gestão da Reputação, que reúne insights e tendências globais sobre mídia, transformação tecnológica, inovação e o cenário econômico para este ano.

A publicação apresenta orientações estratégicas para líderes, empresas e comunicadores enfrentarem o ano que promete um contexto de incertezas radicais, complexidade crescente e transformações aceleradas.

Segundo os curadores, 2025 marcará o ápice do Mundo BANI − acrônimo em inglês que define um cenário frágil, ansioso, não linear e incompreensível. Liliane Pinheiro, CEO da Oficina,  explica que os sistemas globais estão mais vulneráveis, com riscos não lineares agravados pelas mudanças climáticas: “Além disso, a comunicação entra na era algorítmica, exigindo respostas rápidas e estratégias inovadoras para fortalecer a confiança e a gestão da reputação em meio à ansiedade e polarização crescentes”.

Gratuito, o guia destaca a renovação do ecossistema de informações e a redefinição do conceito de mídia, que impactará a confiança do público e o acesso às informações. Segundo Miriam Moura, curadora do e-book, novas dinâmicas surgirão, como a fusão de agendas e a priorização personalizada de conteúdo. O guia introduz ainda o conceito de Liderança 5C − Comunicação, Curiosidade, Compaixão, Coragem e Criatividade − como fundamental para navegar nos desafios do ano.

AFP lança cursos gratuitos de investigação online

AFP lança cursos gratuitos de investigação online
Crédito: Agence Olloweb/Unsplash

A Agência France-Presse (AFP) lançou uma série de cursos online gratuitos para jornalistas, estudantes e demais interessados em aprimorar suas habilidades de investigação digital. Os conteúdos abordam diversas técnicas, como buscas avançadas na internet, verificação de autenticidade de imagens e vídeos, análise detalhada de conteúdos digitais e uso de mapas interativos para rastrear informações.

A iniciativa oferece certificação em três níveis de dificuldade: básico, intermediário e avançado. As aulas estão disponíveis em português, espanhol, francês e inglês. Mais informações aqui.

Renata Freitas reforça a Comunicação do Iveco Group

Renata Freitas reforça a Comunicação do Iveco Group
Crédito: Reprodução/Linkedin

O Iveco Group anunciou no final de 2024 a chegada de Renata Freitas, que assume o cargo de gerente de Relações com a Mídia e Imagem Corporativa. Com uma carreira consolidada no setor de comunicação e vasta trajetória na indústria de alumínio, ela vinha atuando como diretora de atendimento na Fundamento e antes passou por ABAL, Norsk Hydro, Alunorte e Temple. Ela responderá à diretora de Comunicação Corporativa para a América Latina Isabela Costa, no grupo desde 2013.

“Estou entusiasmada em ingressar no Iveco Group, uma empresa globalmente reconhecida pela sua inovação e compromisso com a sustentabilidade. Acredito muito no potencial da comunicação para a marca e pretendo, junto ao time, contribuir para fortalecer a imagem do Iveco Group, especialmente em uma região tão estratégica como a América Latina”, comemorou Renata.

Digital Media Americas Awards 2025 recebe inscrições até 14 de fevereiro

Digital Media Americas Awards 2025 tem inscrições até 14 de fevereiro

Estão abertas até 14 de fevereiro as inscrições para o Digital Media Americas Awards 2025, organizado pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), que reconhece trabalhos de jornalismo digital na região.

Neste ano, o prêmio terá as novas categorias Melhor uso de áudio e Melhor Projeto com Impacto Social. Somam-se a elas as já conhecidas categorias Melhor visualização de dados, Melhor envolvimento do público, Melhor site de notícias, Melhor uso de vídeo, Melhor Estratégia de Assinaturas Digitais/Receita de Leitores, Melhor boletim informativo, Melhor uso de inteligência artificial na escrita, Melhor Projeto de Verificação de Fatos, Melhor Produto Digital Inovador e Melhor Projeto de Jornalismo Digital.

Podem ser inscritos trabalhos de veículos de Estados Unidos, Canadá, México, América Central e América do Sul, publicados entre entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024. Os vencedores, que serão anunciados durante o Digital Media LATAM 2025, em 3 de abril, na Cidade do Panamá, vão competir no Digital Media Awards.

Para fazer a inscrição é preciso se cadastrar na plataforma do prêmio e preencher as informações solicitadas. A taxa de inscrição é de 100 euros (aproximadamente R$ 626 na cotação atual).

Mais informações e inscrições aqui.

De volta à TV aberta, Tiago Leifert começa no SBT

De volta à TV aberta, Tiago Leifert assina com o SBT
Crédito: Reprodução/Big Brother Brasil/Globo

O SBT anunciou nesta quarta-feira (8/1) a contratação de Tiago Leifert como seu novo narrador. Ex-apresentador do Big Brother Brasil na Globo, Leifert deixou a emissora em 2021 e, desde então, não fez novos trabalhos na televisão aberta. Comandou algumas transmissões da Copa do Brasil no Amazon Prime Video.

Ele estreará nas transmissões esportivas em 21/1, narrando o jogo entre Benfica e Barcelona, válido pela sétima rodada da fase de grupos da UEFA Champions League. A partida será exibida no SBT e no +SBT. Em março, ele também começará a narrar as partidas da Conmebol Sul-Americana.

Além de sua longa trajetória como apresentador na Globo, comandando programas como Globo Esporte e The Voice Brasil, Leifert foi repórter, editor e comentarista. Também trabalhou como narrador da franquia FIFA, da Electronic Arts, por quase nove anos.

Em comunicado, compartilhou seu entusiasmo com a nova fase da carreira: “Nasci e cresci na TV aberta e, como todo brasileiro, tenho um carinho enorme pelo SBT e o máximo de respeito pelo legado do gênio Silvio Santos. Estou muito honrado e empolgado com a oportunidade de contar as histórias da Conmebol Sul-Americana e da UEFA Champions League ao lado dos colegas do time de esportes. Que seja uma jornada emocionante para todos nós”.

Eleição dos +Admirados Jornalistas Brasileiros está de volta!

Eleição dos +Admirados Jornalistas Brasileiros está de volta!

Como parte das celebrações de 30 anos deste Jornalistas&Cia, a eleição dos +Admirados Jornalistas Brasileiros ganhará mais uma edição em 2025, a terceira de sua história. A iniciativa, realizada nos anos de 2014 e 2015, apontará os 100 jornalistas mais admirados do Brasil pela opinião dos próprios colegas de imprensa e profissionais da Comunicação.

A eleição está prevista para o segundo trimestre deste ano, com a cerimônia de premiação ocorrendo em data próxima ao aniversário de Jornalistas&Cia, em setembro. As duas primeiras edições tiveram como principais destaques o então âncora da BandNews FM e TV Bandeirantes Ricardo Boechat, falecido em um trágico acidente aéreo em 2019, e a colunista e apresentadora Miriam Leitão, uma das mais premiadas jornalistas brasileiras de todos os tempos.

“Após dez anos, em um novo cenário, com muitos profissionais de qualidade que surgiram e ganharam relevância no jornalismo nesse período, entendemos que chegou o momento de realizar novamente a eleição”, destaca Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora. “Neste intervalo, a série +Admirados cresceu e se multiplicou, ganhando versões nichadas para as editorias de Economia, Negócios e Finanças; Saúde, Ciência e Bem-Estar (sob os auspícios do Hospital Israelita Albert Einstein); Automotiva; Agronegócio; Esportes; Tecnologia; além de uma dedicada a reconhecer o trabalho de jornalistas negros e negras, realizado em parceria com 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP – Jornalistas Pretos. Mas sempre ficou aquele desejo de realizar novamente um recorte mais geral, contemplando todos os jornalistas brasileiros. Nada melhor do que promovê-la na esteira das comemorações dos nossos 30 anos”.

Empresas interessadas em apoiar e associar suas marcas à iniciativa podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro ([email protected]) ou Silvio Ribeiro ([email protected]).

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