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domingo, dezembro 7, 2025

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Monitor do Mercado e Portal das Commodities unem operações

Monitor do Mercado e Portal das Commodities unem operações

Os sites Monitor do Mercado, sobre economia e investimentos, comandado por Marcos de Vasconcellos, e Portal das Commodities, com informações e análises sobre ativos como soja, café, milho e boi, fundado por Guto Gioielli, anunciaram na última semana a união de suas operações.

O acordo manterá as duas marcas ativas, porém com maior alcance de seus conteúdos a partir das especialidades de cada uma. Para marcar esse momento, os gestores das duas marcas promoverão em 5/2, às 19h, uma live que também apresentará um panorama exclusivo sobre o cenário das commodities para 2025 e destacará as melhores oportunidades de investimento para o ano. As inscrições para participar do debate já estão abertas.

Edição especial divulgará os +Premiados da Imprensa de 2024

Ranking dos +Premiados da Imprensa circulará em janeiro, em edição especial unificada

Circulará na próxima segunda-feira (27/1) a edição especial com os resultados do Ranking +Premiados da Imprensa Brasileira 2024. Em sua 13ª edição, a iniciativa analisou 200 prêmios de jornalismo, do Brasil e do Mundo, para apontar quais são os jornalistas, veículos e grupos de comunicação brasileiros mais premiados no ano passado e na história, destacando também os recortes Nacional e Regionais, e por plataforma, para os veículos.

Na edição 2023 da pesquisa o grande destaque foi o Grupo Globo, que além de levar o prêmio de +Premiado Grupo de Comunicação do Ano, viu também a TV Globo faturar o mesmo reconhecimento entre os veículos e a repórter fotográfica Márcia Foletto, de O Globo, ficar no primeiro lugar entre os +Premiados Jornalistas do Ano.

Mais informações editoriais sobre o projeto podem ser obtidas com Fernando Soares ([email protected]), coordenador da pesquisa. Empresas interessadas em anunciar no especial podem entrar em contato com Vinicius Ribeiro ([email protected]) ou Silvio Ribeiro ([email protected]).

Pesquisa aponta que 72% dos usuários do LinkedIn sofrem do “medo de ficar de fora”

Pesquisa aponta que 72% dos usuários do LinkedIn sofrem do
Crédito: Nik Shuliahin/Unsplash

Pesquisa conduzida por Ahmed El Khatib, professor e pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), apontou que 72% dos usuários do LinkedIn sofrem da síndrome do “medo de ficar de fora” (Fear of Missing Out, em inglês, ou FoMO). O estudo analisou o comportamento de 622 usuários brasileiros da plataforma para identificar “aspectos ocultos” da rede.

Segundo a pesquisa, este “medo de ficar de fora” faz com que os usuários acessem o LinkedIn de forma compulsiva, buscando incessantemente atualizações de empregos e oportunidades no mercado. Este acesso constante acaba expondo os usuários a uma grande quantidade de informações e comparações sociais com carreiras de outras pessoas.

“O LinkedIn, projetado para conectar profissionais, muitas vezes se transforma em uma fonte de pressão psicológica, exacerbada por idealizações constantes das carreiras alheias”, explica Ahmed. “Apesar de ser uma rede social voltada para o desenvolvimento de carreira, pode desencadear uma pressão psicológica significativa, quando usado de forma intensa ou descompensada”.

Além dessa comparação social com carreiras consideradas mais bem-sucedidas, a pesquisa identificou também o fenômeno de “perseguição corporativa”, no qual os usuários monitoram de forma frequente perfis alheios sem interação direta, motivados por uma busca de validação e atualização profissional.

Segundo o estudo, todas essas comparações sociais acabam aumentando os níveis de estresse dos usuários e acaba gerando uma espécie de “inveja” associada ao uso do LinkedIn, o que intensifica ainda mais esse “medo de ficar de fora” e as comparações constantes com outras carreiras. Além disso, a exposição constante a “carreiras ideais” e conquistas de outros aumenta sentimentos de inferioridade e prejudica o bem-estar psicológico dos usuários.

Leia a pesquisa na íntegra aqui.


José Trajano narra amor ao América em 1960 – quando as estrelas ficaram vermelhas

José Trajano narra amor ao América em 1960 – quando as estrelas ficaram vermelhas

Um dos maiores nomes do jornalismo esportivo brasileiro, José Trajano acaba de lançar 1960 – quando as estrelas ficaram vermelhas (Onze Cultural), livro que narra sua emoção de, aos 13 anos de idade, ver o América ser campeão da primeira taça da Guanabara, contra o Fluminense.

Na obra, Trajano conta a história dessa conquista trazendo como pano de fundo a vida e a arte daquele tempo, mergulhando na melodia e na bossa novíssima do Rio de Janeiro, que meses antes havia deixado de ser a Capital Federal. Em 232 páginas, guia o leitor pelos cinemas, jornais, diários, páginas e cantos tijucanos.

Para marcar o lançamento da obra, o autor promoverá a noite de autógrafos em 31/1 (sexta-feira), a partir das 18h30, na Retrogol Arena (Rua Dr. Renato Paes de Barros, 415), em São Paulo.

Notícias Agrícolas anuncia promoções e novos projetos para 2025

Notícias Agrícolas anuncia promoções e novos projetos para 2025
Crédito: Notícias Agrícolas

O Notícias Agrícolas começa 2025 com uma série de novidades em sua equipe. Além da promoção de Aleksander Horta a diretor de Jornalismo, adiantada há duas semanas pelo J&Cia, a plataforma também promoveu a editora-chefe Carla Mendes ao posto de chefe de Redação e o editor Guilherme Dorigatti a editor executivo.

As mudanças têm como objetivo reforçar a cobertura não apenas do site, que continua sendo a espinha dorsal da marca, mas também ampliar e qualificar a produção de conteúdo para outras mídias, como rádio, tevê e redes sociais.

Entre os novos projetos, a plataforma prepara a criação de uma grade de programas para o canal Notícias Agrícolas no YouTube; a expansão de seu conteúdo para smarttvs e streamings; novos conteúdos para redes sociais; e a reformulação do site Notícias Agrícolas.

Brasileiros consideram redes sociais um dos principais meios de disseminação de notícias falsas, diz pesquisa

Brasileiros consideram redes sociais um dos principais meios de disseminação de notícias falsas
Crédito: Panos Sakalakis/ Unsplash

Pesquisa realizada pela Hibou, empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, revelou que a maioria dos brasileiros defende a importância de combater as fake news. O estudo aponta que 70% acreditam que as redes sociais devem ser responsabilizadas pela disseminação de desinformação, enquanto 39% defendem que elas assumam total responsabilidade pelo conteúdo postado. Além disso, 60% discordam da decisão da Meta de deixar o combate à desinformação a cargo da comunidade.

Segundo o estudo, Facebook lidera como a plataforma mais associada à disseminação de fake news (45%), seguido por WhatsApp (42%) e Instagram (39%). TikTok (35%) e X (34%) também aparecem entre as principais menções. A pesquisa destaca ainda que a prevenção é um hábito frequente, com 51% dos brasileiros verificando a fonte antes de compartilhar notícias. Contudo, 13% ainda repassam conteúdo sem checar. Títulos sensacionalistas, falta de validação cruzada e sites de baixa credibilidade são os principais sinais de alerta, enquanto apenas 7% confiam em informações divulgadas por influenciadores.

Além de desinformar, elas prejudicam a percepção das marcas. Para 26% dos consumidores, produtos anunciados próximos a notícias falsas perdem apelo, e 32% acreditam que as empresas financiam indiretamente a desinformação, ressaltando a necessidade de práticas mais responsáveis no marketing digital.

Tele.Síntese encerra atividades após 20 anos

Tele.Síntese encerra atividades após 20 anos

O portal Tele.Síntese, especializado em notícias sobre o mercado de telecomunicações, tecnologias da informação e internet, anunciou o encerramento de suas atividades após 20 anos de trabalho. A decisão ocorre após a morte de Miriam Aquino, fundadora e presidente do site, em 7/1.

Em comunicado, Diego Aquino, diretor da Momento Editorial, empresa responsável pelo Tele.Síntese, falou sobre a decisão de encerrar as atividades do portal: “Com a morte repentina de nossa diretora editorial e líder da equipe, jornalista Miriam Aquino, tornou-se praticamente inviável manter o projeto com a qualidade e a confiabilidade que sempre caracterizaram o Tele.Síntese”.

O comunicado diz ainda que, em respeito aos “mais de 600 mil leitores/mês do Tele.Síntese”, as bases de dados do portal serão mantidas para qualquer um que se interesse em se informar sobre economia digital, telecomunicações, tecnologia da informação e internet.

InfoAmazonia lança curso sobre geotecnologias na cobertura ambiental com bolsa-reportagem

InfoAmazonia lança curso sobre geotecnologias na cobertura ambiental com bolsa-reportagem
Crédito: Vlad Hilitanu/Unsplash

Estão abertas até 24 de janeiro as inscrições para o curso gratuito Cartografia e Investigação Ambiental da InfoAmazonia. A edição é a primeira de uma série de capacitações voltadas a comunicadores visando fortalecer investigações ambientais na Amazônia.

A formação será composta por cinco aulas que ocorrerão nos dias 3, 6, 12 e 14 de fevereiro, das 18h às 20h, em formato online, via Google Meet. A capacitação ensinará a diferenciar formatos de arquivos geográficos, manipular dados geoespaciais, criar mapas interativos, aplicar técnicas de apuração ambiental e produzir narrativas visuais baseadas em evidências.

Participantes com certificado e experiência em temas socioambientais podem submeter pautas relacionadas ao curso para concorrer a bolsas de até R$ 8.200, destinadas à produção de reportagens no site da InfoAmazonia.

Inscrições aqui.

Jornal da Orla, de Santos, passa a integrar Grupo Brasil Export e estreia nova fase

Crédito: Instagram

O Jornal da Orla (JO), publicação de Santos, no litoral de São Paulo, passa a integrar o Grupo Brasil Export, responsável pelo BE News, portal e jornal especializado nos setores portuário, de transportes e logística. Com a novidade, o JO vai inaugurar em 25/1, véspera do aniversário da cidade de Santos, uma nova fase, que inclui ampliação de sua cobertura, aumento no numero de páginas e um novo projeto gráfico.

Com a nova fase, o Jornal da Orla, que tem 51 anos de existência, vai ampliar sua cobertura para todas as cidades que compõem a Baixada Santista. A publicação, que se manterá gratuita, vai ampliar também a sua distribuição, com edições digitais diárias e a tradicional edição impressa aos finais de semana. Além disso, o JO terá também um novo projeto gráfico em sua versão impressa e vai fazer também melhorias no layout de seu portal online.

A equipe de redação terá ao menos 15 profissionais, entre jornalistas e colunistas. Entre eles estão Leopoldo Figueiredo, diretor-geral do BE News e ex-A Tribuna que coordenará o Jornal da Orla; Eduardo Silva, diretor de redação, que chefiou por muitos anos o jornalismo da TV Tribuna; e Paulo Schiff, que vai apresentar a partir de 27/1 o Conexão Metrópole, novo programa do OrlaPlay, o canal do JO no YouTube.

Brazil Economy, focado em economia e negócios, estreia em 10 de fevereiro

Brazil Economy, focado em economia e negócios, estreia em 10 de fevereiro

O Brazil Economy, novo portal focado em jornalismo de economia e negócios, definiu sua estreia para 10 de fevereiro. Liderado pelo sócio e fundador Flavio Pestana, o veículo será exclusivamente digital, com acesso gratuito. As informações são do Meio & Mensagem.

O time de sócios da empresa é composto pelo próprio Flavio Pestana, que também participou da fundação do Valor Econômico, além de ter trabalhado em Estadão, Folha de S.Paulo e UOL; José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta (responsável pela TV Cultura) e ex-Bandeirantes e SBT; Agostinho Turbian, publisher de eventos nacionais e internacionais de negócios; e Hugo Cilo, editor-chefe do projeto e ex-IstoÉ Dinheiro, UOL, Jornal da Tarde e Diário do Grande ABC.

Além de Cilo, integram a equipe da redação Beto Silva, Agência Estado e IstoÉ Dinheiro, que atuará como editor de negócios e tecnologia; e Paula Cristina, editora de finanças e economia, que trabalhou anteriormente em Estadão, Folha de S.Paulo e DCI.

O Brazil Economy terá oito grandes editorias principais em seu site: Empresas, Finanças, Agronegócio, Tecnologia, Lifestyle, Mercados, Opinião e Vídeos. Em entrevista para o Meio & Mensagem, o sócio-fundador Flavio Pestana disse que o projeto “nasce para preencher uma lacuna no mercado. Nosso objetivo é ser referência em jornalismo econômico de profundidade, conectando os leitores com análises exclusivas e informações que realmente importam”.

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