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App da Agência Pública propõe passeio pela História do Porto Maravilha

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

 

A Agência Pública lançou em 23/6 um aplicativo sobre a História do Brasil. Por acreditar que o jornalismo pode transmitir conhecimento de maneira divertida e transformadora, a Agência escolheu a zona portuária do Rio para propor cinco roteiros que levam o título de Museu do Ontem.

Natalia Viana e sua equipe na Casa Pública dedicaram um ano ao trabalho de pesquisa jornalística para descobrir histórias que não estão nos livros. O desenvolvimento do aplicativo é do holandês Babak Fakhamzadeh. A artista plástica Juliana Russo responde pela concepção gráfica e ilustrações. Para quem procura recriar a experiência de estar no Porto naquela época, os roteiros usam trechos do livro 1808, de Laurentino Gomes, e anúncios de venda de escravos em jornais, na voz da cantora Anelis Assumpção.

Ao unir jornalismo, tecnologia e arte, com uma pitada de Pokémon Go – pois o usuário pode se propor a descobrir lugares e personagens, ou colecioná-los –, o aplicativo oferece a exploração da região como se fosse um game. No início, é preciso baixar na App Store ou Google Play. Um mapa atual pode ser comparado com um mapa da área no século 19.

Novo app da Agência Pública oferece cinco roteiros temáticos pela região central do Rio de Janeiro

São cinco roteiros temáticos, para serem seguidos a pé: o Tour da Corrupção começa com Dom Pedro I e vem até escândalos da Lava Jato; o Tour do Terror lembra cenas grotescas que ali ocorreram desde Dom João VI; o Tour do Samba vai do primeiro terreiro de candomblé aos galpões das escolas atuais; o Tour dos Fantasmas lembra episódios que assombram o centro da cidade; e o História do Brasil Express relata fatos muito importantes para o País, como o desembarque de 700 mil negros escravizados e a execução de Tiradentes.

Ainda em julho, a Pública pretende promover uma série de caminhadas no Centro, chegando a grupos de estudiosos e turistas. “O Rio de Janeiro inspira curiosidade histórica, e o Porto é um reflexo disso, uma concentração da História do Brasil”, diz Natalia Viana ([email protected]).

Regiane Oliveira e Marcelo Cabral lançam biografia não autorizada de Marcelo Odebrecht

Chegou às livrarias na última semana O Príncipe – Uma biografia não autorizada de Marcelo Odebrecht (Astral Cultural). A obra, de autoria de Regiane Oliveira (El País Brasil) e Marcelo Cabral (Época Negócios), é resultado de um trabalho de levantamento de dados e investigação com dezenas de entrevistas e análises dos inquéritos que correm na Justiça sobre as 41 fases da operação Lava Jato.

Ela revela a trajetória do herdeiro da maior dinastia corporativa brasileira, que recebeu o apelido de Príncipe, desde sua infância em Salvador, passando pela ascensão nos corredores da empresa familiar, até a queda, com sua prisão pela Polícia Federal, bem como sua vida no cárcere e os detalhes de sua explosiva delação premiada.

Com 418 páginas, a obra chega ao mercado por R$ 49,90.

Chico Barbosa leva blog Car & Fun para o portal da Vip

* Com informações do J&Cia Auto

 

O blog Car & Fun, criado e editado por Chico Barbosa([email protected]), passou a ser hospedado pelo portal da revista Vip, da Editora Abril, onde ele já vinha atuando como editor contribuinte da seção Motor desde o final do ano passado.

Lançado em janeiro de 2016, o Car & Fun traz crônicas, reportagens e curiosidades sobre carros, estrada, viagem e livros, tendo o automóvel como o centro das atenções.

Com passagens porValor Econômico e BandNews FM, Chico atua paralelamente desde 2002 como editor e escritor de livros em sua CBNews Books.

FAAP promove curso gratuito para jornalistas no interior paulista

A Fundação Armando Alvares Penteado realiza em São José dos Campos mais uma edição do curso gratuito para jornalistas Agenda Brasil. Tradicional na capital, com a participação de mais de 400 profissionais, o programa contempla temas que fazem parte da agenda e da cobertura diária da imprensa, contribuindo na troca de informações que podem ajudar no trabalho do repórter.

O curso será realizado às terças-feiras, das 9h30 às 12h30, a partir de 8 de agosto. Serão sete encontros com professores das Faculdades de Economia e de Administração da Faap, sob a direção do professor Silvio Passarelli e coordenação da professora Livia Freitas.

Para participar, o interessado deve fazer a inscrição até 30 de julho. Mais informações pelos [email protected]e [email protected]ou 11-3662-7270 / 7271.

Nelcina Tropardi deixa a Diageo e vai para a Heineken

Nelcina Tropardi
Nelcina Tropardi

Depois de quatro anos na Vice-Presidência de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, Recursos Humanos e Compliance da Brasil Kirin, comprada pela Heineken em fevereiro passado, Juliana Nunes desligou se da empresa no final de maio. Nelcina Tropardi passou a responder pela área em 1º de junho.

Desde 2014 atuando como General Counsel e Corporate Secretary da Diageo para Brasil, Paraguai e Uruguai, Nelcina respondia pela agenda de Relações Corporativas da empresa, que inclui projetos de sustentabilidade, políticas públicas e comunicação externa. Também integrava o Conselho de Administração da empresa. Com mais de 20 anos de atuação nas áreas jurídica e regulatória, esteve antes na Unilever (em duas passagens) e na Pirelli.

Zoom revitaliza logomarca e adota novo posicionamento

A Zoom, tradicional agência de comunicação de Minas Gerais, lança site apresentando sua logomarca revitalizada e novo posicionamento de mercado, focando a comunicação em movimento. A nova logo representa a transformação da comunicação e da própria empresa nos últimos dois anos.

Admilson Resende, diretor da Zoom, diz que a evolução move o mundo, a mudança move o mercado e é fundamental garantir uma comunicação em movimento para acompanhar esse processo: “A tecnologia modificou o modo como as pessoas se relacionam. A internet revolucionou o cotidiano e o desaquecimento econômico está obrigando as empresas a se reinventarem para manter um diálogo eficaz com seus diversos públicos. Somente quem está atento e alerta aos novos paradigmas também estará pronto para ajudar os clientes a retomarem o crescimento”.

Segundo ele, a inovação levou a Zoom a deixar de ser uma tradicional agência para se reposicionar no mercado como uma empresa de comunicação. A mudança implica a diversificação de serviços em três pilares: Comunicação (assessoria de imprensa, comunicação interna, planejamento estratégico, gestão de mídias sociais, gestão de crise, media training, relações públicas, relacionamento comunitário, monitoramento e marketing), Marketing Digital (inbound marketing, criação de sites, SEO, Google Adwords) e Produção Editorial (conteúdo em geral para sites, blogs, jornais e revistas, entre outros).

Dança das cadeiras agita IstoÉ

Com a saída de Débora Crivellaro da IstoÉ, Celso Masson, que editava Cultura, assumiu o lugar dela no comando da editoria de Comportamento. Para substituí-lo a revista contratou Luís Antônio Giron, que vem de uma temporada como gerente de Conteúdo de Mídia e Publicações da Aberje, onde respondia, entre outras atividades, pela edição de revistas e livros e pelo portal, que reformulou.

Celso ([email protected] e 11-3618-4364) foi subeditor de Artes de Espetáculos de Veja, editor executivo do SBT, editor de Sociedade de Época e diretor de Redação de Época São Paulo.

Giron (giron@ e 4360) teve passagens por Veja, Folha de S.Paulo, Gazeta Mercantil e foi por 12 anos editor de Cultura de Época, que deixou em 2014 para ser gerente  de Multimída da TV Cultura, responsável pelo portal de notícias, cuidando da reformulação e estratégia digital da página, tarefa que não chegou a concluir por injunções políticas.

Divisão de eventos do Poder360 começa a operar

Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360, recebe o presidente da Câmara Rodrigo Maia e empresários para lançamento do Poder360-Ideias - Crédito: Sérgio Lima
Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360, recebe o presidente da Câmara Rodrigo Maia e empresários para lançamento do Poder360-Ideias – Crédito: Sérgio Lima

Com uma palestra do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia a empresários, durante jantar em 20/6 no restaurante Piantella, em Brasília, o Poder360, de Fernando Rodrigues, realizou a primeira atividade da sua divisão de eventos, Poder360-ideias.

O novo núcleo promove entrevistas, debates, seminários, conferências e encontros, com foco na discussão de políticas públicas, temas de interesse nacional e local. O objetivo é ajudar a compreender melhor a conjuntura nacional. Os profissionais do portal fazem a curadoria das conversas e entrevistas.

Fernando afirma que os eventos são uma extensão do jornalismo praticado pelo Poder360, “com os mesmos valores, qualidade, precisão e credibilidade“. Segundo ele, os convidados serão sempre representantes da política, do universo econômico, especialistas e outros atores ligados ao poder em seu sentido mais amplo: “A busca da objetividade e a pluralidade de pontos de vista são as linhas-mestras do Poder360-ideias”.

O Poder360 inclui ainda o DataPoder360, com foco em pesquisas, e a newsletter Drive Premium.

Hermano Henning negocia retorno ao SBT

Hermano Henning

Embora seu contrato com o SBT tendo terminado em 31/5, Hermano Henning negocia com a emissora um programa nas manhãs de domingo. A informação é de Thell de Castro, em seu TV História.

Segundo ele, o programa é o Horse Brasil, que Hermano apresenta há anos no Canal Rural. Thell diz que Hermano havia falado sobre a negociação em entrevista ao TV História em março passado e agora, em novo contato, disse que as conversas evoluíram: ele e sua equipe já preparam o piloto, com uma ou meia hora de duração, para submeter à direção do SBT.

Vale lembrar que Hermano cria cavalos na região de Sorocaba (SP).

Imprensa é a segunda instituição mais confiável, aponta Datafolha

A imprensa é a segunda instituição brasileira com o maior índice de confiança dos brasileiros, perdendo apenas para as Forças Armadas. É o que aponta pesquisa do Datafolha divulgada na semana passada. Segundo a Folha de S.Paulo, 22% dos entrevistados disseram confiar muito na imprensa, 49% um pouco e 28%, não, absolutamente. Entre os mais novos, contudo, a desconfiança é maior. Dos entrevistados de 16 a 24 anos, 10% confiam muito na imprensa, 48% um pouco e 41% não confiam.

O levantamento mostra que as Forças Armadas são a instituição em que a população mais confia no País hoje, enquanto o Congresso, a Presidência e os partidos políticos caíram em descrédito. A pesquisa aponta que 40% da população dizem confiar muito nas Forças Armadas e 43% confiam um pouco. Outros 15% não confiam e 2% não souberam responder.

O Datafolha ouviu 2.771 pessoas de 21 a 23/6 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

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