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sexta-feira, dezembro 12, 2025

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Aos Fatos completa dois anos e anuncia novidades

A Aos Fatos, plataforma exclusivamente dedicada à checagem de fatos e à verificação do discurso público, completou seu segundo aniversário em 7 de julho. Em comunicado, o veículo afirmou que se trata de um fato a ser celebrado por dois motivos fundamentais: “O primeiro é que 33% dos novos negócios brasileiros, em qualquer área, encerram suas atividades em menos de dois anos; o segundo é que, segundo levantamento preliminar do Duke Reporters’ Lab, liderado nos EUA por Mark Stencel, a média de sobrevida de uma iniciativa jornalística de fact-checking em todo o mundo também é de menos de dois anos”.

Para celebrar a data, a publicação prepara uma série de novidades para o segundo semestre, como a automatização de seus processos de distribuição de reportagens por meio de widgets, plug-ins, extensões e outros dispositivos.

A ideia, segundo o comunicado, é dar tração ao banco de dados, que já indexou quase 400 declarações, documentos, currículos e peças publicitárias checados desde 2015. A inciativa seguirá o exemplo do grupo liderado pelo vencedor do Prêmio Pulitzer Bill Adair, que lançou na última semana mais uma etapa do projeto Share The Facts, que engloba veículos como Washington Post, PolitiFact, FactCheck.org e Pagella Politica.

“Trata-se de um widget (uma interface gráfica) integrado aos algoritmos do Google que torna mais fácil compartilhar uma declaração checada ao mesmo tempo em que melhora sua indexação na ferramenta de busca”, segue o documento. “Isso significa que ficará mais fácil identificar uma informação já checada, sobretudo nas redes sociais. Parte do desenvolvimento da versão em português para o Brasil ficou a cargo de Aos Fatos, que passará a compartilhá-los a partir da próxima semana”.

Outra novidade será a adoção de novas técnicas para aperfeiçoar a checagem das informações. Dentre elas está uma seção fixa chamada Às Leis, que será responsável pela conferência dos dados que constam de projetos que tramitam na Câmara e no Senado.

O objetivo, além de detectar argumentos potencialmente equivocados, é gerar impacto efetivo: é necessário desenvolver políticas públicas a partir de informações confiáveis. Recentemente, uma série de reportagens de Aos Fatos mostrou que ao longo dos últimos dois anos propostas feitas por deputados e cidadãos apresentam erros essenciais que podem prejudicar a premissa do projeto.

Com a cara de São Paulo

* Por Paulo de Tarso Porrelli

 

Entusiasmado pelo memorável artigo da jornalista Mônica Paula (Prévia Eleitoral Jovem Pan: Jânio na cabeça!), publicado neste Memórias da Redação, conto a vocês este meu causo na emissora.

Era um domingo de plantão de 1990. Estávamos lá no 24° andar do Edifício Winston Churchill quando Fernando Vieira de Mello ligou para a Redação. Claudio Maurício comandava a chefia de Reportagem naquela tarde – Marcelo Parada de folga. A determinação do nosso saudoso e genial diretor de Jornalismo era uma só: “Encontrem a Rose Saldiva”.

Lembro-me de pouco antes ter voltado de uma “padoca” próxima da emissora, onde eu e Valmir Salaro almoçamos pão com mortadela, tomamos algum refrigerante e conversamos sobre a tragicomédia ao redor.

O primeiro verso de uma das épicas e docemente combativas letras das canções de Belchior – “Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior” – aplicava-se com precisão cartesiana a este caipira que vos escreve.

Havia sido contratado pelo Fernando depois de ele ter lido uma carta na qual eu demonstrava interesse pela Pan, se fosse para encarar o batente numa rádio na Paulicéia Desvairada.

Bem! Fato é que na segunda-feira a Saldiva&Associados revelaria o resultado de uma das suas lendárias pesquisas comportamentais: Um arquipélago chamado São Paulo; na qual a rádio Jovem Pan fora eleita com 75% dos votos como a rádio com a cara de São Paulo.

Assim que Claudio Maurício nos deu o recado do chefe eu vasculhei, feito cão perdigueiro, agendas, listas telefônicas, etc. e tais. E, nesse vaivém frenético, grudado ao telefone, acabei convencendo uma atendente da companhia telefônica a me passar um único número que fosse de alguém com o sobrenome Saldiva. O da Rose, proprietária da agência, era blindado.

Amparado por anjos, arcanjos e querubins disquei o número e do outro lado da linha ouvi a elegante voz de uma simpática e terna senhora. Era uma tia querida da Rose Saldiva.

Mansamente contei a ela que a minha carreira estava em jogo – “Somente a Rose Saldiva poderia me ajudar no cumprimento da minha pauta”, reiterei.

– Filho! Mas, pelo amor de Deus, jamais diga à Rose que fui eu quem lhe forneceu o número dela.

Ufa! Pálido, respirei fundo e liguei. Mal ouvi o alô da Rose e disparei a falar sem ponto de corte.

– Rose Saldiva! É o Paulo de Tarso da Jovem Pan. Perdoe-me a invasão. É imprescindível gravarmos com você sobre a pesquisa. O meu diretor Fernando Vieira de Mello manda-lhe um abraço e toda gratidão pela sua atenção. Dedicaremos a semana à campanha, levando ao ar entrevistas com os principais personagens. Agora o nosso chefe de Reportagem deste plantão vai falar com a senhora, para já gravarmos a primeira sonora. Por favor, Rose, um só instante. Por gentileza, não deixe de nos atender novamente caso a linha caia.

Bradei algo como: “Claudio Maurício, atenda a linha dois, é urgente”.

– Quem é? – respondeu ele.

– A Rose Saldiva – falei.

Quase nem dormi naquela noite inteira de tanta euforia.

Dizem que os fins justificam os meios. De todo modo, a Pan saiu na frente.

Antes da reunião de pauta da segunda-feira cedo recebi os cumprimentos do Fernando Vieira de Mello e do Marcelo Parada.

Os positivos desdobramentos desse case de sucesso da Saldiva&Associados via Jovem Pan vocês já conhecem.

 

Paulo de Tarso Porrelli – Foto: Davi Negri

* Paulo de Tarso Porrelli ([email protected]) é ex-presidente da rádio Educativa de Piracicaba (SP), e teve passagens, entre outras, pelas tevês Globo, Band e EPTV e rádio Jovem Pan, além de ter atuado em comunicação corporativa.

Ana Paula Padrão é a nova diretora de Redação de Claudia

Ana Paula Padrão
Guta Nascimento será diretora adjunta

 

Ana Paula Padrão aceitou convite da Editora Abril e assumirá em 1º/8 o cargo de diretora de Redação de Claudia. Com ela chega também Guta Nascimento, que será diretora adjunta.

Esta será praticamente a primeira experiência de Ana Paula no jornalismo impresso, já que, à exceção de uma breve passagem pela revista Senhor no início da carreira, toda a trajetória profissional dela foi na televisão. Começou na Globo em 1987, tendo lá passado 18 anos, pelas equipes de Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo. Foi ainda comentarista de Economia e correspondente em Londres e Nova York. Esteve depois no SBT e na Rede Record até chegar à Band, onde estreou em 2014 à frente do reality show MasterChef.

Em paralelo ao trabalho na TV, comanda negócios próprios, como a Touareg Agência de Conteúdo, focada em documentários e reportagens especiais, que abriu em 2006, o portal Tempo de Mulher e a plataforma de empoderamento feminino Escola de Você.

“Em meio a tantas tendências no diálogo com a mulher, Claudia é um porto seguro”, afirma Ana Paula. “Depois de quase duas décadas estudando o assunto, posso dizer que a revista representa a mulher brasileira. Nesse sentido, assumir seu comando, para mim, é como chegar em casa – o confortável lugar do feminino plural”.

Guta Nascimento tem mais de 20 anos de carreira, com passagens por TV Globo, SBT e Band. Trabalha com Ana Paula desde a Record, inclusive no desenvolvimento e implantação de projetos femininos.

Claudia integra o grupo de publicações da diretora editorial Paula Mageste.

Albino Castro e Ricardo Melo estreiam programa na Rádio Trianon de SP

Albino Castro e Ricardo Melo preparam a primeira edição do Contraponto, jornalístico que estreia na Rádio Trianon de São Paulo na próxima segunda-feira (17/7), das 8h às 9h30.

Ricardo, ex-presidente da EBC e ex-colunista da Folha de S.Paulo, vai ancorar o programa, que irá ao ar de segunda a sexta-feira com direção de Albino (ex-Telemontecarlo, SBT, TV Gazeta SP, TV Cultura SP e EBC).

Participam da bancada Paulo Moreira Leite (ex-Veja, Época, Diário S. Paulo e EBC), Alberto Villas (ex-TV Globo e SBT) e André Basbaum (ex-TV Globo, SBT e Record).

Com o objetivo de ser arejado e progressista, Contraponto abordará temas de Política, Economia e Cultura. Terá entradas ao vivo de Brasília. Seu roteiro inclui comentários, debates e entrevistas.

Grupo RIC aposta na convergência da informação

Como parte do projeto de ampliar a convergência da informação entre suas plataformas de notícias (portal RIC Mais, RICTV | Record TV e Rádio Jovem Pan Curitiba), o Grupo RIC Paraná estreou em 3/7 o RIC Mais Notícias, que substitui o RIC Notícias Pan.

O programa manteve a apresentação de Denian Couto e recebeu o reforço dos jornalistas Marc Sousa e Francielle Colpani, trazendo a primeira pauta do dia para as cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel. Ele ampliou em 30 minutos sua veiculação na Jovem Pan, que vai de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, e também tem transmissão ao vivo na fanpage do portal RIC Mais no Facebook.

Na RICTV | Record TV, o RIC Mais Notícias vai ao ar em programetes com aproximadamente um minuto em diversos horários ao longo da programação. O conteúdo dos vídeos é personalizado de acordo com a região de exibição: Curitiba, Londrina, Maringá e Oeste paranaense. “Nosso objetivo é informar os telespectadores com as notícias que sejam realmente relevantes para a realidade onde eles se encontram”, explica Ivete Azzolini, gerente de Jornalismo do Grupo RIC Paraná.

Festival Piauí GloboNews de Jornalismo confirma convidados internacionais

A revista piauí anunciou para 7 e 8 de outubro, no auditório do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, a realização da edição 2017 do Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, que já tem nove profissionais de cinco diferentes nacionalidades confirmados para falar sobre recentes episódios políticos mundo afora.

Com o tema O que aprendi, editores e repórteres comentarão as lições assimiladas pela imprensa depois da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, a ascensão de Tayyip Erdogan na Turquia e a cruzada de Vladimir Putin na Rússia, entre outros temas. A curadoria do Festival é de Daniela Pinheiro, editora de estratégia digital e novos projetos da piauí.

Confirmaram participação David Fahrenthold, repórter do Washington Post e ganhador de um Pulitzer este ano; Jacob Weisberg, editor-chefe do conglomerado The Slate Group e criador do Trumpcast, série de podcasts que analisa e discute o governo Trump; Michael Oreskes, vice-presidente de notícias e diretor editorial da rádio pública norte-americana NPR, ex-editor do New York Times, do International Herald Tribune e da Associated Press; Ryan Lizza, correspondente da revista The New Yorker em Washington; a venezuelana Nathalie Alvaray, editora de estratégias digitais da Univision em Miami; o francês Samuel Laurent, diretor de Les Décodeurs, seção de checagem de fatos do jornal Le Monde; a cientista política e jornalista russa Yevgenia Albats, editora-chefe da revista New Times e apresentadora do programa Full (On) Albats da rádio Echo of Moscow, ambos veículos de oposição ao governo Putin; e Gulsin Harman, coordenadora do projeto On the Line, do Instituto Internacional de Imprensa na Turquia, que monitora ataques online contra jornalistas e fornece assistência jurídica naquele país.

Haverá uma mesa extra patrocinada pela Universidade Columbia, de Nova York, apresentada por Steve Coll, reitor da Escola de Jornalismo da Columbia, colaborador da New Yorker e duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer. E serão realizados novamente dois eventos paralelos que fizeram sucesso nas edições anteriores do Festival: a Conversa com a fonte e a Oficina de checagem da Agência Lupa. Os ingressos estarão à venda a partir de agosto.

Eleição dos +Admirados de Economia, Negócios e Finanças começa em setembro

Eduardo Ribeiro, idealizador do projeto e diretor deste Portal dos Jornalistas, durante almoço de premiação do +Admirados 2016
Eduardo Ribeiro, idealizador do projeto e diretor deste Portal dos Jornalistas, durante almoço de premiação do +Admirados 2016
Serão dois turnos de votação, abrangendo um colégio eleitoral com 52 mil profissionais

 

Jornalistas&Cia e Maxpress renovaram acordo operacional para a realização da edição 2017 do Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças e iniciarão a votação no próximo dia 1º de setembro. J&Cia responderá pela organização e a Maxpress, pela gestão do processo eleitoral, que contará com dois turnos: o primeiro, de livre indicação, para indicar os finalistas, e o segundo para a definição dos 50 +Admirados do País.

“Queremos repetir a bela festa de 2016, reunindo as feras do jornalismo econômico e outros convidados ilustres, e com isso também homenagear esse estratégico segmento da imprensa brasileira, um dos mais organizados do País”, diz Eduardo Ribeiro, idealizador do projeto e diretor de Jornalistas&Cia e deste Portal dos Jornalistas.

Segundo Fabiano Manso, diretor da Maxpress, a nova edição do prêmio terá um colégio eleitoral da ordem de 53 mil nomes: “Convidaremos a votar nos dois turnos os jornalistas em atividade nas centenas de redações de todo o País, cadastrados no Mailing de Imprensa Maxpress, e os profissionais de comunicação corporativa e áreas afins de agências, grandes corporações e do serviço público, do Mailing da Jornalistas Editora”.

Interessados em votar podem pedir a inclusão do nome no colégio eleitoral pelo [email protected].

Fernando Miragaya começa na Ancine

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro 

 

Fernando Miragaya começou em 3/7 como coordenador da assessoria de comunicação da Agência Nacional do Cinema (Ancine), com atenção especial para o conteúdo digital da entidade, como site e mídias sociais.

Em comunicação corporativa, Miragaya trabalhou na Selulloid AG e na assessoria de imprensa da Petrobras. Por último, foi editor da sucursal Rio do jornal paulista DCI.

Com 25 anos de profissão, teve passagens também por Jornal do Brasil, Jornal dos Sports, agência Carta Z Notícias e rádios Nacional, Rio de Janeiro e Grande Rio. Foi editor-chefe da revista Auto Fácil e editor terceirizado do CarroEtc, de O Globo; atuou como colaborador da Folha de S.Paulo e de veículos online especializados. Seu novo contato é [email protected].

Coletiva.net prepara novo título para agosto

Capa da revista Tendências Inovação, que o Coletiva.net lançou em maio
Capa da revista Tendências Inovação, que o Coletiva.net lançou em maio

O Coletiva.net está preparando o lançamento de mais um título para agosto. A revista Tendências Academia vem para traçar um panorama entre o mercado profissional e os estudantes universitários. “Aproximar esses dois públicos está entre os pilares da nova gestão do portal, e nada como uma publicação para coroar essa ação”, destaca a editora Gabriela Boesel.

Entre os destaques da nova produção estão uma entrevista internacional com o professor argentino Ruben Rico, diretor do curso de Inovação e Criatividade da Universidade Federal de Buenos Aires, uma pesquisa com cerca de 20 faculdades de Comunicação, uma enquete com estudantes que recém-ingressaram nos cursos e com formandos. Os estudantes também poderão contribuir com artigos para a revista, de modo a enriquecer o conteúdo com o público foco do título.

O conteúdo abordado no próximo Coletiva Debates, que se realizará na próxima segunda-feira (10/7), subsidiará a matéria de abertura da publicação. A publisher Márcia Christofoli comemora mais essa conquista: “É gratificante ver que estamos colocando em prática alguns projetos que estabelecemos quando assumimos o portal. Nossa equipe, certamente, entregará mais um produto de qualidade aos leitores de Coletiva.net”.

A equipe do veículo edita, anualmente, a revista Tendências Comunicação que, em 2017, irá para a oitava edição. Em maio, lançou a Tendências Inovação, com curadoria de conteúdo do time do Black Sheep Project.

Elaine Rodrigues é promovida a VP de Operações da Burson-Marsteller

Elaine Rodrigues
Elaine Rodrigues

A Burson-Marsteller anunciou na última semana a promoção de Elaine Rodrigues a vice-presidente de Operações no Brasil. A nomeação acompanha a mudança da liderança da agência, que passou às mãos de Patrícia Ávila em maio deste ano, depois que Francisco Carvalho assumiu a posição de CEO das operações da rede na América Latina.

“Estamos em um momento muito importante de transformação, com a oferta de novos produtos e serviços e mudanças na nossa abordagem de trabalho para um modelo de content performance”, destacou Patrícia Ávila, CEO da B-M. “Com o novo cargo, Elaine será meu braço direito nesta nova etapa”.

Elaine Rodrigues ingressou na B-M em 2008 como atendimento sênior, e suas áreas de atuação incluem programas de relações públicas, relações com mídia, treinamentos para executivos e gerenciamento de crises.

Com 20 anos de experiência no setor de comunicação corporativa, já esteve à frente de projetos em clientes como Accenture, Electrolux, Gerdau, Bloomberg, Mattel, Motorola e entidades como FMI. Antes de iniciar na Burson-Marsteller, atuou em outras grandes agências de relações públicas do mercado.

Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Elaine tem pós-graduação em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda & Marketing (ESPM).

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