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sábado, julho 19, 2025

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Buzzfeed News anuncia a chegada de Filipe Coutinho

O Buzzfeed News anunciou em 16/3 a chegada Filipe Coutinho à redação. Ex-repórter de Política de Época em Brasília, responderá para o editor do BuzzFeed News Brasil Graciliano Rocha e trabalhará com Severino Motta, cobrindo o cenário político na Capital Federal.

“Estamos orgulhosos em receber um jornalista tão estabelecido na nossa equipe, e esperamos colaborar com ele para continuar a reforçar a marca do jornalismo do BuzzFeed News no Brasil”, disse Graciliano em nota.

O modelo do BuzzFeed personaliza o conteúdo que será consumido e compartilhado em múltiplas plataformas, alcançando 7 bilhões de visualizações por mês. Mais de 100 milhões de visualizações únicas por mês vêm de fora dos Estados Unidos.

Tempos de Abril

* Por Ângela Pimenta

 

Corria o ano de 1996 no prédio da Abril na Marginal do Tietê. Por volta da uma da tarde tomamos o elevador no 7º andar, onde ficava a redação da Veja, rumo ao Lixão, o bandejão que servia o pessoal da gráfica, da distribuição, do Dedoc e os jornalistas. Um andar abaixo, a porta do elevador se abriu. Para nossa surpresa, apareceu o então prefeito de São Paulo Paulo Maluf, acompanhado do diretor de Redação de Veja Mario Sergio Conti e de Carlos Maranhão, que dirigia a Veja São Paulo. 

– Bôa tarrde! – bradou Maluf com a voz anasalada. 

Devolvemos um boa tarde minimalista, tentando manter os olhos pregados no chão. Postado em frente ao painel do elevador, o colega Celso Masson, crítico de música da Veja, apertou um  botão com o indicador direito para manter a porta aberta até que todos embarcassem.

Mas assim que entrou, Maluf não se fez de rogado. Estendeu a mão pra cumprimentar o Masson, que continuava com o dedo pressionando o botão. O suspense congelou a cena por alguns segundos: Maluf com a mão no ar, o Masson com o dedo no botão do elevador. “Não larguei  até ele desistir”, lembra Masson. 

Aguentamos firmes em silêncio até descer no térreo. Mas assim que viramos à direita para pegar o labirinto que levaria ao Lixão, caímos na gargalhada, imitando o Maluf com a mão no ar e o Masson com o dedo no botão do elevador.

Naquele tempo, a redação da Veja tinha uma mesa de luz, onde as fotos produzidas eram convertidas em slides e editadas com uma lupa. Escrevíamos no sistema DOS em computadores que pareciam aparelhos portáteis de TV. As letras cor de âmbar despontavam na tela cinzenta da máquina.

Como não havia internet, o Dedoc produzia pesquisas que podiam levar dias para ser entregues em calhamaços de xerox. A diagramação era riscada em papel e as fotos prismadas nos diagramas. Para tanto, os diagramadores entravam num cubículo onde enfiavam o rosto debaixo de um pano preto. 

Penávamos nos fechamentos semanais, que não raro varavam a madrugada de sexta-feira. Na editoria de Artes e Espetáculos, além do Masson, havia feras como Geraldo Mayrink (1942-2009), João Gabriel de LimaRinaldo Gama e Ricardo Valladares.

Certa vez, a madrugada avançava, mas a matéria do Geraldo continuava parada no editor executivo Paulo Moreira Leite. Depois de jantar, acender alguns cigarros e contar piadas, Geraldo começou a ficar angustiado. O tempo passava e nada. Depois de um suspiro, ele soltou essa: “Podiam tanto me ligar de Juiz de Fora dizendo que a minha mãe morreu. Só assim eu ia poder sair daqui…” Apesar do humor negro, Geraldo era muito ligado à mãe, então viva. Ambos sobreviveram àquele e a tantos outros fechamentos.

 

Ângela Pimenta trabalhou na editoria de Artes e Espetáculos de Veja entre 1991 e 1999. Foi editora sênior da revista Exame em Brasília (2007-2011) e representante da Online News Association no Brasil (2009-2014). É mestre em Jornalismo pela Columbia University School (2001) e presidente do Projor desde julho de 2015.

Incertezas rondam jornal baiano A Tarde

A série de demissões anunciadas na última semana voltou a agitar os bastidores do jornal A Tarde, um dos mais antigos no Brasil. A empresa não confirma, mas fala-se que 16 profissionais foram demitidos. A informação que circula na Bahia é que o jornal estaria novamente sendo negociado com um grupo paulista. Se confirmada, não será a primeira vez. Em 15 de janeiro de 2016 a venda chegou a ser anunciada para o grupo paulista Piatra Participações. Porém, após uma série de desentendimentos, e problemas com documentação, o acordo foi desfeito 45 dias mais tarde.

Com um ano e meio de vida, Metrópoles é líder de audiência no DF

De acordo com o Google Analytics, o site Metrópoles recebeu dois milhões de visitas em apenas 24 horas. A boa notícia, segundo a diretora de Redação Lilian Tahan, foi anunciada em 6/3, “uma despretensiosa segunda-feira pós-carnaval”: “Estatisticamente, alcançamos o melhor resultado em número de páginas visualizadas desde a inauguração do site, há exatos 18 meses. (…) Nossos consumidores são exigentes, nos cobram cotidiana e ostensivamente em todos os nossos canais abertos. Pedem variedade, disponibilidade, querem atenção e respostas rápidas. E nós nos sentimos muito honrados e motivados a atender a todas essas expectativas. Escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e dar retorno à sociedade são especialidades do Metrópoles, que nós fazemos questão de dividir com você, quem tornou tudo isso possível. O nosso muito obrigado, agora multiplicado por 30 milhões de vezes”.

Revista mineira Canguru expande distribuição para Rio e São Paulo

A revista Canguru, dirigida por Ivana Moreira, expandirá sua atuação para o Rio de Janeiro e São Paulo a partir de 1° de maio. Focada em conteúdo sobre a primeira infância, chegará a 150 escolas parceiras no Rio de Janeiro e 200 em São Paulo. Com isso, a tiragem passará de 25 mil para 100 mil exemplares mensais.

O modelo de negócios vem chamando a atenção de especialistas em comunicação e já foi destaque em reportagens de veículos da área. No início do ano, a Canguru recebeu aporte da G7 Holding Participações & Investimentos para financiar seu plano de expansão.

Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, o próximo destino é Brasília. Um dos eventos de maior destaque na programação da Canguru é o Seminário Internacional de Mães, que está em sua terceira edição e, neste ano, será realizado em São Paulo, no Hotel Maksoud de Plaza, no dia 6 de maio, para mil mulheres (programação no www.seminariodemaes.com.br).

“Belo Horizonte funcionou como teste para o nosso modelo de negócios”, afirma Ivana. “A aprovação das escolas parceiras e dos leitores não deixa dúvidas de que a Canguru fará nas outras cidades tanto sucesso quanto vem fazendo na Capital mineira desde 2015”.

A propósito, ela foi uma das homenageadas em 8/3 pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, quando recebeu a comenda Mulher de Minas, que tem como objetivo valorizar as mineiras que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Também colunista da CBN, Ivana foi editora-chefe da extinta Veja BH, editora executiva do jornal Metro, chefe de Redação da BandNews FM e da TV Band Minas, além de correspondente do Valor Econômico e repórter de O Estado de S. Paulo.

Bloomberg inaugura escritório em Brasília

O novo escritório, próximo à Esplanada dos Ministérios, abriga com conforto o time da agência, que cresceu seis vezes desde a abertura da sucursal na Capital Federal A Bloomberg News inaugurou em 8/3 seu escritório em Brasília, próximo à Esplanada dos Ministérios, recebendo clientes, parlamentares, parceiros e repórteres para discutir as perspectivas para a economia brasileira. O ministro da Fazenda Henrique Meirelles, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e o ministro de Planejamento Dyogo Oliveira participaram de um painel e responderam a questões sobre a necessidade de aprovação de reformas estruturais para permitir a retomada econômica do País antes das eleições presidenciais do próximo ano. “Estamos muito orgulhosos de anunciar a abertura deste novo escritório”, disse o chefe de Redação Raymond A. Colitt (rcolitt@bloomberg.net e 61-3771-2207). “Com um espaço ainda maior, podemos acomodar nosso time de reportagem, que continua a crescer, além de clientes e colegas”. Na última década, a equipe da sucursal Brasília cresceu seis vezes. O espaço conta com salas de reunião e auditório para treinamentos e apresentações. A decoração adotou influências culturais locais, como painéis de cobogó e madeira, característicos de Brasília. O painel e os tons de verde remetem à floresta tropical. No Brasil, a agência também conta com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro.

O Globo lança produtos digitais, entre eles programas em vídeo e podcasts

Política é prioridade: Pedro Dias Leite será o novo editor de País. Fábio Vasconcellos comanda a checagem de dados. Carolina Morand apresenta os programas em vídeo Quando a Infoglobo unificou, em janeiro, as redações de O Globo, Extra e Expresso, tinha como principal objetivo ampliar a produção de conteúdo para as plataformas digitais. As mexidas nos cargos tradicionais, a criação de funções até então inexistentes e os lançamentos de agora fazem parte desse projeto. Para que isso aconteça, a primeira reunião dos editores ocorre às 7h30. Noticiário inédito será oferecido ao longo do dia, sem “limitar a entrega do conteúdo premium somente às edições diárias”, na definição do diretor-geral Frederic Kachar. A ideia é produzir um ciclo de notícias de 24 horas, com horários nobres, os prime times. Ascânio Seleme, diretor de Redação do Globo, resume para o Portal dos Jornalistas a importância das estreias desta semana: “Estamos trabalhando para atender às enormes demandas de nossos leitores, que são muito exigentes, e para buscar novos leitores, que precisem de informação de qualidade, precisa, rápida e densa que os auxiliem a tomar decisões no seu dia a dia. Estamos construindo alternativas para que os nossos leitores nos encontrem em todas as plataformas nas inúmeras etapas de suas vidas. E para que os que estão chegando agora entendam que somos indispensáveis e se sintam à vontade pagando pelo conteúdo que produzimos”. Entre as novidades, está uma versão três vezes mais ágil no celular. E uma nova cara do jornal para quem lê em tela pequena e em movimento. O design permite exibir o conteúdo da melhor forma, com fotos e gráficos maiores. Antônio Coelho, diretor de Estratégias Digitais, explica que a empresa começou um novo desenvolvimento do zero para atingir velocidade, levando em consideração a realidade da conexão brasileira no equipamento móvel. E a interação é importante: já na capa estão os ícones das redes sociais para o leitor compartilhar.  Pedro Dias Leite será o novo editor de País Na nova configuração, a Política do Globo (ainda que o nome formal da editoria seja País) ganha destaque e reforços. A coluna publicada na pág. 2, passa a se chamar Poder em jogo. Como informamos em nossa edição anterior, Lydia Medeiros, em Brasília, assume esse espaço. Eventualmente, Jorge Bastos Moreno terá um rodapé na coluna diária, o Cantinho do Moreno. Pedro Dias Leite deixa a Veja e começa em abril como editor de País. O cargo era exercido interinamente por Maiá Menezes desde janeiro, quando das mudanças na redação do jornal. O então editor Alan Gripp passou a editor de Integração, chefiando a Mesa Central de Produção de Conteúdo. Editor sênior de Brasil na Veja, Dias Leite tem mestrado por The London School of Economics and Political Science (LSE). Após o início da carreira como repórter na Folha de S.Paulo, foi correspondente do jornal em Nova York e Londres. Em 2012, deixou a Folha e foi para Veja. Fábio Vasconcellos comanda a checagem de dados A checagem de dados, ou fact checking – que hoje, no Brasil, tem mais visibilidade na mídia independente –, ganha uma seção chamada É isso mesmo?. Uma equipe de sete profissionais, chefiados por Fábio Vasconcellos, vai conferir os discursos das autoridades e os boatos disseminados nas redes sociais. Essas notícias serão classificadas como: (1) Verdadeiro; (2) Falso; (3) Não há confirmação; (4) Verdadeiro, mas… (confirmada parcialmente, desatualizada ou fora de contexto); e (5) Não é bem assim (interpretação parcial). O Extra manterá seu próprio grupo de checagem, chamado #Éverdade#Éboato, que existe desde 2010. O diretor de Redação Octavio Guedes lembra que o maior patrimônio do jornalismo profissional é a credibilidade. Pelo visto, a empresa explora esse diferencial, desde sempre apontado como o que distingue o jornalismo do diletantismo. Já existem mais de cem iniciativas de checagem de dados em 47 países. Nos Estados Unidos e na Europa, grandes veículos se aliaram a plataformas como Google e Facebook para evitar que as notícias falsas se espalhem na internet. No Brasil, chegou há pouco à grande imprensa. Quatro newsletters diárias, e mais três virão – para o leitor escolher As newsletters diárias não são mais uma lista de notícias, mas passam a ser notas redigidas por jornalistas e assinadas pelos editores executivos. A primeira, enviada por volta das 7h, intitulada Para começo de conversa, traz notícias, reportagens e serviço. A do início da noite chama-se Se você ainda não viu, e resume as notícias do dia, com análises. No decorrer do dia, circulam mais duas: Gente do Globo, com os colunistas, às 9h, e Opinião, com editoriais e artigos, às 10 horas. Há a previsão de lançamento de outros boletins, sobre cultura, estilo e serviço. O leitor pode se inscrever no site do jornal para receber aquelas de sua preferência. Carolina Morand apresenta programas em vídeo O site estreia dois programas em vídeo, com Carolina Morand (ex-CBN). Porque hoje é segunda, no primeiro dia da semana, às 10h, tem duração de 30 minutos e participação de editores, colunistas e repórteres. No final da semana, Porque hoje é sexta será exibido às 16h. Ambos também são transmitidos ao vivo no canal do Globo no Facebook. O podcast Pop zêra, para público jovem, é produzido pela equipe do Segundo Caderno e fala de música, cinema e séries, entre outros assuntos da cultura pop, toda quinta-feira, às 16 horas. Relax, opinião: a distância de Frei Paulo Ancelmo Gois, na coluna que leva seu nome, no primeiro caderno do Globo – e que permanece com altíssimo índice de leitura, atestado pelo preço dos anúncios nessa página –, usa como bordão citar sua cidade natal, Frei Paulo, em Sergipe, toda vez que se depara com ideias que considera extravagantes. Vigilante do vernáculo, outro bordão do colunista, diante dos anglicismos onipresentes, é repetir o termo em inglês, acrescentando “… é o cacete”. Falamos aqui de podcasts, conteúdo premium, prime times, design, fact checking, newsletters… é o cacete? A mídia brasileira que antecipa tendências ainda não chegadas (nem bem traduzidas) aqui, o leitor brasileiro que se divide entre o que migra do papel para a tela com a velocidade das gerações tecnológicas nativas e o que permanece com raízes no sertão, encontrariam um caminho do meio para a sobrevivência sustentável desse meio? Vamos acompanhar.

Fernando Veloso é o novo diretor-geral da Roquette Pinto

O Conselho de Administração da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto elegeu nessa terça-feira (14/3) Fernando Veloso como seu novo diretor-geral. Ele substitui, pelos próximos dois anos, Mônica Gardelli, cujo mandato se encerra em 14 de maio. Veloso chefia a Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação. A Roquette Pinto responde pela operação da TV Escola, edita a TV INES, além da legenda oculta da TV Senado e a gerência de conteúdo da Cinemateca Nacional. A sede da emissora fica no Rio de Janeiro, mas como o órgão gestor, o MEC, está em Brasília, a eleição foi realizada lá. Não sem entraves. Há menos de uma semana, o Sindicato dos Radialistas do Estado do Rio emitiu nota de repúdio ao fato de Telma Monteiro, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração, ter-se recusado a receber a solicitação do Sindicato para que seu voto resultasse de uma consulta aos empregados da empresa.

Rádio Capital reativa cobertura esportiva

Na Rádio Capital de São Paulo (1040 AM), a estreia do programa Show de Bola em 13/3 marcou a reativação do Departamento de Esportes da emissora. A atração, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h, conta com as participações dos ex-jogadores Zetti, Velloso e Basílio, além de reportagens de Douglas Araújo (ex-Rádio Estadão) e Marcello Lima (ex-Jovem Pan), e apresentação e coordenação de Weber Lima. A emissora também voltará a transmitir partidas de futebol às quartas e quintas-feiras e aos sábados e domingos, com narração de Hugo Botelho (ex-105 FM, Bradesco Esportes e Estadão-ESPN).

Sandro Rego é o novo diretor executivo da FleishmanHillard Brasil

Sandro Rego começou em 8/3 como diretor executivo da FleishmanHillard Brasil, em substituição a Junia Nogueira de Sá, agora General Manager da agência. Sandro terá como principais responsabilidades a gestão e o desenvolvimento de equipes de atendimento, a comunicação institucional da marca FH, a liderança de projetos de crescimento orgânico e novos negócios, e o apoio no desenvolvimento de novos produtos e serviços, em sintonia com a FH internacional e demais agências do Grupo In Press.

Segundo Junia, “desde a chegada da nossa agência, em 2014, estamos permanentemente trabalhando para ter uma estrutura cada vez mais robusta, que nos permita estar atentos a oportunidades de negócios dentro e fora dos nossos clientes e, ainda, ter uma troca intensa com a FH internacional, buscando o que de melhor existe em termos de produtos, treinamentos e contatos lá fora. Essa postura é liderada e incentivada pelo Grupo In Press, que continua fazendo na FH Brasil um investimento ousado, acreditando que mais uma marca forte de RP será estratégica para o crescimento nos próximos anos. É nesse contexto que estamos trazendo Sandro Rego para se somar à equipe da FH Brasil: Ele vem reforçar um time excepcional, que em dois anos colocou de pé uma agência que precisa seguir crescendo, se organizando e se preparando para os desafios que nunca foram tão grandes no nosso mercado”.

Agora como General Manager, Junia diz que continua com a responsabilidade integral pela operação da FH Brasil e que “terá mais tempo para apoiar as equipes de atendimento em consultoria focada no C-level e na identificação de novos projetos, novos produtos e serviços que antecipem as necessidades e surpreendam nossos clientes, além de novos negócios da FH”. Com mais de 20 anos em comunicação corporativa em empresas como CSN, Bunge Brasil, Grupo Boticário e, mais recentemente, Grupo Safra, Sandro (11-3185-9900) é formado em Jornalismo pela Universidade de Barra Mansa (RJ), tem especialização em Comunicação Empresarial pela ESPM/SP e Business Management pela Universidade de Toronto, de onde acaba de voltar, agora para ficar em São Paulo. Em 2014, recebeu o Prêmio Top Mega Brasil, na categoria Executivo de Comunicação e foi eleito Comunicador do Ano pela Aberje.

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