Sabrina Simonato e Marcelo Pereira (Crédito: Globo/Bob Paulino)
Foi ao ar pela primeira vez em 1º/2 o Bom Dia Sábado, novo telejornal da Globo exibido durante as manhãs de sábado, às 6h50, comandado por Sabina Simonato e Marcelo Pereira. O programa, apresentado diretamente dos estúdios de São Paulo, focará em temas do cotidiano, com notícias factuais de todo o Brasil.
Com a estreia do Bom Dia Sábado, a Globo fez mudanças na direção de outros jornais locais de São Paulo: No Bom Dia São Paulo, o editor-chefe é Willian Okada e o editor-executivo é Lucas Siqueira; no SP1, Ana Vallada (ex-editora chefe do Bom Dia SP) assume como editora-chefe e Telmo Valente ocupa o cargo de editor-executivo; e no SP2, o editor-chefe é Augusto Dolenga e o editor-executivo é Felippe Caetano.
Com o novo telejornal, a Globo fez mudanças na programação dos sábados: Logo cedo, vai ao ar uma reprise do Globo Rural, seguida pelo Bom Dia Sábado, às 6h50. E na sequência, vem o Pequenas Empresas Grandes Negócios, que passa a ser exibido aos sábados, e não mais aos domingos. O É de Casa perde duas horas de programa e passa a ser exibido das 9h às 12h.
O Brazil Journal, de Geraldo Samor, com foco em economia e negócios, lança em fevereiro o que ele chama de site-irmão, o Metro Quadrado, sobre o universo da construção civil e do desenvolvimento imobiliário no País. Editado por André Ítalo Rocha – vindo do Pipeline, site de negócios do Valor Econômico –, terá uma equipe editorial independente, mais a contribuição dos repórteres do Brazil Journal.
A pauta se propõe a cobrir galpões logísticos, lajes corporativas, shoppings, hotelaria e hospitalidade, condomínios de luxo, o segmento residencial, fundos imobiliários, títulos de captação e o crédito para o setor. Também vai abordar urbanismo e arquitetura, qualidade de vida nas cidades, políticas de habitação e a legislação urbana no País, bem como mercados internacionais que interessam ao brasileiro, como Miami, Nova York e Lisboa. E ainda as proptechs − startups com foco em soluções para o setor imobiliário.
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Depois de um período de colaboração com a Textofinal, Rafael Borges foi anunciado oficialmente como novo reforço da equipe de atendimento da agência. Com mais de 20 anos de experiência em comunicação corporativa, a maioria no setor automotivo, Rafael teve passagens por Fiat, Harley-Davidson, Webmotors e Toyota; nesta última, foi sete anos responsável pela comunicação externa e relacionamento com a imprensa. Ele atende pelo [email protected].
Ainda por lá, a agência assumiu o atendimento de PR e assessoria de imprensa da Usiquímica, empresa brasileira com mais de 80 anos de atuação. No segmento de lubrificantes, o grupo licencia exclusivamente a marca Valvoline no Brasil e, no fim de dezembro de 2024, anunciou a compra da YPF Brasil. O atendimento está a cargo de Juliana Sih ([email protected]).
A Globo anunciou na quinta-feira (30/1) a demissão do âncora Rodrigo Bocardi, que apresentava o Bom Dia São Paulo, por “descumprir normas éticas do jornalismo”. Em comunicado sobre a demissão, a emissora declarou que “não comenta decisões de compliance“.
Sabina Simonato, que atuava como coapresentadora do Bom Dia São Paulo, assume o comando de forma interina. Vale lembrar que a jornalista estreia sábado (1º/2) na apresentação do novo telejornal Bom Dia Sábado, ao lado de Marcelo Pereira.
Até o momento da publicação deste texto, Bocardi não havia se manifestado sobre a demissão. O jornalista chegou à Globo em 1999, após breve passagem pelo Grupo Bandeirantes. Atuou como editor de texto do SPTV – 2ª edição (atualmente SP2). Foi também editor de economia do Jornal da Globo. Posteriormente, mudou-se para Nova York, onde trabalhou por quatro anos como correspondente internacional. De volta ao Brasil, assumiu o comando do Bom Dia São Paulo. O âncora também fazia parte do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional aos finais de semana.
Leia o comunicado da Globo na íntegra:
Sabina Simonato assume interinamente a apresentação do Bom Dia São Paulo
A partir de amanhã, dia 31, a jornalista Sabina Simonato apresentará o ‘Bom Dia São Paulo’. Sabina, que estreará à frente do novo telejornal ‘Bom Dia Sábado’, ao lado de Marcelo Pereira, neste sábado, dia 01 de fevereiro, vai ancorar o ‘Bom Dia São Paulo’ interinamente.
Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance.
Luiz Carlos Secco foi homenageado em dezembro passado por sua contribuição à imprensa automotiva
Faleceu nesta quinta-feira (30/1), aos 90 anos, Luiz Carlos Secco. Um dos mais admirados e queridos profissionais da imprensa automotiva, com mais de 60 anos de atuação entre redações e assessorias de imprensa do segmento, Seccão, como era carinhosamente conhecido, sofreu uma queda e bateu a cabeça na noite de ontem (29/1). Internado na UTI com danos cerebrais gravíssimos, ele teve morte cerebral anunciada no final desta tarde.
Nascido em São Paulo, em 13 de agosto de 1934, Secco começou sua carreira em uma repartição pública em 1958, aos 23 anos, depois de tentar ser ciclista profissional por algum tempo. Mas foi só em 1961, por insistência de um amigo que queria vê-lo trabalhando no Estadão, que chegou ao jornalismo.
Primeiro foi noticiarista de esportes, principalmente amadores, e chegou a pedir afastamento da cobertura de futebol por considerar chato demais o modelo de jogo do Brasil e do Santos: de “jogar a bola no Pelé”. Foi quando assumiu na cobertura automotiva a vaga de seu colega de redação Vladimir Bernick, que havia deixado o jornal para concluir o curso de Medicina, onde mais tarde se tornou um renomado médico na área de Psiquiatria.
Ainda na década de 1960, trabalhou com Mino Carta na Edição de Esporte do próprio Estadão, e na sequência foi cobrir carros no Jornal da Tarde.
Mas foi na equipe de comunicação da Ford, onde começou em 1974, que ganhou notoriedade e a grande identificação não só com a marca mas com o próprio segmento automotivo. Nos anos seguintes trabalhou também na Autolatina, joint venture formada entre a Ford e a Volkswagen nos mercados brasileiro e argentino, nos anos 1980 e 90.
Após sua aposentadoria na Ford, em 1997, montou ao lado do filho José Carlos a Secco Consultoria, agência que segue na ativa atendendo clientes como Marcopolo, Agrale, Artecola, MVC e Honeywell, entre outros.
Casado com Maria Stella, teve cinco filhos, três deles jornalistas. Além de José Carlos, também seguiram os passos do pai na profissão Raquel e Luiz Fernando, o Kiko. Ele também era pai do engenheiro Luís Roberto e da médica Fernanda.
O velório de Luiz Carlos Secco será neste sábado (1º/2), a partir das 9h, no Cemitério Morumby (Rua Deputado Lacerda Corte, 468), em São Paulo. O cortejo está marcado para às 13h.
Exemplo de admiração
Um dos mais admirados e queridos profissionais do setor automotivo, Luiz Calor Secco era quase que uma unanimidade entre jornalistas e executivos do setor. Ao longo de mais de seis décadas de carreira, acumulou prêmios e homenagens, entre elas o prêmio especial de Contribuição à Imprensa Automotiva, concedido por este Portal dos Jornalistas, durante a cerimônia de premiação dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2024. Foi nesta iniciativa, inclusive, que Secco foi eleito em 2015 o segundo +Admirado Assessor de Imprensa do segmento.
Luiz Carlos Secco foi homenageado em dezembro passado por sua contribuição à imprensa automotiva
Em uma de suas últimas aparições em público, em dezembro do ano passado, esteve presente na cerimônia de entrega do Selo Maior Valor de Revenda Autos, da Autoinforme, onde também foi surpreendido com a entrega de uma placa em reconhecimento à sua carreira.
Entrevista histórica
Em abril de 2013, na edição que marcou os quatro anos da newsletter Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, Secco foi destaque de uma entrevista especial produzida pela equipe da publicação. O conteúdo completo você pode conferir no link.
A desinformação deixou definitivamente de de ser uma preocupação de jornalistas e comunicadores e agora faz parte da agenda de todos os setores da sociedade, incluindo o mundo do dinheiro.
Mais uma evidência disso é o Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial, divulgado na semana passada em Davos.
O documento descreve um cenário mundial cada vez mais fragmentado, com desafios geopolíticos, ambientais, sociais e tecnológicos que ameaçam a estabilidade e o progresso.
Notícias falsas e desinformação se destacam em primeiro lugar entre mais de 30 ameaças de curto prazo (dois anos), superando questões dramáticas como a crise climática e os conflitos armados.
Em quarto lugar aparece a polarização da sociedade, um problema relacionado à desinformação e às fake news, muitas vezes disseminadas propositalmente com o intuito de angariar apoio político ou mobilizar para crimes e terrorismo.
O relatório divulgado em Davos é resultado da Pesquisa de Percepção de Riscos Globais, que captura insights de mais de 900 especialistas em todo o mundo.
A inteligência artificial faz parte das preocupações. Os resultados adversos das tecnologias de IA são um dos itens que mais subiram no ranking de risco de dez anos em comparação com o ranking de risco de dois anos.
O documento do Fórum Econômico Mundial refere-se ao papel da IA generativa na produção de conteúdo falso ou enganoso em larga escala e como isso se relaciona com a polarização social.
RSF quer que anunciantes “assumam suas responsabilidades”
Aproveitando o relatório, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou um comunicado convocando os anunciantes a assumirem a responsabilidade pelas ameaças que as principais plataformas online “− especialmente aquelas que incorporam os valores de Elon Musk e Mark Zuckerberg −“ representam para o acesso a informações confiáveis e jornalismo de qualidade.
A organização afirma que “as plataformas online não são nada sem os orçamentos dos anunciantes − foi o dinheiro deles que permitiu que se tornassem tão poderosas”.
Para a RSF, os riscos tanto para o direito à informação quanto para a reputação das empresas estão crescendo. Daí o apelo aos anunciantes para que “assumam a responsabilidade e pressionem essas plataformas para proteger o acesso do público à informação e a conteúdo jornalístico”.
Outro ponto abordado é o dos influenciadores que não produzem informações confiáveis de interesse público, que na visão da entidade de liberdade de imprensa devem ser diferenciados dos jornalistas − uma tarefa cada vez mais difícil.
A fim de combater a desinformação, a RSF sugere que o conteúdo deve ser claramente categorizado de acordo com a origem e os influenciadores devem aderir a um código de conduta, garantindo transparência e responsabilização pelo que veiculam.
Não é impossível, se as plataformas quiserem. Mas, pela direção dos ventos na nova era Trump, não parece nada provável.
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A repórter Nathália Freitas, da TV Globo e Rádio CBN, deixou uma coletiva de imprensa com o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, ao receber uma resposta machista. O episódio ocorreu nesta quarta-feira (29/1), após o empate entre Atlético-GO e Goianésia pelo Campeonato Goiano.
Durante a coletiva, Nathália questionou a possível saída do jogador Shaylon, mas, em vez de responder diretamente, Adson desviou a conversa e perguntou se outro atleta havia tido um bom desempenho na partida. Após a repórter mencionar Alê, o dirigente discordou e insinuou que sua resposta poderia ter sido influenciada pelo fato de achar o jogador “bonitinho”.
Imediatamente, a jornalista demonstrou incômodo e destacou que o comentário tinha relação com seu gênero e afetava seu trabalho. Em seguida, Adson se desculpou, mas acrescentou um “sem barraco” e a acusou de se vitimizar, levando Nathália a deixar o local.
Na rede social X, após receber diversas mensagens de apoio, a repórter agradeceu o carinho e afirmou que se pronunciaria posteriormente sobre o caso. Já Adson Batista publicou um comunicado pedindo desculpas: “Nathália, gostaria de expressar minhas desculpas pelo comentário feito durante a entrevista de hoje. […] Quero que saiba que a intenção nunca foi causar qualquer tipo de constrangimento, mesmo porque minha postura não foi de te ofender ou diminuir. Repito que jamais tive a intenção de afetar sua reputação”.
Caco Barcellos (esq.), Mônica Waldvogel, Maju Coutinho, Sabina Simonato e Marcelo Pereira (Crédito: Bob Paulinho/Globo)
A Globo anunciou nesta semana novidades no jornalismo para 2025, ano em que a emissora completa 60 anos de existência. Entre as novidades estão novos quadros no Fantástico, a estreia do Bom Dia Sábado, uma nova temporada do Profissão Repórter e novos programas.
No próximo sábado (1/2), estreia o Bom Dia Sábado, novo telejornal matinal comandado por Sabina Simonato e Marcelo Pereira, que vai ao ar das 6h50 às 7h50.
O Fantástico já terá novidades no próximo domingo (2/2). O quadro Deu Petch será comandado por Xuxa Meneghel, que retorna à emissora após 11 anos. O espaço falará sobre resgate e adoção de animais abandonados, destacando o trabalho de ONGs e voluntários. Outra novidade é o quadro Devolve Aí, com o humorista Paulo Vieira, que vai reunir pessoas que pegaram algo emprestado (e nunca devolveram) com os donos dos objetos.
Ainda no Fantástico, Renata Ceribelli vai comandar o quadro Prazer Renata, que falará sobre longevidade, abordando a vida de pessoas com 60 anos ou mais. E até abril, Sônia Bridi estará de volta com o quadro Jornada da Vida. A jornalista falará sobre a cultura e biodiversidade de países como Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã.
O Globo Repórter trará às sextas-feiras o Globo Repórter Celebridades, que conta a história de artistas, atletas e outras personalidades. A estreia, que será em 7 de março, abordará a trajetória da atriz Fernanda Torres, que venceu recentemente o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz pelo filme Ainda Estou Aqui.
A nova temporada do Profissão Repórter vai apresentar o projeto Mochilão do Profissão, no qual os repórteres, em duplas, viajarão com apenas uma mochila nas costas para “chegar aonde avião, carro, trem não chegam”. Na estreia, Caco Barcellos e sua equipe mostrarão como é a jornada do peão de boiadeiro.
Novidades também na GloboNews. Em março, estreia o Liderança S/A, com Mônica Waldvogel, que entrevista CEOs, empresários e executivos sobre suas carreiras e experiências corporativas, com o objetivo de dar dicas sobre como ser um líder. O projeto, fruto de uma parceria com o jornal Valor Econômico, vai ao ar aos sábados, às 17h30.
Além disso, nos próximos meses, o canal vai exibir duas séries: A série documental Fiéis: Além dos Muros, sobre o crescimento das denominações evangélicas no país; e posteriormente, em três episódios, Leilane Neubarth falará sobre descobertas científicas e hábitos capazes de melhorar a qualidade de vida conforme as pessoas envelhecem.
E na Academia do Jornalismo, projeto interno da Globo de capacitação e treinamento, haverá uma iniciativa, feita em parceria com o Movimento Luz na Educação (LED), na qual universitários serão convidados a apresentar ideias sobre um tema pré-definido, e os melhores projetos poderão ser exibidos nas plataformas da Globo.
Uma pesquisa divulgada nesta semana pela Marco, agência global de comunicação independente com sede em Madri e escritórios próprios em outros 13 países, em parceria com a empresa de pesquisa Cint, mostrou que veículos tradicionais como tevês, rádios e jornais impressos são considerados fontes mais confiáveis e capazes de combater informações falsas, em meio ao consumo digital massivo.
Segundo o levantamento, 84% dos participantes da pesquisa consideram o jornalismo fundamental para combater fake news. No Brasil, esse percentual é ainda maior, chegando a 89% dos entrevistados.
Mesmo com essa percepção, o levantamento aponta que os brasileiros consideram o LinkedIn como a fonte mais confiável para se informar, com 25% dos entrevistados atribuindo à rede social a nota 10 (extremamente confiável). Os meios de comunicação tradicionais aparecem em seguida com a TV e os jornais impressos, ambos com 19%. Já o rádio vem logo na sequência, com 16%. Considerando a média ponderada dos 11 países envolvidos no estudo, a TV tem a maior pontuação entre as fontes de informação mais confiáveis.
Ainda de acordo com a pesquisa, as redes sociais (como X, Facebook, Instagram, Threads, TikTok, Twitch e Snapchat) e os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, são considerados menos confiáveis como fontes informativas pelos brasileiros. Os percentuais variam apenas entre 6% e 8% dentre aqueles que atribuíram nota 10 (extremamente confiável) para esses canais.
Considerando a média ponderada dos 11 países envolvidos no estudo, a TV tem a maior pontuação entre as fontes de informação mais confiáveis (fonte: Global MARCO New Consumer Report 2024)
Informação é poder
Quando questionados sobre a credibilidade de jornalistas e influenciadores como fontes de informação, 72% dos brasileiros responderam que é mais provável acreditar em um jornalista. No entanto, cerca de 20% indicaram acreditar igualmente tanto em jornalistas quanto em influenciadores. A preferência pela imprensa tradicional se manteve entre todos os países pesquisados, com Portugal (83%), Espanha (73%) e Brasil (72%) se destacando por priorizarem jornalistas em relação a outras fontes.
Seguindo essa tendência, 89% dos brasileiros (acima da média global) acreditam que as fake news são combatidas por meio do jornalismo. Essa convicção é novamente observada em diferentes localidades, sendo que 87% dos entrevistados nas Américas defendem essa percepção, acima dos 82% na Europa e dos 79% na África.
Juan Manuel Dortez, diretor Multimercado da Marco
“Apesar do crescimento explosivo das redes sociais, o jornalismo tradicional continua sendo um pilar na busca por informações confiáveis”, afirma Juan Manuel Dortez, diretor Multimercado da MARCO. “Para marcas e organizações que buscam prosperar, construir uma presença estratégica no mercado por meio do relacionamento com a imprensa não é apenas uma opção – mas sim algo essencial para sobreviver em um ambiente tão dinâmico. Investir em atividades de RP não se trata apenas de gerar visibilidade para a marca, mas também de alinhar-se a canais de mídia que reforçam sua credibilidade e confiança”.
O poder persuasivo de um influenciador
Em relação ao poder que um influenciador pode ter na jornada do consumidor, 58% dos entrevistados no Brasil confirmam já terem feito compras seguindo a recomendação de um criador de conteúdo na internet. Ao analisar os diferentes continentes, os consumidores que vivem na África (56%) e nas Américas (53%) são os mais propensos a serem induzidos a comprar por recomendação de um influenciador, bem acima dos que moram na Europa (37%).
Marrocos e Brasil (58%), África do Sul (53%), México e Estados Unidos (51%) e Espanha (45%) são os países mais propensos a comprar algo com base na recomendação de um influenciador. Na Europa, a Espanha (45%) é o país mais propenso a fazer isso. Por outro lado, os países pesquisados que mostraram menos disposição para tomar uma decisão de compra sob a influência de um criador de conteúdo são França (32%), Alemanha (32%) e Reino Unido (35%).
Metodologia
A pesquisa teve como objetivo explorar e analisar as atitudes e a conscientização dos consumidores em 11 mercados-chave. O período de pesquisa abrangeu de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, proporcionando uma visão abrangente das opiniões contemporâneas sobre tópicos globais.
Foram mais de 7.300 participantes, representando países com diversidades culturais, econômicas e tecnológicas. Os mercados pesquisados incluíram Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Essa seleção diversificada teve como objetivo capturar uma compreensão holística do comportamento global do consumidor.
A terceira edição do Global Marco New Consumer Report também se aprofundou nas atitudes em relação à flexibilidade na rotina profissional, ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional e às preferências por diferentes configurações de trabalho, tornando as descobertas uma exploração pioneira sobre os sentimentos em evolução a respeito da cultura do trabalho.
Um questionário estruturado foi projetado para abranger diversos aspectos do consumo de mídia, compromisso com as marcas, aplicações de IA, sustentabilidade e cultura de trabalho. Os participantes foram convidados a responder a perguntas fechadas e abertas, permitindo análises quantitativas e qualitativas.
O relatório completo do estudo, realizado pelo departamento de pesquisa da MARCO em colaboração com a CINT, pode ser consultado em http://themarcosurvey.com/.
Reconhecida duas semanas atrás pela revista Prospect, uma das publicações mais importantes da imprensa britânica, como uma das 25 pensadoras e pensadores mais influentes do mundo em 2024, Eliane Brum, a +Premiada Jornalista da História do Brasil segundo o Ranking +Premiados da Imprensa, foi eleita a Pensadora do Ano para 2025. Ela estava entre os escolhidos pela publicação e agora, após votação popular, ficou em primeiro lugar.
Eliane, que é também fundadora da Sumaúma, plataforma de jornalismo trilíngue feita sobre e a partir da Floresta Amazônica, tem 37 anos de carreira no jornalismo, sendo 27 deles cobrindo pautas socioambientais e a Amazônia. Em 2016, durante um trabalho em Altamira, no Pará, percebeu que precisava se mudar para aquela região, um “epicentro de tudo o que precisamos mudar”.
A jornalista era a única representante brasileira na lista que incluía importantes pensadores especializados em temas como clima, economia, liberdade, geopolítica e tecnologia. No site da Sumaúma Eliane comentou sobre o reconhecimento:
“Eu defendo a recentralização do mundo. Não apenas a centralidade da Amazônia, mas de todos os biomas e dos oceanos. Defendo o deslocamento do que é centro e do que é periferia. E isso não é nem pode ser apenas retórica. A recentralização do mundo é urgente. Esse reconhecimento da Prospect me dá muita alegria, porque esse deslocamento de centralidades parece estar presente nessa escolha, ao colocar no centro outros valores e outras ideias.”
Eliane faz parte da lista dos jornalistas +Premiados no exterior, com importantes reconhecimentos, como o Maria Moors Cabot e o Prêmio SIP em duas oportunidades. Venceu também prêmios como Esso, Vladimir Herzog, Mulher Imprensa eJabuti de Melhor Livro Reportagem.