25.7 C
Nova Iorque
quinta-feira, julho 10, 2025

Buy now

Início Site Página 791

Marcone Andrade é o novo coordenador de Imprensa da Usiminas

A Usiminas anuncia a chegada de Marcone Andrade (marcone.andrade@usiminas.com) para o cargo de coordenador de Imprensa da siderúrgica em Belo Horizonte. Com 30 anos de carreira, ele atuou como repórter e redator de Economia nos jornais Diário do Comércio e O Tempo, em agências de comunicação e acumula experiência em comunicação corporativa, na área de relacionamento com a imprensa da Vale por 12 anos e, mais recentemente, na Samarco. Marcone responderá à gerente geral de Comunicação Ana Gabriela Dias Cardoso (ana.cardoso@usiminas.com).

A LVBA continua sendo a agência de comunicação externa, gestão de crises e relações com a imprensa da empresa. Ana Paula Doné (adone.lvba@usiminas.com) segue como atendimento da Usiminas em Belo Horizonte. Em São Paulo, a coordenação se mantém com Elisandra Escudero (elisandra.escudero@lvba.com.br), que conta com apoio de Lygia Torelli (lygia.torelli@) e supervisão geral de Valéria Allegrini (valeria.allegrini@). Os contatos gerais das equipes em Belo Horizonte e São Paulo são 31-3499-8191 / 8918 e 11-3218-7806.

Relatório da ANJ registra 73 atentados à liberdade de imprensa em um ano

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), publicou em 19/10 uma nova edição de seu Relatório de Liberdade de Imprensa, com colaboração da Abert, em que registrou 73 casos de cerceamento à liberdade de expressão de jornalistas brasileiros entre setembro de 2016 e 2017.

Foram agressões, ameaças, censuras judiciais, detenções, intimidações, insultos, atentados, ataques, casos de vandalismo e assassinato de jornalistas. Segundo o relatório, os casos mostram que persiste “a intolerância e a falta de conhecimentos do real papel da imprensa” no País.

A ANJ produz relatórios sobre a liberdade de expressão no Brasil desde 2004. Confira os arquivos dos anos anteriores.

Vem aí o Festival 3i – Jornalismo inovador, inspirador e independente

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro.

Oito organizações nativas digitais, que inovam no jornalismo online nas Américas, se juntaram para trazer ao Brasil o Festival 3i, no início de novembro (dias 11 e 12), no Rio, sobre o futuro da informação.

As plataformas Agência Lupa, Agência Pública, Brio, Jota, Nexo, Nova Escola, Ponte Jornalismo e Repórter Brasil se uniram ao Google News Lab. O evento vai abordar, entre outros temas, financiamento independente e sustentabilidade, modelos de negócio, tecnologia aplicada ao jornalismo, polarização nas redes sociais e fact-checking.

Entre os convidados internacionais estão o norte-americano Glenn Greenwald, fundador de The Intercept Brasil; a inglesa Claire Wardle, do Cross Check, projeto que reuniu organizações para checar os presidenciáveis na França; a norte-americana Angie Holan, do Politifact, vencedora do Prêmio Pulitzer; José Luis Pardo, do projeto En Malos Pasos, que cobre violência em sete países; Martin Pellecer, diretor do site guatemalteco Nómada; e a portuguesa Mariana Santos, diretora da rede Chicas Poderosas.

Também participam do Festival o ator Gregório Duvivier, que apresenta o Greg News no canal HBO, primeiro jornal satírico da tevê brasileira; Ana Estela de Sousa Pinto, repórter especial da Folha de S.Paulo; Pablo Ortellado, pesquisador da USP; Marco Túlio Pires, coordenador do Google News Lab no Brasil; Luis Alt, do Design Thinking Brasil, e Pedro Doria, da newsletter Meio.

O Festival será no IAB (beco do Pinheiro, 10, no Flamengo). Quem tem mais informações é Gilberto Scofield Júnior, no gilberto.scofield@gmail.com ou 21-992-749-568.

Quem controla a mídia no Brasil?

Levantamento dos 50 maiores veículos será lançado hoje

O coletivo Intervozes e a organização internacional Repórteres Sem fronteiras lançam hoje (31/10), em São Paulo, o Monitoramento da Propriedade da Mídia (Media Ownership Monitor – MOM), iniciativa global de pesquisa e incidência política para criar transparência a respeito de quem são os donos da mídia e por meio da contextualização e análise de informações, responder à pergunta “Quem controla a mídia?. A pesquisa mapeou os 50 maiores veículos de mídia impressa, rádio, televisão e internet do País, os grupos econômicos a que pertencem, seus proprietários, que outros negócios têm e suas relações políticas.

O resultado será apresentado à imprensa às 14h, no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (rua Genebra, 25, Bela Vista), e o lançamento oficial será às 18h, no mesmo local. A apresentação do estudo contará com as presenças de Olaf Steenfadt (coordenador global do Media Ownership), Cynthia Ottaviano (Presidenta da Organização Interamericana de Defensoras e Defensores das Audiências), Martin Becerra (Universidad Nacional de Quilmes/Argentina) e Franklin Martins (ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República). Inscrições pelo http://bit.ly/MOM_Brasil. Mais informações com Priscila Cotta (priscila.cotta@agenciafervo.com.br ou 11-970-282-187) e Nara Lacerda ( nara.lacerda@agenciafervo.com.br ou 11-996-433-432).

Projeto A Vida no Centro faz parceria com HuffPost Brasil

O projeto A Vida no Centro, startup de comunicação focada no Centro de São Paulo, lançada em agosto, selou uma parceria com o HuffPost Brasil e passa ter um blog no portal. No novo espaço, os fundadores do projeto, Denize Bacoccina e Clayton Melo, escreverão sobre assuntos relacionados ao Centro. “A parceria com o HuffPost, um portal jovem, conectado com o espírito do nosso tempo e com uma grande audiência, permitirá levar essas discussões a um público amplo e bem antenado”, disse Clayton Melo em nota.

As publicações serão quinzenais, com os dois jornalistas se revezando e abordando temas ligados à vida urbana e em sociedade. A estreia foi com um artigo assinado por ambos sobre o processo de redescoberta do Centro de São Paulo.

Walter Firmo comemora 80 anos com exposição fotográfica

Walter Firmo
Walter Firmo

O fotógrafo Walter Firmo faz 80 anos e expõe sua obra em São Paulo. Até 18/11, na Galeria Mario Cohen (rua Joaquim Antunes, 177), é possível conferir a exposição Um passeio pela nobreza, que reúne registros dele com artistas como Cartola, Chico Buarque, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Pixinguinha e Moreira da Silva. Firmo despontou na carreira em 1957 como repórter fotográfico do jornal Última Hora, no Rio de Janeiro.

Trabalhou também no Jornal do Brasil e fez parte da primeira equipe da revista Realidade, em 1965. Dois anos antes, havia conquistado o Prêmio Esso de Reportagem. A partir da década de 1970, atuou na publicidade, principalmente para a indústria fonográfica. Em entrevista ao portal Nexo, ele falou sobre o conjunto de sua obra.

Jatobá PR – Uma semana a mais para as inscrições

As agências de comunicação terão uma semana a mais para se inscreverem no Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR. O prazo foi estendido de 31 de outubro para 6 de novembro e, com isso, a divulgação das shortlists, inicialmente prevista para os dias 13, 14 e 16 de novembro, será feita em uma única etapa, em 20 de novembro.

Com a decisão, as agências ganham um pouco mais de tempo para preparar a documentação necessária para a inscrição e o conteúdo que irá a julgamento, incluindo vídeos, áudios e ppt, entre outros.

“Visitamos quase 20 agências nas duas últimas semanas e praticamente todas nos pediram para prorrogar o prazo”, ressalta Decio Paes Manso, membro do Conselho Deliberativo do Jatobá PR. “Como tínhamos margem para um pequeno ajuste no calendário, concordamos em atender ao pleito e desse modo permitir que as inscrições sejam preparadas com um pouco mais de tranquilidade”.

“Para evitar que fique tudo para a última hora”, pondera Eduardo Ribeiro, também integrante do Conselho Deliberativo do prêmio, “a nossa recomendação é que as agências façam a inscrição o mais rápido possível, mesmo que tenham de incluir mais tarde os arquivos. A inscrição e o respectivo pagamento garantirão a participação da agência na premiação, desde que tudo esteja finalizado até 6 de novembro”.

Jatobá PR é integrado por 20 categorias, 18 delas exclusivas para agências de comunicação, divididas em Grandes Agências e Agências-Butique. Uma dessas categorias é latino-americana. Há ainda duas categorias abertas a todas as organizações interessadas: Contribuição a PR e Concorrência / Licitação do Ano em PR. A festa de premiação está marcada para 8 de dezembro no Renaissance Hotel, em São Paulo, ocasião em que serão anunciados os vencedores e também a Agência do Ano e Agência-Butique do Ano.

O prêmio é uma iniciativa do Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), formado pelas empresas Business News Online, Jornalistas Editora, Maxpress e Mega Brasil. E conta com o apoio de Abracom, Conrerp 2ª Região, ABRP e PR Newswire. Outras informações no www.jatobapr.com.br ou pelos 11-5576-5600 e 3861-5280.

Renata Cafardo lança o livro “O roubo do Enem”

A uma semana do Enem, Renata Cafardo lança o livro O roubo do Enem, obra em que conta sobre seu furo de reportagem de 2009, quando teve acesso a uma cópia da prova do exame antes de sua aplicação.

Renata, vale dizer, cobre a área de Educação há mais de 17 anos e é uma das fundadoras da Associação de Jornalistas da Educação (Jeduca). No livro, há ainda uma boa cronologia das políticas públicas da área. Às 19h, na Livraria da Vila do Pátio Higienópolis (rua Dr. Veiga Filho, 133).

Mara Luquet e Antonio Tabet preparam lançamento de canal online sobre Economia e Finanças

Mara Luquet e Antonio Tabet
Mara Luquet e Antonio Tabet

Mara Luquet, ex-comentarista de Economia e Finanças da Globo, e Antonio Tabet, criador do Porta dos Fundos, associaram-se para colocar no ar em 2018 um canal de jornalismo no Youtube. A informação é de Mauricio Stycer, do UOL.

O projeto prevê um noticiário ao vivo e uma grade definida, com cobertura de política, economia, esportes e cultura, e conta com apoio de um fundo de startups gerido pela Iporanga Investimentos. Atualmente, já são 20 pessoas envolvidas na construção do canal – todas elas abrigadas na Letras e Lucros com Você, o site de finanças pessoais que Mara mantém há anos.

Prêmio Simineral de Comunicação tem jantar de divulgação

Para divulgar a nova área do Prêmio Simineral de Comunicação, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), junto com o Sindicato dos Jornalistas (Sinjor-PA) e o Grupo Eko, realizou um jantar em 16/10 no Privilége Restô, para jornalistas, influenciadores digitais e professores da área de comunicação para terem conhecimento do prêmio e do público que ele abrange. As inscrições permanecem abertas até 31 de outubro.

O concurso pretende reconhecer, valorizar e premiar o talento de jornalistas, publicitários e produtores de conteúdos digitais. O tema geral é Mineração: presente na nossa evolução. No total, serão R$ 32,5 mil distribuídos nas diferentes áreas e categorias.

Durante o jantar, José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral, e a presidente do Sinjor-PA Sheila Faro anunciaram a volta da categoria de Fotografia. Os ajustes serão feitos antes do término das inscrições.

(Com a colaboração de Dedé Mesquitadedemesquita@gmail.com –, do Jornalistas Paraenses em Ação)

Últimas notícias

pt_BRPortuguese