O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), com o apoio do Professional Fellows do Departamento de Estados dos EUA, oferece o programa A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation for Latin America (Um caminho digital para empreendedorismo e inovação para a América Latina). Jornalistas empreendedores digitais de 12 países da América Latina, incluindo Brasil, e que tenham fluência em inglês, poderão participar do programa, de 8/10 a 17/11, nos Estados Unidos.
Ele vai selecionar candidatos para criar modelos de empreendimentos de mídia que aproveitem o poder das ferramentas digitais para gerar uma receita sustentável. Os bolsistas aprenderão o que há de mais novo no mundo digital para ajudar a implementar seus planos de negócios.
Os candidatos escolhidos viajarão a Washington para uma orientação de cinco dias, seguida por um estágio de quatro semanas em uma organização americana. Os participantes voltarão a se reunir no programa Professional Fellows Congress em Washington. As inscrições ficam abertas até 20 de maio.
Renata Saraiva assume como Diretora Executiva da TV1 Brand PR
Renata Saraiva assume como Diretora Executiva da TV1 Brand PR
Agora chamada TV1 Brand PR, área reforça e explicita sua visão de RP com foco em atitude de marca e em resultados de negócios para clientes
O Grupo TV1 anunciou a mudança de posicionamento de sua unidade de Relações Públicas, agora chamada TV1 Brand PR. O novo momento acompanha a chegada de Renata Saraiva ([email protected]), que assume a posição de diretora executiva da unidade após atuar por nove anos como diretora-geral da Ogilvy PR no Brasil. Ela substitui a Elisa Prado, que seguiu para a Telefônica.
“Nosso novo posicionamento em RP – estratégias de relacionamento e influência que elevam o valor das marcas – acompanha o planejamento estratégico do Grupo, que tem como foco pessoas e negócios em transformação”, diz Sérgio Motta Mello, presidente do Grupo TV1. “Ficamos gratificados em ter identificado em Renata a profissional movida a valores e desafios que buscávamos para fortalecer o time, não apenas liderando uma disciplina estratégica como RP, mas contribuindo para o desenvolvimento do Grupo como um todo”.
“Dada a natureza holística e estratégica da visão de RP, vemos a TV1 Brand PR como a unidade com maior potencial de integrar todas as áreas de expertise do Grupo sob uma ótica multipúblicos e multidisciplinar”, acrescenta Selma Santa Cruz, vice-presidente do Conselho.
“A partir do novo posicionamento, desenhamos uma arquitetura de soluções baseada em três dimensões – reputação, engajamento e influência”, explica Renata. “Entendemos que vivemos tempos disruptivos e que os diversos públicos não estão mais meramente em torno das marcas, mas convivem com elas em redes relacionais e de influência. Nos vemos como designers do comportamento das marcas nessas redes”.
A arquitetura de soluções da TV1 Brand PR inclui serviços e produtos nas áreas de estratégias de atitude da marca, employee engagement, social & media influence, atitude para crise e marketing de causa. “Usando um pensamento abrangente para online e offline – o mundo é um só e não se pensa mais real sem digital e vice-versa – e guiados por uma visão de Social by Design, concebemos campanhas e programas que vão da formação de embaixadores internos a engajamento de públicos externos como acionistas, comunidades, consumidores, formadores de opinião e mídia”, diz Renata.
Entre os clientes atendidos pela TV1 Brand PR estão Aché, Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), Bradesco, Bradesco Seguros, CEMPRE (Compromisso Empresarial da Reciclagem), Localiza Hertz, Oracle e Somos Plural.
O cientista político e sociólogo Alberto Carlos Almeida, sócio-fundador do Brasilis, instituto de pesquisa e estudos de public affairs que passa a integrar a HSR Specialist Researchers, ministra nesta quarta-feira (16/5) em São Paulo uma Master Class exclusiva para jornalistas sobre metodologia e análise de pesquisas eleitorais e de opinião.
A ação, que faz parte do lançamento do instituto, será às 8h30, na sede da HSR (av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 / Edifício Montreal). Credenciamento na GBR, com Laís Fernandes ([email protected]).
Seguimos com a publicação das assessorias dos novos ministros, que iniciamos em J&Cia 1.151.
Angelo Fernandes de Souza acompanha o novo ministro do trabalho Helton Yomura e chefia a Ascom ([email protected] e 61-2021-5449 – plantão: 99247-6246).
Mirtis Matsuura (61-2027-3538) está na assessoria direta do ministro de Direitos Humanos Gustavo do Vale. Janete Lemos comanda a assessoria de Imprensa ([email protected]); e Alexandre Ferreira ([email protected]) coordena a área de cerimonial e agenda.
Patrícia Mesquita assessora o ministro do Planejamento Esteves Colnago. Thaisis Souza ([email protected]) chefia a Ascom e Vânia Cristino ([email protected]) coordena a área de Imprensa ([email protected])
Bruno Monteiro e Jaqueline Rocha ([email protected]) estão assessorando o novo ministro da Integração Nacional Antônio de Pádua Andrade. A Ascom é chefiada por Ricardo Castelo Branco ([email protected]).
Luciana Guedes ([email protected]) comanda a Ascom da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba – Codevasf, entidade vinculada do Ministério da Integração.
Letícia Palma e Luciana Salimen estão assessorando o novo ministro do Desenvolvimento Social Alberto Beltrame. Valéria Fazzura comanda a Ascom. Contatos pelos [email protected]; atendimento 61-2020-1505 e plantão 992-296-773.
Roberto Constante está na Chefia da Ascom do Ministério do Esporte, na gestão do novo ministro ([email protected]); e Hélida Costa ([email protected]), na coordenação de Informação e Mídia.
15/5 (terça-feira) – SuperAção é uma roda de conversa sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida, promovida pelo portal Vida & Ação. Nesta segunda edição, sob o tema Equilibrando corpo, mente e bolso, pretende mostrar como a saúde financeira impacta a saúde integral, e apontar algumas estratégias e soluções.
O site Poder360, de Fernando Rodrigues, informou nesta sexta-feira (11/5) que a Abril Comunicações S.A. registrou prejuízo consolidado de R$ 331,6 milhões em 2017, valor 140% maior do que os R$ 137,8 milhões de prejuízo apurados em 2016. O site teve acesso ao balanço da empresa, divulgado em 30/4, e ao relatório de avaliação em que a PwC (PricewaterhouseCoopers) afirma que “os prejuízos foram impactados por receitas e despesas ‘não recorrentes’ e que visam a reequilibrar suas finanças”.
Segundo o Poder360, “as despesas não recorrentes somaram R$ 139,8 milhões em 2017. Entraram nessa conta perdas com indenizações trabalhistas para redução do quadro de funcionários (R$ 23,7 milhões), consultorias para reestruturação financeira (R$ 7,9 milhões), baixa com ágio e mais valia da marca Casa Cor (R$ 45,1 milhões) e o programa de regularização tributária (R$ 63 milhões). A auditoria da PwC, no entanto, aponta o que chama de ‘incerteza relevante’ nos dados do balanço da Abril com relação à continuidade das operações do grupo. Parte disso estaria relacionada ao patrimônio líquido negativo de R$ 715,93 milhões da empresa no fim de 2017. No ano anterior, esse valor estava negativo em R$ 414,2 milhões. Ainda de acordo com a PwC, ‘as demonstrações financeiras não incluem quaisquer ajustes em virtude dessas incertezas. Essa situação, entre outras (…), indica a existência de incerteza relevante que pode levantar dúvida significativa sobre sua continuidade operacional'”.
A propósito, comenta-se no mercado que a empresa pode entrar em recuperação judicial até o final do semestre.
O Jota, site especializado na cobertura de instituições públicas, criou um robô para monitorar o tempo que o STF leva para julgar processos. A ferramenta, denominada Rui, idealizada por Felipe Recondo e desenvolvida por Guilherme Duarte, respectivamente diretor de conteúdo e cientista de dados do site, emite alerta automático e envia mensagens via Twitter quando os trâmites fazem aniversário ou completam períodos específicos sem movimentação.
As informações podem ser vistas no @ruibarbot no Twitter e podem servir como base para pautas
Depois de 70 dias à frente da Secretaria de Comunicação do Governo de Santa Catarina, Marcelo Rêgo deixou o posto em 4 de maio. Segundo o siteAcontecendoAqui, os motivos que levaram à sua decisão estariam relacionados a dificuldades para implementar o projeto que desenhou ao assumir a secretaria e divergências internas sobre a campanha publicitária da Secretaria de Segurança que está no ar.
Ex-secretário de Comunicação de Blumenau, Marcelo foi por mais de seis anos diretor de Divulgação da Secom do Governo de Santa Catarina. Ele deve ir para uma das diretorias do Badesc. O novo secretário, promovido pelo governador Eduardo Pinho Moreira, é Gonzalo Charlier Pereira, que já vinha atuando na Secom, na equipe coordenada por Chico Alves.
12/5 (sábado) – Mais uma edição da série Conversa Pública, agora sobre o tema O algoritmo e a democracia, que discute a influência das plataformas de tecnologia no jornalismo e na política. Natália Viana entrevista Eugênio Bucci, colunista da revista Época; Sérgio Dávila, editor executivo da Folha de S.Paulo; Ivana Bentes, pesquisadora da UFRJ; e Joana Varon, diretora do Coding Rights.
Eles vão discutir o vazamento de dados e as recentes mudanças no algoritmo do Facebook, e ainda analisar como essa decisão afeta diretamente o trabalho de jornalistas pelo mundo todo. Às 16h, na Casa Pública (rua Dona Mariana, 81). A entrada é franca (é necessário confirmar presença) e o evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Pública.
Prestes a completar três décadas de atuação, a In Press Porter Novelli implantou nova estrutura de gestão. Depois de oito anos na direção da agência, Roberta Machado assume o recém-criado cargo de CEOe passa a contar com três diretorias executivas– duas focadas em garantir a qualidade do atendimento ao cliente (Operação, e Criação, Planejamento e Mídia) e uma para a melhoria dos processos internos (Integração). Elas apoiarão a CEO na consolidação do novo modelo de trabalho da agência, processo iniciado há um ano.
Roberta Machado
Há 20 anos na In Press, Roberta é especializada em aconselhamento estratégico de comunicação e gestão de crise para empresas de diversos segmentos, como energia, telecomunicações, consumo, indústria, saúde, tecnologia, serviços e setor público. Na edição 2017 do PR SCOPE, principal estudo sobre a indústria de RP do Brasil, foi eleita a segunda executiva de RP mais admirada pelo mercado de comunicação, atrás apenas de Kiki.
A Diretoria Executiva de Operação fica a cargo de Silvia Szarf. Há 20 anos na In Press, sempre à frente de grandes contas, Silvia terá um olhar geral sobre todas as equipes para assegurar eficiência e produtividade nas contas, garantindo que os perfis dos profissionais escolhidos para cada projeto estejam de acordo com as necessidades dos clientes.
A Diretoria Executiva de Criação, Planejamento e Mídiaéliderada por Alfredo Reikdal.No Grupo In Press desde novembro de 2015, após 20 anos em áreas de marketing de grandes empresas e agências de publicidade e digitais, como Ogilvy, Artplan, Razorfish e NBS, Alfredo assumiu a diretoria em maio do ano passado. Composta por uma equipe de mais de 50 profissionais dedicados a criação, planejamento, arte e mídia, a área atua de forma transversal, em parceria com os times de atendimento e consultoria ao cliente.
A recém-criada Diretoria Executiva de Integraçãoestá sob o comando de Sheila Farah, que acaba de chegar à agência. Jornalista por formação e publicitária por experiência, Sheila tem mais de 27 anos de atuação em agências como McCann Erickson, Z+G Grey, Salles, DPZ, DM9DDB, W/Brasil e PeraltaStrawberryFrog. Especializada na estruturação de processos internos, tem a missão de facilitar a integração entre as diferentes áreas da agência.