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quarta-feira, dezembro 10, 2025

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Abertas as inscrições para microbolsas de reportagens investigativas

A Agência Pública e a ONG Conectas Direitos Humanos estão oferecendo microbolsas para a produção de reportagens investigativas. Quatro projetos serão selecionados, e cada um receberá R$ 7 mil para a produção da pauta.

A reportagem deve abordar violência policial e intervenções de forças de segurança, como a que ocorre no Rio. As inscrições vão até 25 de maio.

 

XVII Congresso Regional Norte de Ciências da Comunicação

O campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) recebe de 22 e 24/5 o maior evento da área de comunicação no Norte do País, o XVII Congresso Regional Norte de Ciências da Comunicação (Intercom Norte). A expectativa é de que até 500 congressistas, vindos de todos os estados da Região Norte, participem do evento, realizado pela primeira vez em uma cidade do interior da Amazônia.

Serão 14 minicursos e oficinas e apresentados cerca de 300 trabalhos experimentais e científicos. O Intercom Norte 2018 está sendo realizado pelo Departamento de Jornalismo do campus de Vilhena da Unir e pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, com apoio de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv), Instituto Federal de Rondônia (Ifro), SicoobCredisul, Prefeitura de Vilhena e Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Acre (Ascom-Ufac). Inscrições somente pelo site, onde constam também mais informações sobre o congresso. Acesse também a página do Intercom Norte no Facebook e o portal Intercom.

Mais informações sobre J&Cia Norte com Oswaldo Braglia ([email protected] e 91-987-010-288) e Faber Teixeira ([email protected] e 985-338-900).

Com nova estratégia de Comunicação, McDonald’s reforça equipe

Equipe de Comunicação Corporativa do McDonald's. Da esq. para dir.: Paloma Arruda, Vitor Selli, Leandro Lima, David Grinberg, Mariana Augusto e Anderson Lima.
Equipe de Comunicação Corporativa do McDonald’s. Da esq. para dir.: Paloma Arruda, Vitor Selli, Leandro Lima, David Grinberg, Mariana Augusto e Anderson Lima.

O Departamento de Comunicação Corporativa do McDonald’s anunciou nesta semana novidades em sua estrutura e estratégia para o mercado brasileiro. De acordo o diretor de Comunicação David Grinberg, a mudança é fruto de um reposicionamento estratégico da área, que passa a focar sua atuação em termas mais institucionais, deixando a comunicação de produtos como prerrogativa do Marketing da empresa.

“Antes de darmos início a essa nova etapa, a área de Comunicação era muito dependente do Marketing e vivia, prioritariamente, de sua agenda”, explica David. “Com a mudança iniciada há dois anos, os dois setores se dividiram, e assim, além de ganharmos mais protagonismo e relevância na estratégia da empresa, também pudemos estabelecer a nossa própria agenda”.

Com a nova estrutura, a área de Comunicação Corporativa passa a contar com duas gerências, ambas sob a direção de David, que dividirão o trabalho agora sustentado em três pilares estratégicos: Bom empregador (ações relacionadas ao quadro de funcionários), e Qualidade (abrangendo temas como sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social) e Experiência (percepções relacionadas ao uso da marca e ações promovidas pela empresa).

David Grinberg: “Novo posicionamento permitirá explorarmos as boas histórias institucionais do McDonald’s”

Para gerenciar os pilares de Bom empregador e Experiência, foi promovida Mariana Augusto dos Santos, na empresa há quatro anos, ultimamente atuando como coordenadora. Ela terá o suporte de Anderson Lima. Já para o pilar de Qualidade foi contratado Leandro Lima (ex-Avon), que terá o apoio de Vitor Felli. Sob os cuidados de Leandro ficarão ainda as ações de prevenção e gerenciamento de crise e gestão dos canais internos. Ambas as gerências atuarão de maneira integrada com os públicos interno e externo, de acordo com os projetos que forem surgindo.

“Esse novo direcionamento, que culminou com a reformulação na equipe, permitiu e continuará permitindo que exploremos grandes histórias institucionais que o McDonald’s carrega consigo, mas que muitas vezes nem os próprios funcionários conhecem”, destaca David. “Para se ter uma ideia, somos atualmente o maior gerador de primeiro emprego no Brasil e temos grande protagonismo em questões sustentáveis. É esse tipo de informação que muitas vezes passava desapercebida e que passamos a explorar. O resultado tem sido excelente e visto com bons olhos pela direção da empresa”.

Para o trabalho de Comunicação Externa, a empresa conta com o suporte da Golin, que, sob a direção de Patrícia Galindo, coordena o trabalho de outras 23 agências afiliadas em todo o Brasil. Dão ainda suporte ao setor as agências Tapioca (Comunicação Interna), DM9 (gestão das redes sociais) e DPZT (publicidade).

Abraji lança campanha contra violência a jornalistas

Campanha Abraji

A Abraji lançou esta semana uma campanha publicitária baseada no tema “Se a notícia é a violência contra jornalistas, temos um problema”. A ação, criada pela agência Oglivy, tem como objetivo chamar a atenção para casos de violência e agressão a jornalistas no exercício da profissão.

Entre junho de 2013 e o início deste ano, a Abraji contabilizou ao menos 300 casos de agressões a jornalistas no contexto de manifestações; só em 2018 já são no mínimo 56 os casos de agressões, hostilidades ou ameaças a comunicadores em contexto político, partidário ou eleitoral; e há fortes indícios de que ao menos um jornalista foi assassinado em retaliação a seu trabalho profissional este ano.

Segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), 41 profissionais foram assassinados no Brasil entre 1992 e 2018 por motivações relacionadas ao seu trabalho. No Ranking da Liberdade de Imprensa 2018, organizado pela Repórteres Sem Fronteiras, o Brasil ficou na 102ª posição entre os 180 países avaliados. E a organização Artigo 19 aponta que foram 27 as violações graves contra comunicadores no Brasil em 2017, incluindo dois homicídios. Desde que ela começou o monitoramento, há seis anos, foram 177 violações, sendo 24 os homicídios.

A campanha também tem como objetivo divulgar o Programa Tim Lopes, lançado pela Abraji em 2017. Ele foi concebido para acompanhar as investigações sobre homicídio, sequestro ou tentativa de homicídio e sequestro de comunicadores e, se for o caso, dar continuidade às reportagens que eles executavam quando foram impedidos. O projeto é financiado pela Open Society Foundation. Veja peças digitais da campanha.

Estadão lança livro “100 coisas para fazer no Brasil antes de morrer”

Livro Estadão
Livro Estadão

O Estadão, em parceria com a FCB Brasil, lança o livro 100 coisas para fazer no Brasil antes de morrer, com matérias do jornal que retratam 100 histórias de pessoas que estavam fazendo atividades corriqueiras no momento em que foram assassinadas. O Brasil é o 9º país no ranking das maiores taxas de homicídios do mundo, e muitas das vítimas são assassinadas durante atividades comuns do dia. O livro, com título homônimo da campanha, tem o objetivo de mobilizar os responsáveis e encontrar soluções para promover uma mudança nesse cenário assustador. Ele será distribuído exclusivamente para responsáveis do poder público e formadores de opinião que possam propagar a ideia e tornar a discussão sobre o tema ainda mais relevante.

“Queremos mais uma vez chamar a atenção para um problema que atinge a grande maioria da população brasileira, buscando a transformação de uma realidade que muitos enfrentam a cada dia”, enfatiza Marcelo Moraes, diretor de Marketing do Estadão. Mais informações com Paula Angelo ([email protected] ou 11-4873-7621 / 999-909-870).

Oficina para profissionais da voz no Rio de Janeiro

Kleber Vieira
Kleber Vieira

Kleber Vieira ministra nesta quinta-feira (17/5),  a oficina Como ser um profissional da voz. A ênfase é na comunicação verbal, com atenção para a correta dicção em português e termos em outros idiomas. Dirigida para profissionais de comunicação, vai abordar as diferenças entre programas ao vivo e gravados. Também para profissionais de eventos, prepara para apresentar eventos públicos, sociais e corporativos.

Jornalista há 33 anos, Vieira trabalhou em rádio, jornal, agência de notícias e assessoria de comunicação. Como editor da agência Sport Press, ganhou o prêmio Bola de Ouro. Atualmente é assessor da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol, além de cerimonialista e mestre de cerimônias, trabalhando com apresentação, planejamento e organização de eventos.

Das 8h às 12h30, no auditório do Centro Empresarial BarraShopping (av. das Américas, 4.200, bloco 9, ala B), ao custo de R$ 65. Inscrições e outras informações no [email protected] ou 21-973-907-421.

A revolução paulista de 1932 pelos olhos de Luiz Octavio de Lima

Capa do livro
Capa do livro

Autor do best-seller A Guerra do Paraguai (2016) e finalista do Prêmio Jabuti com Pimenta Neves – Uma reportagem (2013), Luiz Octavio de Lima está lançando 1932: São Paulo em chamas, sobre a chamada Revolução Constitucionalista, que pôs em xeque o primeiro governo Vargas, atravessou fronteiras e ainda é objeto de apaixonadas discussões. Com personagens históricos como o inventor Santos Dumont, Juscelino Kubitschek, o jornalista Roberto Marinho e literatos como Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Guilherme de Almeida, Guimarães Rosa e Rubem Braga, o livro tem boa parte de sua força nas experiências dos combatentes anônimos, transmitidas a seus parentes ou registradas em diários que ficaram como legados para as novas gerações. Esses depoimentos de quem esteve nas trincheiras e viveu a guerra civil em primeira mão permeiam a narrativa.

Um abrangente relato, fartamente ilustrado com mapas, fotos e cartazes, permite ao leitor conhecer e analisar o episódio que sacudiu o Brasil, deixando um legado de valores e discussões. O livro será vendido nas livrarias por R$ 56,90.

ICFJ lança bolsa para empreendedores digitais

O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), com o apoio do Professional Fellows do Departamento de Estados dos EUA, oferece o programa A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation for Latin America (Um caminho digital para empreendedorismo e inovação para a América Latina). Jornalistas empreendedores digitais de 12 países da América Latina, incluindo Brasil, e que tenham fluência em inglês, poderão participar do programa, de 8/10 a 17/11, nos Estados Unidos.

Ele vai selecionar candidatos para criar modelos de empreendimentos de mídia que aproveitem o poder das ferramentas digitais para gerar uma receita sustentável. Os bolsistas aprenderão o que há de mais novo no mundo digital para ajudar a implementar seus planos de negócios.

Os candidatos escolhidos viajarão a Washington para uma orientação de cinco dias, seguida por um estágio de quatro semanas em uma organização americana. Os participantes voltarão a se reunir no programa Professional Fellows Congress em Washington. As inscrições ficam abertas até 20 de maio.

TV1 contrata Renata Saraiva e reposiciona área de RP

Renata Saraiva assume como Diretora Executiva da TV1 Brand PR
Renata Saraiva assume como Diretora Executiva da TV1 Brand PR
Agora chamada TV1 Brand PR, área reforça e explicita sua visão de RP com foco em atitude de marca e em resultados de negócios para clientes

 

O Grupo TV1 anunciou a mudança de posicionamento de sua unidade de Relações Públicas, agora chamada TV1 Brand PR. O novo momento acompanha a chegada de Renata Saraiva ([email protected]), que assume a posição de diretora executiva da unidade após atuar por nove anos como diretora-geral da Ogilvy PR no Brasil. Ela substitui a Elisa Prado, que seguiu para a Telefônica.

“Nosso novo posicionamento em RP – estratégias de relacionamento e influência que elevam o valor das marcas – acompanha o planejamento estratégico do Grupo, que tem como foco pessoas e negócios em transformação”, diz Sérgio Motta Mello, presidente do Grupo TV1. “Ficamos gratificados em ter identificado em Renata a profissional movida a valores e desafios que buscávamos para fortalecer o time, não apenas liderando uma disciplina estratégica como RP, mas contribuindo para o desenvolvimento do Grupo como um todo”.

“Dada a natureza holística e estratégica da visão de RP, vemos a TV1 Brand PR como a unidade com maior potencial de integrar todas as áreas de expertise do Grupo sob uma ótica multipúblicos e multidisciplinar”, acrescenta Selma Santa Cruz, vice-presidente do Conselho.

“A partir do novo posicionamento, desenhamos uma arquitetura de soluções baseada em três dimensões – reputação, engajamento e influência”, explica Renata. “Entendemos que vivemos tempos disruptivos e que os diversos públicos não estão mais meramente em torno das marcas, mas convivem com elas em redes relacionais e de influência. Nos vemos como designers do comportamento das marcas nessas redes”.

A arquitetura de soluções da TV1 Brand PR inclui serviços e produtos nas áreas de estratégias de atitude da marca, employee engagement, social & media influence, atitude para crise e marketing de causa. “Usando um pensamento abrangente para online e offline – o mundo é um só e não se pensa mais real sem digital e vice-versa – e guiados por uma visão de Social by Design, concebemos campanhas e programas que vão da formação de embaixadores internos a engajamento de públicos externos como acionistas, comunidades, consumidores, formadores de opinião e mídia”, diz Renata.

Entre os clientes atendidos pela TV1 Brand PR estão Aché, Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), Bradesco, Bradesco Seguros, CEMPRE (Compromisso Empresarial da Reciclagem), Localiza Hertz, Oracle e Somos Plural.

Palestra sobre pesquisas marca lançamento do Brasilis em SP

Alberto Carlos Almeida
Alberto Carlos Almeida

O cientista político e sociólogo Alberto Carlos Almeida, sócio-fundador do Brasilis, instituto de pesquisa e estudos de public affairs que passa a integrar a HSR Specialist Researchers, ministra nesta quarta-feira (16/5) em São Paulo uma Master Class exclusiva para jornalistas sobre metodologia e análise de pesquisas eleitorais e de opinião.

A ação, que faz parte do lançamento do instituto, será às 8h30, na sede da HSR (av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 / Edifício Montreal). Credenciamento na GBR, com Laís Fernandes ([email protected]).

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