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terça-feira, dezembro 9, 2025

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Grupos fazem ataques virtuais a Lupa e Aos Fatos

Agência Lupa e Aos Fatos

Desde que anunciaram na última semana parceria com o Facebook em um programa de verificação de conteúdo postado na rede social, as agências de fact-checking Lupa e Aos Fatos, seus jornalistas e colaboradores passaram a sofrer ataques no próprio FB e em outras plataformas, como Twitter e WhatsApp.

Por meio de vídeos e montagens, páginas e pessoas públicas classificam a iniciativa de checagem como “tentativa de censurar a direita”, atribuindo às agências e seus profissionais o rótulo de “esquerdistas”. Os conteúdos e falas incitam o público a “reagir”. Em alguns casos, fotos de cônjuges e pessoas próximas aos profissionais também foram disseminadas junto a afirmações falsas e ofensivas.

Em nota que emitiu nessa quarta-feira (16/5) sobre os ataques, a Abraji afirma que “a crítica ao trabalho da imprensa é válida e necessária. Ao incitar, endossar ou praticar discurso de ódio contra jornalistas, porém, aqueles que reprovam as iniciativas de checagem promovem exatamente o que dizem combater: o impedimento à livre circulação de informações”.

​​Prossegue o comunicado: “Os ataques pecam ainda pela imprecisão: o programa do qual a Aos Fatos e a Lupa fazem parte não envolve a retirada de conteúdos do Facebook ou o impedimento à publicação. De acordo com o próprio Facebook, conteúdos identificados como falsos continuarão disponíveis no feed de notícias; mas não poderão ser patrocinados. Quem quiser compartilhá-los receberá um alerta de que a veracidade da informação foi questionada. Os critérios de checagem das agências são públicos e atendem aos requisitos da International Fact Checking Network (IFCN) — um dos quais é o apartidarismo. A IFCN é parte do Poynter Institute, um dos mais renomados centros de formação e aprimoramento do jornalismo”

A parceria de verificação do Facebook com a duas agências vai partir de denúncias de usuários da rede social. Será possível indicar ao FB se uma notícia é considerada falsa. Isso fará com que a promoção do post seja reduzida de forma significativa no feed de notícias. Páginas que repetidamente compartilharem notícias falsas terão todo o seu alcance diminuído. Nos Estados Unidos, onde a ferramenta já é usada, houve uma redução de 80% no compartilhamento das chamadas fake news.

“Estamos comprometidos em combater a disseminação de notícias falsas no Facebook”, disse Cláudia Gurfinkel, líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para a América Latina. “Essa parceria com Aos Fatos e Agência Lupa é mais um passo em nossos esforços para combater a desinformação e melhorar a qualidade das notícias que as pessoas encontram no Facebook”.

O Facebook também enviará notificações para pessoas e administradores de páginas avisando que a veracidade do conteúdo foi questionada. As páginas que fizerem uso frequente de notícias consideradas falsas terão anúncios banidos.

Folha de S.Paulo renova mandato de ombudsman

Paula Cesarino Costa
Paula Cesarino Costa

Ombudsman da Folha de S.Paulo desde 2016, Paula Cesarino Costa acaba de ter seu mandato renovado até o final de abril de 2019. Há mais de 30 anos na casa, ela foi diretora da sucursal do Rio, secretária-assistente de Redação, responsável por cadernos especiais e edições de domingo; editora de Política da Folha da Tarde, editora-adjunta do caderno Cotidiano, editora da Revista da Folha e editora de revistas, entre outras funções.

Segundo disse ao jornal, seu principal desafio no novo mandato serão as fake news: “Não há dúvida de que terão um papel predominante na campanha eleitoral e na ação da ombudsman, seja do ponto de vista de sua disseminação, seja em relação às inúmeras iniciativas de combate, prevenção e acompanhamento”.

Correio, Jornal do Commercio e O Povo unem-se na Rede Nordeste

Três dos principais jornais do Nordeste – Correio (BA), Jornal do Commercio (PE) e O Povo (CE) – decidiram compartilhar conteúdo, tanto no impresso quanto no online, e para isso se uniram na Rede Nordeste, que já está em operação. Juntos, segundo o IVC de março, eles têm média de 90 mil exemplares diários de circulação (40.648 do Correio, 37.431 do JC e 13.694 de O Povo) e quase 70 milhões de pageviews (Correio24horas com 29 milhões, JC Online com 22,7 milhões e O Povo Online, 11,1 milhões).

“A ideia é compartilhar principalmente conteúdos exclusivos de cada uma das redações”, diz Roberto Gazzi, diretor de Jornalismo e Mídias Digitais do Correio. “Cada uma delas produz muito conteúdo interessante. E não é só matéria. Vale também para foto, vídeo e infografia”.

Segundo ele, foi um acordo tranquilo: “A maior dificuldade foi mesmo a correria e a distância. Desde o início a ideia lançada por O Povo pareceu a todos uma boa parceria, do tipo ganha-ganha. Nestes tempos bicudos, as parcerias são cada vez mais importantes, por que não as regionais? O maior segredo para a parceria ter saído – e rápido – foi a simplicidade da ideia e da execução: todos têm liberdade para disponibilizar e publicar o que quiserem, da forma que quiserem, com o único compromisso de dar o crédito dos profissionais e do veículo, com o devido link quando é na versão digital. Assim, foi fácil assimilar a ideia, treinar o pessoal e sair fazendo. Ganham os leitores dos três veículos e ganha o Nordeste, com a união de três títulos tão importantes para a região”.

Nos sites dos jornais há links para o conteúdo dos outros dois parceiros e no impresso, indicação da origem do conteúdo publicado. A iniciativa contempla informação de todas as áreas, fazendo com que o leitor saiba mais sobre o que acontece na região. “Vamos nos potencializar nas coberturas de economia, política, esportes, cultura, tecnologia, meio ambiente. Informações checadas que impactam diretamente em públicos qualificados do Ceará, Bahia e Pernambuco”, afirma Arlen Medina Néri, diretor-geral de Jornalismo de O Povo.

“Este é um projeto onde compartilham seus conteúdos três marcas importantes do jornalismo nordestino. Marcas de credibilidade e relevância no Nordeste e no Brasil”, destaca Laurindo Ferreira, diretor do Jornal do Commercio. “É um projeto inovador e de força jornalística em tempos de fake news. Para esse grupo, a melhor vacina contra notícia falsa é jornalismo de credibilidade”.

Arlen (esq.), Gazzi e Laurindo

 

Felipe Nabinger deixou a equipe da rádio Guaíba

Felipe Nabinger
Felipe Nabinger

O repórter esportivo Felipe Nabinger deixou a equipe da rádio Guaíba após dois anos de casa. Na emissora, ele participava dos programas Guaíba Esportes, Bate-Pronto e 300 Por Hora, além de fazer a cobertura da dupla Grenal.

Nabinger iniciou sua carreira em 2009 na rádio Gaúcha, onde ficou até 2015. De 2015 até 2016 atuou na Bandeirantes AM/FM e, na sequência, foi para a Guaíba.

Abertas as inscrições para microbolsas de reportagens investigativas

A Agência Pública e a ONG Conectas Direitos Humanos estão oferecendo microbolsas para a produção de reportagens investigativas. Quatro projetos serão selecionados, e cada um receberá R$ 7 mil para a produção da pauta.

A reportagem deve abordar violência policial e intervenções de forças de segurança, como a que ocorre no Rio. As inscrições vão até 25 de maio.

 

XVII Congresso Regional Norte de Ciências da Comunicação

O campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) recebe de 22 e 24/5 o maior evento da área de comunicação no Norte do País, o XVII Congresso Regional Norte de Ciências da Comunicação (Intercom Norte). A expectativa é de que até 500 congressistas, vindos de todos os estados da Região Norte, participem do evento, realizado pela primeira vez em uma cidade do interior da Amazônia.

Serão 14 minicursos e oficinas e apresentados cerca de 300 trabalhos experimentais e científicos. O Intercom Norte 2018 está sendo realizado pelo Departamento de Jornalismo do campus de Vilhena da Unir e pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, com apoio de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv), Instituto Federal de Rondônia (Ifro), SicoobCredisul, Prefeitura de Vilhena e Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Acre (Ascom-Ufac). Inscrições somente pelo site, onde constam também mais informações sobre o congresso. Acesse também a página do Intercom Norte no Facebook e o portal Intercom.

Mais informações sobre J&Cia Norte com Oswaldo Braglia ([email protected] e 91-987-010-288) e Faber Teixeira ([email protected] e 985-338-900).

Com nova estratégia de Comunicação, McDonald’s reforça equipe

Equipe de Comunicação Corporativa do McDonald's. Da esq. para dir.: Paloma Arruda, Vitor Selli, Leandro Lima, David Grinberg, Mariana Augusto e Anderson Lima.
Equipe de Comunicação Corporativa do McDonald’s. Da esq. para dir.: Paloma Arruda, Vitor Selli, Leandro Lima, David Grinberg, Mariana Augusto e Anderson Lima.

O Departamento de Comunicação Corporativa do McDonald’s anunciou nesta semana novidades em sua estrutura e estratégia para o mercado brasileiro. De acordo o diretor de Comunicação David Grinberg, a mudança é fruto de um reposicionamento estratégico da área, que passa a focar sua atuação em termas mais institucionais, deixando a comunicação de produtos como prerrogativa do Marketing da empresa.

“Antes de darmos início a essa nova etapa, a área de Comunicação era muito dependente do Marketing e vivia, prioritariamente, de sua agenda”, explica David. “Com a mudança iniciada há dois anos, os dois setores se dividiram, e assim, além de ganharmos mais protagonismo e relevância na estratégia da empresa, também pudemos estabelecer a nossa própria agenda”.

Com a nova estrutura, a área de Comunicação Corporativa passa a contar com duas gerências, ambas sob a direção de David, que dividirão o trabalho agora sustentado em três pilares estratégicos: Bom empregador (ações relacionadas ao quadro de funcionários), e Qualidade (abrangendo temas como sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social) e Experiência (percepções relacionadas ao uso da marca e ações promovidas pela empresa).

David Grinberg: “Novo posicionamento permitirá explorarmos as boas histórias institucionais do McDonald’s”

Para gerenciar os pilares de Bom empregador e Experiência, foi promovida Mariana Augusto dos Santos, na empresa há quatro anos, ultimamente atuando como coordenadora. Ela terá o suporte de Anderson Lima. Já para o pilar de Qualidade foi contratado Leandro Lima (ex-Avon), que terá o apoio de Vitor Felli. Sob os cuidados de Leandro ficarão ainda as ações de prevenção e gerenciamento de crise e gestão dos canais internos. Ambas as gerências atuarão de maneira integrada com os públicos interno e externo, de acordo com os projetos que forem surgindo.

“Esse novo direcionamento, que culminou com a reformulação na equipe, permitiu e continuará permitindo que exploremos grandes histórias institucionais que o McDonald’s carrega consigo, mas que muitas vezes nem os próprios funcionários conhecem”, destaca David. “Para se ter uma ideia, somos atualmente o maior gerador de primeiro emprego no Brasil e temos grande protagonismo em questões sustentáveis. É esse tipo de informação que muitas vezes passava desapercebida e que passamos a explorar. O resultado tem sido excelente e visto com bons olhos pela direção da empresa”.

Para o trabalho de Comunicação Externa, a empresa conta com o suporte da Golin, que, sob a direção de Patrícia Galindo, coordena o trabalho de outras 23 agências afiliadas em todo o Brasil. Dão ainda suporte ao setor as agências Tapioca (Comunicação Interna), DM9 (gestão das redes sociais) e DPZT (publicidade).

Abraji lança campanha contra violência a jornalistas

Campanha Abraji

A Abraji lançou esta semana uma campanha publicitária baseada no tema “Se a notícia é a violência contra jornalistas, temos um problema”. A ação, criada pela agência Oglivy, tem como objetivo chamar a atenção para casos de violência e agressão a jornalistas no exercício da profissão.

Entre junho de 2013 e o início deste ano, a Abraji contabilizou ao menos 300 casos de agressões a jornalistas no contexto de manifestações; só em 2018 já são no mínimo 56 os casos de agressões, hostilidades ou ameaças a comunicadores em contexto político, partidário ou eleitoral; e há fortes indícios de que ao menos um jornalista foi assassinado em retaliação a seu trabalho profissional este ano.

Segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), 41 profissionais foram assassinados no Brasil entre 1992 e 2018 por motivações relacionadas ao seu trabalho. No Ranking da Liberdade de Imprensa 2018, organizado pela Repórteres Sem Fronteiras, o Brasil ficou na 102ª posição entre os 180 países avaliados. E a organização Artigo 19 aponta que foram 27 as violações graves contra comunicadores no Brasil em 2017, incluindo dois homicídios. Desde que ela começou o monitoramento, há seis anos, foram 177 violações, sendo 24 os homicídios.

A campanha também tem como objetivo divulgar o Programa Tim Lopes, lançado pela Abraji em 2017. Ele foi concebido para acompanhar as investigações sobre homicídio, sequestro ou tentativa de homicídio e sequestro de comunicadores e, se for o caso, dar continuidade às reportagens que eles executavam quando foram impedidos. O projeto é financiado pela Open Society Foundation. Veja peças digitais da campanha.

Estadão lança livro “100 coisas para fazer no Brasil antes de morrer”

Livro Estadão
Livro Estadão

O Estadão, em parceria com a FCB Brasil, lança o livro 100 coisas para fazer no Brasil antes de morrer, com matérias do jornal que retratam 100 histórias de pessoas que estavam fazendo atividades corriqueiras no momento em que foram assassinadas. O Brasil é o 9º país no ranking das maiores taxas de homicídios do mundo, e muitas das vítimas são assassinadas durante atividades comuns do dia. O livro, com título homônimo da campanha, tem o objetivo de mobilizar os responsáveis e encontrar soluções para promover uma mudança nesse cenário assustador. Ele será distribuído exclusivamente para responsáveis do poder público e formadores de opinião que possam propagar a ideia e tornar a discussão sobre o tema ainda mais relevante.

“Queremos mais uma vez chamar a atenção para um problema que atinge a grande maioria da população brasileira, buscando a transformação de uma realidade que muitos enfrentam a cada dia”, enfatiza Marcelo Moraes, diretor de Marketing do Estadão. Mais informações com Paula Angelo ([email protected] ou 11-4873-7621 / 999-909-870).

Oficina para profissionais da voz no Rio de Janeiro

Kleber Vieira
Kleber Vieira

Kleber Vieira ministra nesta quinta-feira (17/5),  a oficina Como ser um profissional da voz. A ênfase é na comunicação verbal, com atenção para a correta dicção em português e termos em outros idiomas. Dirigida para profissionais de comunicação, vai abordar as diferenças entre programas ao vivo e gravados. Também para profissionais de eventos, prepara para apresentar eventos públicos, sociais e corporativos.

Jornalista há 33 anos, Vieira trabalhou em rádio, jornal, agência de notícias e assessoria de comunicação. Como editor da agência Sport Press, ganhou o prêmio Bola de Ouro. Atualmente é assessor da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol, além de cerimonialista e mestre de cerimônias, trabalhando com apresentação, planejamento e organização de eventos.

Das 8h às 12h30, no auditório do Centro Empresarial BarraShopping (av. das Américas, 4.200, bloco 9, ala B), ao custo de R$ 65. Inscrições e outras informações no [email protected] ou 21-973-907-421.

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