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quarta-feira, julho 9, 2025

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Paulo Motoryn é ameaçado por defesa de Ricardo Nunes após reportagem sobre ligação com Osvaldo Cavalcante Maciel

Paulo Motoryn é ameaçado por defesa de Ricardo Nunes após reportagem sobre desvios no Banco do Brasil
Ricardo Nunes (Crédito: Rovena Rosa/Agencia Brasil)

O repórter Paulo Motoryn, do Intercept Brasil, recebeu ameaças judiciais da defesa do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, após a publicação de uma reportagem que investiga a ligação de Nunes com Osvaldo Cavalcante Maciel, empresário condenado por desvios no Banco do Brasil em 1995.

A série Endereços, do site De Olho nos Ruralistas, revelou uma suposta ligação entre Maciel e Ricardo Nunes. Uma das reportagens ouviu de um ex-vizinho de Nunes que o prefeito era empregado de Maciel. Motoryn resolveu apurar, analisou processos judiciais e administrativos que tratavam da fraude, e conseguiu contato com Julianno Maciel, filho de Osvaldo. Questionado sobre a relação de seu pai com Nunes, ele confirmou que o prefeito foi funcionário de Maciel.

Depois disso, o repórter do Intercept Brasil entrou em contato com a assessoria de Ricardo Nunes e fez algumas perguntas sobre a relação do prefeito com Maciel, como “por quantos anos o prefeito trabalhou com Maciel?”, “Qual função?” e “Entre 1994 e 1996, o prefeito foi remunerado com parte do patrimônio de Maciel?”.

Em resposta aos questionamentos, Motoryn recebeu uma nota, assinada pelo advogado criminalista Daniel Bialski, acusando o repórter e o Intercept Brasil de calúnia e difamação, e anunciando que Nunes entrará na Justiça contra “os autores, asseclas e participes das acusações falsas”.

“O site Intercept Brasil procurou a campanha de Ricardo Nunes, com acusações graves, caluniosas e totalmente infundadas que tentam vincular o prefeito a um escândalo de fraude bancária ocorrido em meados da década de 1990”, diz a nota. “A defesa adianta, inclusive, que vai ingressar, imediatamente, na Justiça, e adotará as medidas criminais contra os autores, asseclas e participes das acusações falsas, caluniosas e inescrupulosas que procuram de forma criminosa envolver Nunes em algo que não tem qualquer relação com a sua história ou com seus atos”.

A defesa de Nunes também afirmou que a reportagem teria “mandantes”: “Buscaremos a condenação por esses crimes também dos aloprados que atuam como mandantes dessa tentativa desesperada de tumultuar e manchar a reputação e a dignidade do prefeito – uma farsa que fere a democracia e desrespeita os eleitores”.

Na reportagem, Motoryn explicou que a história ainda estava em apuração e que mandar perguntas é um passo básico do processo. Destacou também se tratar de um assunto de interesse público, envolvendo um governante de São Paulo e candidato à reeleição.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram as ameaças judicias. As entidades destacaram que “o jornalismo investigativo é fundamental para garantir a transparência e o controle social sobre o poder público”.

Thyago Mathias conduzirá a expansão da SEC Newgate no Brasil e na América Latina

Thyago Mathias

A SEC Newgate, grupo de comunicação estratégica e advocacy, com sede em Milão, Itália, com mais de 1.300 profissionais em 60 escritórios distribuídos por cinco continentes e que reportou receita de U$ 103,6 milhões no primeiro semestre deste ano, anunciou na última semana a contratação de Thyago Mathias como seu vice-presidente de advocacy e assuntos públicos para Brasil e América Latina.

O objetivo é a expansão da rede na região, em especial para os mercados de Brasil, México, Argentina, Chile, Peru e Panamá. Esse novo movimento da SEC Newgate se dá cerca de 2 anos após o grupo ter adquirido a agência another, também com forte atuação no continente. E 7 anos após iniciar as operações na região, por meio de escritório na Colômbia, país onde hoje é vice-líder de mercado.

Thyago foi por quase 3 anos diretor-geral da LLYC, inicialmente do Brasil e no período final, para a América Latina. Esteve também, por pouco mais de 1 ano e meio, na FTI Consulting, como diretor sênior e senior advisor. No período em que atuou na imprensa, foi correspondente do portal g1 da TV Globo no Oriente Médio, baseado no Egito, e repórter especial de política no UOL.

Morre o fotojornalista Antonio Ribeiro, aos 61 anos

Morre o fotojornalista Antonio Ribeiro, aos 61 anos
Antonio Ribeiro

Morreu em 10/10 o fotojornalista Antonio Ribeiro, aos 61 anos, vítima de uma insuficiência respiratória aguda. A informação foi divulgada na quarta-feira (23/10) pela Folha de S.Paulo. Ele deixa a esposa Adriana e o filho Lucas.

Formado em Jornalismo pela PUC-Rio, trabalhou como fotógrafo na Manchete e depois na Veja, onde trabalhou por seis anos. Neste período, fez registros da Amazônia e dos conflitos no Oriente Médio, que estamparam capas da revista. Em 1991, se mudou para a França para trabalhar na agência Gamma. Se enraizou em Paris, cobrindo a política europeia como um todo. Cobriu a ascensão da extrema direita na França com Jean-Marie Le Pen.

Em 2004, voltou à Veja e se tornou correspondente na Europa com um blog de Paris no site da revista. Também atuou como comentarista nas TVs francesas LCI e BFM. Retornou ao Brasil em 2015. Teve passagem curta por O Globo, onde trabalhou como editor de fotografia do jornal. Ultimamente, se dedicava a palestras e documentários.

Ao longo da carreira, Ribeiro fez trabalhos fotográficos muito importantes. Cobriu a Guerra do Golfo, edições de Jogos Olímpicos e os primeiros sinais da crise yanomami, em 1990. Fez registros aprofundados de China, Cuba, Egito, Nigéria, Israel e Índia. Ensaios de personalidades como Amin Maalouf, André Comte-Sponville, Aimé Jacquet, Ronaldo, Guga, Bebeto, Romário e Lula. Também fez registros do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando morou em Paris.

Milton Blay analisa o aumento do antissemitismo no mundo

Milton Blay analisa o aumento do antissemitismo no mundo

Milton Blay lança em São Paulo em 5/11 o livro A Nova Ordem Moral – depois do 7 de outubro (Kadimah), obra que faz um panorama sobre o aumento do antissemitismo no mundo, analisando as raízes históricas desse fenômeno e seus impactos na política e na sociedade. O lançamento será na Congregação Israelita Paulista (CIP) e haverá um outro evento no dia 10/11, na Livraria da Vila da Vila Madalena.

Jornalista com muitos anos de experiência como correspondente internacional, Blay compartilha no livro sua visão sobre os ataques de 7 de outubro de 2023 e os desafios que a humanidade enfrenta diante do ressurgimento de antigas intolerâncias. Ele também é autor dos livros A Europa Hipnotizada, ascensão da extrema-direita, O Vírus e a Farsa Populista, entre outros.

Estudo revela desafios na gestão de clientes e equipes nas agências de Comunicação

Estudo revela desafios na gestão de clientes e equipes nas agências de Comunicação
Crédito: Jason Goodman/Unsplash

Pesquisa inédita é um verdadeiro raio-x dos gestores que atuam nas agências de Relações Públicas no Brasil. Foi realizada entre abril e junho de 2024, com a participação de 110 gestores e faz parte do trabalho de encerramento da especialização em Estratégia Corporativa e de Negócios que a pesquisadora Fernanda Burjato concluiu este ano pela Fundação Getúlio Vargas.

São Paulo, outubro de 2024 – Um estudo acadêmico independente, conduzido pela jornalista e pesquisadora Fernanda Burjato, trouxe à tona os maiores desafios enfrentados pelos gestores de agências de PR no Brasil.

Foram consultados 110 gerentes, diretores e presidentes de agências de pequeno, médio e grande portes, em diferentes etapas de carreira e maturidade de gestão, distribuídos em localidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Brasília.

É um verdadeiro termômetro do que os gestores de PR enfrentam dia a dia nas agências, tanto na gestão de clientes quanto de equipes, e reflete os anseios e as dificuldades desses profissionais no Brasil,” afirma Fernanda Burjato.

Principais números

Entre os dados mais relevantes, destacam-se:

83% dos gestores não se sentem preparados para a gestão das suas equipes. A dificuldade em motivar, engajar e garantir a autonomia dos times é um senso comum entre os gestores do setor. A falta de uma postura consultiva e os problemas com a saúde mental foram apontadas como grandes desafios das lideranças na dinâmica de gestão das suas equipes.

89% dos gestores revelaram que suas agências não possuem processos e métodos estruturados para a gestão de clientes e equipes. A falta de governança é um dos aspectos que mais prejudica a eficiência operacional, que consiste na busca contínua de melhora de desempenho com o uso de técnicas de gestão.

Neste aspecto, 72% dos gestores revelam que não dominam a gestão financeira, de análise de rentabilidade e de crescimento orgânico no processo de gestão dos clientes ativos que possuem em suas carteiras. Um dos principais desafios é controlar adequadamente as horas vendidas aos clientes, fazer a gestão das entregas pelos times para que não excedam o contratado e desenvolver competências para não deixarem escapar oportunidades de negócios.

90% dos gestores acreditam ter um bom relacionamento com clientes, relações de confiança e comunicação aberta, embora apenas 74% considerem que o cliente percebe a qualidade técnica do trabalho entregue.

Depoimentos reveladores dos gestores de PR

Os relatos mostram um mercado em busca de equilíbrio entre entregar resultados excepcionais, cuidar da saúde mental das equipes e manter a sustentabilidade e o sucesso das operações, comenta a pesquisadora. Foram muitos os pontos trazidos à tona:

  • Clareza do escopo contratado pelo cliente x entregas exigidas da agência
  • Alinhamento das expectativas entre agência e cliente
  • Entendimento do que é o trabalho de Relações Públicas
  • Sobrecarga de trabalho e saúde mental dos times
  • Questionamentos sobre a qualidade das entregas
  • Falta de proatividade e autonomia das equipes de atendimento ao cliente
  • Necessidade de desenvolvimento de competências para liderar equipes
  • Capacidade de análise de rentabilidade e saúde dos contratos

Sobre a importância de ter um escopo bem definido, entender os budgets e buscar o equilíbrio comercial entre as partes, um gestor comentou:

  • “Precisamos de clareza em relação aos budgets e às expectativas do que está dentro ou fora do fee mensal pago pelos clientes às agências. Muitas vezes o cliente diz: “surpreenda-me”. E, nisso, vamos entregando planejamentos e estratégias além do contratado e horas além das contratadas.  Esse exercício de criatividade e proatividade leva tempo, consome horas, e, claro, custa. Só que o cliente da agência de Relações Públicas não quer pagar. É um exemplo claro do valor percebido que o nosso mercado ainda tem a conquistar”.

A falta de autonomia e de proatividade das equipes foi um dos desafios mencionados:

  • “Meu maior desejo é ter uma equipe autogerenciável e com tempo para ser proativa; que assuma a responsabilidade pelo cliente como se fosse seu próprio negócio. É raro encontrar profissionais com essa postura, que façam uma gestão inteligente do próprio tempo e das entregas e tenham capacidade consultiva.”

Os impactos da sobrecarga de trabalho foram igualmente ressaltados:

  • “Os prazos são curtos e o volume é intenso. Isso prejudica a qualidade das entregas e, obviamente, as relações entre cliente e agência. Como colocar limites, preservar a saúde mental da equipe, fazer uma boa gestão das entregas e garantir um bom relacionamento com o cliente?”

A necessidade de relações de maior confiança, alinhamento constante de expectativas e transparência também veio à tona:

  • “O meu maior desejo é que os clientes nos vejam como parceiros estratégicos e confiem no trabalho, e não nos enxerguem apenas como executores de demandas ou vendedores de pauta. Precisamos de uma comunicação mais aberta, receptiva e de mais espaço e tempo para propor soluções inovadoras sem sermos pressionados pelo imediatismo.”

Formar bons gestores é um dos caminhos para a solução.

Para amenizar as dores e garantir que as agências continuem a entregar valor em um cenário tão competitivo, Fernanda recomenda o desenvolvimento de competências em gestão; o desenvolvimento das equipes de atendimento para entregas de alta performance e para gestão do tempo e da qualidade; e a implantação de processos e métodos claros e estruturados que viabilizem as correções de rota necessárias. “A boa notícia é que, com o treinamento, conhecimento e a estrutura certos, as agências podem se transformar em parceiros estratégicos de seus clientes e elevar a qualidade das entregas,” comenta.

Do profundo incômodo nasce a primeira mentoria para formação de gerentes para o mercado de agências de Comunicação

Diante dos estudos do mercado realizados este ano por Fernanda Burjato (o primeiro analisou a nova geração que está chegando nas agências de comunicação), a jornalista criou a primeira mentoria para formação de gerentes em agências de Comunicação do Brasil, exclusivamente pra quem quer evoluir a mentalidade, melhorar a relação cliente-agência e desenvolver competências para gestão de equipes. “Escolhi o caminho da Mentoria pois a proximidade com os mentorados, a profundidade no debate dos temas, a transmissão de conhecimento e a transferência de experiências são muito viáveis em processos personalizados”, explica. As sessões de mentoria começam agora em novembro e as vagas são limitadas.

Sobre Fernanda Burjato

Fernanda Burjato

Fernanda Burjato é jornalista, com 25 anos de experiência em Comunicação Corporativa e Relações Públicas (PR). Iniciou a carreira em empresas e migrou para o universo de agências de Relações Públicas há 20 anos, tendo conquistado sólida experiência na gestão de clientes e equipes.

Foi executiva nas principais agências do Brasil, liderou grandes equipes de atendimento e atendeu empresas de diferentes portes e níveis de complexidade, como GOL, MAPFRE, Sicredi, Banco Mercantil, RD Station, Cisco, Andrade Gutierrez, Pirelli, Grupo Schincariol, entre outras.

Nos últimos 3 anos, desenvolveu metodologia exclusiva de Gestão de Clientes que já vem inspirando a implantação de novos processos no mercado.

Sob a ótica dos clientes, foi duas vezes consecutivas eleita como uma das profissionais mais admiradas do mercado pelo estudo PR Scope (edições 2021/2022 e 2023/2024).


EBC abre inscrições para comitês de Participação Social e Editorial

EBC abre inscrições para comitês de Participação Social e Editorial
Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A EBC divulgou em 10/10 os editais de chamamento público para composição dos membros do Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (CPADI), e do Comitê Editorial e de Programação (Comep) da empresa. Juntamente com a Ouvidoria e a Assessoria Especial, os dois fóruns compõem o Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas). As inscrições estão abertas na plataforma Brasil Participativo até a próxima terça-feira (29/10).

Para o presidente da EBC, Jean Lima, trata-se de fundamental etapa para a consolidação de um modelo de comunicação pública verdadeiramente centrado na sociedade: “Não existe comunicação pública sem participação social. É essa valorização da diversidade que garante que a comunicação seja plural, democrática e, sobretudo, representativa”.

Os comitês têm entre suas funções o acompanhamento das diretrizes da programação veiculada pelas emissoras de comunicação pública operadas pela EBC no que tange a participação social, diversidade social, cultural, regional e étnica. O foco também está na pluralidade de ideias na abordagem dos fatos, na perspectiva da observância dos princípios de promoção da cultura nacional, pluralidade de fontes de conteúdo, estímulo à produção regional e à produção independente, além de suas finalidades educativas, artísticas, cultural, científica, informativa e promotora da cidadania. (Saiba+)

Patrícia Marins e Míriam Moura mostram como CEOs devem se posicionar em redes sociais

Patrícia Marins e Míriam Moura mostram como CEOs devem se posicionar em redes sociais

Patrícia Marins e Míriam Moura, jornalistas e especialistas em gestão de alto risco reputacional, lançaram uma edição atualizada do livro Muito além do Media training, o porta-voz na era da hiperconexão. A obra é resultado de experiências vivenciadas por ambas na capacitação de 12 mil altos executivos e gestores públicos.

Patrícia Marins (esq.) e Míriam Moura

O livro destaca que a presença de executivos nas plataformas digitais, em especial o LinkedIn, aumentou significativamente. E essas redes acabam virando uma espécie de extensão da marca corporativa, ajudando CEOs a construir conexões com seus seguidores. Mas essa visibilidade digital traz riscos. A obra visa a ajudar esses executivos para que saibam como se posicionar nessas redes sociais.

Por dentro da Comunicação Pública: Falta de compreensão de outras áreas sobre o papel da comunicação é o maior desafio dos comunicadores públicos

Em pesquisa realizada com associados da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) em setembro, comunicadores públicos revelam quais os principais desafios que enfrentam hoje.

A falta de compreensão de outras áreas sobre o papel da comunicação e a falta de recursos humanos foram os desafios mais indicados pelos participantes. Além destes, outros desafios foram apontados:

  • Atividades realizadas com pouca ou nenhuma estratégia
  • Sobrecarga de trabalho
  • Relacionamento com a alta direção da sua instituição
  • Falta de recursos materiais
  • Equipe desmotivada ou pouco engajada
  • Ingerência ou falta de autonomia
  • Falta de oportunidades de capacitação

“A pesquisa confirmou algumas de nossas hipóteses de que as maiores ‘dores’ dos comunicadores públicos ainda estão relacionadas a uma percepção equivocada sobre o verdadeiro papel da área”, comenta Aline Castro, vice-presidente de Relações com o Associado da ABCPública. “É bastante comum, nas instituições, a visão de que a comunicação serve apenas para publicar ‘comunicados no site’, e que, para isso, não são necessários estrutura ou recursos adequados”.

A pesquisa interna foi uma iniciativa inédita da ABCPública, que hoje conta com mais de 370 associados pelo Brasil, que fazem parte de órgãos variados das esferas Executiva, Legislativa e Municipal. A pesquisa teve o intuito de compreender o que mais aflige os profissionais hoje e também de mapear as principais expectativas a respeito da atuação da Associação.

“Com esses resultados em mãos, vamos definir as ações prioritárias para a gestão 2024-2026”, prossegue Aline. “Nosso principal objetivo é atender às expectativas dos associados e, ao mesmo tempo, promover o reconhecimento do papel estratégico da comunicação no setor público. Queremos fortalecer a relevância da área, garantindo que ela seja vista como essencial para a eficiência institucional e para o desenvolvimento da cidadania.

Veja o que dizem alguns dos diretores regionais da ABCPública acerca dos desafios mapeados pela pesquisa:

Heloísa Lima

“A falta de compreensão de outras áreas sobre a o papel da comunicação é realmente muito desafiadora. No dia a dia, eu e minha equipe ainda nos deparamos com colegas que (com a melhor das intenções, que fique claro), chegam com demandas de produtos que não são os mais adequados para aquele objetivo de comunicação ou público. Ou nos pedem para produzir conteúdo em desacordo com a própria Política de Comunicação da instituição. Procuramos conversar, explicar, mas muitas vezes percebemos a frustração de quem teve um pedido negado. Chegamos a desenvolver um jogo de cartas, com mitos e verdades sobre a comunicação, que foi utilizado no biênio 2023/2024 em reuniões com ‘influenciadores internos’ para que pudessem entender melhor como se organiza o nosso trabalho. Mas sabemos que, como algumas crenças estão arraigadas na cultura organizacional, mudar não será rápido ou fácil.” − Heloísa Lima (TCE-GO), diretora da ABCPública em Goiás

Wanderson César

“Os comunicadores enfrentam um cenário desafiador nas empresas e instituições em que atuam. A escassez de recursos humanos não apenas limita a capacidade de atuação e o planejamento da área, como torna exaustiva a jornada dos profissionais, que são obrigados a assumir numerosas e diferentes atribuições. A sobrecarga de trabalho deixa ainda mais em evidência a falta de reconhecimento das funções de comunicação nas organizações.” − Wanderson César (MPF), diretor da ABCPública no Ceará

Michel Carvalho

“A falta de compreensão sobre o papel estratégico da comunicação nas instituições públicas ainda é muito grande. Às vezes, se confunde com a comunicação organizacional, aquela ligada ao dia a dia administrativo; às vezes, se confunde com a comunicação política, associada aos cargos diretivos. Por isso, fazer comunicação de interesse público é um desafio e tanto. Quando nosso trabalho foca no cidadão, inevitavelmente, acabamos contrariando quem comanda a instituição. Daí a necessidade, ao meu ver, de se construir uma política de comunicação que regulamente as funções e os objetivos dessa atividade na esfera pública.” − Michel Carvalho (Câmara Municipal de Cubatão), diretor da ABCPública em São Paulo

O resultado completo da pesquisa será disponibilizado com exclusividade para associados da ABCPública. Se deseja fazer parte da associação, clique aqui.

Comunicação Pública em debate: regionais da ABCPública promovem série de eventos pelo Brasil

Este ano, a ABCPública atingiu o objetivo de possuir uma diretoria em cada estado brasileiro, além do Distrito Federal. Além dessa marca, 2024 leva o título de ano de mais trabalho para as diretorias regionais da ABCPública. E ainda tem muito mais para acontecer! Confira:

Em Pernambuco

A regional tem realizado eventos preparatórios para o I Seminário de Comunicação Pública e Cidadania, que acontecerá no dia 29 de novembro. Já tivemos um debate sobre “Linguagem Simples e Acesso à Informação”, e o próximo será “A Rádio Pública na Era dos Podcasts”. Tudo gratuito. Clique aqui e saiba mais.

Pernambuco

No Norte

Em conjunto, as regionais da ABCPública no Amazonas e em Roraima, coordenadas por Acyane do Valle (Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas) e Adriana Cruz (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima), respectivamente, promoveram no último dia 18/10 o evento gratuito “Vamos pensar em Comunicação Pública”. Realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), comunicadores públicos e estudantes de comunicação debateram combate à desinformação, Linguagem Simples e canais legislativos como espaço do cidadão.

Este foi o primeiro evento das regionais, que estão entre as instituídas pela ABCPública em 2024. Assista a reportagem aqui.

Norte

E em Sergipe

A diretoria de Sergipe, coordenada por Aline Braga (Assembleia Legislativa de Sergipe), está a todo vapor à frente da organização do III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública. A terceira edição do maior evento da área no Brasil acontecerá presencialmente na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, em Aracaju, durante os dias 20, 21 e 22 de outubro de 2025. E o tema: “Emergência Climática e Direito à Informação”.

Saiba mais aqui.

Como atua um diretor regional da ABCPública?

Silvannir Jaques

Pernambuco é uma das seções mais atuantes da ABCPública. Após a Assembleia Ordinária da ABCPública que elegeu a gestão para o biênio 2024-2026, Silvannir Jaques, assessora de Comunicação e Imprensa do CRP-PE, foi eleita diretora da regional. Ela assume no lugar de Ana Paula Lucena, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que foi diretora da regional de 2016 a 2024 e agora assume a Vice-Presidência de Relações Acadêmicas da ABCPública.

Atualmente, a regional está envolvida em uma série de eventos gratuitos voltados para a Comunicação Pública. Aproveitamos para saber de Silvannir Jaques como é fazer parte da seção.

Como é o trabalho à frente da diretoria da ABCPública-PE?

“Conhecer o trabalho desenvolvido pela ABCPública, por meio da regional, ainda durante o período pandêmico, foi como receber um acolhimento humano e profissional essencial, que proporcionou a partilha de experiências e aprendizados em um momento desafiador, quando tudo precisou ser readaptado em curto prazo. Assim como em várias áreas no mundo, a Comunicação Pública também precisou se instrumentalizar. Hoje, poucos meses após ter assumido a representação da diretoria regional, sinto-me profundamente motivada a dar o meu melhor, com o intuito de, junto a esse coletivo talentoso e dedicado, inspirar, agregar e disseminar ainda mais as conquistas dos últimos anos.”

Qual a importância da realização de eventos voltados para a Comunicação Pública?

“Criar oportunidades para a difusão de pautas relacionadas à Comunicação Pública é uma maneira de propagar o legado de tudo o que já foi e continua sendo feito no setor público, além de reunir esforços teórico-práticos para a renovação da comunicação pública no futuro. Esses eventos resultam no crescimento plural e coletivo de estudantes, profissionais, pesquisadores, organizações e, principalmente, dos cidadãos. Uma Comunicação Pública fortalecida e unida contribui para o desenvolvimento da humanidade, garantindo que os direitos dos cidadãos sejam assegurados a partir da instrução e da disseminação de informação pública de qualidade. Tem sido uma experiência de imensa satisfação, gratidão e honra, e saber que posso contar com um grupo leal, ético e espetacular em diversas áreas de atuação torna o trabalho mais leve, eficiente e alinhado aos princípios estratégicos da comunicação pública.”

E como funciona o contato com comunicadores do Estado?

“Temos mantido o projeto de reuniões alternadas mensais, sendo um mês online e o outro presencial, o que oferece a oportunidade para que pessoas além da região metropolitana do Recife também se mantenham atualizadas sobre as pautas do coletivo. Além disso, mantivemos o plano de trabalho da direção anterior quanto à realização do I Seminário de Comunicação Pública e Cidadania, um evento inédito que pretendemos consolidar, com o objetivo de expandir ainda mais o trabalho da ABCPública. Este seminário não só fortalecerá o projeto de expansão da entidade, mas também fomentará o diálogo entre comunicadores e incentivará a formação continuada, ampliando o impacto da comunicação pública no Estado.”

Quem faz a Comunicação Pública pelo País?

Paulo de Camargo Fernandes

No Mato Grosso do Sul, Paulo de Camargo Fernandes é o novo assessor de imprensa da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos. Antes, atuou por quase sete anos como assessor de imprensa do Governo do Mato Grosso do Sul. Trabalhou também no g1 MS.

Thales Kírion

Em Pernambuco, Thales Kírion passa a integrar a equipe de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Antes, trabalhou por seis anos como repórter e produtor do Jornal do Commercio. Foi também assessor de imprensa e gerente de comunicação da Prefeitura de Paudalho.

Renovação marca +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2024

Primeiro turno dos +Admirados da Imprensa de Economia termina nesta quinta (26/9)

Foram definidos os jornalistas e veículos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2024. Após intensa votação no segundo turno, é hora de conhecer os TOP 50 +Admirados Jornalistas, que neste ano serão TOP 51 em decorrência de empate entre os profissionais, além dos veículos em cada uma das sete categorias temáticas.

Temos nesta edição uma grande renovação entre os +Admirados Jornalistas em relação aos vencedores de 2023, tanto no número de estreantes como de jornalistas que retornam à lista dos TOP 51 após não estarem presentes no ano passado. Os estreantes são Alex Ribeiro (Valor Econômico), Allan Ravagnani (IstoÉ Dinheiro), Amanda Sampaio (Revista Oeste), Beatriz Cavalcante (O Povo), Circe Bonatelli (Agência Estado), Danilo Moliterno (CNN Brasil), Denyse Godoy (UOL), Donaldson Gomes (Jornal Correio da Bahia), Eduardo Moreira (ICL), Fábio Graner (JOTA), Karla Spotorno (Agência Estado), Luciano Pádua (Exame) e Rosana Hessel (Correio Braziliense). Também estreia na lista dos TOP 50 Edna Simão (Valor Econômico), que esteve entre os TOP 3 Jornalistas da Região Centro-Oeste em 2021.

Retornam à relação dos TOP 50 Aluisio Alves (Inteligência Financeira), Ana Estela de Sousa Pinto (Folha de S.Paulo), Cida Damasco (Nova Brasil), Daniel Rittner (CNN Brasil), Geraldo Samor (Brazil Journal), Helecine Laguardia (O Tempo/Super Rádio Notícia), Ivo Ribeiro (Estadão), Julia Wiltgen (Seu Dinheiro) e Luís Artur Nogueira (Revista Oeste). Destaque para o retorno de Carlos Alberto Sardenberg, que esteve presente em todas as edições do prêmio com exceção do ano passado, e foi considerado o +Admirado Jornalista em 2019, ao lado de Miriam Leitão.

Destaque ainda para as jornalistas que estiveram presentes entre os TOP 50 em todas as edições do prêmio: Adriana Mattos (Valor Econômico), Alexa Salomão (Folha de S.Paulo) e Miriam Leitão (Grupo Globo), esta última que já foi eleita a +Admirada Jornalista em seis ocasiões. Também integram a lista deste ano profissionais que estiveram em quase todas as edições anteriores: Adriana Fernandes (Folha de S.Paulo), Flavia Oliveira (GloboNews), José Paulo Kupfer (UOL/Poder360), Luís Nassif (Jornal GGN) e a campeã de 2023 Thais Herédia (CNN Brasil).

Na cerimônia de premiação, marcada para 25 de novembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo, serão anunciados os TOP 10 +Admirados Jornalistas, além dos veículos vencedores em todas as categorias temáticas.

O Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças tem oferecimento de BTG Pactual e Febraban; patrocínio de APQC, CNSEG, Deloitte, Grupo Nexcom e Vivo; apoio de Gerdau, Latam, Portal dos Jornalistas e Press Manager; e apoio institucional de Ibri. Mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia.com.br).

Nova plataforma permite consulta de relação história da série +Admirados

Interessados podem consultar neste link a relação histórica de todos os prêmios da série +Admirados, inclusive o de Economia, Negócios e Finanças. É possível conferir vencedores e as posições de todos os jornalistas em qualquer categoria de todos os prêmios da série.

Confira a a lista completa dos jornalistas e veículos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2024!

Mariana Proença apresenta o Café Logo Existo

Mariana Proença apresenta o Café Logo Existo
Crédito: Reprodução/Youtube

Estreou no YouTube em 15/10 o programa Café Logo Existo. Idealizado e apresentado por Mariana Proença, é composto por entrevistas descontraídas com personagens que fizeram e fazem a história do café especial no Brasil.

Os episódios vão ao ar a cada 15 dias, no canal @cafelogoexistopormariproenca, sempre às terças-feiras, às 16h, para combinar com aquele cafezinho da tarde. Na equipe estão Eduardo Acevedo, que responde pela direção audiovisual e edição de imagens; produção e edição de Cíntia Marcucci; arte de Giulianna Iannaco; coordenação de redes de Natália Camoleze; e a área comercial e patrocínios com Karina Rodrigues.

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