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Prêmio Abrafarma de Jornalismo 2018 divulga vencedores

Da esquerda para a direita: Cristiane Frota (representante de Isabel Filgueiras), Rita Cirne, Eugênio De Zagottis, Juliano Zarembski, Nathan Santos e Lorena Pelanza
Da esquerda para a direita: Cristiane Frota (representante de Isabel Filgueiras), Rita Cirne, Eugênio De Zagottis, Juliano Zarembski, Nathan Santos e Lorena Pelanza

Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) anunciou os vencedores do Prêmio Abrafarma de Jornalismo. Na quarta edição, 42 matérias jornalísticas concorreram em cinco categorias: impresso, online, revista, televisão e rádio. A melhor reportagem também recebeu um prêmio especial. Os trabalhos vencedores foram os que conseguiram destacar com mais ênfase o crescimento e as inovações do varejo farmacêutico em 2018.  Confira os ganhadores:

Melhor matéria e Impresso: Isabel Filgueiras (O Povo-CE), com Protagonismo, farmacêuticos voltam a assumir papel importante no setor (série especial).

Revista: Rita Cirne (Valor Setorial), com Farmácia Popular Ameaçada.

TV:  Juliano Zarembski (Band RS – Jornal da Band), com Anvisa aprova aplicação de vacinas em farmácias no país.

OnlineNathan Santos (Portal LeiaJá-PE), com Assistência farmacêutica instiga revolução na saúde.

RádioLorena Pelanda (BandNews FM-Curitiba), com Panorama do consumo e distribuição de remédios no Paraná (série especial).

EBC conclui Plano de Demissão Voluntária

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) concluiu em 10/12 seu Plano de Demissão Voluntária (PDV), que teve a adesão de 257 empregados. O plano foi aberto a todos da empresa, com incentivos para o desligamento, o que vai ocorrer em uma semana (17/12).

A EBC tem atualmente 2.278 empregados. Desse total, 1.962 são do quadro efetivo e entraram por concurso público. Há ainda empregados cedidos ou anistiados de outros órgãos, e servidores da antiga Fundação Roquette Pinto. Após o PDV, a empresa terá 1.705 empregados do quadro efetivo, o que representa uma economia estimada de R$ 42,6 milhões por ano, cerca de 10% da folha de pagamentos. Esse resultado, somado a um primeiro PDV, no início de 2018, equivale a uma redução de R$ 67 milhões/ano, cerca de 14% da folha.

Na TV Brasil, trabalham diretamente 653 empregados. Além da TV Brasil, a EBC administra oito emissoras de rádio (Nacional e MEC), Agência Brasil (agência de notícias), portais e redes sociais, Radioagência e presta serviços à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República por meio da TV NBR, que cobre as atividades do Governo Federal. O programa A Voz do Brasil é distribuído pela EBC, que também produz o conteúdo referente ao Poder Executivo.

Imagem Corporativa cria portal de informações sobre a Escandinávia

A Imagem Corporativa colocou no ar o portal Scandinavian Way. O site foi concebido como parte do evento Scandinavian Day, realizado pela agência em São Paulo no mês passado e com sua segunda edição já confirmada para novembro de 2019.

Atualizada diariamente, a página terá, além de reportagens em texto, entrevistas em vídeo com representantes de empresas e instituições ligadas à Escandinávia e um podcast próprio. O intuito é amplificar no Brasil as notícias de Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia em áreas como negócios, inovação, meio ambiente e gestão pública e para promover parcerias entre empresas e organizações brasileiras e seus pares nos países da região.

O contato com o time que produz o conteúdo do site e de suas redes sociais é scandinavianway@imagemcorporativa.com.br.

Ismar Madeira substituirá Fábio Turci na Globo NY

Ismar Madeira
Ismar Madeira

Ismar Madeira está deixando a Globo Minas para ser correspondente em Nova York. Ele assumirá o posto em janeiro, depois de 22 anos na emissora local. Ficará no lugar de Fábio Turci, que retorna a São Paulo.

O comunicado da mudança foi feito pelo diretor-geral de Jornalismo e Esportes Ali Kamel.

Ranier Bragon estreia coluna de política na Folha de S.Paulo

Ranier Bragon
Ranier Bragon

Ranier Bragon, repórter especial da Folha de S.Paulo, começou nessa terça-feira (11/12) uma coluna semanal sobre política na página A2 do jornal. Na Folha desde 1998, entrou pelo programa de trainee, foi correspondente em Belo Horizonte, esteve na sucursal de Brasília e foi editor adjunto de Poder, em São Paulo.

Foi um dos autores da reportagem que mostrou a ligação documental do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha com o esquema Petrobras e da série que revelou o expressivo crescimento patrimonial da família Bolsonaro, além a existência de uma funcionária fantasma no gabinete do então deputado Jair Bolsonaro.

Agência Pública vai dedicar-se exclusivamente a reportagens investigativas

Equipe da Agência Pública- Crédito: José Cícero da Silva

A Agência Pública prepara-se para o próximo ano com mudanças em sua estrutura. Criada com o objetivo de produzir reportagens investigativas sobre governos e empresas, sob o ponto de vista do interesse público e da defesa dos direitos humanos, durante a campanha eleitoral de 2018 acompanhou os ataques a jornalistas, o que reforçou sua crença de ser o jornalismo fundamental para garantir o bom funcionamento da democracia. Por isso, nos próximos quatro anos a agência propõe-se a manter seu foco sobre o novo governo e as consequências que ações dele terão na vida dos brasileiros, em especial, das populações mais vulneráveis.

Mas o Truco, projeto de fact-checking da agência, deixará de ser um projeto permanente, depois de quatro anos em atividade, já que o método é hoje aplicado por várias organizações. A Pública acredita poder contribuir de maneira mais consistente se estiver concentrada na reportagem investigativa. Assim, lança este mês um projeto de investigação sobre o uso de agrotóxicos pela indústria do agronegócio.

Será uma cobertura de dois anos em parceria com a ONG Repórter Brasil, com jornalistas percorrendo o País para noticiar e investigar a indústria que está por trás da produção de alimentos. O conteúdo será publicado num site próprio e nos sites das duas organizações. Haverá também um reforço na cobertura em Brasília, agora sob comando do experiente repórter Vasconcelo Quadros, que tem passagens por Jornal do Brasil, Estadão e IstoÉ. O ponto principal serão os temas de grande relevância pública.

A agência conta com o apoio dos leitores para avisar amigos, distribuir conteúdo, criticar, sugerir pautas e manter um diálogo constante com a redação. O e-mail de contato é redação@apublica.org. Interessados podem assinar a newsletter semanal e segui-la por Facebook, Twitter e Instagram. A agência lançou ainda um serviço de WhatsApp (11-998-163-949) e Telegram para enviar alertas diários sobre as reportagens.

Raul Costa Júnior deixa a TV Globo e vai para os EUA

Raul Costa Júnior
Raul Costa Júnior

Após cerca de uma década vivendo no Rio de Janeiro, Raul Costa Júnior despede-se da Rede Globo, onde é diretor executivo de Eventos, e segue ainda este mês para Orlando, onde deve ter sua base a partir do próximo ano. A decisão, conforme Coletiva.net apurou, foi tomada de comum acordo com a empresa e resulta da vontade de Raul de estar próximo da família, que vive nos Estados Unidos há cerca de dois anos. Aos amigos, ele tem deixado claro que não é uma aposentadoria nem uma despedida do mercado brasileiro. Será um período para dedicar-se à família, refletir, atualizar-se sobre as tendências e buscar novos projetos.

Nos últimos dez anos, Raul foi responsável por conduzir coberturas esportivas como três Copas das Confederações, três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas – entre campeonatos de inverno e de verão. Formado pela Faculdade de Comunicação da PUC-RS e pós-graduado em Gestão Empresarial, Raul construiu sua carreira sempre na televisão. A trajetória começou pela TVE-RS, passando ao Grupo RBS, onde esteve por cerca de 25 e chegou a diretor de Telejornalismo e Programação de RBS TV e TVCom. Em 2009, assumiu a direção do canal SportTV no Rio de Janeiro.

Fecap abre inscrições para cursos de férias

Logo Fecap

Estão abertas até 2/2 as inscrições para os cursos de férias da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) na capital paulista, nas áreas de idiomas, finanças, informática e comunicação. Com curta duração, as aulas serão ministradas no Campus Liberdade (av. da Liberdade, 532), e os temas abordados são: design thinking, storytelling, planejamento de comunicação, planejamento e compra de influenciadores digitais, YouTube para iniciantes e edição, entre outros.

Os valores variam de R$ 96 a R$ 1.200, dependendo do curso, assim como a carga horária, que pode ser de 4 a 26 horas/aula. Alunos da instituição têm desconto especial. Mais informações e inscrições no site da Fecap.

BNDES lança agência de notícias com seção de checagem de fatos

BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança nesta quinta-feira (13/12) a Agência BNDES de Notícias. Destinada às pautas internas de temas do banco, compõe-se de 15 editorias: Administração Pública, Agricultura, Comércio e Serviços, Cultura, Educação, Indústria, Infraestrutura, Inovação, Institucional, Internacional, Meio Ambiente, Mercado de Capitais, Micro, Pequenas e Médias, Saúde e Segurança.

O material – notícias, reportagens, entrevistas, fotos, áudios e vídeos –, produzido pela equipe do Departamento de Comunicação do banco, será fornecido gratuitamente para todo o Brasil e poderá ser acessado por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets) por qualquer pessoa, não sendo necessário nenhum tipo de cadastro.

Um dos destaques é a seção Fato e boato, dedicada à checagem de fake news. O objetivo é disponibilizar para os leitores conteúdo verificado e oficial sobre o que é veiculado sobre o banco, reduzindo, assim, os impactos da circulação de notícias falsas na internet e nas redes sociais. Na agência também está hospedado o Blog do Desenvolvimento, para veicular conteúdos noticiosos sobre estudos, publicações, boletins, artigos e relatórios, produzidos pelos técnicos do BNDES, sobre economia, desenvolvimento e diferentes setores econômicos em que o banco atua.

A decisão de criar uma agência de notícias própria alinha-se com o propósito de dar mais visibilidade à atuação do banco, definida por seu Planejamento Estratégico, e segue a tendência de outras organizações. Também com foco em comunicação, em março deste ano, o BNDES criou a Área de Comunicação e Relacionamento Institucional, ligada à presidência. Segundo a superintendente Helena Tenório, “com linguagem acessível, a Agência BNDES de Notícias busca atender à crescente demanda da sociedade por transparência, ampliando o diálogo do banco com jornalistas e também com o cidadão comum, menos acostumado com o ‘economês’”.

Sindicato debate liberdade de expressão nos 50 anos do AI-5- DF

Logo Sindicato dos Jornalistas DF

Nesta quinta-feira (13/12), data que marca os 50 anos do AI-5, o Sindicato dos Jornalistas do DF promove, às 20h, em seu auditório, o debate Jornalistas, liberdade de expressão e o futuro do País. O evento contará com a participação de representantes da Fenaj, da UnB, da ONG Artigo 19, além de Congresso em Foco e Brasil de Fato.

Na ocasião, o Sindicato realizará assembleia para eleição dos integrantes da Comissão de Liberdade de Expressão, que auxilia a diretoria na defesa do exercício do jornalismo e da ampla liberdade de pensamento e expressão no DF.

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