-0.7 C
Nova Iorque
sábado, dezembro 6, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 68

Agência Mural vence 2ª edição do prêmio internacional Amic de Jornalismo Local

Agência Mural vence 2ª edição do prêmio internacional Amic de Jornalismo Local
Crédito: Reprodução/Divulgação

A Agência Mural venceu a categoria Internacional do 2º Prêmio Amic de Jornalismo Local, iniciativa da Associação de Meios de Informação e Comunicação (Amic), que reconhece projetos jornalísticos locais em todo o mundo. A cerimônia de premiação foi realizada em 1º de abril, na Universidade de Barcelona.

Segundo o júri, a agência apresenta “uma forma inovadora de fazer jornalismo, com uma visão diferenciada, fugindo dos clichês e partindo da perspectiva dos moradores”. Também foi reconhecida pela criação do Clube Mural, um laboratório de treinamento e inovação em jornalismo local. Além da Mural, foram finalistas o Village Media (Canadá) e o Rough Draft Atlanta (EUA).

Izabela Moi, cofundadora e diretora executiva da Agência Mural, recebeu o prêmio em nome da equipe. Em seu discurso, ela relembrou o início da agência e refletiu sobre os desafios ainda enfrentados pelo jornalismo periférico: “O cenário da mídia mudou muito desde 2010, quando éramos vistos como um experimento estranho. Ainda assim, hoje, 12 das 39 cidades da região metropolitana de São Paulo permanecem como desertos de notícias. Este ano, estamos trabalhando para recrutar e treinar correspondentes locais dessas áreas − porque todo mundo merece ver a sua realidade refletida na narrativa sobre essa imensa aglomeração urbana”.

Profissionais da comunicação pública reivindicam melhores condições de trabalho

Profissionais da comunicação pública reivindicam melhores condições de trabalho

Ao longo de abril, um coletivo de profissionais da comunicação vinculados à Associação Brasileira de Comunicação Pública realiza, em formato virtual, uma série de debates sobre a valorização do trabalho em órgãos públicos. A iniciativa tem como foco a proteção integral à saúde dos trabalhadores da comunicação e o enfrentamento à desinformação. O grupo, composto por cerca de cem participantes, está construindo de forma colaborativa um conjunto de propostas que será encaminhado à 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), promovida pelo Ministério da Saúde e organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Como parte da etapa preparatória para a conferência, o coletivo de conferencistas realiza, na manhã do dia 16 de abril um debate virtual sobre os principais desafios enfrentados por trabalhadoras e trabalhadores da comunicação pública. A discussão abordará questões como os impactos da precarização dos vínculos empregatícios na saúde física e mental dos profissionais — e suas consequências na disseminação da desinformação. Assédio, sobrecarga, jornadas exaustivas, negação de direitos e o enfrentamento às fake news estarão entre os temas em destaque. A conferência já conta com quórum suficiente para eleger, ao menos, uma pessoa representante da categoria, que levará as propostas ao debate nacional da 5ª CNSTT, previsto para agosto, em Brasília.

“A participação de profissionais desse campo será valiosa nesse processo coletivo em que a voz de quem comunica informações de interesse público será ouvida e poderá impactar em políticas públicas pela defesa de nossa saúde e do combate à desinformação”, explica Débora Pinheiro, membro da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), que integra a organização da iniciativa.

“A valorização e a capacidade de atuação dos profissionais especializados são condições essenciais para garantir o direito à informação e a qualidade dos processos de comunicação. Levar essa pauta à conferência nacional é um passo importante na defesa de políticas públicas que assegurem condições dignas de trabalho, enfrentem a desinformação de forma estruturada e contribuam para uma comunicação que fortaleça a cidadania e o interesse público”, ressalta o presidente da ABCPública, Jorge Duarte.

A plenária da 1ª Conferência Livre Nacional de Profissionais da Comunicação Pública está prevista para a última semana de abril, em formato virtual, com caráter deliberativo, resultando no aprimoramento de políticas públicas pelo Governo Federal. Para participar, profissionais da comunicação de todas as esferas e de diferentes áreas podem preencher formulário de pré-inscrição e se atualizar sobre a elaboração de propostas no grupo de whatsapp de conferencistas.

Anote na agenda:

Debate preparatório em 16 de abril, de 9h às 12h, em link para inscritos

Plenária final na última semana de abril, de 9h às 12h, em link para inscritos


Jornalismo profissional é meio de comunicação mais confiável entre brasileiros, diz pesquisa

Jornalismo profissional é meio de comunicação mais confiável entre brasileiros, diz pesquisa

A pesquisa Credibilidade das Mídias, conduzida pela agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com a V-Tracker, apontou que o jornalismo profissional é o meio de acesso à informação com maior credibilidade entre os brasileiros. O estudo entrevistou 2.051 pessoas em todas as regiões do Brasil.

O meio de comunicação com maior índice de confiabilidade registrado foi o rádio, com 81% de credibilidade entre os entrevistados. Na sequência, aparecem TV fechada (75%), TV aberta (70%), mídias impressas (68%) e portais de notícias (59%). Também registraram altos índices de credibilidade fontes oficiais de informação, como sites governamentais (71%), de empresas (70%), publicidade (70%), comunicações internas (69%) e redes sociais de empresas, instituições e governos (60%).

“Com o excesso de fake news e o volume absurdo de informações disponíveis, a tendência das pessoas é recorrer à imprensa tradicional porque ela se responsabiliza”, declarou Marília Stabile, fundadora da Ponto Map. “Tem CNPJ e endereço. A geração prateada (com mais de 60 anos) é mais crítica. A geração Z (de nascidos entre 1995 e 2010) recorre à imprensa tradicional porque a vê como mais confiável”

Segundo os entrevistados, os fatores que melhoram a reputação de um veículo na hora de escolher por onde se informar são a utilização de fontes confiáveis (51%), apresentação de números claros (35%), qualidade do conteúdo (32%), profissionalismo dos apresentadores ou jornalistas (31%) e reputação ou tradição (21%).

Os meios jornalísticos tradicionais alcançaram índices de confiabilidade maiores do que WhatsApp, Telegram e Discord (51%), blogs (43%), redes sociais (41%) e influenciadores (35%). Em contrapartida, apesar de não serem terem tanta credibilidade entre os entrevistados, as redes sociais são os meios de comunicação mais acessados, com uma frequência de 74% dos acessos, seguidas por WhatsApp e Telegram (73%).

ABI promove III Semana Nacional de Jornalismo na próxima semana

ABI promove III Semana Nacional de Jornalismo na próxima semana

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) realizará, de 7 a 11 de abril, a III Semana Nacional de Jornalismo. Com o tema Novos Rumos da Comunicação, o encontro visa propor um espaço de reflexão e debate sobre os desafios e caminhos da comunicação no Brasil. As mesas de debate serão transmitidas pelo canal da ABI no YouTube.

Ao longo da semana, serão discutidos temas como a exigência do diploma de jornalismo, os desertos de notícias, a regulamentação das big techs e as fake news, o papel do jornalismo na disputa de narrativas e o jornalismo comunitário – seus desafios, ameaças e oportunidades. A organização é da Comissão de Educação da ABI.

O evento ocorrerá em cinco cidades (Curitiba, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro), em parceria com instituições locais como a UFPR e o Sindicato dos Jornalistas do Paraná; a UFC e a Associação Cearense de Imprensa; a UnB; a ECA-USP; a UERJ; o IACS-UFF e a PUC-Rio. Confira a programação completa aqui.

Clayton Carvalho deixa o SporTV após 14 anos

O narrador Clayton Carvalho deixou o SporTV após 14 anos de casa. No Grupo Globo desde 2011, comandou diversos jogos de futebol, além de lutas no Canal Combate e corridas da Stock Car. Antero Neto, que atuava na TV Verdes Mares, afiliada da emissora no Ceará, chega para substituí-lo.

Clayton chegou à 2011, como narrador do SporTV e do Premiere, o pay-per-view de futebol da empresa. Em sua trajetória, narrou os Jogos Olímpicos de 2016, 2021 e 2024. Comandou também a transmissão de lutas no Canal Combate e de corridas da Stock Car, a categoria mais importante do automobilismo brasileiro. Em 2023 e 2024, participou de transmissões da Copa do Brasil.

Magno Martins lança o podcast No Olho do Furacão

Magno Martins lança o podcast No Olho do Furacão

Magno Martins, do Blog do Magno, estreou nesta quarta-feira (2/4) o podcast No Olho do Furacão, diretamente de Brasília. O programa, que conta com parceria editorial da Folha de Pernambuco, tem como objetivo promover entrevistas e análises aprofundadas sobre o cenário político nacional. A iniciativa reúne redes de rádio e canais de TV do Nordeste, ampliando o alcance do conteúdo jornalístico. O primeiro episódio, transmitido às 18h, com uma hora de duração, teve a participação do vice-presidente Geraldo Alkmin.

O podcast mantém sintonia com o tradicional programa Frente a Frente, comandado por Magno há 18 anos e retransmitido por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia. Com o lançamento, a distribuição do conteúdo amplia-se para duas novas redes de rádio: a Rede Mais Rádio, com 25 emissoras, e a Rede Francês de Alagoas, com 16.

Malu Weber assume novas responsabilidades na Divisão Agrícola Latam da Bayer

Malu Weber assume novas responsabilidades na Divisão Agrícola Latam da Bayer
Crédito: Reprodução/Linkedin

Malu Weber ampliou suas responsabilidades no Grupo Bayer Brasil. Atual vice-presidente de comunicação corporativa da organização, ela passa a responder também pela liderança de comunicação da Divisão Agrícola para a América Latina. A função era até aqui exercida por Karina Fiorezi Barbaresco, convidada a integrar o time global de comunicação dessa divisão, com foco em inovação e suporte à área de pesquisa e desenvolvimento.

Malu, que também é presidente do Conselho Deliberativo da Aberje, passa a ter assento tanto na equipe executiva da Bayer Crop Science para a América Latina quanto no time global de comunicação da Divisão Agrícola, além dos assentos no board de negócios do Grupo Bayer Brasil e do time global de comunicação, que ocupa desde 2020.

Brasileiros entre os vencedores do Digital Media Awards Americas 2025

Digital Media Americas Awards 2025 tem inscrições até 14 de fevereiro

A Associação Mundial de Jornais e Empresas de Mídia (Wan-Ifra) anunciou os vencedores do Digital Media Awards Americas 2025, prêmio que reconhece e valoriza trabalhos jornalísticos inovadores no jornalismo digital das Américas Central, do Norte e do Sul. Veículos brasileiros estão entre os premiados.

Em Melhor site de notícias, o vencedor foi Aos Fatos. Em 2024, o veículo reformulou seu site para aprimorar a experiência do usuário. A nova plataforma melhorou o desempenho, a velocidade de navegação e a acessibilidade, aumentando os visitantes únicos em 7%.

Na categoria Melhor Produto Digital Inovador (Mídia Pequena ou Local), a ganhadora foi a Agência Lupa com o projeto LupaScan, ferramenta de monitoramento do discurso público, projetada para jornalistas e pesquisadores. A plataforma automatiza a análise do discurso público e traz uma função de transcrição ao vivo, otimizando o trabalho jornalístico.

O The Brazilian Report venceu a categoria Melhor Newsletter (Mídia Pequena ou Local), com seus boletins de notícias que passaram a adotar uma abordagem de newsletter-first, entregando informações essenciais sobre o Brasil e a América Latina para líderes globais, com análises aprofundadas e bem pesquisadas.

E na categoria Melhor Projeto com Impacto Social (Mídia Pequena ou Local), a vencedora foi novamente a Agência Lupa, com o Eu Informo, iniciativa de checagem de fatos que traz informações confiáveis para regiões do Brasil com pouca ou nenhuma cobertura jornalística, por meio de uma rede de rádios comunitárias que recebem e disseminam conteúdo gratuito e de qualidade para seus ouvintes. Em 2024, o projeto focou nas eleições municipais brasileiras e levou informações para mais de 5 milhões de pessoas.

Relatório da Abert revela que imprensa brasileira sofreu algum tipo de ataque a cada cinco dias em 2024

Relatório da Abert revela que imprensa brasileira sofreu algum tipo de ataque a cada cinco dias em 2024

O Relatório sobre Violações à Liberdade de Expressão 2024 da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) revelou que houve 72 casos de violência não letal envolvendo pelo menos 84 jornalistas e veículos de comunicação no ano passado. Os números assemelham-se aos de 2019, quando foram contabilizados os menores índices de violações à profissão.

Apesar da queda de 54% nos casos e de 96% nas agressões físicas, o levantamento contabilizou que a imprensa brasileira foi alvo de ataques a cada cinco dias, sendo os profissionais de TV os mais afetados. Sem registros de assassinatos, as agressões físicas foram a principal forma de violência, com 23 casos (32% do total), atingindo ao menos 28 profissionais, majoritariamente em coberturas políticas (43%). O Norte e o Sudeste registraram os maiores índices, com políticos e agentes de segurança como principais autores.

A censura também apresentou aumento, crescendo 50% em relação ao ano anterior e limitando a cobertura em diversas regiões. Além disso, foram registradas oito ameaças, a maioria envolvendo risco de morte a telejornalistas. Atentados (3), ofensas (9) e roubos/furtos (7) mantiveram os índices de 2023. Já no cenário virtual, as agressões também cresceram, com 703.928 registros em 2024, quase 2 mil agressões diárias. O X abriga a maioria delas, com 665.628 publicações negativas contra jornalistas, um aumento de 1.235% em relação a 2023.

A pesquisa destacou ainda 19 decisões judiciais relacionadas à imprensa, sendo sete favoráveis e 12 contrárias, uma redução de 15,8% em comparação a 2023. A remoção de reportagens e citações de nomes continuam sendo práticas frequentes na Justiça. Contudo, a Abert relembrou e celebrou o avanço na liberdade de imprensa com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em maio de 2024, passou a considerar inconstitucional o uso abusivo de ações judiciais contra jornalistas.

Já no âmbito global, o Brasil subiu no ranking de liberdade de imprensa da Repórteres sem Fronteiras: ficou em 82º lugar, após estar na 111ª posição em 2021. A Unesco ressaltou que, entre 2006 e 2024, mais de 1,7 mil jornalistas foram assassinados no mundo, e 85% dos casos seguem impunes.

Confira o relatório completo no site da Abert.

Prêmio NSC de Conteúdo 2025 divulga vencedores

Prêmio NSC de Conteúdo 2025 divulga vencedores
Crédito: Patrick Rodrigues

Foram divulgados em 2/3 os vencedores do Prêmio NSC de Conteúdo, que reconhece trabalhos realizados em 2024 por profissionais de diversas mídias da empresa. A solenidade ocorreu nos estúdios de Florianópolis. As produções inscritas foram avaliadas pelo comitê editorial e por jurados externos, enquanto o Grande Prêmio foi definido por votação dos colaboradores da NSC.

A grande vencedora desta edição foi a reportagem Amor Sem Igual: Os Desafios da Maternidade Atípica, por Felipe Giachini, Letícia Ferrari, Osmar Lucas e Paulo Dall Bello, da NSC TV Chapecó. Como parte da premiação, um dos integrantes realizará uma viagem internacional de aprimoramento.

Confira a lista completa de vencedores:

 

Imagem e design

SC dos ElétricosNathalia Fontana, Ciliane Pereira, Ben Ami Scopinho, Lucas Amorelli, Luana Amorim e Raquel Vieira (NSC Total)


Grande Reportagem

Extremos do ClimaRicardo Von Dorff. Elaine Simiano. Mário César Gomes. Júlio Quadrado. Mateus Castro. Josué Betim. Guilherme Henrique. Maurício Veloso. Fernando Carmo. Lucas Ortiz. Rogério Vasconcelos. Cláudia Capela. Daybes Gomes. Jairo Abreu (NSC TV)

Regional

Amor Sem Igual: Os Desafios da Maternidade AtípicaFelipe Giachini, Letícia Ferrari, Osmar Lucas e Paulo Dall Bello (NSC TV Chapecó)

Multimídia

E nós com issoBianca Bertoli, Ciliane Pereira, Ben Ami Scopinho, Patrick Rodrigues, Hudson Alves e Augusto Ittner (NSC Total)

Esporte

PrimeironaCléber Grabauska, Niro Souza, Bruno Abdala e Israel Antunes (CBN Joinville)

 

Impacto Social

Futebol de mulheres na aldeia indígenaAna Cristina Machado, Adriano Da Nahaia, Daniel Schafer e Denyris Rodrigues (NSC TV Blumenau)

Nova Linguagem

Consciência NegraEdsoul Amaral, Carol Fernandes, Vitor Léxon, Vitória Fagundes, Cristiano Gomes, Sabrina Quariniri, Josué Betim, Bem Ami Scopinho, Taylan Pinto, Elaine Simiano e Ana Costa (NSC TV)

Projetos especiais de conteúdo

Mentes Empreendedoras – Jean Raupp; Elaine Simiano; Mário César Gomes; Júlio Quadrado; Mateus Castro; Renato Soder; Fabiano Souza; Guilherme Henrique; Maurício Veloso; Evandro Zucatti; Lucca Fucci (NSC TV)

Entretenimento

Conexão Inverno – Elaine Simiano, Eduarda Demeneck, Josué Betim, Deyvid Rabello, Andrielli Zambonin, Felipe Sales, Fabiano Souza, Heverton Ferri, Mateus Castro, Paulo Dal Bello, Renato Soder, Gilmar Fochessato, Jair Bach, João de Carvalho, Rafael Custódio, Walter Quevedo, Fernando Carmo, Guilherme Henrique, Leandro Salvador, Thiago Rosa, Maurício Veloso, Lucca Fucci, Júlio Quadrado, Ana Costa (NSC TV)

 

Últimas notícias

pt_BRPortuguese