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Boris Feldman é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2025

Um dos mais experientes e respeitados jornalistas automotivos do Brasil, o mineiro Boris Feldman, do site e programa AutoPapo, foi eleito o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2025. Aos 80 anos, e prestes a completar 60 de carreira, ele foi homenageado na noite desta segunda-feira (5/5), em cerimônia promovida por Jornalistas&Cia, em São Paulo.

Sempre um dos destaques nas edições anteriores do prêmio, ele já havia levado três troféus de 4º lugar entre os +Admirados Jornalistas (2020, 21 e 22), dois na categoria Programa de Rádio, com o seu AutoPapo (2020 e 22), e outros dois prêmios de +Admirado Colunista (2021 e 22).

Boris Feldman recebe o troféu de +Admirado Jornalista do Ano das mãos de Edu Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia

Primeiro colocado no ano passado, o colunista do UOL Carros Jorge Moraes também teve excelente desempenho neste ano ao terminar na segunda posição. Já o terceiro lugar ficou com um estreante na premiação, André Sollitto, editor da coluna Pé na Estrada, de Veja. Andrea Ramos, do Estradão, e Claudia Carsughi, do Portal Carsughi, completaram os TOP 5 na quarta e quinta posições, respectivamente.

Integraram ainda a lista dos TOP 25 +Admirados Jornalistas de 2025: André Barros (AutoData), André Deliberato (Webmotors/Terra Mobilidade), André Paixão (Autoesporte), Carolina Vilanova (Oficina News/Frete Urbano), Cauê Lira (Autoesporte), Celso Miranda (BandSports), Clayton Sousa (Última Marcha), Eduardo Sodré (Folha de S.Paulo), Emilio Camanzi (Carros com Camanzi), Fernando Calmon (Coluna do Fernando Calmon), Fernando Miragaya (Automotive Business), Giovanna Riato (Automotive Business), Henrique Rodriguez (Quatro Rodas), Isadora Carvalho (Quatro Rodas), João Brigato (Auto+), João Fusquine (Record Brasília), Leonardo Lara (Bloomberg), Marli Olmos (Valor Econômico), Tarcisio Dias (Mecânica Online) e Tião Oliveira (Jornal do Carro).

Nas demais categorias dedicadas aos jornalistas, Fernando Calmon foi eleito pela terceira vez – a segunda consecutiva –, o +Admirado Colunista. Vale lembrar que ele também foi o +Admirado Jornalista na primeira edição da premiação, em 2015. Os demais homenageados nesta categoria foram Boris Feldman, Jorge Moraes e Tarcisio Dias.

O prêmio de +Admirado Jornalista Especializado em Veículos Comerciais foi entregue para Aline Feltrin, do Transporte Moderno. Para levar o troféu ela enfrentou uma concorrência de peso, uma vez que também integraram os TOP 3 o último vencedor da categoria, Pedro Trucão, da Pé na Estrada, e Andrea Ramos, do Estradão, vencedora em 2022.

Karina Simões, do canal KS 1951, foi reeleita a +Admirada Jornalista Especializada em Duas Rodas. Foi a terceira vez que ela faturou o troféu, sendo as duas anteriores no ano passado e em 2022. Ela também foi TOP 3 em 2023 e venceu o troféu de +Admirada Influenciadora Digital em 2020. Os demais homenageados na categoria foram Arthur Caldeira (Mobilidade/Estadão), Eliana Malizia (Acelerada) e Suzane Carvalho (Suzane.com).

Nos prêmios dedicados às publicações, o programa CBN Autoesporte foi o campeão pelo terceiro ano consecutivo da categoria Áudio, que também contemplou o programa AutoPapo e o podcast Auto+.

Destaque também para a revista Quatro Rodas, vencedora pelo sexto ano consecutivo em sua categoria. Além dela, integraram os TOP 3 em Periódico Especializado a revista Autoesporte e o caderno Jornal do Carro, do Estadão.

Na categoria Site, a Autoesporte faturou seu terceiro título, o segundo consecutivo. Quatro Rodas e UOL Carros, ambos também vencedores em anos anteriores na categoria, completaram os TOP 3 neste ano.

E em Vídeo, o programa Auto Esporte, da TV Globo, voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio após quatro anos de sua última conquista. Por causa de um empate, foram quatro os homenageados nesta categoria, que também destacou os trabalhos dos canais A Roda e Quatro Rodas, e o programa Papo de Paddock, do canal Bandsports.

Alzira Rodrigues e Alexandre Speitzzer recebem prêmios especiais

Além dos prêmios entregues aos jornalistas e veículos +Admirados da Imprensa Automotiva, a comissão organizadora da premiação concedeu neste ano duas homenagens especiais: o Troféu Luiz Carlos Secco de Contribuição à Imprensa Automotiva, para a cofundadora e diretora do portal AutoIndústria Alzira Rodrigues, e o Troféu Revelação a Alexandre Speitzzer, apresentador dos programas Papo de Paddock e Na Reta dos Boxes, do Bandsports.

Com passagens por AutoData, Estadão, O Globo, Jornal da Tarde e Diário do Comércio, Alzira é uma das mais queridas e respeitadas profissionais do setor, tanto que integra um seleto grupo de jornalistas listados em todas as edições entre os TOP 25 +Admirados Jornalistas do Ano.

Em sua terceira edição, o Prêmio Especial de Contribuição à Imprensa Automotiva, concedido a Alzira, é um reconhecimento à memória de Luiz Carlos Secco, falecido em janeiro deste ano. Ele foi o homenageado do prêmio no ano passado e passa a partir desta edição a emprestar seu nome ao troféu.

José Carlos Seco entrega o Troféu Luiz Carlos Secco de Contribuição à Imprensa Automotiva para Alzira Rodrigues (Foto: Fabio Risnic)

O Troféu Revelação, entregue pela primeira vez neste ano, foi criado para impulsionar e dar visibilidade à carreira de profissionais que estejam começando no setor e que, mesmo em pouco tempo, já estejam se destacando pelo seu trabalho sério e comprometido com a imprensa automotiva. Para definir o vencedor, a comissão organizadora do prêmio selecionou o jornalista com até três anos de formação que teve o melhor desempenho nos dois turnos de votação da pesquisa.

Formado em 2022 pela Mackenzie, Alexandre está há quatro anos e meio no Grupo Bandeirantes, onde começou como estagiário e também atuou como analista de mídias sociais e coordenador de Conteúdo Digital.

Carol Moretti, da Bosch, entrega o Troféu Revelação para Alexandre Speitzzer, do Bandsports (Foto: Fabio Risnic)

Em sua sétima edição, a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva contou com os patrocínios de Bosch, Ford, GWM, Honda e Volkswagen Caminhões e Ônibus; apoios de BYD e Volkswagen, colaborações de Renault e Scania; e apoio Institucional da Abraciclo.

Fifa firma parceria inédita com Fernanda Gentil

Fifa firma parceria inédita com Fernanda Gentil
Crédito: Reprodução/Youtube

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) firmou uma parceria inédita de criação de conteúdo com Fernanda Gentil, conhecida por seus trabalhos em Globo, SporTV e CazéTV. As informações são da coluna de Flávio Ricco.

Fernanda estreou a colaboração na Copa do Mundo de Futebol de Areia, que está sendo realizada de 1º a 11 de maio, em Seychelles, uma ilha exótica localizada na África Oriental. Nessa nova função, ela conta com credenciamento especial e acesso privilegiado a setores anteriormente restritos a detentores de direitos de transmissão, como o interior da arena e a Zona Mista.

Ainda segundo a coluna, a parceria prevê flexibilidade e liberdade para transitar pelos espaços e decidir quais conteúdos são captados e divulgados. Além da cobertura da competição, Fernanda também apresenta aspectos da cultura local, em uma proposta semelhante ao seu projeto pessoal Vou Lá e Te Conto. O conteúdo – com imagens oficiais – está disponível no canal do YouTube e nas Redes Sociais de Fernanda.

Maristela Crispim é eleita presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental

Maristela Crispim é eleita presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental
Maristela Crispim (Crédito: Adriana Pimentel/Eco Nordeste)

Maristela Crispim, fundadora e editora-chefe da Agência Eco Nordeste e professora do Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, foi eleita presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) para o biênio 2025-2027. A nova diretoria tomou posse em 29/4, durante assembleia geral da Rede, e marca uma nova fase de fortalecimento institucional da entidade.

Além de Maristela, integram a nova diretoria Stefano Wrobleski (SP), como vice-presidente; Marcio Isensee e Sá (RJ), como secretário executivo; e Catalina Leite (CE), como diretora administrativa e financeira. Também foram empossados os conselhos Consultivo e Fiscal.

Maristela atua na RBJA há mais de 20 anos. Antes da Eco Nordeste, trabalhou por 21 anos no Diário do Nordeste, ocupando os cargos de redatora de Cidade, editora de Reportagem Especial e coordenadora da equipe de correspondentes.

A Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental foi fundada em 1998 para apoiar jornalistas brasileiros que já acompanhavam o tema desde a Rio92. A ideia sempre foi aprimorar a atividade jornalística em temas de meio ambiente e mudanças climáticas, por meio do intercâmbio de informações, textos, experiências e oportunidades. Ao longo de 27 anos, a entidade organizou oito congressos sobre Jornalismo Ambiental. Em 25 de maio de 2016, a RBJA foi institucionalizada e tornou-se uma associação privada.

Preciosidades do acervo Assis Ângelo: O cego na História (parte 4)

Papa Clemente XII

Por Assis Ângelo

Padre Antonio Vieira (1608-1697) nasceu em Lisboa e veio para o Brasil com os pais e irmãos quando tinha 7 anos de idade. Começou os estudos em Salvador. Após ordenar-se, voltou a Portugal uma ou duas vezes. Numa dessas vezes como exilado, pois fora expulso pelos poderosos do Maranhão.

A inteligência e brilho de Vieira encantavam plateias. Falava e escrevia com rara facilidade em pelo menos sete línguas, aprendidas entre os originários desta nossa boa terra.

Ficaram famosos os seus mais de 200 sermões.

Padre Antonio Vieira

Deixou muitos outros escritos de cunho analítico, incluindo cerca de 700 cartas.

A citação que abre este texto foi extraída do livro Sermões, volume IV. A propósito, o padre chegou a mergulhar fundo nas questões que tanto afligem pessoas portadoras de mazelas gerais, incluindo a cegueira. Ele:

“O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia e um morto que vive”.

A Igreja é historicamente uma das mais poderosas organizações do mundo. São milhares e milhares de padres, bispos e arcebispos, cardeais e milhões e milhões de seguidores mundo afora.

Historicamente, não custa lembrar, a Igreja tem um passado lamentável, recheado de tudo quanto é denúncia de malfeitos.

São raríssimos os representantes da Igreja que, cegos, oficializam missas.

Tiago Varanda foi o primeiro cego português a ordenar-se padre, em julho de 2019. Ficou cego aos 16 anos, vitimado por glaucoma. Chegou a pensar que seria preterido no Seminário. Mas se enganou. Hoje ele oficia a missa lendo em Braille.

O primeiro sacerdote cristão cego do Brasil foi Francisco Ferreira de Azevedo (1765-1854). Nasceu na Bahia e encantou-se em Goiás. Entrou para a história como o Bispo Cego.

A Igreja por si só tem acumulado pecados desde tempos os mais remotos.

Pela Igreja, incluindo a sede no Vaticano, religiosos profanaram a memória divina roubando, matando, estuprando e tudo mais impensável pela inteligência comum.

Houve cardeais e papas que abusaram dos cargos investidos.

No correr dos tempos, vieram à tona horrores praticados por muitos e muitos “representantes” de Deus na Terra. Teve um até que foi pai 12 vezes. Outros que tiveram várias amantes e também, entre os 266 papas, os que montados em robustos e briosos cavalos provocaram perseguições e morticínios à frente das temíveis cruzadas.

Sem falar num moleque de 18 ou 20 anos transformado em papa por interesse dos papagranas daqueles tempos d’antanho.

Papa Clemente XII

Pois é, tempos aqueles malucos da Idade Média.

A cadeira de papa também foi ocupada por homens que seguiram à risca o que reza a Santa Igreja.

O papa italiano Clemente XII (1730-1740), na pia batismal recebeu o nome de Lorenzo Corsini. Morreu aos 87 anos. Seis anos antes, ficou cego. Marcou época pelas boas coisas que fez. Entre essas, a investigação do desvio de muita grana dos cofres do Vaticano à época do papa que o antecedeu, Bento XIII.

Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333

100 anos de Rádio no Brasil – Som invisível: nova tecnologia cria bolsões de áudio sem fones

(Crédito: Pawel Czerwinski na Unsplash)

Por Álvaro Bufarah (*)

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State) desenvolveram uma tecnologia revolucionária capaz de transmitir som de forma direcionada, criando “enclaves audíveis” − zonas acústicas onde o áudio só pode ser ouvido por quem estiver no ponto exato de recepção. O conteúdo, inaudível fora desses bolsões, representa uma inovação promissora para privacidade sonora e personalização de conteúdo em espaços públicos. O estudo foi publicado originalmente no site The Conversation Brasil e republicado pela BBC em abril de 2025.

Utilizando feixes de ultrassom autoflexionados e o conceito de acústica não linear, a técnica cria um som audível apenas na interseção entre dois feixes de ultrassom com frequências ligeiramente diferentes. Esse ponto gera uma onda sonora audível (por exemplo, 500 Hz), que só se forma no espaço designado. Fora dali tudo permanece em silêncio. Isso permite, por exemplo, ouvir um podcast no metrô ou uma chamada telefônica na rua sem fones de ouvido − e sem que ninguém mais escute.

O professor Yun Jing, responsável pelo estudo, afirma que “a pessoa posicionada no enclave escuta claramente, enquanto quem está ao lado não ouve nada”. Já o pós-doutorando Jiaxin “Jay” Zhong, que liderou a execução dos testes, resume: “É como um fone de ouvido virtual, mas sem nada na sua cabeça”.

A tecnologia destaca-se por utilizar metassuperfícies acústicas, materiais especiais capazes de curvar as ondas sonoras no ar, assim como lentes ópticas fazem com a luz. Com isso, o som pode desviar de obstáculos, alcançar o ponto desejado e gerar o efeito apenas onde for necessário − criando experiências sonoras localizadas e não invasivas.

O sistema já foi testado com sucesso em distâncias de até um metro, com volume de 60 decibéis (nível de uma conversa comum), e os cientistas acreditam que poderá ser ampliado com ganhos em potência e alcance. A precisão da transmissão foi comprovada em experimentos com manequins simulando a audição humana.

(Crédito: Pawel Czerwinski na Unsplash)

As aplicações práticas dessa tecnologia têm potencial direto para o cotidiano urbano. Em bibliotecas, museus, shoppings ou salas de espera, por exemplo, diferentes pessoas poderão ouvir conteúdos distintos sem uso de fones de ouvido − e sem ruídos cruzados no ambiente. Em veículos, passageiros poderão ouvir músicas diferentes sem interferir no conteúdo do GPS do motorista. Já em espaços de trabalho, conversas sigilosas poderão ocorrer sem necessidade de salas fechadas ou equipamentos adicionais.

A longo prazo, espera-se que essa inovação mude radicalmente a forma como consumimos mídia e interagimos com sons no dia a dia. No lugar de fones, o conteúdo virá diretamente ao seu espaço pessoal. A publicidade poderá se tornar segmentada por localização sonora; plataformas de áudio sob demanda ganharão uma nova dimensão de imersão. E, em ambientes como escolas ou hospitais, o controle do som poderá tornar-se ferramenta pedagógica ou terapêutica.

Além disso, essa mesma tecnologia poderá ser usada para criar zonas de silêncio controlado, reduzindo a poluição sonora em áreas urbanas e melhorando a concentração em escritórios abertos ou até mesmo em espaços domésticos compartilhados.

Apesar do potencial transformador, a tecnologia ainda enfrenta obstáculos técnicos: o consumo energético é elevado e a qualidade do som pode ser impactada por distorções não lineares. No entanto, a equipe da Penn State está otimista com os avanços futuros.

“O que apresentamos é um novo paradigma para o controle do som”, destaca Yun Jing. “Não se trata apenas de ouvir melhor, mas de escolher onde, quando e como o som deve existir”.

Em um mundo cada vez mais conectado, hiperestimulado e multitarefa, a criação de enclaves audíveis representa uma evolução natural da personalização sonora. E, ao que tudo indica, esse som invisível, privado e preciso poderá em breve fazer parte da rotina de milhões de pessoas − mesmo sem que ninguém mais perceba.


Álvaro Bufarah

Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

Transpodata anuncia vencedores do 8º Prêmio Top of Mind do Transporte 2025

Transpodata anuncia vencedores do 8º Prêmio Top of Mind do Transporte 2025
Crédito: Revista Transpodata

Após quase 2.500 votos válidos coletados, a revista Transpodata anunciou os vencedores do 8º Prêmio Top of Mind do Transporte 2025, que premia as melhores empresas e veículos que estão na linha de frente do transporte rodoviário de cargas. O evento de premiação, realizado em 23/4, no Distrito Anhembi, em São Paulo, reuniu cerca de 120 convidados.

No evento, além da entrega do troféu aos vencedores em cada uma das categorias, Rinaldo Machado, diretor-geral do Grupo TranspoData, anunciou uma joint venture com o Grupo MAFA, em iniciativa que levará painéis de LED inteligentes para rodovias de todo o País. Também anunciou o TRUCK X, evento sobre transporte rodoviário de cargas, de 24 a 27 de julho, no Posto Arco-Íris, em Roseira (SP). O encontro será, para além de uma feira ou congresso, um hub de experiências, negócios e conteúdo.

Leia a edição especial com a lista completa dos vencedores aqui.

Cláudia Pires e Flávia Ragazzo montam a & Pires Ragazzo Comunicação

Cláudia Pires e Flávia Ragazzo montam a & Pires Ragazzo Comunicação
Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Cláudia Pires e Flávia Ragazzo tornaram-se sócias e montaram a agência Pires & Ragazzo Comunicação Estratégica, focada, como elas contam, em desenvolver uma comunicação transparente, segura e integrada, com foco sobretudo em Sustentabilidade e ESG, fruto da experiência de ambas nessas áreas.

Cláudia trabalhou na grande imprensa, em empresas como Folha de S.Paulo, Thomson Reuters e Editora Abril, migrando para a comunicação corporativa, tendo atuado em Máquina e S2Publicom (em duas oportunidades), Tree e FSB Comunicação.

Flávia foi da comunicação de Centro Cultural São Paulo, São Paulo Cia da Dança, ML&A Comunicações, Index Assessoria, Ideal H+K Strategies, And, All, Avianca, BCW Global e grupo Report, além de ter fundado a Parc Malou, para atuar nos segmentos de conteúdo, design e tecnologia.

20º Congresso da Abraji abre inscrições

20º Congresso da Abraji abre inscrições
Crédito: Reprodução/Abraji

Estão abertas as inscrições para o 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. O evento será realizado de 10 a 12 de julho, e o Domingo de Dados acontecerá em 13 de julho, ambos no campus Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo. Nesta edição não haverá atividades pré-gravadas ou exclusivamente online, apenas algumas serão transmitidas gratuitamente.

No primeiro lote, os ingressos custam entre R$ 160 e R$ 420 para o Congresso; entre R$ 50 e R$ 120 para o Domingo de Dados; e entre R$ 210 e R$ 540 para o combo. Associados têm direito a preços especiais.

Entre os destaques das trilhas temáticas deste ano estão a aplicação da inteligência artificial no jornalismo e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas e Meio Ambiente (COP30), que será realizada em novembro, em Belém. A programação completa será divulgada em breve, mas os nomes já confirmados podem ser conferidos aqui.

Eco Nordeste conquista selo de compromisso com o público do Projor

Eco Nordeste conquista selo de compromisso com o público do Projor

A Agência de Conteúdo Eco Nordeste, site focado em jornalismo de soluções para o Desenvolvimento Sustentável no Nordeste do Brasil, conquistou o selo de compromisso com o público do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). O veículo obteve a pontuação máxima no Programa de Indicadores de Compromissos com o Público, com o total de 11 indicadores conquistados, o máximo possível dentro da iniciativa.

O programa do Projor, que visa a incentivar e valorizar o jornalismo confiável, de qualidade e comprometido com seu público, identifica em sites de mídia a presença dos 11 seguintes indicadores: Expediente, Princípios editoriais, Política de correção de erros, Afiliação a associações setoriais do jornalismo, Acesso aos profissionais da redação, Propriedade do veículo, Identificação clara de conteúdos patrocinados, Transparência de financiamento, Identificação de autoria, Política de privacidade e Acessibilidade.

A Eco Nordeste se junta à lista de veículos que gabaritaram os 11 indicadores de compromisso com o público do Projor. Além da Eco Nordeste, integram a lista Periferia em Movimento, Agência Pública, Revista Azmina, Tribuna de Jundiaí e Folha de S.Paulo. Além de valorizar o jornalismo confiável, o programa visa também a incentivar transparência e responsabilidade nos sites da imprensa.

“Para a Eco Nordeste este selo é a comprovação de que as escolhas que temos feito nos levam ao encontro das necessidades da nossa audiência de informações acessíveis, produzidas de forma independente e que fomentem uma consciência crítica na nossa sociedade”, afirmou Maristela Crispim, fundadora e editora-chefe da Eco Nordeste.

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