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Metrópoles é o +Premiado Veículo de Comunicação de 2020

Uma das publicações mais jovens do Brasil, com apenas cinco anos, o portal Metrópoles, do Distrito Federal, termina 2020 como o +Premiado Veículo de Comunicação do Ano. É a primeira vez que uma publicação de fora do eixo Rio-São Paulo lidera a pesquisa, que integra o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira.

O portal conquistou seis prêmios ao longo do ano passado, entre eles o SIP (Cobertura de Notícias em Internet), com a reportagem Carros fortes, homens indefesos, e os prêmios Mulher Imprensa (Reportagem com temática sobre mulheres) e Roche (Cobertura Diária), ambos com o projeto especial Elas por elas. A publicação também foi vencedora nos prêmios CNT (Internet), Policiais Federais (Web) e 99 (Categoria Única).

No total, essas premiações renderam 300 pontos ao portal, 20 a mais do que a Rede Globo, segunda colocada e líder dessa mesma pesquisa nos últimos seis anos. Com 270 pontos, a Folha de S.Paulo completou o pódio. Curiosamente, o jornal paulista havia sido o único até hoje a desbancar a Rede Globo como mais premiado do ano, em 2014. Nas nove edições anteriores a emissora do Grupo Globo foi a vencedora em oito oportunidades.

Confira a lista com os +Premiados Veículos de Comunicação de 2020:

POSIÇÃO PONTOS PRÊMIOS VEÍCULO
300 6 METRÓPOLES 
280 8 REDE GLOBO
270 5 FOLHA DE S. PAULO
240 5 O GLOBO
200 7 ZERO HORA 
175 5 VALOR ECONÔMICO
160 4 O ESTADO DE S. PAULO
160 3 RECORD
105 3 AGÊNCIA ESTADO
10º 90 5 TV BANDEIRANTES
11º 85 2 G1
11º 85 4 RBS TV
13º 80 4 JORNAL DO COMÉRCIO/RS
13º 80 3 RÁDIO GUAÍBA
15º 75 3 DIÁRIO DO NORDESTE
16º 70 2 AGÊNCIA RADIOWEB
17º 65 2 CBN
17º 65 2 THE INTERCEPT BRASIL 
19º 60 1 AGÊNCIA PÚBLICA 
19º 60 3 O POVO
19º 60 1 REPÓRTER BRASIL 
22º 50 1 CNN BRASIL
22º 50 2 CORREIO DO POVO 
22º 50 1 EXAME
22º 50 2 GAÚCHA ZH
22º 50 1 REDE MINAS DE TELEVISÃO
22º 50 1 TECMUNDO 
22º 50 2 UOL 
29º 45 1 O TEMPO
29º 45 3 SPORTV
29º 45 1 TV AMAZONAS
29º 45 1 TV CABO BRANCO
29º 45 1 TV CULTURA
34º 35 1 AUTOESPORTE
34º 35 1 CINEBRASIL TV
34º 35 1 CORREIO BRAZILIENSE
34º 35 1 ÉPOCA
34º 35 1 GAZETA DO POVO
34º 35 1 GLOBO NEWS
34º 35 1 JORNAL ABC DOMINGO
34º 35 1 JORNAL DO COMMERCIO/PE
34º 35 1 NATIONAL GEOGRAPHIC
34º 35 1 O DIA
34º 35 1 PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS
34º 35 1 PESQUISA FAPESP
34º 35 1 PLENA MULHER 
34º 35 1 PORTAL TRIBUNA HOJE
34º 35 1 PORVIR 
34º 35 1 RÁDIO GAZETA/ES
34º 35 1 RÁDIO SENADO
34º 35 1 REVISTA RI – RELAÇÕES COM INVESTIDORES
34º 35 1 TV JUSTIÇA
34º 35 1 VALOR.COM
54º 30 1 AUTOENTUSIASTAS 
54º 30 1 AZMINA 
54º 30 1 BLOG DO BERTA 
54º 30 1 ESPN BRASIL
54º 30 1 ME POUPE 
54º 30 1 PIAUÍ
54º 30 2 PORTAL DIÁRIO DO NORDESTE
54º 30 2 RÁDIO BANDEIRANTES
54º 30 1 RÁDIO BANDNEWS FM
54º 30 2 RÁDIO GAÚCHA
54º 30 2 TV VERDES MARES
54º 30 2 VÓS – PESSOAS NO PLURAL
66º 25 1 GLOBOESPORTE.COM 
66º 25 1 RÁDIO VERDES MARES
66º 25 1 TORCEDORES.COM 
66º 25 1 TV ASSEMBLEIA/CE
70º 15 1 A GRANJA
70º 15 1 AGÊNCIA SOCIAL DE NOTÍCIAS
70º 15 1 AGORA NO VALE
70º 15 1 DOM BOSCO
70º 15 1 GAZETA DO SUL 
70º 15 1 JOVEM PAN FORTALEZA
70º 15 1 O INFORMATIVO DO VALE 
70º 15 1 PREVIDI.COM
70º 15 1 RÁDIO GLOBO
70º 15 1 RÁDIO TRANSAMÉRICA
70º 15 1 SBT
70º 15 1 TRY SPORTS
70º 15 1 UFNTV

Quem é que vai ler isso? mostra como atingir quem só quer ouvir

Começa na próxima segunda-feira (18/1) o curso online Quem é que vai ler isso?. Cinco grandes nomes do jornalismo e da crítica musical revezam-se para ensinar, na teoria e na prática, como ser jornalista musical nos tempos do streaming: Adriana de Barros, de UOL e TV Cultura; Bráulio Lorentz, de G1 e Billboard; Pedro Só, de Buzz e Usina do Som; Sérgio Martins, de Veja e Época; e Sílvio Essinger, de O Globo e JB.

Entre os temas a serem abordados, estão a cobertura de festivais no Brasil e exterior; reportagens sobre nova tendências, produção, locução e edição de podcasts e reportagens multimídia; paradas de sucesso e guerra aos clichês; fotos que vão além do trivial; como fazer uma entrevista render; como se relacionar com artistas, empresários e assessores, e muitos outros.

O curso dura uma semana, até 22/1, sempre às 19h30, com aulas ao vivo e duração de três horas cada. As inscrições podem ser feitas na plataforma Sympla.

Google anuncia fundo para combater fake news sobre vacinação

Crédito: Arnd Wiegmann/Reuters
Crédito: Arnd Wiegmann/Reuters

O Google anunciou em 12/1 a criação de um fundo para combater notícias falsas sobre a vacina contra a Covid-19. Por meio da Google News Initiative, serão destinados US$ 3 milhões para projetos jornalísticos de todo o mundo que busquem combater a desinformação sobre o assunto.

O fundo é aberto a empresas de todos os tipos e tamanhos. Para fazer a inscrição, é necessário que o projeto cumpra os seguintes requisitos: ser conteúdo de notícia original e focar na produção de notícias centrais; ter um histórico comprovado e reconhecimento de terceiros em atividades de verificação ou checagem de fatos, ou ainda colaborar com uma organização com tal reconhecimento.

Os escolhidos serão selecionados por especialistas em desinformação e imunização. Entre eles, está a brasileira Ângela Pimenta, diretora de Operações do Projor, que mantém o Observatório da Imprensa. Inscreva-se!

Jornalismo profissional de qualidade reduz influência de fake news, indica pesquisa

Cientistas políticos das universidades da Carolina do Norte (EUA), UFMG e UFPE, em parceria com a Folha de S. Paulo e a consultoria Quaest, lançaram uma pesquisa sobre como o jornalismo profissional afeta a propagação de notícias falsas. O estudo indicou que o trabalho de qualidade da imprensa reduz consideravelmente a chance de uma pessoa acreditar em fake news.

O estudo foi feito entre novembro e dezembro, e envolveu dois grupos de 500 participantes cada. Ambos foram convidados a ler notícias consideradas enganosas por agências de checagem. Mas um dos grupos recebeu uma assinatura da Folha, enquanto o outro não teve acesso a notícias de empresas jornalísticas. Entre os que receberam as notícias, cerca de 46% acreditaram em ao menos uma fake news. Já no grupo que não teve acesso a informações confiáveis, esse índice subiu para 65% dos entrevistados.

Em uma segunda entrevista, cerca de 20 dias depois, o índice de crença em fake news entre os participantes do grupo que recebeu as notícias da Folha caiu significativamente, enquanto que entre as pessoas que não tiveram acesso a notícias esse número aumentou.

Leia em MediaTalks os resultados de uma pesquisa internacional que utilizou o recurso de privar pessoas de notícias para mostrar a importância do jornalismo de qualidade.

Disney encerra programas do Fox Sports; canal será destinado a eventos

A Disney anunciou uma completa reformulação na grade do Fox Sports, que deixará de exibir programas jornalísticos ao vivo e será destinado exclusivamente a eventos esportivos. Os programas Fox Sports Rádio, Debate Final, Expediente Futebol e Tarde Redonda juntam-se a outros que já saíram do ar. A decisão foi tomada para reduzir custos operacionais.

Segundo apurou o UOL Esporte, a ESPN concentrará todo o Jornalismo do Grupo Disney, incluindo profissionais que estavam no Fox Sports, com programas ao vivo, pré e pós-jogos, e exibição de eventos esportivos. O Fox apenas exibirá as atrações ao vivo.

TNT Sports no lugar do Esporte Interativo

A Warner anunciou em 8/1 que vai substituir a marca Esporte Interativo no Brasil por TNT Sports, que já opera em outros países do continente, como Argentina e Chile. A nova marca chega junto com a Warner Media Latin America e será panregional.

Ministro pede abertura de inquérito contra Ruy Castro (Folha) por incentivar suicídio de Bolsonaro em coluna

O ministro da Justiça e Segurança Pública André Mendonça pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a conduta do colunista Ruy Castro, da Folha de S.Paulo, após a publicação do artigo Saída de Trump: mate-se, no qual sugere que o presidente Jair Bolsonaro deveria cometer suicídio.

No texto, Castro escreveu que “se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo. Mas para que esperar pela derrota na eleição? Por que não fazer isso hoje, já, agora, neste momento? Para o bem do Brasil, nenhum minuto sem Bolsonaro será cedo demais”. Ricardo Noblat, de Veja, compartilhou o trecho em suas redes sociais, e foi muito criticado. A revista na qual trabalha emitiu nota de repúdio à atitude do colunista.  

Em sua conta no Twitter, o ministro escreveu que alguns jornalistas chegaram “ao fundo do poço”: “Hoje dois deles instigaram dois presidentes da República a suicidar-se. Apenas pessoas insensíveis com a dor das famílias de pessoas que tiraram a própria vida podem fazer isso. Apenas pessoas irresponsáveis cometem esse crime contra chefes de Estado de duas grandes nações. Fazê-lo é um desrespeito à pessoa humana, à nação e ao povo de ambos os países”.

Agência Pública lança microbolsas sobre acesso à internet

A Agência Pública, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), lançou as Microbolsas Acesso à Internet, que incentivam a produção de pautas investigativas sobre acesso à internet no Brasil e as diversas questões relacionadas ao tema, como falta de acesso a dispositivos, franquias de dados limitadas, falta de infraestrutura e de políticas públicas de acesso à internet, práticas abusivas e pouco transparentes de empresas de telecomunicação, aumento da desinformação, entre outras.

Ao todo, serão distribuídas quatro bolsas de R$ 7 mil. Para realizar a inscrição, é preciso enviar uma breve apresentação do repórter, referência profissional, resumo e descrição da pauta, plano de trabalho e plano de orçamento para a produção da reportagem. As inscrições vão até 5/2 e os vencedores serão anunciados a partir do dia 18 de fevereiro.

O legado de Trump nas redes sociais

Crédito: John Cameron/Unsplash

Com o banimento de Donald Trump das maiores redes sociais do planeta (Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter, este último seu app mais inseparável), a pergunta agora é: qual ou quais empresas vão herdar o poderoso exército de simpatizantes do quase-ex-presidente da maior potência do planeta?

Gab, MeWe, Rumble, TheDonald.win, Dlive e ainda a Parler, caso volte para o ar, são as que disputam uma fatia da pizza ainda muito poderosa de Trump: 88 milhões de seguidores no Twitter.

Entre essas empresas, duas merecem destaque. A Gab, incorporação de mais de 600 mil seguidores depois que Trump saiu do Twitter, e a MeWe, apresentando-se na contramão das gigantes digitais. Seu CEO, Mark Weinstein, critica o modelo de negócios do Facebook. Para ele, o ‘capitalismo de vigilância’” praticado pela rede social é “maior evento socioeconômico da história da humanidade”.

Mariana Godoy sai da Band após apenas sete meses

Mariana Godoy

A apresentadora Mariana Godoy anunciou sua saída do Grupo Bandeirantes, depois de apenas sete meses de trabalho na emissora. Ela agradeceu ao apoio que recebeu de toda a família Saad e à Direção de Jornalismo e Entretenimento do canal.

Mariana foi contratada pela Band inicialmente para apresentar um programa matinal, mas depois foi deslocada para as noites de segunda-feira. Em setembro, estreou no comando do talkshow Melhor Agora. Acabou contraindo a Covid-19 e teve que se afastar por um tempo, retornou ao trabalho, mas logo pediu nova licença ao canal para cuidar da saúde, pois estava sofrendo de ansiedade.

Ex-TV Globo e RedeTV, em sua publicação de despedida nas redes sociais, a apresentadora escreveu que “a vida é feita de escolhas, e eu escolhi buscar novos horizontes. Sigo em frente com o coração agradecido. (…) Agora chegou o momento de partir e aonde eu for, de alguma forma, levarei um pouquinho de cada um de vocês”.

José Raimundo Oliveira deixa a TV Globo

José Raimundo Oliveira

O repórter José Raimundo Oliveira anunciou sua saída da TV Bahia, afiliada à Rede Globo, após 31 anos de casa. Em publicação de despedida no Instagram, ele declarou que “o horizonte é indefinido por enquanto. E desafiador. É hora de pensar e avaliar. E daqui a pouco pegar a estrada novamente. Aliás, novas estradas pela frente. E ainda muita história pra contar”. Por causa da pandemia, Raimundo, que tem mais de 60 anos, estava trabalhando em home office.

Nascido na Bahia, ingressou na TV Aratu, afiliada da Globo em Salvador, na década de 1980. Em 1987, começou a trabalhar na Globo Nordeste. Três anos depois, retornou à capital baiana para integrar a equipe da TV Bahia, criada em 1985. Ao longo da carreira, foi responsável por coberturas importantes, como a visita do papa João Paulo II, em 1980, eleições municipais, estaduais e nacionais, além de ter entrevistado políticos, ministros e até presidentes.

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