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terça-feira, setembro 23, 2025

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Canal Multi RS voltará a se chamar Ulbra TV e lançará novo programa

Canal Multi RS voltará a se chamar Ulbra TV e lançará novo programa

O canal Multi RS, que havia mudado de nome em janeiro deste ano, anunciou que voltará a se chamar Ulbra TV a partir de 30/9. Ao Coletiva.net, Ruy Irigaray, superintendente institucional da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), explicou que a mudança se deve pelo fato da antiga nomenclatura ser mais reconhecida pelo público e clientes.

Outra novidade é o lançamento de um novo programa diário, ao vivo, nas tardes de segunda a sexta-feira, com três horas de duração. A atração, que ainda está em desenvolvimento, abordará jornalismo, entretenimento, músicas e entrevistas. Além disso, a empresa anunciou que um dos auditórios da universidade será utilizado como estúdio exclusivo para um dos novos programas da casa.

“Estamos investindo em novos profissionais e equipamentos. Este é um movimento para reconectar a TV com a universidade”, declarou Irigaray. A retomada oficial do nome Ulbra TV será realizada em evento de lançamento para o público, em 30/9, na sede da Ulbra (Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José), em Canoas.

* Com informações do Coletiva.net.

Morre Acaz Fellegger, o primeiro repórter do SporTV, aos 59 anos

Morre Acaz Fellegger, o primeiro repórter do SporTV, aos 59 anos
Acaz Fellegger (Crédito: Instagram)

Morreu nesta sexta-feira (5/9) o repórter e assessor esportivo Acaz Fellegger, aos 59 anos, em São Paulo, vítima de complicações decorrentes de um câncer. Assessorou conhecidos nomes do cenário esportivo, como o técnico pentacampeão mundial de futebol, Luis Felipe Scolari, o Felipão, e jogadores como Arce, Deco, Roque Júnior, Agnaldo Liz, Júnior e César Sampaio.

Felleger iniciou a carreira como repórter em emissoras de rádio de Guarulhos, do ABC Paulista, de Limeira e Mogi Mirim. Em 1991, assinou com a TV Gazeta. E em 1994, foi o primeiro repórter contratado pelo SporTV, do Grupo Globo. Em 1997, assumiu a comunicação do Palmeiras e tornou-se assessor de imprensa do técnico Felipão. Neste período, firmou uma parceria e amizade com o treinador que durou até o fim de sua vida.

Após deixar o Palmeiras, passou a trabalhar exclusivamente com assessoria de imprensa esportiva. Trabalhou com ex-jogadores como Arce, Deco, Roque Júnior, Agnaldo Liz, Júnior, César Sampaio, Rogério, Galeano, Alex e Asprilla, e outros ainda em atividade, como Hulk, Fabinho (ex-Liverpool), Raphael Veiga e Giuliano.

Desinformação online supera crise climática e terrorismo como maior ameaça global, revela nova pesquisa

(Crédito: TRE-PR)

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

Uma nova pesquisa do Pew Research Center revelou a extensão do medo da desinformação online. Mais de sete em cada dez adultos nos 25 países pesquisados apontaram as fake news na internet como a maior ameaça global, em uma lista que incluiu mudanças climáticas, situação econômica, terrorismo e doenças infecciosas.

Outros 21% veem a desinformação como um risco secundário, enquanto apenas 5% afirmaram que elas não representam uma ameaça.

No entanto, a realidade brasileira é diferente: as doenças infecciosas são vistas como o risco mais temido. O Brasil é um dos cinco países onde o trauma da Covid-19 parece não ter sido esquecido.

O estudo do Pew oferece um panorama por vezes surpreendente sobre como diferentes países encaram os grandes desafios contemporâneos.

Embora muitos dos países pesquisados estejam vivendo os efeitos das mudanças climáticas sob a forma de calor extremo, tornados mais devastadores e inundações, o clima não figura entre as principais ameaças em nenhuma das 25 nações analisadas.

Essa percepção pode estar relacionada à própria desinformação, já que o negacionismo continua a se espalhar livremente pelas redes sociais e também em meios de comunicação tradicionais influentes de países como os Estados Unidos e o Reino Unido.

A inclinação política também influencia a percepção da desinformação como ameaça. Nos EUA, 82% dos entrevistados que se identificam como liberais apontaram as fake news como principal risco, enquanto entre os conservadores o índice caiu para 60%.

Na Europa, a preocupação com a disseminação de informações falsas online é consideravelmente menor entre os apoiadores de partidos populistas de direita do que entre os não apoiadores.

Leia mais sobre a pesquisa em MediaTalks.


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Rio de Janeiro: Em nova fase, Rádio Manchete migra para o FM

Rio de Janeiro: Em nova fase, Rádio Manchete migra para o FM
Raphael De França, Willian Chaves e Thiago Barcellos

A Rádio Manchete, da família Kappeler, inicia uma nova fase na próxima segunda-feira (8/9). A emissora passará a transmitir na frequência 76,9 FM, marcando a migração definitiva para FM e ampliando a presença digital. Além do rádio, investe em portal de notícias, aplicativo, revista impressa e redes sociais.

William Chaves, o diretor de Jornalismo, pretende reforçar o slogan Aconteceu, virou Manchete, e Zequinho Máximo, programador musical, garante uma programação variada para um público diversificado.

A nova grade de programação junta comunicadores experientes e jovens talentos. Entre os destaques, estão Paulo Autunian, à frente do Bora pra vida e do Café da Manhã Manchete; Raphael De França, no Show do Raphael De França; BB Monstro e Thiago Barcellos, com humor ácido e opiniões afiadas no Apuros na Manchete; Acácia Vieira comanda o Estação Manchete; Rodrigo Machado e Eduardo Tchao, no Panorama Manchete; Cassiano Carvalho e Wilson Pimentel, no Manchete Esportiva; Alberto Brizola, com clima romântico à noite, no Love Times.

E de hora em hora tem a Linha do tempo e atualização das principais notícias do momento com a equipe de jornalismo. Cláudia Jones e Eloy de Carlo são as vozes das chamadas e vinhetas da Manchete.

Repórter de O Joio e O Trigo é hostilizado por deputados federais durante feira agrícola no RS

Repórter de O Joio e O Trigo é hostilizado por deputados federais durante feira agrícola no RS
Crédito: Dan Meyer/Unsplash

O repórter Pedro Nakamura, de O Joio e O Trigo, foi hostilizado pelos deputados federais Marcelo Moraes (PL-RS) e Rafael Pezenti (MDB-SC), durante a cobertura da Expointer, principal feira de agronegócio do Rio Grande do Sul. Em seminário sobre a indústria do tabaco, os parlamentares direcionaram ataques e discursaram contra Nakamura e O Joio e O Trigo.

“Me chamou a atenção estar aqui O Joio e O Trigo. E quando isso foi anunciado, ali por onde eu estava houve alguns cochichos em função de que esse veículo de comunicação sistematicamente bate na cadeia produtiva do tabaco”, declarou Moraes. “Eu, particularmente, quero agradecer a eles. Em relação a mim, em várias oportunidades fizeram charges debochadas, desrespeitosas em relação à minha pessoa, mas, de certo fato eles acabaram demonstrando o lado que eu tenho, que é defender os empregos, os agricultores e toda uma cadeia produtiva que gera riqueza não só para o Rio Grande do Sul, mas para todo o nosso país”.

A charge citada pelo parlamentar é uma arte que ilustra uma reportagem de O Joio e o Trigo que mostrou com exclusividade um vídeo em que Marcelo Moraes se gaba de ter articulado com o então ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a extinção da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq). Procurados pela reportagem, Moraes e Lorenzoni não responderam ao contato.

O deputado então insistiu para que Nakamura se identificasse e ficou apontando para o local onde o repórter estava. Vale lembrar que também estavam presentes no evento autoridades do poder executivo, empresários e representantes de entidades da indústria do tabaco. Para O Joio e O Trigo, o ocorrido foi também uma tentativa de induzir os presentes a não conceder entrevistas ao veículo.

“Aí vem a pergunta para o teu veículo de comunicação”, continuou Moraes. “Será que vocês já pararam para pensar que o dinheiro desses fumicultores é que mantém aberto o posto de gasolina, o supermercado, a loja de calçados, de roupa e gera emprego para esses da cidade, que muitas vezes não têm de onde tirar o dinheirinho para poder botar a comida na mesa?”.

Após a fala de Moraes, Rafael Pezenti se juntou aos ataques: “Que legal que o Marcelo falou sobre O Joio e O Trigo. Porque eu falaria também. Muito obrigado pela sua presença. Tomara que tenha vindo o trigo. Porque até hoje eu só vi o joio. Eu sou jornalista também. E o princípio básico do jornalismo é ouvir os dois lados da moeda. Vocês fazem isso. Só que vocês só publicam um. Não dou mais entrevista pra vocês. Já me procuraram, eu já recusei e continuarei recusando porque o que vocês fazem não é jornalismo. É um ataque. Eu não gosto de ser atacado”.

O Joio e O Trigo se solidarizou com Pedro Nakamura e lamentou os ataques dos parlamentares, que classificou como “uma clara tentativa de constrangimento à presença dos nossos profissionais em espaços de debate sobre a cadeia do fumo”. O site destacou também que, diferentemente do que foi afirmado pelos deputados, O Joio e O Trigo atua na cobertura da indústria do tabaco há mais de 15 anos, acompanhando com frequência essa agenda com reportagens sobre promoção da saúde e produção de tabaco e de cigarros.

Tremembé, de Ullisses Campbell, chega às livrarias e prepara o terreno para estreia no Amazon Prime

Ullisses Campbell
Ullisses Campbell (Crédito: Instagram)

Ullisses Campbell, autor da coleção Mulheres Assassinas, que conta as histórias de Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e Flordelis, lança em 8/9, em São Paulo, Tremembé − O presídio dos famosos (Matrix).

Tremembé

O lançamento antecede a série homônima, que será exibida a partir de 31/10 pela Amazon Prime Video, e que revela os bastidores da penitenciária mais midiática do Brasil, conhecida por receber detentos de grande notoriedade, entre eles Robinho, Alexandre Nardoni, Anna Carolina Jatobá, Lindemberg Alves, Francisco de Assis Pereira (Maníaco do Parque) e a própria Suzane, já retratada por ele.

A sessão de autógrafos terá início às 18h na Livraria Drummond, do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073). Haverá distribuição de senhas no local.

Rio de Janeiro: SBT acerta com Sidney Rezende

Rio de Janeiro: SBT acerta com Sidney Rezende
Sidney Rezende

O SBT anunciou a contratação de Sidney Rezende, que passa a integrar a equipe do telejornal SBT Rio – 2ª Edição e será comentarista do SBT News. Sidney terá a função de analista político e de assuntos gerais, trazendo ao público análises e comentários sobre os principais temas que impactam a vida dos cariocas e fluminenses.

Com mais de quatro décadas de carreira, Rezende participou da fundação da GloboNews, esteve à frente de programas e coberturas especiais na TV Globo e atuou como comentarista na CNN Brasil. No rádio, atuou por Tupi, CBN, Rádio Globo e BandNews FM.

Daniela Fiori assume VP de Comunicação e Relações Corporativas na Diageo. Viviane Mansi deixa a companhia

Daniela Fiori

Daniela Fiori assumiu novo desafio na Diageo. Com 7 anos e meio de companhia, ela foi promovida em julho de diretora a vice-presidente de comunicação e relações corporativas para América Latina e Caribe. Em jornada anterior, foi VP de Corporate Affairs e Sustentabilidade do Walmart, organização em que atuou por mais de 12 anos.

Viviane Mansi

Ainda na Diageo, Viviane Mansi, diretora de relações corporativas, despediu-se da organização no final de agosto, após 1 ano e meio de casa, período em que liderou entregas como o relançamento do Instituto Diageo e o avanço em metas de reputação, sustentabilidade e impacto social no País.

+Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025 recebe indicações até 11 de setembro

Foram definidos os profissionais e veículos finalistas do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira

Termina em 11/9 o primeiro turno do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. A iniciativa, promovida por Jornalistas&Cia em parceria com os sites Neo Mondo e 1 Papo Reto e com a Rede JP – Jornalistas Pretos, chega à sua terceira edição com o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais e veículos que se destaquem na cobertura do tema e na atuação de profissionais negros em suas equipes.

Assim como nas edições anteriores, serão dois turnos de votação. Neste primeiro, de livre indicação, os eleitores podem escolher até cinco candidatos por categoria. Os nomes mais citados classificam-se para o segundo turno, de votação dirigida, em que os eleitores selecionarão seus favoritos ranqueando-os do 1º ao 5º colocado. Para participar, basta acessar o link de votação, preencher um rápido cadastro e fazer as indicações.

A cerimônia de premiação, marcada para 10 de novembro, na Câmara dos Vereadores de São Paulo, reunirá jornalistas homenageados de todas as regiões do Brasil. A iniciativa conta com os patrocínios de Unilever e Uber e apoios de GSS Carbono, Bioinovação e 2Live. Empresas interessadas em associar suas marcas à premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia.com.br).

100 anos de Rádio no Brasil: Avanços da IA no rádio brasileiro – Reflexões em primeira pessoa

(Crédito: Sindirário)

Por Álvaro Bufarah (*)

Quando abri minha fala no painel sobre Avanços da Inteligência Artificial no Rádio Brasileiro, no evento da SET 2025, procurei mostrar como o setor vive um momento de aceleração sem precedentes. A popularização de ferramentas como o ChatGPT tornou a adoção da IA muito mais rápida, e isso já se reflete em diferentes áreas do rádio. Expliquei que hoje já utilizamos recursos como clonagem de voz, conversão de texto em fala, geradores de música e análise de sentimentos. Ao mesmo tempo, alertei para os riscos éticos: lembrei do caso da radialista Gisele Souza, que teve sua voz comercializada como se fosse de uma inteligência artificial. Situações como essa mostram a urgência de debatermos não apenas tecnologia, mas também responsabilidade.

Compartilhei também dados da Organização Internacional do Trabalho, que indicam que 8,6% das empresas em países de alta renda devem ser diretamente impactadas pela automação via IA. Esses números ajudam a dimensionar o alcance da transformação que estamos vivendo. Ainda assim, enfatizei que muitas emissoras brasileiras não precisam, necessariamente, começar pelas soluções mais complexas. Tecnologias já consolidadas, como sistemas de CRM, podem trazer resultados expressivos no relacionamento com os ouvintes e abrir caminho para avanços mais sofisticados.

Na sequência, Tuta Neto, CEO da Sampi e diretor de novos negócios da Jovem Pan, destacou que o rádio já não se sustenta apenas pelo meio de transmissão: o que importa é a força da marca e a credibilidade do conteúdo. Ele foi categórico ao afirmar que o rádio hoje disputa espaço com influenciadores digitais em grandes eventos e que a IA, acessível a custos cada vez menores, se tornou um diferencial competitivo. Para Tuta, o jornalista ganha um novo papel nesse cenário − não o de competir com a máquina, mas de aprofundar a investigação, criar narrativas e articular opiniões em múltiplos formatos e canais.

(Crédito: Sindirário)

Carlos Aros, da Rede Jovem Pan News, trouxe a experiência de uma emissora que há mais de uma década investe em transformação digital. Ele mostrou como a combinação entre conteúdo automatizado e produções locais potencializa a entrega ao público. Reforçou que a presença multiplataforma já é realidade para o rádio e que, nesse processo, a IA também entrou no dia a dia das redes sociais, ajudando a escalar resultados sem renunciar ao padrão editorial. Os números impressionam: conteúdos que já superaram 4,2 bilhões de visualizações. Mesmo assim, Aros alertou que o maior risco é acreditar cegamente nos resultados oferecidos pelas máquinas: “O jornalista precisa estar no comando, porque a curadoria humana é indispensável”.

O painel ainda ampliou a perspectiva ao trazer exemplos internacionais. A BBC, no Reino Unido, e a NPR, nos Estados Unidos, já utilizam inteligência artificial para otimizar a produção em múltiplos formatos, reforçando que inovação e tradição podem caminhar lado a lado. Esses casos ajudam a mostrar que o desafio brasileiro não é apenas tecnológico, mas também cultural: manter o rádio vivo, humano e ético em meio a uma transformação que não tem volta.


Álvaro Bufarah

Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

(*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo.

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