23.9 C
Nova Iorque
quarta-feira, agosto 13, 2025

Buy now

Início Site Página 4

Mais saídas na GloboNews: Daniela Lima e Mauro Paulino

Mais saídas na GloboNews: Daniela Lima e Mauro Paulino deixam a emissora
Daniela Lima (Crédito: Instagram/GloboNews)

Além de Eliane Cantanhêde, deixaram a GloboNews neste final de semana a apresentadora Daniela Lima e o comentarista Mauro Paulino.

Daniela saiu após dois anos de trabalho. Ela era uma das âncoras do matinal Conexão GloboNews, ao lado de Leilane Neubarth e Camila Bomfim. Atuava também como analista de política em outros telejornais da casa. A informação foi inicialmente publicada por Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo).

Em seu Instagram, Daniela confirmou a saída: “Depois de dois anos, deixo a GloboNews com a sensação de missão cumprida, cabeça erguida e sedenta pelos próximos desafios”. Ela já não participou da edição desta segunda-feira (4/8) do Conexão GloboNews.

Especializada na cobertura de política, Daniela trabalhou na revista Veja e no jornal Folha de S.Paulo. A carreira na televisão começou em 2019, na apresentação do programa Roda Viva, da TV Cultura. Posteriormente, assinou com a CNN Brasil, onde ficou conhecida por trazer furos de reportagem ao vivo durante a apresentação dos telejornais da casa. Em 2023, assinou com a GloboNews.

Quem também deixou a emissora foi Mauro Paulino, comentarista de política que estava no canal desde 2022. Sociólogo por formação, é especialista em tendências de pesquisa de opinião e trabalhou por mais de 35 anos no Datafolha. No ano passado, chegou a ficar afastado devido a uma doença e só retornou ao canal no final de 2024.

Mauro Paulino (Crédito: Instagram/GloboNews)

Em nota enviada à imprensa, a Globo afirmou que as saídas fazem parte de um plano de renovação dos quadros do canal.


Evando Nogueira e Alexandre Michelacci fundam AFirma

Evando Nogueira e Alexandre Michelacci fundam AFirma
Evando Nogueira e Alexandre Michelacci

Com mais de 25 anos de mercado, Evando Nogueira e Alexandre Michelacci uniram forças e criaram sua própria empresa de PR, chamada AFirma Comunicação. Ambos já atuaram em assessorias grandes e médias, além de empresas e jornais, e agora decidiram empreender, tendo como alvo clientes de todos os portes.

Evando trabalhou nas áreas de comunicação de Santander, Volkswagen e Banco Votorantim, além de ter passado por Pub, JeffreyGroup e CDN. Alexandre focou a carreira mais em assessorias de comunicação, tendo trabalhado em Ketchum, LLYC e InPress, no atendimento a clientes de Turismo (TAM, GOL e Braztoa), Consumo, Marketing e Direito.

Canal Rural e BR IN TV lançam programa com Richard Rasmussen exclusivo para FAST

Estreia na terça-feira (5/8) Agro: A Verdade, novo programa comandado pelo biólogo e aventureiro Richard Rasmussen que tem como objetivo mostrar detalhes do setor pouco explorados pela mídia tradicional. A atração será exclusiva para as plataformas FAST (Free Ad-supported Streaming TV) do Canal Rural (2081/Samsung, 136/LG e 3375/TCL) e BR In TV (2080/Samsung), (137/LG) e (3380/TCL).

Com seu estilo inconfundível, Rasmussen revelará a força da terra, a paixão de quem planta e cria, e a simbiose entre a natureza e a produção de alimentos. Os episódios, que reúnem uma seleção das suas melhores reportagens sobre agricultura e pecuária, prometem levar ao público inovações, curiosidades e os bastidores do campo.

Os episódios inéditos irão ao ar todas terças e sextas-feiras, às 10h30, no Canal Rural, e às 8h30, no BR IN TV, com reprises diárias em ambos os canais.

Morre José Roberto Guzzo, um dos fundadores da Revista Oeste

Faleceu na madrugada deste sábado (2/8), aos 82 anos, o jornalista José Roberto Guzzo. Segundo informações da Revista Oeste, publicação da qual ele era um dos fundadores e integrante do conselho editorial, ele foi vítima de um infarto. Ele também era colunista do Estadão.

Guzzo iniciou a carreira no jornalismo em 1961, como repórter e subsecretário da edição paulista do jornal Última Hora. Em 1968 fez parte da equipe fundadora da revista Veja, tendo atuado também como correspondente em Nova York e diretor de Redação, entre 1976 e 1991. Também fez parte do Conselho Editorial da Editora Abril.

Em março de 2020, ao lado de Jairo Leal e Augusto Nunes, fundou a Revista Oeste, publicação que logo se destacou como uma das principais vozes da extrema direita no jornalismo brasileiro.

Ferrenho crítico do Presidente Lula, no final do ano passado envolveu-se em uma polêmica com a advogada Caroline Proner, esposa do compositor e escritor Chico Buarque. Em um artigo publicado no Estadão, ele a acusou de ter assumido um cargo no BNDS como recompensa por apoiar o governo petista. Pelo episódio, foi condenado por difamação pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Seu enterro será realizado no Cemitério de Congonhas, em São Paulo.

Eliane Cantanhêde deixa a GloboNews após 15 anos

Eliane Cantanhêde (Crédito: X/Twitter)

Eliane Cantanhêde está deixando a GloboNews após 15 anos de casa. Ela atuava como comentarista no programa Em Pauta, comandando por Marcelo Cosme. Segundo informações do F5 (Folha de S.Paulo), a jornalista decidiu sair da emissora para reduzir sua carga de trabalho.

Cantanhêde deixou de participar do Em Pauta já nesta sexta-feira (1°/8). A comentarista disse à reportagem do F5 que já pensava em trabalhar menos há alguns anos. Além disso, os ataques que sofria na internet, influenciaram a decisão da jornalista.

“Tem hora para tudo. É difícil parar, mas eu vinha amadurecendo a ideia, voltei inclusive para a psicóloga e acabou sendo uma boa. Trabalhar das 8 da manhã até 10 da noite, apanhar de todo lado da internet… cansei. Tinha que abrir mão de um dos quatro empregos e abri”, declarou a jornalista ao F5.

Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, Cantanhêde trabalhou na revista Veja e nos jornais Estadão, Gazeta Mercantil e Folha de S.Paulo. Dirigiu a sucursal da Folha em Brasília entre 1997 e 2003. Chegou à Globo em 2010, como comentarista no programa Em Pauta, da GloboNews.

Grupo Nexcom anuncia incorporação da It Comunicação, de Brasília

Alcides, Paloma e Ruy

O Grupo Nexcom anunciou neste início de semana a incorporação da It Comunicação Integrada, agência com sede na Capital Federal liderada pelo CEO Ruy Conde e pela sócia-diretora Paloma Conde. O foco do negócio, como diz o comunicado do grupo, são “projetos para órgãos federais, entidades reguladoras e associações setoriais, espaços onde se tomam decisões estratégicas para o País”.

Liderado por Alcides Ferreira, o Nexcom vem mantendo um forte ritmo de crescimento, tanto orgânico quanto por meio de aquisições de participações em outras agências, como foram os recentes anúncios da chegada da Conteúdo.Ink, em São Paulo, e da Avenida, no Rio de Janeiro.

Alcides, Paloma e Ruy

Figurando entre as maiores holdings de comunicação corporativa do País, o Grupo Nexcom sinaliza que deve fechar 2025 com um faturamento superior a R$ 60 milhões e mais de 240 clientes em todo o País, avançando em projetos de posicionamento institucional, construção de autoridade e relações com stakeholders estratégicos. As outras marcas que integram a organização são a Charisma BI, Tridente.ag, SP4 e Zanatta Comunicação.

A nova marca

A It Comunicação Integrada, que atende a cerca de 40 clientes e é especializada em temas como infraestrutura, justiça, meio ambiente e tecnologia, passa a liderar, na nova configuração, frentes ligadas a comunicação governamental, gestão de imagem e relações institucionais.

Com a incorporação, o grupo passa a investir de forma estruturada em licitações públicas, projetos de comunicação para áreas reguladas e relações institucionais de alto nível.

“A chegada da It fortalece o nosso posicionamento como um grupo preparado para atuar com inteligência, sensibilidade e visão de futuro. Estamos ampliando nossa atuação em Brasília com capacidade de construir pontes entre instituições, marcas e decisões que moldam o País”, afirma Alcides Ferreira.

Ao integrar o Grupo, a It traz um olhar ampliado sobre os bastidores institucionais, os fluxos de poder e a dinâmica da opinião pública. O resultado é uma comunicação estratégica voltada para gerar legitimidade institucional, visibilidade qualificada e influência junto aos formadores de opinião e tomadores de decisão.

Outras informações com Ruy Conde (ruy@itpresscomunicacao.com.br), Paloma Conde (paloma@itpresscomunicacao.com.br), Alcides Ferreira (alcides.ferreira@agenciafr.com.br) e Ivelise Cardoso (ivelise.cardoso@agenciafr.com.br).

Globo lançará canal esportivo no YouTube com transmissões ao vivo e gratuitas

A Globo vai lançar ainda este ano o GE TV, canal no YouTube que transmitirá programas e eventos esportivos de forma gratuita.

A Globo vai lançar ainda este ano o GE TV, canal no YouTube que transmitirá programas e eventos esportivos de forma gratuita. A ideia da emissora é atingir novos públicos, em especial os mais jovens, e competir com projetos esportivos concorrentes que atuam principalmente na internet, como a CazéTV. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo).

A ideia do canal é utilizar um projeto esportivo semelhante a outros canais que atuam da mesma forma, com linguagem informal e transmissões descontraídas em debates e grandes eventos do Esporte. Segundo apurou o F5, a Globo não pretende utilizar quase ninguém de sua equipe esportiva da TV aberta e do SporTV. Serão escalados profissionais que atuam no setor de internet da empresa, além de influencers esportivos. Uma dos nomes avaliados é o de Fred Bruno, que hoje comanda o Globo Esporte de São Paulo.

O principal atrativo do canal será a exibição de eventos, jogos e torneios esportivos, de forma gratuita. A oferta, porém, será limitada para manter a exclusividade de certas transmissões para a televisão. Segundo o F5, um dos produtos que a Globo negocia para exibir no GE TV é a NFL, a liga de futebol americano. A emissora está negociando para obter os direitos de transmissão do evento.

A Globo vai reutilizar o canal do Globo Esporte no YouTube, que já conta com mais de seis milhões de inscritos. Até o momento, no canal, a emissora publica os melhores momentos dos jogos de futebol nacional.

Morre Luiz Humberto Monteiro Pereira, grande descobridor de talentos do jornalismo automotivo

Luiz Humberto Monteiro Pereira

Morreu na noite desta quinta-feira (31/7), no Rio de Janeiro, aos 61 anos, o diretor da Agência AutoMotrix e da revista Roda Rio Luiz Humberto Monteiro Pereira. Ele estava com sua filha quando sentiu-se mal. Ele chegou a entrar no carro para ir a um hospital, mas sofreu uma parada cardíaca fulminante no caminho. Já no hospital, tentaram reanimá-lo com massagens cardíacas, mas sem sucesso.

Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ, em 1985, Luiz Humberto começou a carreira como videomaker, redator publicitário, autor de fotonovelas e roteirista das tiras de quadrinhos Pink Frog (Jornal do Brasil) e Fábrica Faglianostra (O Globo), além de ter atuado como repórter freelancer para a revistas Fatos & Fotos.

Em 1990, ao lado de Eduardo Fonseca da Rocha, criou a Carta Z Notícias, inicialmente para a criação dos noticiários TV Press e, mais tarde, ampliando os serviços com os lançamentos da Agência Auto Press, site MotorDream, Anuário Auto Press e Revista Auto Press.

Por lá, foi responsável por descobrir e formar grandes talentos que despontariam no jornalismo automotivo brasileiro. Entre os jornalistas que iniciaram sua carreira na CartaZ/Auto Press estão nomes como Diego Ortiz (Estadão), Diogo de Oliveira (Jornal do Carro/Estadão), Igor Macário (Jornal do Carro/Estadão), Julio Cabral (ex-Autoesporte e JAC Motors), Karina Craveiro (Volkswagen), Marcelo Cosentino (ex-Toyota, Cummins e Renault), Marcus Lauria (CarPoint News), Raphael Panaro (ex-Autoesporte e Car and Driver) e Rodrigo Machado (Acelerados).

Também passaram por lá, entre outros, Fernando Miragaya (Automotive Business) e Roberto Dutra (Webmotors).

Luiz Humberto Monteiro Pereira

Em 2018 encerrou a sociedade na Carta Z para fundar a Agência AutoMotrix, que atualmente abastece jornais e sites em diversos estados brasileiros. Dois anos mais tarde lançou a revista digital semanal Roda Rio, uma das finalistas na categoria Revistas da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva Brasileira 2021, promovida por Jornalistas&Cia. A última edição da Roda Rio. A publicação estava em sua Edição 253, publicada no final da semana passada.

Ele deixa a esposa, Maria Luiza, com quem era casado desde 1994, e três filhos, João, Juliana e Catarina. Seu velório acontecerá neste sábado (2/8), das 12h45 às 15h45, no Cemitério da Penitência (R. Monsenhor Manuel Gomes, 307 – Capela 8), no Caju, Rio de Janeiro.

Do SEO ao GEO: a nova batalha do jornalismo na era das buscas por IA

Por Luciana Gurgel 

Luciana Gurgel

Há menos de três anos, quando o ChatGPT foi lançado, os primeiros alertas sobre o impacto da inteligência artificial generativa no jornalismo se concentravam em dois grandes temores: a substituição de profissionais nas redações e o aumento da desinformação.

No entanto, à medida que a tecnologia evolui e se integra aos mecanismos de busca, um novo desafio se mostra ainda mais preocupante: a queda no tráfego dos sites de notícias.

A presença da IA nas ferramentas de busca − especialmente no Google, com o recurso IA Overview − alterou de forma rápida e inesperada a maneira como o público acessa conteúdos. Esse novo comportamento vem sendo documentado por estudos como o divulgado recentemente pelo Pew Research Center.

A pesquisa analisou a navegação real de 900 adultos norte-americanos e constatou que, quando um resumo gerado por IA aparece no topo da página, as pessoas tendem a clicar menos nos links. Nas buscas com esse tipo de resposta automática, apenas 8% dos acessos resultaram em cliques, comparados a 15% quando o resumo não estava presente. E apenas 1% clicou nos links incluídos no próprio resumo.

O dado mais alarmante: 26% dos usuários encerraram a navegação após visualizar o resumo. Isso indica que, ao oferecer uma resposta considerada suficiente, a IA torna o clique irrelevante.

E essa mudança de comportamento afeta uma parcela significativa da população. Em outra pesquisa, o Pew identificou que 34% dos adultos norte-americanos utilizam o ChatGPT − número que sobe para 58% entre os menores de 30 anos. O levantamento não incluiu o uso de outras ferramentas de IA.

Para veículos que dependem do tráfego para gerar receita, o alerta é máximo. A nova realidade digital fez surgir mais uma sigla no vocabulário da indústria de mídia: GEO, de Generative Engine Optimization. É como se o jogo tivesse sido reiniciado.

Leia mais sobre a pesquisa do Pew Research Center em MediaTalks.


Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.

Esta semana em MediaTalks

Pulitzer Center financia reportagens sobre oceanos, pesca e biodiversidade. Veja como se inscrever

Tentativas de censura judicial e leis repressivas de governos locais ameaçam a imprensa no México. Leia mais

Jornalista da Guatemala completa 3 anos preso por denunciar corrupção; ONGs globais exigem libertação imediata. Leia mais

Filmes e séries culpam usuários e poupam Big Techs por problemas das redes sociais, mostra estudo da Universidade da Califórnia. Leia mais

Fernanda Moro assume apresentação do Globo Esporte em Santa Catarina

O Grupo Globo anunciou que Fernanda Moro vai assumir de forma definitiva a apresentação do Globo Esporte em Santa Catarina, posição que já vinha ocupando provisoriamente. Além de âncora do programa, ela seguirá realizando reportagens para TV Globo, CBN Diário e também como colunista do NSC Total.

Fernanda começou a carreira na NSC TV em Chapecó, como repórter, integrando a equipe do Jornal do Almoço. Em 2022 mudou-se para Florianópolis e, um ano depois, passou a integrar a equipe de esportes, fazendo reportagens para o Globo Esporte. Além disso, comandava o quadro de esportes no Bom Dia Santa Catarina. Na equipe esportiva do NSC TV, cobriu diversos eventos em diferentes modalidades esportivas diversas. Em 2023, acompanhou a largada da The Ocean Race, regata de barcos, diretamente da África do Sul.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese