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domingo, dezembro 7, 2025

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CDI anuncia incorporação da NR7 e busca de novos negócios

Henrique Repiso (esq.), Salvador Silva e Nelson Rodrigues
Henrique Repiso (esq.), Salvador Silva e Nelson Rodrigues

O Grupo CDI, décimo maior em faturamento da comunicação corporativa no País, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa (R$ 37,2 milhões – base 2020), acaba de dar um novo passo para melhorar seu posicionamento no Ranking das Agências.

Ao incorporar, numa operação de troca de ações, a NR7, especializada nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo, e a Seven PR, seu outro braço de mercado, focada em startups em estágio inicial (early stage), a holding passa a integralizar faturamento superior a R$ 50 milhões, portfólio com 240 clientes e 235 colaboradores.

Com isso, a depender dos números de 2021, ainda não disponíveis, poderá ganhar uma ou duas posições no ranking geral, além de consolidar a segunda colocação entre os grupos nacionais.

O movimento une Antonio Salvador Silva, presidente do Grupo CDI, Nelson Rodrigues, fundador e líder da NR7 e da Seven PR, e Henrique Repiso, um dos articuladores do negócio, que foi da CDI por quase 12 anos, antes de migrar para a NR7.

Henrique Repiso (esq.), Salvador Silva e Nelson Rodrigues
Henrique Repiso (esq.), Salvador Silva e Nelson Rodrigues

Em comunicado distribuído nesta quinta-feira (17/2), Salvador destaca a complementaridade de atuação das duas organizações e dá pista de que continuará indo às compras: “A ideia é que novos movimentos como esse sejam feitos nos próximos meses”.

As agências NR7 e Seven PR, que fecharam 2021 com faturamento de R$ 14,7 milhões e 169 marcas − como Locaweb, WDC Networks, Cel.Lep, Sami, Adventures Inc, Facily, Clara, Pier, Elo7, Bling e Flores Online −, serão integradas à holding, que conta também com as empresas CDI Comunicação, Sallero e Manacá Filmes.

Segundo o comunicado, “as organizações permanecerão independentes, preservando a autonomia das operações, com sinergia entre as áreas de back office do grupo. Nelson, que há 12 anos fundou a NR7, fará parte do board, e Henrique, diretor executivo, assume como CEO da NR7”.

Nessa nova configuração, o grupo terá condições de atender, debaixo do mesmo guarda-chuva, a empresas em estágio inicial, mais maduras e também enterprises. Além disso, informa que “colocará à disposição do mercado uma rede internacional de agências e consultores de diversos setores da economia”.

Núcleo Jornalismo denuncia grupos de exploração sexual infantil no Facebook

Núcleo Jornalismo denuncia grupos de exploração sexual infantil no Facebook

Reportagem do Núcleo Jornalismo denunciou ao menos setes grupos públicos de exploração sexual infantil no Facebook, em português, encontrados com certa facilidade. A repórter Laís Martins, que assina o texto, enviou os grupos que encontrou à rede, que os excluiu. Alguns estavam em operação há anos.

A reportagem mostra que os grupos, com milhares de membros, podiam ser acessados por qualquer usuário e eram utilizados para aliciamento de menores, mostrando conteúdo de conotação sexual referindo-se a crianças e adolescentes.

As duas maiores comunidades somavam juntas quase 40 mil membros. Em um ano, tiveram cerca de 386 mil interações em 21 mil posts. Segundo a reportagem, a existência e a continuidade de grupos públicos como esses “sugere que, apesar de ser prioridade declarada da empresa, os sistemas de moderação do Facebook ainda são insuficientes no combate absoluto contra abuso sexual infantil em sua principal plataforma, pelo menos no Brasil e em português”.

Após a publicação da reportagem do Núcleo Jornalismo, o Facebook removeu os sete grupos citados. Em nota enviada por e-mail, a Meta, empresa dona da rede social, escreveu: “Não permitimos que nossas plataformas sejam usadas para colocar crianças em perigo. Nossos esforços para combater a exploração infantil se concentram na prevenção de abusos, detecção e denúncia de conteúdos que violam nossas políticas e também no trabalho com especialistas e autoridades para manter as crianças seguras”.

TSE firma parcerias com redes sociais para combater fake news

Ajor: Como o jornalismo inova para combater a desinformação eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou nessa terça-feira (15/2) parcerias com as principais plataformas digitais para combater fake news, com foco nas eleições deste ano. Fazem parte do acordo Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai. O TSE ainda negocia com LinkedIn, mas não conseguiu contato com o Telegram.

As plataformas assinaram entendimentos individuais, levando em conta as particularidades de cada rede, que listam ações, medidas e projetos desenvolvidos em conjunto com o TSE para combater a desinformação e impedir que publicações enganosas ganhem grande proporção e possam comprometer a legitimidade e a integridade das eleições. As ações continuarão mesmo após o período eleitoral, até 31 de dezembro.

Redes como TikTok, Facebook e Instagram seguirão removendo postagens com conteúdo nocivo. Daniele Kleiner Fontes, chefe de políticas públicas do Twitter, declarou que a rede não depende “apenas de decisões binárias de remoção e ou exclusão de conteúdo, pois sabemos que oferecer a pessoas o contexto adequado é também uma ferramenta eficaz e importante para combater a desinformação”.

Já o WhatsApp continuará a suspender contas que apresentem “atividade inautêntica”. Segundo Dario Durigan, representante do aplicativo, o WhatsApp suspende mais de 8 milhões de contas por mês ao redor do mundo. Para ele, as eleições brasileiras são as mais importantes para o WhatsApp no mundo em 2022.

O Google declarou que publicará relatório de transparência de anúncios políticos. Marcelo Lacerda, diretor de relações governamentais da empresa no Brasil, explica que os relatórios darão “visibilidade sobre quem contratou esses anúncios, quanto pagou, para quem esses anúncios foram servidos e quais os parâmetros utilizados para a segmentação desses anúncios”.

Outras iniciativas que serão realizadas pelas plataformas consistem em trazer informações oficiais sobre o processo eleitoral para os usuários.

Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, a iniciativa servirá para garantir eleições mais seguras, limpas e sem mentiras ou discursos de ódio: “Acho que renderá bons frutos para que a gente possa empurrar as fake news, a desinformação e as teorias conspiratórias para a margem da história e permitirmos um debate público de maior qualidade”.

Vale lembrar que, desde o começo do ano, Barroso vem criticando o Telegram por não possuir representação no Brasil e não se submeter às leis brasileiras. O aplicativo, que até o momento não faz parte da parceria, é frequentemente utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

Com informações do UOL.

Homem suspeito de ameaçar Leandro Demori é indiciado em Balneário Camboriú (SC)

Leandro Demori é condenado a indenizar juíza de Minas Gerais em R$ 5 mil

A Polícia Civil de Santa Catarina indiciou o homem suspeito de ameaçar o editor executivo do Intercept Brasil Leandro Demori e sua família em Balneário Camboriú. O caso ocorreu em 9 de janeiro, durante as férias do profissional. Ele, a esposa e o filho de apenas três anos saiam de uma mercearia quando um homem os seguiu, aproximou-se de Demori e disse “se liga que a vida do teu filho depende de ti”. Logo em seguida, deu a volta e entrou em outra rua.

O delegado David Queiroz, responsável pelo inquérito, explicou que não foi possível identificar motivação de cunho ideológico-político no ocorrido, e, portanto, o crime imputado ao suspeito foi de ameaça. O suspeito não teve a identidade revelada e não explicou o motivo da abordagem ao jornalista, mas negou que se tratava de uma ameaça. O inquérito foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal. A Justiça ainda pode determinar novas diligências.

Desde 2019, Demori anda com seguranças devido a ameaças que passou a receber, especialmente após a publicação da série de reportagens sobre os arquivos da Vaza Jato. Vale lembrar que, segundo o Relatório da Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2021, da Federação Nacional dos Jornalistas, no ano passado o número de violações contra jornalistas e a imprensa em geral bateu recorde, chegando a 430 casos.

Eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva começa nesta sexta-feira (18/2)

Anelisa Lopes, mestre de cerimônia dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2020
Anelisa Lopes, mestre de cerimônia dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2020

Terá início nesta sexta-feira (18/2) o primeiro turno da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2022. A iniciativa, promovida pela newsletter Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva e que conta com o apoio deste Portal dos Jornalistas, tem como objetivo valorizar o jornalismo, os jornalistas e as publicações especializadas da indústria automobilística brasileira.

Em sua quarta edição, o concurso terá entre as principais novidades a realização, pela primeira vez, de uma cerimônia presencial de premiação. “Será uma excelente oportunidade para profissionais de comunicação corporativa e jornalistas se relacionarem em um ambiente neutro e de descontração, fora das tensões e compromissos dos tradicionais eventos tão comuns neste setor”, destaca Vinícius Ribeiro, diretor de Projetos da Jornalistas Editora, que publica este Jornalistas&Cia e o J&Cia Auto.

Além do evento presencial, a eleição neste ano marcará as estreias de duas categorias que homenagearão os +Admirados Jornalistas especializados na cobertura de Motos e de Veículos Comerciais. “Será uma forma mais do que justa de reconhecer o trabalho de excelência de jornalistas que atuam na cobertura dessas áreas vitais da indústria automobilística brasileira, mas que nem sempre têm a mesma visibilidade dos que atuam exclusivamente na cobertura de automóveis”, destaca Fernando Soares, editor do J&Cia Auto.

O formato da eleição será similar aos dos anos anteriores. Na primeira fase, os eleitores poderão indicar livremente os profissionais e publicações de sua preferência nas categorias do concurso. No segundo turno, com os finalistas definidos, será a vez de escolher a preferência em relação aos indicados, do 1º ao 5º lugar em cada categoria. Para participar, basta preencher um rápido cadastro, com nome completo e e-mail válido, e em seguida iniciar as indicações.

Anelisa Lopes, mestre de cerimônia dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2020
Anelisa Lopes, mestre de cerimônia dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2020

Além das novas categorias Motos e Veículos Comerciais, a iniciativa premiará os +Admirados nas categorias Jornalista, Colunista, Influenciador Digital, Áudio (Podcast), Áudio (Rádio), Jornal, Revista, Site, Vídeo (Canal/Redes Sociais) e Vídeo (Programa de TV).

PatrocínioAudi, General Motors, Scania e Volkswagen já garantiram apoio à quarta edição dos +Admirados da Imprensa Automotiva. Empresas interessadas em associar suas marcas podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro ([email protected]) ou Silvio Ribeiro ([email protected]).


E mais:

Bowler contrata diretora de Ciência & Pesquisa para atendimento a Dasa

A bowler anunciou a contratação de uma nova diretora para atuar no atendimento da rede de saúde integrada Dasa.
A bowler anunciou a contratação de uma nova diretora para atuar no atendimento da rede de saúde integrada Dasa.
Giuliana Benzi
Giuliana Benzi

A bowler anunciou a contratação de uma nova diretora para atuar no atendimento da rede de saúde integrada Dasa. Sob o guarda-chuva de Liana Pires, diretora-Geral da conta na agência, Giuliana Benzi chega com experiência em atendimento de grandes clientes do setor da saúde, como os Hospitais Sírio-Libanês, Samaritano e Albert Einstein. Nos anos anteriores à atuação na área da saúde, trabalhou em outros segmentos, como energia, educação e construção.

Em um modelo híbrido de agência e consultoria criado em 2016, a bowler atua de forma consultiva e independente, aportando às marcas uma visão cross e integrada das disciplinas de marketing e comunicação. Com o pensamento digital-first, realiza a comunicação de maneira completa e abrangente, em meio a uma realidade cada vez mais complexa, prestando consultoria nas etapas de estratégia, implementação, gestão ou capacitação, de qualquer parte do país e do mundo. Entre os principais clientes estão Dasa, Oracle, Pomarola, Nestlé, Cargill e Scania.

“A bowler não nasceu como um modelo de agência tradicional e, sim, de uma consultoria, com isenção e independência que permite precisão e assertividade nas recomendações”, explica a managing partner Maria Claudia Bacci. “Nossa atuação vai se desenvolvendo à medida que entendemos o business e sua dinâmica. Atuamos de forma propositiva naquilo que o cliente precisa, independentemente da RFP que o trouxe para a agência“.

Caco Barcellos troca a câmera pelo celular no Profissão Repórter

Caco Barcellos troca a câmera pelo celular no Profissão Repórter

Prestes a completar 50 anos de carreira, Caco Barcellos passa a filmar algumas de suas reportagens com um celular na nova temporada do Profissão Repórter (TV Globo), que estreia nesta terça-feira (15/2). O jornalista relatará a experiência no programa.

“Comecei a experimentar esse formato em uma pauta sobre futebol amador, que gravei durante um mês e meio e será exibida ao longo da temporada”, explicou. “Uma das ideias é ocupar o programa inteiro com uma reportagem só, o que é bem diferente daquilo que estamos acostumados a fazer”.

Em texto distribuído pela Globo, Barcellos contou é constantemente abordado por pessoas querendo que ele conte histórias: “Mais do que 50 anos de jornalismo, são 50 anos de rua. Eu sempre gostei de ficar solo na rua, sou constantemente abordado por pessoas querendo que eu conte histórias. Eu também tiro proveito disso, ando bastante de metrô e trem, sempre que tenho oportunidade, para trazer um elenco de pautas para a minha cabeça”.

O primeiro episódio da nova temporada aborda o resgate das vítimas do deslizamento de terra no município de Franco da Rocha, em São Paulo, em 30 de janeiro. Caco foi a Francisco Morato, município vizinho ao da tragédia, para mostrar a realidade de dezenas de famílias que vivem em situações de risco semelhantes. O programa mostra também a rotina de pessoas que moram dentro de veículos na capital paulista.

Barcellos destacou que, durante a produção da reportagem, os moradores de Franco da Rocha o chamavam para conhecer a casa e a vida deles, relembrando a época em que foi correspondente em Paris: “Era naquele modelo mais tradicional. Sozinho em uma pauta, eu posso explorar ainda mais essa aproximação natural que as pessoas têm comigo”.

Além da mudança no formato, o Profissão Repórter tem novos integrantes: os repórteres André Neves Sampaio, Chico Bahia e Milena Rocha, e os repórteres cinematográficos Gabriela Vilaça, Luiz Fernando Silva e Leandro Matozo.

UOL Confere passa a fazer parte de rede internacional de checagem de fatos

UOL Confere passa a fazer parte de rede internacional de checagem de fatos

O UOL Confere, iniciativa de checagem de fatos do UOL, passa a fazer parte da International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checagem de informações. A adesão ocorreu após análise de critérios-chave para a rede, como apartidarismo e transparência.

Com sede nos Estados Unidos, a IFCN reúne mais de 100 iniciativas de checagens de fatos de todo o mundo, sendo que todas seguem os mesmos princípios de apartidarismo e tratamento justo, transparência sobre fontes consultadas, origem do financiamento e metodologia de checagem, e uma política clara de correções.

O UOL Confere junta-se às iniciativas brasileiras que já integram a rede − Aos Fatos, Estadão Verifica e Lupa − e a outros projetos internacionais, como Washington Post e PolitiFact (Estados Unidos), Full Fact (Reino Unido), Maldita.es (Espanha) e Chequeado (Argentina).

Ferdi Özsoy, gerente de programas da IFCN, comentou a adesão do UOL Confere: “Acreditamos que a verificação de fatos transparente e apartidária pode ser um instrumento poderoso do jornalismo de prestação de contas. O UOL Confere atendeu a todos os princípios e internalizou o Código de Princípios da IFCN para que faça parte de seu trabalho diário”.

Para Alexandre Gimenez, gerente geral de Notícias, Economia e TAB do UOL, a entrada do projeto na rede é um “reconhecimento internacional do empenho do UOL no combate à desinformação de forma transparente e equilibrada”.

O UOL Confere também faz parte do Projeto Comprova, iniciativa de checagem de fatos que reúne jornalistas de 40 redações brasileiras.

Arnaldo Jabor morre após um mês internado em São Paulo

Arnaldo Jabor
Arnaldo Jabor

Morreu na madrugada desta terça-feira (15/2), aos 81 anos, o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor. Ele estava internado desde 17 de dezembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um acidente vascular cerebral.

No final de dezembro um boletim médico chegou a registrar uma melhora progressiva em seu quadro neurológico, inclusive com Jabor recuperando a consciência, mas segundo sua família as complicações do AVC acabaram causando sua morte.

Arnaldo Jabor fez parte da geração do Cinema Novo e dirigiu sucessos como Toda nudez será castigada (1973), O casamento (1975), Tudo bem (1978), Eu te amo (1981) e Eu sei que vou te amar (1986).

Durante um hiato afastado das produções cinematográficas, retomou sua carreira como jornalista, atuando como colunista da Folha de S.Paulo por dez anos. Também colaborou com os jornais Zero Hora, de Porto Alegre, e O Globo, do Rio de Janeiro, além de ter atuado paralelamente em direção de filmes publicitários.

Mas foi a partir da década de 1990, com nos telejornais da TV Globo, em especial Jornal Nacional e Jornal da Globo, que ganhou notoriedade nacional por seus comentários irônicos e polêmicos. Nesse período, inclusive, era comum pessoas atribuírem a ele comentários sobre os mais variados assuntos, mesmo quando não eram.

No campo da literatura, publicou livros de coletânea como Os canibais estão na sala de jantar (1993) e O Malabarista – Os melhores textos de Arnaldo Jabor (2014).

YouTube Shorts permitirá monetização de conteúdos

YouTube Shorts
YouTube Shorts estreou no Brasil em 2021

O YouTube Shorts, formato de vídeos curtos e verticais do YouTube, deverá ganhar ao longo deste ano recursos voltados a monetização de conteúdo. O anúncio foi feito na semana passada pelo diretor de produtos da plataforma Neal Mohan.

Entre as novidades que poderão ser implementadas, estão previstas a criação de vídeos para marcas, ferramentas para usuários patrocinarem amigos ou criadores de conteúdos de quem são fãs, e até pagar pela criação de um Short.

Além de funcionalidades ligadas a monetização, também estão sendo desenvolvidos novos recursos, como opções variadas de edição e a possibilidade de responder a um comentário com um vídeo, como já é possível fazer no TikTok.

(*Com informações do Meio&Mensagem)

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